Representacao tematica de_imagens_perspectiva

1,664 views
1,531 views

Published on

Seminário sobre Representação Temática de Imagens baseada no artigo da Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso.

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,664
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
24
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Representacao tematica de_imagens_perspectiva

  1. 1. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação Análise Documentária Professora Raquel PradoREPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS:PERSPECTIVAS METODOLÓGICASCRISTINA PATRIOTAMARCELA BASSOLIMARCOS TERUO OUCHI São Carlos (SP)PAULO SILVAREBECA CARRARI 2011
  2. 2. INTRODUÇÃO A representação temática é uma importante atividade que auxilia na recuperação de documentos.Basicamente há duas tipologias a fim de aplicar diferentestratamentos para diferentes documentos: • Documentos gráficos • Documentos não-gráficos
  3. 3. INTRODUÇÃOVasta bibliografia que consolida arepresentação temática dosmateriais gráficos.Percebe-se lacunas teóricas emetodológicas no que diz respeitoaos materiais não gráficos.
  4. 4. Informação e Ciência da InformaçãoA informação revela importânciafundamental no que diz respeitoà transmissão do conhecimento.
  5. 5. Informação e Ciência da Informação“*...+ ela pode ser descrita de umaforma objetiva, por meio detexto, figura, etc., mas seu significado podeser subjetivo, dependendo dos estadosmentais de quem faz uso dela” Machado (2003)A informação pode repercutir posições diversas em relação à suainterpretação.
  6. 6. Informação e Ciência da Informação[...] Ciência da Informaçãosurge no período do pós-guerra, comodecorrência da necessidade de organizaçãoe representação do conhecimento queaumenta “exponencialmente *...+
  7. 7. Representação de ImagensPara Smit (1987, p.100) “A descrição de umaimagem nunca é completa”, porém para CoelhoNetto (2003, p. 152) “Uma tela, uma escultura, umfilme podem perfeitamente ser descritos comomensagens, como grupos de elementos depercepção extraídos de repertórios determinadose com uma estrutura certa”.
  8. 8. Representação de ImagensA análise de imagens traduz para uma linguagemverbal o aspecto visual de uma obra, transmitindosignificados, sejam eles explícitos ou não.
  9. 9. Representação de ImagensOs tesauros adequados para analisar documentosescritos, dificilmente serão utilizados para analisardocumentos icônicos, pela simples razão que estesdemandam um número maior de termos concretos. Nãohá imagens de ‘agricultura’ ou de ‘racismo’, háplantações de soja ou milho, há cartazes em cima deportas com dizeres do tipo for white only.
  10. 10. Representação de Imagens“O documentalista de imagens procura o equilíbrio a serencontrado entre a análise dos detalhes de umaimagem que são importantes, e o descarte dos detalhesinsignificantes, para ser preciso sem ser especificodemais” (SMIT, 1987)
  11. 11. Aplicação da LinguísticaÉ uma ferramenta de grandeimportância, já que permite aanálise de todo tipo de documento;No caso das imagens, esta é aplicada através daidentificação de signos e significados relacionados àsobras, através da Semiótica:  Semiologia - trata dos signos  Semântica - trata dos significados
  12. 12. Aplicação da LinguísticaPara Panofsky (1991 apud MANINI, 2002, p.54), há três níveis paraidentificar a mensagem e o significado de obras de arte:Pré-iconográficodescrição dos elementos constitutivos da imagem (referente)Iconográficotrata de assuntos específicos e conceitos manifestos, remetendo aoreconhecimento de um significado atribuível ap referente (análise)Iconológicorefere-se a valores simbólicos, ou seja, significados intrínsecos ou aconteúdos somente detectáveise/ou observáveis cultural, social, filosóficaou ideologicamente (interpretação)
  13. 13. Aplicação da LinguísticaPara Pierce (1999 apud MANINI, 2002, p.67):“Todo signo reúne, pelo menos trêselementos: um significante(perceptível), um referente(realidade física ou conceitual domundo) e um significado”.
  14. 14. Aplicação da LinguísticaOs conceitos de DE e SOBRE, por Sara Shatford (1986, p.44):A análise iconográfica possibilita identificarespecificamente DE que é uma imagempermite perceber a exibição dealegorias, personificações e símbolos parafins de analisar SOBRE o que é uma imagem.
  15. 15. Aplicação da LinguísticaDimensão Expressiva da Imagem (MANINI, 2002):“*...+ é algo ligado à forma daimagem – que se encontra emjustaposição ao seu conteúdoinformacional”Importância para a análise de documentos:Decisão de escolha por uma fotografia ou outra namedida que estas se diferenciam em aspectostécnicos (câmera, recursos, ótica, luminosidade)
  16. 16. Aplicação da LinguísticaResumindo a Dimensão Expressiva da Imagem:DE que ela é genérica e específicanuma representação;SOBRE o que ela é;COMO a imagem expressa oconteúdo.É conveniente, no estudo de fotografias que se utilize a DimensãoExpressiva da Imagem para melhor identificação do material.
  17. 17. Metodologias de Representação TemáticaPRECIS – Construção de índices deassuntos (automáticos) contendo osseguintes pontos: ação, objeto daação, agente da ação e local da ação.
  18. 18. Metodologias de Representação TemáticaA metodologia estudada por Nair Yumiko Kobashi (1994) quepropõe quatro categorias para a análise, fazendo as seguintesperguntas:O que?;Quando?;Onde?Como?
  19. 19. Metodologias de Representação TemáticaJá no contexto imagético, foram encontradas as seguintes metodologias:SMITPropõe seis parâmetros para a representação de imagens.Quem? (seres vivos);Onde? (ambiente);Quando? (tempo);Onde? (espaço);O que? (ação) eComo? (técnica).
  20. 20. Metodologias de Representação TemáticaBiblioteca NacionalQue revela o contexto histórico, questionando:Quem fotografou?Quando? Onde?Que e / ou quem foi fotografado?
  21. 21. Metodologias de Representação TemáticaTratando de materiais fotográficos e “DimensãoExpressiva da Imagem” identificou-se o trabalhode Miriam Paula Manini (2002), que pode serresumido pelo seguinte quadro: Conteúdo Informacional DIMENSÃO EXPRESSIVA DE SOBRE CATEGORIA GENÉRICO ESPECÍFICO Quem/ O que Onde Quando Como
  22. 22. Metodologias de Representação TemáticaQuem/o queIdentificação do ‘objeto enfocado’: seresvivos, artefatos, construções, acidentes naturais, etc.OndeLocalização da imagem no espaço: espaço geográfico ou espaçoda imagem (p. ex.: São Paulo ou interior de danceteria)
  23. 23. Metodologias de Representação TemáticaQuandolocalização da imagem no tempo: tempo cronológico ou momentoda imagem (p. ex.: junho de 1997 ou dia de verão).Comodescrição de atitudes ou detalhes relacionados ao ‘objetoenfocado’ quando este é um ser vivo (p. ex.: cavalocorrendo, criança trajando roupa do século XVIII). (MANINI, 2002, p.107)
  24. 24. Aplicação da metodologia e análisesAssim sendo, objetivou-se identificar e analisarliteraturas na ciência da informação, quepreconizem representar tematicamente o universodocumental de imagens, mais precisamente emduas obras de Salvador Dalí.Os resultados obtidos nesse ensaio é provocardebates construtivos com o intuito de motivarmovimentos proativos em análise documentáriade imagens.
  25. 25. Aplicação da metodologia e análises A persistência da Memória
  26. 26. Aplicação da metodologia e análises Conteúdo Informacional DIMENSÃO DE SOBRE EXPRESSIVA CATEGORIA GENÉRICO ESPECÍFICO Relógios Quem/ O que moles Onde praia Costa Catalã Quando dia 1931 Óleo sobre Memória tela Relógio derretendo Relógios Como sobre o galho, derretendo sobre a mesa, sobre a face.
  27. 27. Aplicação da metodologia e análisesA tentação de Santo Antonio
  28. 28. Aplicação da metodologia e análises
  29. 29. Considerações finaisUm indexador de obras de artenecessita conhecer aspectos relevantesda cultura contextual para realizar estaatividade que envolve tantos detalhes.
  30. 30. Considerações finaisMostrou ser imprescindível tambémrecorrer a interpretações pessoaispois, mesmo utilizando umametodologia, a amplitude de assuntosexpressos pelo pintor possibilitou aconexão dos mesmos para a seleção dealguns termos que os interligassem.
  31. 31. ReferênciasMAIMONE, G. D.; GRACIOSO, L. de S. Representação temática de imagens: perspectivas metodológicas.Informação & Informação, Londrina, v. 12 , n. 1 , jan./jun. 2007. Disponível em:<http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=10519>. Acesso em: 23 jul. 2010

×