Quando Deus diz Não! O Exemplo de Davi

3,435 views
3,108 views

Published on

Primeira mensagem da série: Quando Deuz Diz Não.
O Exemplo de Davi

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,435
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
25
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quando Deus diz Não! O Exemplo de Davi

  1. 1. Pressupostos Se ele pode curar, por que não estendeu a mão? Se podia responder, por que ficou em silêncio? Se ele podia dizer sim, por que disse não?
  2. 2. Uma Experiência
  3. 3. 2 Samuel 12.1-18 Mas o Eterno não se agradou do comportamento de Davi; por isso, enviou Natã, que contou esta história ao rei: “Havia dois homens numa cidade. Um era rico, e o outro, pobre. O rico tinha um enorme rebanho de ovelhas e bois; o pobre, apenas uma cordeirinha; que tinha comprado e criado. Ela cresceu com ele e seus filhos, como um membro da família. Ela comia do prato dele, bebia do seu copo e dormia em sua cama. Era como uma filha para ele.
  4. 4. 2 Samuel 12.1-18 “Certo dia um viajante apareceu na casa do rico. Ele era muito avarento e, não querendo matar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para alimentar o visitante, pegou a cordeirinha do pobre, preparou a refeição com ela e ofereceu ao seu hóspede”. Davi ficou furioso. Disse a Natã: “Assim como vive o Eterno, o homem que fez isso tem de morrer! E deve pagar quatro vezes o valor da cordeirinha, por causa do seu crime e da sua avareza!”
  5. 5. 2 Samuel 12.1-18 Natã respondeu: “Você é esse homem! E o Eterno, o Deus de Israel, manda dizer: ‘Eu ungi você rei sobre Israel. Eu o livrei das mãos de Saul. Dei a você casa e a filha de seu senhor e outras mulheres que podia ter em seus braços. Dei Israel e Judá a você. E, como se não bastasse, daria a você muito mais. Então, por que você desprezou a palavra do Eterno, cometendo tamanho erro? Você assassinou Urias, o hitita, e tomou a mulher dele. Pior,
  6. 6. 2 Samuel 12.1-18 você o matou com a espada dos amonitas! Agora, já que você desprezou o Eterno e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher, sua família irá conviver sempre com morte e assassinato. É o Eterno quem está dizendo! A sua desgraça virá da sua família. Tomarei as suas mulheres à sua vista e as entregarei a seu amigo, e ele se deitará com elas publicamente. Você cometeu esse ato em secreto, mas isso acontecerá diante de toda a nação!’”.
  7. 7. 2 Samuel 12.1-18 Davi confessou a Natã: “De fato, pequei contra o Eterno!”. Natã declarou: “É verdade, mas essa não é a palavra final. O Eterno perdoa você. Você não morrerá. Mas, por ter ofendido o Eterno, seu filho morrerá”. Depois que Natã voltou para casa, o Eterno afligiu o filho de Davi que a mulher de Urias deu à luz, e o menino ficou muito doente. Davi orou desesperadamente a Deus pelo menino.
  8. 8. 2 Samuel 12.1-18 Ele jejuou, não saía do palácio e dormia no chão. Os oficiais do palácio tentavam tirá-lo do chão, mas ele não cedia nem se levantava para comer com eles. Sete dias depois, a criança morreu. Os criados ficaram com medo de dar a notícia a ele. Diziam: “O que faremos agora? Enquanto a criança estava viva, ele não dava ouvido ao que dizíamos. Agora que a criança morreu, se dissermos alguma coisa, não se sabe o que ele poderá fazer”.
  9. 9. Questionamentos Por que Deus é apresentado neste ü texto como agente principal do sofrimento de Davi? Por que Deus permitiu que o ü  filho de Davi sofresse as consequências pelo pecado de seu pai?
  10. 10. Princípios de Interpretação Considere o texto dentro de seu ü  contexto cultural: cosmovisão hebraica. Considere o texto dentro de seu ü  contexto bíblico: diversidade situacional.
  11. 11. Por que Deus disse não a Davi? 1 Porque isto foi fundamental para tratar a prepotência que tomou conta de seu coração. Natã  respondeu:  “Você  é  esse  homem!  E  o  Eterno,  o   Deus  de  Israel,  manda  dizer:  ‘Eu  ungi  você  rei  sobre   Israel.  Eu  o  livrei  das  mãos  de  Saul.  Dei  a  você  casa  e  a   filha  de  seu  senhor  e  outras  mulheres  que  podia  ter  em   seus  braços.  Dei  Israel  e  Judá  a  você.  E,  como  se  não   bastasse,  daria  a  você  muito  mais.  (V.7)  
  12. 12. Por que Deus disse não a Davi? 2 Porque isto foi fundamental para tratar sua falta de arrependimento. Então,  por  que  você  desprezou  a  palavra  do  Eterno,   cometendo  tamanho  erro?  Você  assassinou  Urias,  o   hiNta,  e  tomou  a  mulher  dele.  (v.9)  
  13. 13. Por que Deus disse não a Davi? 3 Porque isto foi fundamental para tratar o seu senso de inconsequência. É  o  Eterno  quem  está  dizendo!  A  sua  desgraça  virá  da   sua  família.  Tomarei  as  suas  mulheres  à  sua  vista  e  as   entregarei  a  seu  amigo,  e  ele  se  deitará  com  elas   publicamente.  Você  cometeu  esse  ato  em  secreto,  mas   isso  acontecerá  diante  de  toda  a  nação!’”.(v.11-­‐12)  
  14. 14. Deus disse não a Davi, e qual foi à reação de Davi?
  15. 15. 2 Samuel 12.19-31 Davi percebeu que os criados estavam cochichando e imaginou que o menino tivesse morrido. Ele perguntou: “O menino morreu?”. Eles responderam: “Sim, morreu”. Davi se levantou do chão, lavou o rosto, arrumou o cabelo, trocou de roupa e foi ao santuário adorar ao Eterno. Depois, voltou para o palácio e pediu algo para comer. Puseram a comida diante dele, e ele comeu tudo.
  16. 16. 2 Samuel 12.19-31 Os criados perguntaram: “O que está acontecendo com o senhor? Enquanto a criança estava viva, o senhor jejuou, chorou e ficou acordado a noite toda. Agora que o menino morreu, o senhor se levanta e come!?”. Ele respondeu: “Enquanto a criança estava viva, chorei e jejuei, pensando que, talvez, o Eterno tivesse misericórdia de mim, e a criança sobrevivesse. Mas agora que ela morreu, por que jejuar? Posso trazê-la de volta? Posso ir me encontrar com ela, mas ela não pode vir a mim”.
  17. 17. 2 Samuel 12.19-31 Davi foi consolar sua mulher, Bate-Seba. E, depois de se deitar com ela, ela engravidou outra vez. Nasceu um menino, e deram a ele o nome de Salomão. O Eterno o amou e enviou uma mensagem por intermédio de Natã: o menino deveria ser chamado Jedidias (Amado do Eterno). Na guerra contra os amonitas em Rabá, Joabe conquistou a cidade real. Ele mandou mensageiros a Davi, dizendo: “Estou atacando Rabá e acabei de controlar o reservatório de água da cidade. Reúna o restante das tropas, acampem-se perto da
  18. 18. 2 Samuel 12.19-31 cidade e conquiste você mesmo a cidade. Do contrário, eu a conquistarei e receberei as honras por isso”. Então, Davi conduziu as tropas até Rabá, lutou e conquistou a cidade. Ele pegou a coroa do rei dá cidade, que pesava muito por causa do ouro e das pedras preciosas. Puseram a coroa na cabeça de Davi e saquearam a cidade, carregando tudo que era de valor.
  19. 19. 2 Samuel 12.19-31 Davi tirou todos os habitantes da cidade e os submeteu a trabalhos forçados com serras, picaretas e machados e na fabricação de tijolos: Ele fez o mesmo com todas as cidades dos amonitas. Depois, voltou com todo o exército para Jerusalém.
  20. 20. O que Deus produziu com o não no coração de Davi? 1 Deus fez de Davi um adorador que não depende de barganhas. Davi  se  levantou  do  chão,  lavou  o  rosto,  arrumou  o   cabelo,  trocou  de  roupa  e  foi  ao  santuário  adorar  ao   Eterno.  Depois,  voltou  para  o  palácio  e  pediu  algo  para   comer.  Puseram  a  comida  diante  dele,  e  ele  comeu   tudo.  V.20  
  21. 21. O que Deus produziu com o não no coração de Davi? 2 Deus fez de Davi um conselheiro que sabe de fato o que é sofrer. Davi  foi  consolar  sua  mulher,  Bate-­‐Seba.  E,  depois  de  se   deitar  com  ela,  ela  engravidou  outra  vez.  Nasceu  um   menino,  e  deram  a  ele  o  nome  de  Salomão.  V.24  
  22. 22. O que Deus produziu com o não no coração de Davi? 3 Deus fez de Davi um sofredor determinado a seguir em frente. Os  criados  perguntaram:  “O  que  está  acontecendo  com  o  senhor?   Enquanto  a  criança  estava  viva,  o  senhor  jejuou,  chorou  e  ficou   acordado  a  noite  toda.  Agora  que  o  menino  morreu,  o  senhor  se   levanta  e  come!?”  Ele  respondeu:  “Enquanto  a  criança  estava  viva,   chorei  e  jejuei,  pensando  que,  talvez,  o  Eterno  Nvesse  misericórdia  de   mim,  e  a  criança  sobrevivesse.  Mas  agora  que  ela  morreu,  por  que   jejuar?  Posso  trazê-­‐la  de  volta?  Posso  ir  me  encontrar  com  ela,  mas   ela  não  pode  vir  a  mim”.  V.21-­‐23  
  23. 23. O que nos levaria a lidar com o não de Deus da mesma forma que Davi lidou? 1.A consciência de que Deus é Deus. 2.A fé́ no seu caráter inabalável. 3.A dependência de sua graça. 4.A esperança na eternidade.
  24. 24. Para Refletir e Praticar: 1. Você normalmente se preocupa mais em abandonar seus pecados ou fugir das consequências? Passe a limpo a sua vida, busque depender mais da presença de Deus. 2. Você acha injusto um inocente sofrer pelo erro do outro? Jesus morreu pelos seus pecados. Renda-se ao seu amor. 3. Você perdeu recentemente alguém? Creia que Deus é Deus, adore-o e siga em frente.

×