Ciclo Emocional

1,798 views
1,603 views

Published on

A chave para o sucesso.

Published in: Health & Medicine, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,798
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
82
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ciclo Emocional

  1. 1. Ciclo Emocional Chave para o Sucesso
  2. 2. Ciclo Emocional Auto-valor Crenças ???? ???? ???? ???? Ações Sentimentos ???? Crenças são convicções carregadas de emoção , que representam verdades para aquela pessoa, mas não são necessariamente verdades para outras pessoas. Crenças geram sentimentos , que condicionam as ações . Os resultados das ações podem levar a novos sentimentos ou ainda reforçar ou colocar em cheque uma ou mais crenças. O auto-valor é uma crença fundamental, em que a pessoa forma a noção que tem de si neste mundo. Existem pessoas que vivenciam ciclos emocionais positivos e prósperos, em que as crenças funcionam como indutores ao crescimento. Há pessoas presas a ciclos emocionais negativos , frequentemente apoiadas por um auto-valor de baixa qualidade, em que as crenças são limitadoras e impedem o crescimento.
  3. 3. Ciclo improdutivo Auto-valor Crenças Já sei o bastante medo Os outros pensam que sou incapaz. Sou? Nunca fui valorizada. Não sei nada Sou insignificante Dor Bem-estar Ações Sentimentos Ineficiência segurança Muitas pessoas apresentam baixa auto-estima porque não receberam estímulos positivos quanto a seu valor no mundo. Contextos familiares e vínculos sociais geralmente são determinantes para o auto-valor que a pessoa desenvolve. Ao se depararem com o questionamento de sua capacidade , muitos preferem pensar que já sabem o bastante, e assim experimentam uma sensação de bem-estar momentâneo. Porém, suas ações ineficientes apenas alimentam o ciclo negativo, quando ressurgem os questionamentos quanto a sua capacidade. Essas pessoas seguem uma vida de fuga da realidade, pois se baseiam em uma falsa crença de que já sabem o bastante, o que não é verdade. O medo de descobrirem suas limitações e a perspectiva insuportável da dor que acreditam que sentirão os impede de crescer .
  4. 4. Ciclo produtivo Auto-valor Crenças Já sei o bastante medo Os outros pensam que sou incapaz. Sou? Nunca fui valorizada. Ainda não sei Dor Bem-estar Ações Sentimentos Eficiência Aprendizado Criar um ciclo emocional positivo não é fácil. Uma pessoa com auto-estima baixa pode naturalmente relutar a conscientizar-se que ainda não sabe o bastante, tendo em vista a perspectiva de dor profunda que poderá experimentar, pois isso reforçará sua crença fundamental de que ela não tem valor . Entretanto, enfrentar o medo da dor significa abrir espaço para o aprendizado , e assim conquistar maior eficiência em suas ações. Apesar de não ser imediato, a sensação de bem-estar será muito mais intensa e duradoura.
  5. 5. Ciclo produtivo Auto-valor Crenças Já sei o bastante medo Os outros pensam que sou incapaz. Sou? Nunca fui valorizada. Ainda não sei Sou capaz Dor Bem-estar Ações Sentimentos Eficiência segurança Aprendizado Os outros pensam que eu SOU CAPAZ. Aos poucos, o bem-estar resultante dos pequenos sucessos acumulados gera um novo auto-valor de capacidade . Mais segura , a pessoa abandona velhas crenças e o medo some. Forma-se um ciclo de prosperidade cada vez mais firme.
  6. 6. Ciclo produtivo X Ciclo improdutivo Auto-valor Crenças Já sei o bastante medo Os outros pensam que sou incapaz. Sou? Nunca fui valorizada. Ainda não sei Sou capaz Dor Bem-estar Ações Sentimentos Eficiência segurança Aprendizado Os outros pensam que eu SOU CAPAZ. Bem-estar Ineficiência segurança Basicamente, a diferença desses dois ciclos é o bloqueio pelo medo e a busca de bem-estar imediato. Percebemos que a busca de prazer de curto-prazo frequentemente gera dor de longo-prazo. E superar pequenas dores de curto-prazo podem gerar muito prazer de longo-prazo.

×