Your SlideShare is downloading. ×
Esteróides anabolizantes
Esteróides anabolizantes
Esteróides anabolizantes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Esteróides anabolizantes

10,011

Published on

Published in: Technology, Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
10,011
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
108
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ESTERÓIDES ANABOLIZANTES PROF. RENILTON OLIVEIRA SANTOS O quê são? •Esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico). O quê são ? •São utilizados por indivíduos de várias faixas etárias, mas principalmente jovens; além de atletas para aumentar a massa muscular, a força ou a resistência. Estimulantes •Depois de apenas algumas semanas de uso contínuo, os usuários podem sentir euforia e aumento de energia, tornando-se agressivos e mais competitivos. Problemas O fundo do poço •Os usuários que param de tomar esteróides depois de uso prolongado podem sofrer de fadiga, insônia e depressão. Agressividade: é a causadora deste estado por ser uma droga muito andrógena. Hipertensão: Isso ocorre, pois os esteróides provocam grande retenção de água, inclusive no sangue, fazendo que este aumente de volume, em conseqüência de pressão. Acne: o DHL, faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, isto é combinado com as bactérias do ar e pele seca formam a acne. Calvície: o DHL, faz com que o folículo capilar pare de crescer cabelo. Hipertrofia Prostática: o DHL, tem um papel importante no mecanismo de aumento prostático, podendo levar o consumidor a impotência; Ginecomastia: Excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino, que é conhecido popularmente como “TETA DE VACA”. Dores de Cabeça: Também é ocasionada em função dos esteróides mais androgênicos e dos efeitos da elevação da pressão arterial. Aumento do Colesterol: Os esteróides tem como efeito colateral o acúmulo de LDL e diminuição do DHL. (Os esteróides anabolizantes são um tipo de colesterol).
  • 2. Limitação de Crescimento: Alguns tipos de esteróides usados em longa duração ou em quantidade abusivas, tem como efeito colateral o fechamento prematuro dos discos de crescimento localizado nas epífise ósseas. Virilização em Mulheres: Pode ocorrer nas mulheres que utilizam esteróides o crescimento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia. Impotência e Esterilidade: No início do tratamento com esteróides, o homem passa por uma fase de excitação sexual com o aumento da freqüência das ereções, entretanto dura por apenas algumas semanas, isto se reverte gradualmente até a perda do interesse sexual. Esse desinteresse é o resultado da redução da produção de testosterona devido a elevação excessiva de testosterona no corpo. Insônia: os anabolizantes tem um efeito de estimulante no sistema nervoso central, que provoca insônia. Hepatoxidade: o fígado é prejudicado ou lesionado pelos esteróides mais tóxicos, porém estas lesões são reversíveis tão logo o uso seja interrompido. Problemas de Tendões e Ligamentos: como os músculos se desenvolvem rapidamente, e este desenvolvimento não é acompanhado pelos tendões e ligamentos que se desenvolvem lentamente, isto causa problemas para tendões e ligamentos como: inflamação, inchaço e até ruptura. Há casos crônicos que interrompem a atividade de atletas. Exemplos, ações e esportes em que são mais usadas : •Efedrina alcalóide isolado pela primeira vez na China, usado por asmáticos Como age: estimulante, atua nos sistemas nervoso e cardiovascular. Auxiliar na perda de peso e no aumento de energia. Reduz a fadiga Efeitos colaterais: paranóia psicótica, hipertensão, taquicardia e depressão Esportes: basquete, ciclismo, futebol, vôlei outros : •Nandrolona um tipo de esteróide anabolizante Como age: proporciona o desenvolvimento da massa muscular e o aumento da força Efeitos colaterais: nos homens, crescimento das glândulas mamárias; nas mulheres, aumento de pêlos e problemas de ovulação Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso outros : •Estanozolol esteróide anabolizante sintético Como age: é utilizado para desenvolver a musculatura Efeitos colaterais: arteriosclerose, disfunção hepática e redução da libido nos homens, provoca hipertrofia da próstata; Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso
  • 3. outros : •Testosterona O que é: hormônio sexual masculino Como age: aumenta a massa muscular, a explosão e a agressividade Efeitos colaterais: esterilidade; aumento de pêlos no rosto e irregularidades no fluxo menstrual Esportes: atletismo, natação, basquete, levantamento de peso Como os anabolizantes são utilizados? Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular. Por que as pessoas usam os anabolizantes? Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes? Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres. Os anabolizantes afetam a escola ou trabalho? Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.

×