Apresentação da proposta metodológica do curso fei 1º sem 2012 - isecc

  • 789 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
789
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Instituto Superior de Educação Carlos Chagas Filosofia da Educação I Octavio Silvério de Souza Vieira Neto
  • 2. Filosofia e Educação IEmentaFilosofia como instrumento de análise. A questão doConhecimento. As matrizes fundamentais daFilosofia. O Conhecimento filosófico: suasespecificidades. A Ciência, o pensamento moderno, ohumanismo renascentista e o processo da formaçãodo capitalismo. A racionalidade e suas implicaçõespara a educação.
  • 3. Filosofia e Educação IObjetivos Compreender os processos de surgimento da consciência humana; Discutir o processo de constituição cultural da sociedade ocidental; Entender os principais conceitos filosóficos e suas implicações na constituição cultural do ocidente; Apreender o impacto do pensamento filosófico na construção das propostas pedagógicas na educação .
  • 4. Conteúdo Programático Unidade IFilosofia como instrumento de análise. Descobrindo o conhecimento do conhecimento 1. Filosofia, verdade e realidade: uma reflexão contemporânea; 2. A Filosofia como agente transformador do ethos social do ocidente; 3. Matrix e a ilusão da realidade: o poder dominador do saber e a docilização do ser humano.
  • 5. Conteúdo Programático Unidade II A questão do conhecimento. A gênese antropológica e formação histórica da cultura ocidental. 1. A consciência como estratégia da vida: consciência do trabalho, consciência comunitária e consciência simbolizadora; 2. A expansão da consciência humana;
  • 6. Conteúdo Programático Unidade III As matrizes fundamentais da filosofia. A gênese do pensamento racional no ocidente. 1. A expressão cultural da filosofia no ocidente; 2. A filosofia e seus modos de pensar 3. O Mundo de Sofia: breve história da filosofia;
  • 7. Conteúdo Programático Unidade IV O conhecimento filosófico: suas especificidades. A epistemologia grega e medieval. 1. As pretensões do conhecimento metafísico e a imagem essencialista do homem: a invenção da Razão.
  • 8. Conteúdo Programático Unidade VA ciência, o pensamento moderno, o humanismo renascentista e o processo da formação do capitalismo. A epistemologia na modernidade iluminista. 1. As revoluções epistemológicas e o projeto iluminista da modernidade: a ciência da natureza. 2. A ciência como conhecimento lógico-experimental do mundo e a visão naturalista do homem: Descartes e o novo método científico, Kant e a crítica da razão pura e o cientificismo moderno. 3. A filosofia dialética: retomada, negação e superação da metafísica e da ciência: Hegel e a história.
  • 9. Conteúdo Programático Unidade VIA racionalidade e suas implicações para a educação. A conceituação filosófica e a produção de conhecimentos na atualidade 1. A Grande Crise da Razão: artífices para uma crítica da Modernidade: os cinco demônios: Darwin, Marx, Freud, Nietzsche e Wittegestein ; 2. Caminhos e descaminhos para o discurso filosófico na atualidade: Nietzsche e a Educação do Futuro; 3. A Filosofia e a produção de saberes pedagógicos na educação.
  • 10. ReferênciasBásicasSEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992.Col. Magistério 2º grau . Série formação geral.CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7.ed. São Paulo: Ática,1998.ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. PIRES, Maria Helena.Filosofando: introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna,2003.
  • 11. Referências ComplementaresARANHA, Maria Lúcia de Arruda. PIRES, Maria Helena. Temas de filosofia. 2.ed. São Paulo:Moderna, 2003.CHÂTELET, François. Uma história da razão: entrevista com Èmile Noël. Trad. LucyMagalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980. Col. Primeiros Passos.DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Junior eAlberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992. Col. Trans.GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Trad. João AzenhaJr.São Paulo: Companhia das Letras, 1995.MAGEE, Bryan. História da filosofia. Trad. Marcos Bagno. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola,1999.MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2. ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.MATOS, Olgária C.F. Filosofia a polifonia da razão: filosofia e educação. São Paulo: Scipione,1997. Col. Pensamento e Magistério.PRADO Jr., Caio. O que é filosofia.. São Paulo: Brasiliense, 1981. Coleção primeiros passos.REZENDE, Antonio. Curso de filosofia: para professores e alunos de segundo grau e degraduação. Org. Antonio Rezende. 11. ed.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
  • 12. Critérios Avaliativos Trabalhos Avaliações Estudo de Caso Texto Colaborativo Estudo DirigidoATENÇÃO:NÃO SERÁ ACEITO A ENTREGA DE TRABALHOS FORA DO PRAZODETERMINADO., SALVO OS JUSTIFICADOS.
  • 13. Filme : Matrix 1
  • 14. Filme : Perfume
  • 15. Filme : O Nome da Rosa
  • 16. Filme: O Mundo de Sofia
  • 17. Livros
  • 18. Sites e Blogs Que Recomendo http://filosofiaeposmodernidade.blogspot.com/ http://giulianofilosofo.blogspot.com/ http://www.brasilescola.com/filosofia/ http://www.mundodosfilosofos.com.br/ http://www.sobresites.com/filosofia/ http://educarparacrescer.abril.com.br/pensador es-da-educacao/