Biomas brasileiros completo (1)

16,593 views
15,922 views

Published on

Trabalhos dos alunos

Published in: Education
3 Comments
32 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
16,593
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
3
Likes
32
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Biomas brasileiros completo (1)

  1. 1. Biomas brasileiros
  2. 2. O que é bioma ? Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
  3. 3. Biomas brasileirosblog.educacaoadventista.org.br ibge.gov.br
  4. 4. Bioma : Amazônia Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
  5. 5. Imagensfmc.am.gov.br mundoverde.com.br Floresta Amazônia Rio Floresta amazônica um dos maiores corpos do planeta!
  6. 6. Amazônia e sua biodiversidadebionarede.blogspot.com profluizmeira.hd1.com.brA floresta amazônica comporta A Amazônia é conhecida 50% das espécies do planeta mundialmente como o lar de uma das maiores biodiversidades do planeta.
  7. 7. Bioma : Caatinga A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; Presença de cactos e bromélias; Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); As folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.
  8. 8. Imagensvivaterra.org.br http://profluizmeira.hd1.com.br A caatinga é um bioma exclusivamente Em um grande período do ano brasileiro é uma região extremamente as plantas perdem sua importante para a biodiversidade, porque folhagem. muitas espécies da flora e fauna somente ocorrem ali.
  9. 9. Caatinga e sua biodiversidadehttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.brA cascavel é uma das cobras mais Os anfíbios são animais numerososvistas na caatinga. Ainda entre os na caatinga. Para falar dos mais répteis também se destacam as conhecidos, podemos citar o sapo serpentes. cururu
  10. 10. Bioma : Cerrado O cerrado constitui o segundo maior bioma do país. Ele ocupa cerca de dois milhões de km2, abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia. Isso representa cerca de 25% do território nacional. É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duas estações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção. E o bioma ainda guarda outras surpresas: bacias hidrográficas e chapadões, relevo característico da região central do Brasil. Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); As cascas destas árvores são duras e grossas; As folhas são cobertas de pelos; Presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
  11. 11. Imagensplanetasustentavel.abril.com.br ethosdohumano.blogspot.com Árvores Um quarto do território brasileiro retorcidas, capinzais, chapadões: a forma a região do cerrado, mais de Serra Geral do Tocantins decifra a 2 milhões de Km². natureza do Cerrado
  12. 12. Cerrado e sua biodiversidadehttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br O cerrado já sofreu alterações Estima-se que 10 mil espécies em cerca de 80% de sua de vegetais, 837 de aves e 161 biodiversidade original de mamíferos vivam ali.
  13. 13. Bioma : Costeiro A costa brasileira tem 8.500 km de extensão. Ao longo dela, há diversos ecossistemas. O bioma Costeiro é a reunião destes ecossistemas que existem ao longo do litoral. São manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos e recifes de corais, entre outros. Como os ecossistemas ocorrem em toda costa brasileira, as características do bioma costeiro variam muito de um lugar para outro: em algumas regiões predominam algumas espécies vegetais, animais e determinados aspectos físicos. Não é possível então falar de características comuns de fauna, vegetação, solo, relevo e clima. Por isso, neste último texto da série sobre os biomas brasileiros, faremos de outra forma: falaremos separadamente de alguns ecossistemas que compõem o bioma costeiro.
  14. 14. Costeirohttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br O bioma Costeiro é a reunião Costões rochosos são ambientes destes ecossistemas que existem costeiros que, como o próprio ao longo do litoral. nome diz, estão localizados em rochas a beira mar.
  15. 15. Manguezaishttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br O solo dos manguezais é Os manguezais estão em áreas de transição entre o ambientelodoso, negro e profundo e fica terrestre e o marinho. São comuns constantemente inundado. em estuários enseadas e em lagunas de água salgada.
  16. 16. Restingahttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br As dunas são elevações formadas Restinga: A vegetação é então pelo acúmulo de areia semelhante à das dunas: baixa e transportada pelo vento. Elas rasteira. Mas, sendo um aparecem em áreas com grandes ecossistema maior, a restinga faixas de areia seca. guarda mais espécies que a duna.
  17. 17. Bioma : Mata atlântica A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau- brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.
  18. 18. Imagenssfcmarvila.blogspot.com sfcmarvila.blogspot.com A Reserva Ecológica da Juatinga é Mata atlântica uma das unidades de conservação da Mata Atlântica, localizada em Paraty, no estado do Rio de Janeiro
  19. 19. Mata atlântica e sua biodiversidadegeoconceicao.blogspot.com http://profluizmeira.hd1.com.br Mata atlântica,umas das Algumas fontes naturais mais ricas em ainda preservadas biodiversidade do mundo
  20. 20. Bioma : Mata das Araucárias A Mata das Araucárias , também conhecida como Mata dos Pinhais, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical. Os pinheiros predominam nesta área, principalmente as coníferas. O pinheiro típico e mais presente na Mata dos Pinhais é a araucária angustifólia. Trata-se de uma formação fechada e densa, com grande quantidade de árvores. As árvores são altas, possuindo, em média, de 20 a 30 metros de altura. As folhas dos pinheiros possuem o formato de agulha. A reprodução ocorre quando as sementes são levadas pelo vento. As coníferas possuem um formato triangular. Sendo que no topo são mais estreitas (pontudas) e na base mais largas.
  21. 21. Imagensgirafamania.com.br vivaterra.org.brA Mata das Araucárias, também O pinheiro do Paraná (Araucária conhecida como Mata dos angustifólia) é a espécie que se Pinhais(Ou vice e versa). destaca neste tipo de floresta.
  22. 22. Mata das araucárias e sua biodiversidadept.wikipedia.org clicsoledade.com.br A Gralha-azul Gosta de viver nos Suas sementes são conhecidas pinheirais do sul do Brasil, embora como pinhões, que somente não seja este seu hábitat exclusivo, pois pode ser encontrada são produzidas pela árvore do também na Mata Atlântica e até em sexo feminino. ilhas da baía de Paranaguá.
  23. 23. Bioma : Mata dos Cocais A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí. As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti. No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte. As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
  24. 24. Imagensfcocaisfaraucarias.blogspot.com fototelashow.blogspot.com Presente, principalmente, na região norte dos Atração imperdível é a Cachoeira de estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por Cocais, também chamada de Cachoeirase tratar de um bioma de transição, apresenta da Pedra Pintada, um verdadeiro oásis características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. escondido na mata
  25. 25. Mata dos cocais e sua biodiversidadeinfoescola.com pre-pontentes2010.blogspot.com O BOTO-COR-DE ROSA que deu Aves também são animais bemorigem á lenda do boto pode-se ser nativos da mata dos Cocais. encontrado nas águas das matas dos cocais.
  26. 26. Bioma : Pampas - Campos No Brasil, o bioma Campos Sulinos abrange parte do território do Rio Grande do Sul. São cerca de 170 mil Km2. Além das fronteiras do país, ele se estende por terras do Uruguai e da Argentina. Os campos sulinos são também conhecidos como pampas, palavra de origem indígena que quer dizer “região plana”. Na verdade, os pampas são apenas um pedaço das terras dos campos sulinos. O bioma engloba também campos mais altos e algumas áreas semelhantes a savanas. Vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte. Não dependem de grande quantidade de chuvas. Sua extensão atingem os territórios da Argentina e
  27. 27. Imagens Santa Maria Rio Ibicuíhttp://profluizmeira.hd1.com.brDestacam-se como rios importantes deste bioma o SantaMaria, o Uruguai, o Jacuí, o Ibicuí e o Vacacaí
  28. 28. Pampas e sua biodiversidadehttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br Gato dos pampas é uma das Vivem no Pampa cerca de três mil espécies em risco de extinção espécies de plantas diversas, 450 gramíneas, 150 leguminosas, 480 aves e 90 mamíferos.
  29. 29. Bioma : Pantanal Quem não conhece muito sobre esse bioma, pode pensar que se trata de uma região pantanosa, repleta de brejos. Tudo bem, os terrenos alagados são muito comuns no pantanal. Mas lá não existem somente brejos e pântanos. O pantanal ocupa a parte sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de 137 mil km2. Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Localizado próximo à Amazônia e ao cerrado, o pantanal guarda espécies de fauna e de flora desses outros dois biomas, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área geográfica, nativas da região.
  30. 30. Imagenshttp://profluizmeira.hd1.com.br http://profluizmeira.hd1.com.br Por sua rica biodiversidade, o Os rios presentes destacam-se pantanal é considerado pela como importantes da região o UNESCO um Patrimônio Natural Cuiabá, o São Lourenço, o Mundial. Itiquira...
  31. 31. Pantanal e sua biodiversidadestillobrasil.blogspot.com pantanaebioma.blogspot.comEncontradas na região 122 espécies O buriti e os ipês, que nos meses dede mamíferos, 93 de répteis, 656 de julho e agosto colorem o pantanal aves e 263 de peixes. com flores rosas, lilás e roxas.
  32. 32. Fim
  33. 33. Bibliografia http://www.vivaterra.com.br/ http://planetasustentavel.abril.com.br/ http://suapesquisa.com/ http://blog.terra.com.br/
  34. 34. Integrantes do Grupo 8°Ano E Giovanna N° 12 Fernanda N° 09 Ana Laura N° 02 Milena N° 24

×