Desenvolvimento Web com Php e jQuery

821 views
725 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
821
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Desenvolvimento Web com Php e jQuery

  1. 1. Desenvolvedor WebDesenvolvedor Web
  2. 2. ApresentaçãoApresentaçãoFabricio NogueiraFabricio NogueiraBacharel em Ciência da Computação, guitarrista semBacharel em Ciência da Computação, guitarrista semBanda, quase um bolsista de dança de salãoBanda, quase um bolsista de dança de salão(mais especificamente forró), quase um faixa preta(mais especificamente forró), quase um faixa pretaJiu jitsu, palestrante de uma palestra só, solteiro e exJiu jitsu, palestrante de uma palestra só, solteiro e exIntegrante de uma banda de pagode.Integrante de uma banda de pagode.
  3. 3. O que é?O que é?O PHP é a linguagem de desenvolvimento WebO PHP é a linguagem de desenvolvimento WebEscrita por desenvolvedores Web e paraEscrita por desenvolvedores Web e paraDesenvolvedores Web.Desenvolvedores Web.PHP significa: PHP:PHP significa: PHP:Hipertext Preprocessor.Hipertext Preprocessor.Originalmente chamado deOriginalmente chamado de Personal Home Page Tools.Personal Home Page Tools.É uma linguagem de criação de scripts do ladoÉ uma linguagem de criação de scripts do ladoServidor que pode ser incorporada em HTML ouServidor que pode ser incorporada em HTML ouUtilizada como um binário independente.Utilizada como um binário independente.
  4. 4. Um pouco de históriaUm pouco de históriaO PHP sucede de um produto mais antigo,O PHP sucede de um produto mais antigo,chamado PHP/FI,chamado PHP/FI,criada em 1995 por Rasmus Lerdorf,criada em 1995 por Rasmus Lerdorf,inicialmente como simples scriptsinicialmente como simples scriptsPerl como estatísticas de acessoPerl como estatísticas de acessopara seu currículo online.para seu currículo online.PHP/FIPHP/FI
  5. 5. Um pouco de históriaUm pouco de históriaComo mais funcionalidades foram requeridas,Como mais funcionalidades foram requeridas,Rasmus escreveu uma implementação CRasmus escreveu uma implementação Cmuito maior, que era capaz de comunicar-semuito maior, que era capaz de comunicar-secom base de dados, e possibilitava à usuárioscom base de dados, e possibilitava à usuáriosdesenvolver simples aplicativos dinâmicosdesenvolver simples aplicativos dinâmicosPara Web.Para Web.Rasmus resolveu disponibilizar o código fonteRasmus resolveu disponibilizar o código fontedo PHP/FI para que todos pudessem ver,do PHP/FI para que todos pudessem ver,e também usá-lo, bem como fixar bugse também usá-lo, bem como fixar bugse melhorar o código.e melhorar o código.PHP/FIPHP/FI
  6. 6. Um pouco de históriaUm pouco de históriaPHP/FIPHP/FIEm 1997, PHP/FI 2.0, a segunda versãoEm 1997, PHP/FI 2.0, a segunda versãoda implementação C, obteve milhares deda implementação C, obteve milhares deusuários ao redor do mundo (estimado),usuários ao redor do mundo (estimado),com aproximadamente 50,000 domínioscom aproximadamente 50,000 domíniosreportando que tinha PHP/FI 2.0 instalado.reportando que tinha PHP/FI 2.0 instalado.O PHP/FI 2.0 foi oficialmente lançado somenteO PHP/FI 2.0 foi oficialmente lançado somenteem Novembro de 1997, após perder a maiorem Novembro de 1997, após perder a maiorparte de sua vida em versões betas.parte de sua vida em versões betas.Ele foi rapidamente substituído pelos alphasEle foi rapidamente substituído pelos alphasdo PHP 3.0.do PHP 3.0.
  7. 7. Um pouco de históriaUm pouco de históriaExemplo de código do PHP/FIExemplo de código do PHP/FI
  8. 8. Um pouco de históriaUm pouco de históriaPHP 3PHP 3O PHP 3.0 foi a primeira versão que se assemelhaO PHP 3.0 foi a primeira versão que se assemelhaao PHP de hoje. Ela foi criada porao PHP de hoje. Ela foi criada porZeev Suraski e Andi Gutmans em 1997Zeev Suraski e Andi Gutmans em 1997e foi totalmente reescrito, após eles descobrireme foi totalmente reescrito, após eles descobriremque o PHP/FI 2.0 poderia ajudá-los a desenvolverque o PHP/FI 2.0 poderia ajudá-los a desenvolversuas próprias aplicações de eCommerce de umsuas próprias aplicações de eCommerce de umprojeto da Universidade. No esforço cooperativoprojeto da Universidade. No esforço cooperativoe iniciativa de começar o PHP/FI à partir dae iniciativa de começar o PHP/FI à partir dabase-usuário existente, Andi, Rasmus e Zeevbase-usuário existente, Andi, Rasmus e Zeevdecidiram cooperar e anunciar o PHP 3.0.decidiram cooperar e anunciar o PHP 3.0.
  9. 9. Um pouco de históriaUm pouco de históriaPHP 4PHP 4Foi oficialmente lançada em Maio de 2000,Foi oficialmente lançada em Maio de 2000,quase dois anos após o seu predecessor,quase dois anos após o seu predecessor,o PHP 3.0. Além da altíssimo melhoramento dao PHP 3.0. Além da altíssimo melhoramento daperformance desta versão, o PHP 4.0 incluiuperformance desta versão, o PHP 4.0 incluiuoutras características chave como o suporte paraoutras características chave como o suporte paramuitos servidores WEb, sessões HTTP, buffer demuitos servidores WEb, sessões HTTP, buffer desaída, maneiras mais seguras de manipular inputsaída, maneiras mais seguras de manipular inputde usuários e muitas construções novas nade usuários e muitas construções novas naLinguagem. Também generalizaram e estenderamLinguagem. Também generalizaram e estenderamSeus trabalhos sob a rubrica de Zend.comSeus trabalhos sob a rubrica de Zend.com(Zeev + Andi = Zend)(Zeev + Andi = Zend)
  10. 10. Um pouco de históriaUm pouco de históriaPHP 5PHP 5Foi lançado em julho de 2004 depois de um longoFoi lançado em julho de 2004 depois de um longodesenvolvimento e vários pre-releases.desenvolvimento e vários pre-releases.Ele principalmente introduziu o core,Ele principalmente introduziu o core,a Zend Engine 2.0 com um novo modelo dea Zend Engine 2.0 com um novo modelo deorientação a objetos e várias outrasorientação a objetos e várias outrascaracterísticas.características.
  11. 11. Como trabalharComo trabalharServidores WebServidores WebXamppXampp WampServerWampServerMicrosoftMicrosoftiPlanetiPlanetNetScapeNetScape
  12. 12. Como trabalharComo trabalharProdutividadeProdutividadeO PHP por si só já é bastante produtivo, masO PHP por si só já é bastante produtivo, masExistem IDEs e Frameworks que melhoramExistem IDEs e Frameworks que melhoramAinda mais a produtividade.Ainda mais a produtividade.
  13. 13. Como trabalharComo trabalharIDEsIDEs
  14. 14. Como trabalharComo trabalharBanco de dados relacionaisBanco de dados relacionaisSuporte nativo a vários SGDBsSuporte nativo a vários SGDBs
  15. 15. Como trabalharComo trabalharFrameworksFrameworksSão bibliotecas de códigos prontos e testados.São bibliotecas de códigos prontos e testados.Ajudam a padronizar o código e reutilização dosAjudam a padronizar o código e reutilização doscomponentes.componentes.
  16. 16. Como trabalharComo trabalharCertificaçãoCertificaçãoÉ uma designação atribuída a um indivíduo ouÉ uma designação atribuída a um indivíduo ouorganização, que garante um certo nível deorganização, que garante um certo nível dequalidade em uma determinada disciplina,qualidade em uma determinada disciplina,atividade ou processo executado por este.atividade ou processo executado por este.CertificaçãoCertificação
  17. 17. Como trabalharComo trabalharZend TecnologiesZend TecnologiesFundada em 1999Fundada em 1999por Zeev Suraski epor Zeev Suraski eAndi GutmansAndi Gutmanse é a responsávele é a responsávelpela manutençãopela manutençãoe desenvolvimentoe desenvolvimentode produtos ede produtos eserviços para PHP.serviços para PHP.
  18. 18. Como trabalharComo trabalharCertificaçãoCertificaçãoCertificação ZCE [ Zend Certified Engineer ]Certificação ZCE [ Zend Certified Engineer ]ReconhecidoReconhecidoatualmente comoatualmente comoo único e oficialo único e oficialexame para PHPexame para PHP
  19. 19. Como trabalharComo trabalharCertificaçãoCertificaçãoCertificação Yellow PagesCertificação Yellow Pages
  20. 20. Html / Css / JavascriptHtml / Css / JavascriptEstritamente falando, o PHP tem pouco a verEstritamente falando, o PHP tem pouco a verCom layout, eventos ou qualquer coisaCom layout, eventos ou qualquer coisaRelacionada à aparência de uma página Web.Relacionada à aparência de uma página Web.De fato, a maior parte do que o PHP realiza éDe fato, a maior parte do que o PHP realiza éInvisível para o usuário final. Alguém visualizandoInvisível para o usuário final. Alguém visualizandoUma página de PHP não será definitivamenteUma página de PHP não será definitivamenteCapaz de afirmar que ela não foi escrita em HTML,Capaz de afirmar que ela não foi escrita em HTML,Porque o resultado final do PHP é HTML.Porque o resultado final do PHP é HTML.
  21. 21. JavascriptJavascriptJquery é uma biblioteca JavaScript criada porJquery é uma biblioteca JavaScript criada porJohn Resing e disponibilizada como softwareJohn Resing e disponibilizada como softwareLivre e aberto.Livre e aberto.Destina-se a adicionar interatividade e dinamismoDestina-se a adicionar interatividade e dinamismoÀs páginas web, proporcionando aoÀs páginas web, proporcionando aoDesenvolvedor Funcionalidades necessárias àDesenvolvedor Funcionalidades necessárias àcriação de scripts que visem a incrementar,criação de scripts que visem a incrementar,de forma progressiva e não obstrutiva,de forma progressiva e não obstrutiva,a usabilidade, a acessibilidade e o desing,a usabilidade, a acessibilidade e o desing,enriquecendo a experiência do usuário.enriquecendo a experiência do usuário.
  22. 22. JavascriptJavascriptgooglegoogleDellDellG1G1MozillaMozillaWodpressWodpress
  23. 23. JavascriptJavascriptComponentesComponentesde interfacede interfacejQuery.jQuery.
  24. 24. Guias de referênciaGuias de referênciawww.php.netwww.php.netwww.jquery.comwww.jquery.comwww.jqueryui.comwww.jqueryui.comwww.w3schools.comwww.w3schools.comwww.maujor.comwww.maujor.comGrupos de discução:Grupos de discução:Google groupsGoogle groupsgophpgophpjquery-brjquery-br
  25. 25. Obrigado pela atenção!Obrigado pela atenção!Fabricio NogueiraFabricio NogueiraEmail:Email: nogsantos@gmail.comnogsantos@gmail.comMsn:Msn: nogsantos@gmail.comnogsantos@gmail.comSkype: nogsantosSkype: nogsantoswww.nogsantos.com.brwww.nogsantos.com.br
  26. 26. Dúvidas?Dúvidas?

×