Your SlideShare is downloading. ×
0
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Blogs Educativos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Blogs Educativos

103,219

Published on

O que é um Blog e sua utilização na Educação.

O que é um Blog e sua utilização na Educação.

0 Comments
9 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
103,219
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
96
Actions
Shares
0
Downloads
362
Comments
0
Likes
9
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. BLOGS EDUCATIVOS
  • 2. Paulo Freire buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos , através de recursos áudio-visuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola . O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo , contextualizando a aprendizagem através da interação. Fundamentação Teórica
  • 3. O QUE É BLOG? Página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica e permite comentários dos internautas. O blog é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige maiores conhecimentos de programação, o que facilitou que milhares de pessoas publicassem suas idéias. Os blogs proliferaram-se rapidamente com diferentes finalidades como diário virtual, piadas, notícias , poesias, fotos, etc.
  • 4. BLOGS EDUCATIVOS Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura.
  • 5. BLOG NA EDUCAÇÃO São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido.
  • 6. Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores . BLOG NA EDUCAÇÃO
  • 7. Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes . BLOG NA EDUCAÇÃO
  • 8. BLOG NA EDUCAÇÃO Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
  • 9. BLOG NA EDUCAÇÃO O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo — escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os “objetivos” do blog — pode ser feito coletivamente.
  • 10. Objetivos: 1.Construir o conhecimento de forma colaborativa   2. Estimular a comunicação através da leitura e escrita.   3. Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos   4. Valorizar a produção textual dos alunos através da publicação de seus textos na Internet   5. Instigar o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas na escola , dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.   6.Formar alunos leitores, trazendo a literatura também para o espaço virtual.
  • 11. “ O educando deve ser autor e não mero receptor.O educador deve ser instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento .” Profª Marli Fiorentin GEECT/NTE BRUSQUE

×