Slides Proinfo Nte

1,670 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slides Proinfo Nte

  1. 1. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Brasília, março de 2008.
  2. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - PROINFO Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica.
  3. 3. Objetivos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Promover ações de formação continuada que contribuam para: - a inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral; - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
  4. 4. Participantes do Programa - Professores(as) e gestores (as) de escolas públicas da educação básica. As escolas participantes deste processo formativo são aquelas que receberam(ão) em 2007 e 2008, 2009 e 2010 laboratórios com Linux Educacional.
  5. 5. Principais ações do Programa <ul><li>- Introdução à Educação Digital (40h): </li></ul><ul><li>Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet. </li></ul><ul><li>Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): </li></ul><ul><li>Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola. </li></ul>
  6. 6. <ul><ul><li>Objetivo: familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e Internet. </li></ul></ul><ul><ul><li>Carga Horária: 40 h </li></ul></ul>1 – Curso Introdução à Educação Digital (40h) O curso será realizado com um encontro semanal de 4 horas, durante 10 semanas.
  7. 7. <ul><ul><li>Objetivo: Oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que o professor: </li></ul></ul><ul><ul><ul><li>conheça/compreenda o potencial pedagógico de recursos das TIC; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>planeje estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade, à resolução de problemas e ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>utilize as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos </li></ul></ul></ul>2 - Tecnologias na educação:ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h
  8. 8. “ A tecnologia não será suficiente para democratizar e reconstruir adequadamente a educação. A tecnologia sozinha não melhora necessariamente o ensino e aprendizagem e, com certeza, não trará a superação das agudas divisões sócio-econômicas. Sem recursos apropriados e sem pedagogia e práticas educativas corretas, a tecnologia pode ser um obstáculo ou uma carga para um ensino autêntico e provavelmente pode até aumentar em vez de suplantar as divisões existentes de poder, capital e riqueza”. (Douglas Kellner: 2003)

×