Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
63
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A “República de poucos”: a República Velha e a dominação oligárquico- federalista Cidadania na Primeira República
  • 2. Vivemos em um país republicano há mais de cem anos. Estudar a implantação da República em seus primeiros anos é importante, pois possibilita compreender como se instituiu o sistema republicano no Brasil e as permanências de estruturas excludentes que garantiram e ainda garantem privilégios nas mãos de uma elite conservadora mesmo que contraditória, modernizadora e progressista. Entender a cidadania neste contexto torna-se essencial para a compreensão dos principais aspectos da política no início do século XX no Brasil e de como ela se modificou a partir desse período. IntroduçãoIntrodução
  • 3. Tarefa - Analisar os limites da cidadania no contexto da Primeira República. - Discutir com a turma os aspectos verificados nos textos que serão trabalhados. - Compreender as principais demandas das questões sociais deste período do início do século XX na História do Brasil.
  • 4. Tarefa Grupo 1 - Questões Sociais 1 – O que se entende, no texto, por questões sociais? 2 - Por que é correto afirmar que a questão social era considerada caso de polícia, no início do século XX, no Brasil? Apresente dois exemplos retirados do texto que comprovem sua resposta. 3 - Escolha um dos verbetes em destaque no texto. Leia-o e escolha um aspecto dele que chamou sua atenção para apresentar a seus colegas.
  • 5. Tarefa Grupo 2 – Movimento Operário 1 - Destaque e explique dois argumentos que provam que o movimento operário foi fortalecido no início do século XX, no Brasil. 2 - Pode-se dizer que o movimento operário foi derrotado, no Brasil do início do século XX. Argumente contra e a favor da afirmativa, utilizando-se de argumentos retirados do texto. 3 - Escolha um dos verbetes em destaque no texto. Leia-o e escolha um aspecto dele que chamou sua atenção para apresentar a seus colegas.
  • 6. Tarefa Grupo 3 – Partido Comunista 1 - O PCB é o partido mais antigo do Brasil. No entanto ele passou a maior parte de sua história na ilegalidade. Construa duas explicações para esse fato, a partir de leitura do texto. 2 - A partir do texto, defina o que era a Internacional Comunista. 3 - Escolha um dos verbetes em destaque no texto. Leia-o e escolha um aspecto dele que chamou sua atenção para apresentar a seus colegas.
  • 7. Tarefa Grupo 4 – Movimento Sanitarista 1 - Defina o que era a questão sanitarista no Brasil no início do século XX. 2 - De que modo, segundo o autor do texto, a questão sanitarista auxiliou a derrocada do poder oligárquico? 3 - Escolha um dos verbetes em destaque no texto. Leia-o e escolha um aspecto dele que chamou sua atenção para apresentar a seus colegas.
  • 8. Processo - Os alunos devem se dividir em grupos, de 2 a três num mesmo computador. - Cada grupo se responsabilizará pela leitura e trabalho com um texto específico, que será discutido ao final da atividade.
  • 9. Recursos Clique nos textos abaixo e selecione o texto de seu Grupo Grupo 1 – Questão Social Grupo 2 – Movimento Operário Grupo 3 – Partido Comunista Grupo 4 – Movimento Sanitarista
  • 10. Avaliação Notas Aspectos observados quanto a apresentação 5 A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante, criativa e instigadora. 3 A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. Foi uma apresentação parcialmente correta. 1 A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. Foi uma apresentação insuficiente. Notas Aspectos observados quanto a participação 5 Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo. 3 Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta 1 Não participou da atividade.
  • 11. Conclusão Durante quase toda a Primeira República a questão social foi considerada no Brasil como "caso de polícia". Desde a década de 1910, entretanto, enquanto o processo de industrialização se acelerava, o movimento operário procurava obter dos empresários e dos políticos algum tipo de proteção ao trabalho que levasse à criação de uma legislação social no país. Foi só a partir de 1930, no entanto, que essa legislação passou a ser realmente implementada, tanto na área trabalhista quanto na previdenciária.
  • 12. Conclusão O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Partido político de âmbito nacional fundado em março de 1922 com o objetivo principal de promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista.
  • 13. Conclusão O escritor Monteiro Lobato criou um personagem chamado Jeca Tatu. Era um caipira que não fazia nada na vida devido à doença e à preguiça. Mas Lobato aderiu à campanha em prol do saneamento rural e deu a seu personagem educação sanitária. A partir de então, Jeca Tatu prosperou a olhos vistos, superou em produtividade o trabalhador imigrante e tornou-se, ele também, um educador sanitário.
  • 14. Créditos Orientação Pedagógica 23 – Trabalho em grupo usando material online (CRV) André Pereira Rocha – Analista PIP CBC História SRE Caxambu