Dario

1,311 views

Published on

Apresentação Seminário Interno de Informática Educativa - 2009

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,311
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dario

  1. 1. EMEF ENGENHEIRO DARIO GRANJA SANT'ANNA PPASSAPORTE DA LEITURA 2008
  2. 2. Projeto Passaporte da Leitura - Incentivar o hábito da leitura por meio de diferentes possibilidades de ação pedagógica mediados pelo professor, levando o aluno a atuar como sujeito produzindo significados e sentidos. - Perceber a leitura como um processo de produção a partir de interações sociais ou relações dialógicas entre o autor do texto e o leitor.
  3. 3. RELEITURA DA OBRA “PRETINHA, EU?” DE JÚLIO EMÍLIO BRAZ TURMA: 81 DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA ARTES
  4. 4. Objetivos: Compreender que a leitura nos leva a releituras, as quais provem de nossa compreensão textual e de nossa visão de mundo; - Produzir textos narrativos observando sua estrutura. - Escrever com coerência e a coesão.
  5. 5. - Utilizar as Tecnologias de Informação e CComunicação como suporte para a leitura e a produção de textos. - Apropriar-se das ferramentas provenientes das Tecnologias de Informação e Comunicação. - Compreender a estrutura de um hipertexto e de suas redes hipertextuais, por meio da intertextualidade entre as idéias (textos). - Criar links em um hipertexto.
  6. 6. Desenvolvimento:
  7. 7. ETAPA EM SALA DE AULA 1º passo: leitura da obra “Pretinha, eu”, de Júlio Emílio Braz. 2º Passo: estudo da estrutura da obra: personagens, espaço, tempo, enredo, conflito gerador e desfecho. 3º passo: estudo de releituras e definição do conceito de “releitura”.
  8. 8. 4º passo: elaboração da releitura da obra “Pretinha, eu”, organizada da seguinte forma: Início da história Até o conflito SIM NÃO SIM Continuação Até um novo conflito SIM NÃO NÃO Continuação Até um novo conflito SIM NÃO SIM Continuação FIM NÃO Continuação FIM SIM Continuação FIM NÃO Continuação FIM VOLTE AO INÍCIO PARA LER OUTRAS VERSÕES DESTA HISTÓRIA
  9. 9. 5º passo: revisão dos textos produzidos pelos alunos e leitura das sequências narrativas para a turma. 6º passo: ilustração da história.
  10. 10. ETAPA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 1. digitação da história (Power Point); 2. inserção das ilustrações; 3. criação dos links, de acordo com a sequência narrativa.
  11. 11. O O livro seria apresentado na Feira do Livro, na presença do escritor Júlio Emílio Braz, como culminância do Projeto Passaporte da Leitura. NNa escola, as demais turmas tiveram acesso à leitura da obra, produzida pelos alunos. Apresentação do livro:
  12. 12. Dificuldades encontradas *Organizar os links (cada aluno recebeu uma folha com a sequência da história e os quatro finais diferentes). *Tempo disponível (em alguns momentos foi necessário contar com a colaboração de outro colega para ceder a aula).
  13. 13. Facilidades PPlanejamento prévio do professor. OOrganizaçao do trabalho em sala com os alunos. CConhecimento e do aluno sobre o trabalho a ser realizado no LIE. DDisponibilidade e conhecimento do professor titular para auxilar os alunos no LIE.
  14. 14. Participantes: PProfessor de Artes: Marcos Coutinho PProfessora de Língua Portuguesa: Fernanda Reis PProfessora do LIE: Eroni Lemos TTurma: 81
  15. 15. Referências: LLÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência : O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. XXAVIER, A.C. Leitura, texto e hipertexto . In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A.C. Hipertexto e Gêneros Digitais : novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

×