Your SlideShare is downloading. ×
0
Figura:MárioFernandes|www.mariofernandes.me|20/12/2012
Decifra me-
Devoro
ou te
Produzido por:
Estar nas mídias sociais não é apenas uma questão de modismo ou onda passageira. É fato
que o mercado tem compreendido a c...
O objetivo deste material é destacar as principais terminologias e suas aplicações. Conheça
os principais índices, regras ...
O início de tudo.
Ao trabalhar nas mídias sociais, antes mesmo de decidir a linha de comunicação ou a
mecânica promocional...
Na busca de resultados, obrigatoriamente nos deparamos com algumas métricas não muito
comuns. Em algumas literaturas, ou e...
O Klout foi criado em setembro de 2009 lá em São Francisco na Califórnia, pelos empresários
e desenvolvedores seniores Joe...
Para medir sua popularidade, 25 critérios são levados em consideração. A análise leva em
conta se as suas publicações são ...
O Klout Score é um número, que vai de 0 à 100, que, teoricamente, mede seu grau de
influência entre seus seguidores. Eles u...
Amplification Probability (Probabilidade de amplificação).
Esse resultado mostra a probabilidade de seu conteúdo ser compart...
Chamada de Social Influence Marketing Score, ou de SIM Score, esta fórmula foi criada
para possibilitar uma avaliação signi...
PeerIndex é uma empresa de Londres especializada em fornecer análise de mídia social com
base nos principais serviços, com...
O sistema se baseia na idéia de que os usuários compartilham assuntos que mais lhe
interessam, correspondendo à afinidade e...
O PeerIndex utilizado em conjunto com o Klout Score, auxilia a facilitar o entendimento dos
índices, no sentido de especifi...
Na teoria, o Algoritmo de Levenshtein ou Distância Levenshtein diz que a distância de
edição entre duas seqüências de cara...
Universo ou População: todos os indivíduos do campo de interesse da pesquisa, ou seja, o
fenômeno observado. Sobre ela se ...
Amplitude do universo: Os universos de pesquisa podem ser finitos ou infinitos. Convencionou-se
que os finitos são aqueles cu...
O alcance potencial é o número que pessoas que uma citação pode ter alcançado. No caso
do Twitter por exemplo, este número...
Obrigado!
Espero que este pequeno estudo
possa esclarecer , e até mesmo
revelar, novas frentes de pesquisas.
Aproveitem pa...
Muito prazer, somos a
A NO BLIND se propõe a apresentar ao
mercado brasileiro, o moderno conceito do
Right-time Marketing.
Um conjunto de recurs...
NOSSA METODOLOGIA, DENOMINADA
“LOOP VIEW”, É 100% DIRECIONADA
PARA ALCANÇAR RESULTADOS REAIS
E LEVAR SUCESSO PARA O SEU NE...
ANÁLISE DO PÚBLICO CONSUMIDOR
Estudos de perfil sócio-demográfico online, comportamento e até afinidade com
determinada marca...
CAMPANHAS EM MEDIA DISPLAY
Esse serviço utiliza banners em sites e portais e é uma publicidade ilustrativa
que pode trabal...
RETARGETING
É a técnica em servir anúncios relacionados aos interesses demonstrados pelo
usuário, ao sair da navegação do ...
DASHBOARD
A essência dos bons resultados é estar conectado constantemente com os
resultados de suas ações de marketing. Po...
Queremos conhecer a
sua empresa e fazer
parte do seu sucesso.
RIGHT-TIME MARKETING
CONTATO
21 9819-1975
gustavo.pereira@noblind.com.br
CEO
Gustavo Pereira
HEAD OF PLANNING
Thomaz Terini
21 9377-7447
thomaz...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Decifra-me ou te devoro.

277

Published on

Published in: Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
277
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Decifra-me ou te devoro."

  1. 1. Figura:MárioFernandes|www.mariofernandes.me|20/12/2012 Decifra me- Devoro ou te Produzido por:
  2. 2. Estar nas mídias sociais não é apenas uma questão de modismo ou onda passageira. É fato que o mercado tem compreendido a cada dia a necessidade de “ser algo mais”. Não convém ficar aqui discutindo se é uma questão de escolha ou simplesmente estratégia de marketing, mas o fato é que neste complexo ecossistema composto por marcas e consumidores, se a sua empresa não se adaptar às novas formas de relacionamento, sem dúvida, deixará de escutar grande parte das valiosas informações que os consumidores tem a dizer. Estaria transformando este rico diálogo em apenas mais um monólogo. Nesta nova realidade, os consumidores, ao conversar com as marcas nas mídias sociais já não mais esperam ser escutados, eles querem uma proposta de solução. O que eleva o grau de frustação nos muitos casos que encontramos diariamente. Isso torna a função do Analista de Mídias Sociais um desafio ainda maior. Estar atento a todos os passos dos consumidores, elogios e reclamações e principalmente pelo fato de não existir uma formação específica para esta função, o profissional acaba tendo que conviver com diversas nomenclaturas estranhas e termos não muito usuais. É mergulhar em um enigma de respostas que nem sempre faz muito sentido.
  3. 3. O objetivo deste material é destacar as principais terminologias e suas aplicações. Conheça os principais índices, regras e algoritmos utilizados nas mais avançadas métricas para mídias sociais. Então, vamos juntos decifrar alguns enigmas?
  4. 4. O início de tudo. Ao trabalhar nas mídias sociais, antes mesmo de decidir a linha de comunicação ou a mecânica promocional à ser utilizada, prioritariamente, devemos discutir quais os índices necessários para mensurar os objetivos da campanha e saber se de fato a qualidade final daquele esforço de marketing foi positiva. Entender o porquê das coisas e apurar com precisão os resultados é condição sine qua non. O ponto central de uma análise mais aprofundada em campanhas em mídias sociais é alcançar uma composição equilibrada do conjunto: Alcance + Engajamento + Influência + Adequação.
  5. 5. Na busca de resultados, obrigatoriamente nos deparamos com algumas métricas não muito comuns. Em algumas literaturas, ou em discussões mais aprofundadas, escutamos falar de elementos como "referrals", "conexões entre pessoas", "engajamento de marcas", "grau de influencia" e outras esquisitices. Se torna ainda mais comum quando buscamos por recursos avançados de análise, que nos permitam métricas e indicadores mais diferenciados e dinâmicos. É aí que entram termos como o Klout, Peerindex, Sim Score e outros. O mercado trabalha, inevitavelmente, com os principais índices do mercado mundial e em algumas momentos com um conjunto de fórmulas e algoritmos. Alguns destes nomes estranhos, em um primeiro contato, podem assustar. Porém, ao olhar mais de perto, conseguimos observar suas utilidades e inúmeros benefícios práticos. Vamos agora conhecer um pouco de cada um destes índices.
  6. 6. O Klout foi criado em setembro de 2009 lá em São Francisco na Califórnia, pelos empresários e desenvolvedores seniores Joe Fernandez e Binh Tran. Segundo Joe, em entrevista ao site socialmediatoday.com, “Influência é a capacidade de um indivíduo em conduzir ações". Ao contrário do que muitas pessoas acham, o Klout “não mede” realmente a sua força de influenciar as pessoas. O Klout mede um parâmetro chamado (ONA – Análise de organização de redes). A ONA se preocupa simplesmente em medir a eficiência das relações existentes nas redes em que as pessoas se conectam ou fazem parte. Este sistema de medição é eficiente, mas serve apenas para medir a relação das pessoas que estão conectadas a você.
  7. 7. Para medir sua popularidade, 25 critérios são levados em consideração. A análise leva em conta se as suas publicações são relevantes, qual a velocidade que ela é propagada pelo twitter e a influência que você exerce sobre os seus seguidores. Em muitos dos casos, basta você ter pessoas influentes na sua timeline para que você tenha uma pontuação alta. E claro, para que isso tenha efeito prático é preciso que esta pessoa interaja com uma certa regularidade com o seu perfil. O Klout analisa a qualidade das suas interações nas principais midias sociais como o Twitter, Facebook, Instagram, Tumblr, FourSquare, Google+, LinkedIn, YouTube, entre outras, transformando esta análise em um Klout Score.
  8. 8. O Klout Score é um número, que vai de 0 à 100, que, teoricamente, mede seu grau de influência entre seus seguidores. Eles usam mais de 25 variáveis para se chegar à essa nota, divididas em 3 grupos: True Reach (Alcance Verdadeiro), Amplification Probablity (Probabilidade de amplificação) e Network Influence (Influência na rede). Network Influence (Alcance Verdadeiro). O índice mede a influência de seus seguidores. Também de 1 a 100, o resultado está ligado ao Klout Score de quem te segue e mostra o poder de difusão que eles têm na web. Ter seguidores influentes é importante para promover sua mensagem, mas também é essencial que seu conteúdo seja de interesse deles para gerar compartilhamento.
  9. 9. Amplification Probability (Probabilidade de amplificação). Esse resultado mostra a probabilidade de seu conteúdo ser compartilhado por outros usuários das redes sociais. Quanto mais alto o valor, mais chances seu conteúdo tem de ser visto por um grande número de pessoas. True Reach (Influência na rede). É um número que mostra o tamanho de sua audiência. Quanto maior o resultado, mais pessoas estão lendo e compartilhando seu conteúdo. Esse é o único índice que não tem valor máximo. Quanto maior, melhor.
  10. 10. Chamada de Social Influence Marketing Score, ou de SIM Score, esta fórmula foi criada para possibilitar uma avaliação significativa das menções e interações dos usuários/ consumidores com as empresas por meio das Mídias Sociais. De modo simplificado, ela serve para determinar se os consumidores gostam ou desgostam de uma marca. O resultado da análise feita com a SIM Score será entre -1 e 1, sendo que quanto mais próximo a 1, mais positivo será o sentimento gerado nesta classificação. Sim Score
  11. 11. PeerIndex é uma empresa de Londres especializada em fornecer análise de mídia social com base nos principais serviços, como Twitter, LinkedIn, Facebook. Criada em 2009 por Azeem Azhar, um ex-jornalista e executivo da Reuters, Schwanenflügel Ditlev, um ex-consultor da McKinsey e Emmott Bill, ex-editor chefe da The Economist, apoiado por um número de investidores na internet. O PeerIndex segue a mesma linha do Klout. Ele também fixa sua faixa de análise entre 0 a 100, visando mensurar a influência de um perfil. A diferença está na abordagem. Enquanto o Klout tem um foco mais geral da audiência, o Peer Index busca especificar em quais assuntos o perfil tem maior influência.
  12. 12. O sistema se baseia na idéia de que os usuários compartilham assuntos que mais lhe interessam, correspondendo à afinidade e, consequentemente, sua influência sobre o assunto. O PeerIndex também é baseado em um tripé de métricas: Authority (Autoridade), Audience (Audiência) e Activity (Atividade). Autoridade está ligada ao conteúdo que o perfil compartilha e engaja seu público. Audiência é o volume desse público e Atividade é a frequência de publicação de conteúdo relevante.
  13. 13. O PeerIndex utilizado em conjunto com o Klout Score, auxilia a facilitar o entendimento dos índices, no sentido de especificar em quais assuntos o perfil tem maior influência. Para campanhas de seeding, por exemplo, aonde se busca atingir públicos-alvo segmentados é essencial saber quais perfis atendem a estratégia. É mais uma ferramenta que ajuda a compreender e esclarecer a questão sobre influência em mídias sociais. LIF - Lazer e bem-estar SPO - Esportes POL - Notícias, atualidades e política BIZ - Negócios e economia A métrica “Autoridade” ainda se divide na análise de outras oito principais áreas: AME - Artes e entretenimento TEC - Tecnologia e internet SCI - Ciências e meio ambiente MED - Medicina e saúde
  14. 14. Na teoria, o Algoritmo de Levenshtein ou Distância Levenshtein diz que a distância de edição entre duas seqüências de caracteres (strings) é dada pelo número mínimo de operações necessárias para transformar um string no outro. Entendemos por "operações" a inserção, deleção ou substituição de um caráter. O nome advém do cientista russo Vladimir Levenshtein, que considerou esta distância já em 1965. É muito útil para aplicações que precisam determinar quão semelhantes dois strings são, como é por exemplo o caso com os verificadores ortográficos. Este algoritmo é muito utilizado nos estudos de mídias sociais para identificar e unificar os diversos perfis sociais da uma mesma pessoa. Algoritmo de Levenshtein
  15. 15. Universo ou População: todos os indivíduos do campo de interesse da pesquisa, ou seja, o fenômeno observado. Sobre ela se pretende tirar conclusões. Fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar. Amostra: a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. Estudo por Amostragem Vejamos a seguir alguns fatores que determinam o tamanho da amostra.
  16. 16. Amplitude do universo: Os universos de pesquisa podem ser finitos ou infinitos. Convencionou-se que os finitos são aqueles cujo número de elementos não excede a 100.000. Universos infinitos, por sua vez, são aqueles que apresentam elementos em número superior a esse. Nível de confiança estabelecido: Quando falamos em 95% de confiança, dizemos que, por exemplo, há uma probabilidade dos resultados amostrais monitorados estarem 5% além da margem de erro. Na verdade 2,5% de chances deles serem maiores e 2,5% de chances de serem menores. Erro máximo permitido: Os resultados obtidos numa pesquisa elaborada a partir de amostras não são rigorosamente exatos em relação ao universo. Esses resultados apresentam sempre um erro de medição. Nas pesquisas sociais trabalha-se usualmente com uma estimativa de erro entre 3 e 5%. Porcentagem com que o fenômeno se verifica: Utiliza-se 'p' e 'q' como 50 cada um partindo do princípio que o comportamento da amostra é desconhecido e não se tem uma hipótese da quantidade de menções positivas, negativas ou neutras, por exemplo. No caso de monitorar expressões em que supõe-se que 70% das menções serão positivas, preenche-se 'p' com 70 e automaticamente 'q' será definido como 30. Isso definirá uma amostra para ser classificada em que se confirmará ou não a hipótese apresentada no momento de configurar o monitoramento por amostragem. Estudo por Amostragem
  17. 17. O alcance potencial é o número que pessoas que uma citação pode ter alcançado. No caso do Twitter por exemplo, este número é calculado através do número de seguidores que o usuário que realizou o post tinha no momento em que fez a citação. Para o Facebook, corresponde ao número aproximado de pessoas que seus anúncios ou suas histórias patrocinadas podem alcançar, com base em seu critério de direcionamento. Alcance Potencial
  18. 18. Obrigado! Espero que este pequeno estudo possa esclarecer , e até mesmo revelar, novas frentes de pesquisas. Aproveitem para conhecer um pouco mais sobre “Right-time Marketing”. >>
  19. 19. Muito prazer, somos a
  20. 20. A NO BLIND se propõe a apresentar ao mercado brasileiro, o moderno conceito do Right-time Marketing. Um conjunto de recursos e estratégias, que interferem diretamente nas decisões de compra dos seus consumidores. Todos estes recursos, utilizados em conjunto, nos garantem a real possibilidade de trazer para a sua operação, inteligência estratégica, análise competitiva e principalmente, velocidade de reação.
  21. 21. NOSSA METODOLOGIA, DENOMINADA “LOOP VIEW”, É 100% DIRECIONADA PARA ALCANÇAR RESULTADOS REAIS E LEVAR SUCESSO PARA O SEU NEGÓCIO.
  22. 22. ANÁLISE DO PÚBLICO CONSUMIDOR Estudos de perfil sócio-demográfico online, comportamento e até afinidade com determinada marcas e produtos. Além disso, promovemos o cruzamentos de informações entre marcas, classe social, gênero, localização e muito mais. IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES INFERIDAS Gênero, Faixa Etária, Escolaridade, Estado civil e Classe Social. IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES OBSERVADAS Interesses , intenção de compra, afinidade com marcas e clusters de comportamento. ALGUNS SERVIÇOS
  23. 23. CAMPANHAS EM MEDIA DISPLAY Esse serviço utiliza banners em sites e portais e é uma publicidade ilustrativa que pode trabalhar animação, vídeos curtos e diversas outras mídias. Com eles, a empresa pode realizar o anúncios de produtos, serviços, promoções e lançamentos. Desde uma simples imagem animada a um game mais interativo, esse tipo de publicidade é um ótimo formato para atrair mais visitantes e, consequentemente, garantir mais clientes para a empresa. CAMPANHAS CPC Custo Por Clique é uma forma de veicular anúncios na internet onde são pagos apenas os cliques efetivos, ou seja, quando alguém clicar no anúncio e for direcionado ao site da empresa anunciante. Quando os anúncios são exibidos, porém não são clicados, o anunciante não precisa pagar. ALGUNS SERVIÇOS
  24. 24. RETARGETING É a técnica em servir anúncios relacionados aos interesses demonstrados pelo usuário, ao sair da navegação do seu site de origem. Ou seja, trata-se de uma campanha elaborada para seguir o usuário, na tentativa de conquista-lo. CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING Gerenciamento, criação e execução. DATA BASE MARKETING Gerenciamento, tratamento de dados e execução. ALGUNS SERVIÇOS
  25. 25. DASHBOARD A essência dos bons resultados é estar conectado constantemente com os resultados de suas ações de marketing. Por isso utilizamos de tecnologias de ponta para levar aos nossos clientes informações 100% em tempo real. ALGUNS SERVIÇOS
  26. 26. Queremos conhecer a sua empresa e fazer parte do seu sucesso. RIGHT-TIME MARKETING
  27. 27. CONTATO 21 9819-1975 gustavo.pereira@noblind.com.br CEO Gustavo Pereira HEAD OF PLANNING Thomaz Terini 21 9377-7447 thomaz.terini@noblind.com.br 21 9964-0532 brenno.faro@noblind.com.br HEAD OF BUSINESS Brenno Faro 21 3486-7852 / 3486-7953
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×