Your SlideShare is downloading. ×
Rituais de cura instituto flou 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Rituais de cura instituto flou 2012

2,106
views

Published on

Rituais de cura utilizando

Rituais de cura utilizando

Published in: Spiritual

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,106
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A Floresta dos UnicórniosInspirada pelo unicórnio, símboloda conjunção da ciência com amística e da razão com aintuição, nasceu o InstitutoFloresta dos Unicórnios. Umaorganização sem fins lucrativos,que atua como um núcleointegrador de conhecimentos eexperiências, estimulando aconvivência humana e odesenho de comunidadessaudáveis e compatíveis com osprocessos da natureza.
  • 2. A Floresta dos Unicórnios   O Instituto realiza projetos de formação, cursos, workshops, vivências e encontros com a finalidade de propiciar novas formas de aprendizado centrado na vida e a construção de um paradigma focado na sustentabilidade e na cultura de paz. O Espaço da Floresta mantém um projeto de conservação, licenciado pelo IBAMA, responsável pelo cuidado de dois mil animais silvestres resgatados do comércio ilegal.    
  • 3. Os Rituais de CuraIndígena na FlorestaDesde 2007, a FLOU vem apoiando adisseminação dos conhecimentos epráticas dos povos da floresta.Reconhecendo a importância deestimular a expressão das diversasetnias indígenas, e de reconhecer,disseminar e preservar o legado culturale medicinal riquíssimo que recebemosdesses povos, o instituto abriu o seuespaço para a realização de oficinasculturais e rituais de cura com plantasde poder – medicinas da floresta.
  • 4. Os Rituais de Cura Indígena na Floresta  São realizados na oca “Yube Shube”,batizada por Leopardo Yawabane, daetnia Kaxinawá, que em sua línguasignifica Morada do Espírito da JibóiaBranca (aquela que traz osconhecimentos sagrados da plantaayahuasca).
  • 5. Quem Busca Nossos Rituais? Os participantes que chegam aos rituais na Floresta desejam:•  Explorar a consciência, em busca de aprofundar o conhecimento de si e enxergar uma realidade que dificilmente acessamos no estado de consciência de vigília (no dia-a-dia), com o intuito de se harmonizar com os fluxos da vida.•  Identificar e reconhecer traumas, limitações, além de comportamentos e padrões não saudáveis e recorrentes, para enxergar soluções e efetuar mudanças.•  Melhorar a saúde física.•  Tratar questões de âmbito espiritual.•  Trazer vitalidade, encantamento, perspectiva e propósito de vida.•  Vivenciar um processo de cura, com ênfase no coletivo.•  Acessar a sabedoria milenar indígena e sabedoria da natureza.
  • 6. Os Rituais de Cura Indígena na Floresta  Os rituais na Floresta são conduzidos por indígenas de diferentes tradições epermeados por cantos e danças sagradas, que possibilitam a abertura com ouniverso espiritual e com o conhecimento disponível na natureza.  
  • 7. Os Rituais de Cura na Floresta   O resgate da cultura e medicina ancestrais para a FLOU, além de contribuir para a celebração da diversidade cultural, é uma oportunidade de fortalecer um caminho espiritual integrado com a sustentabilidade e a cultura de paz.  
  • 8. Sustentabilidade na Floresta dos Unicórnios Sustentabilidade para nós, não é um simples campo de conhecimento, mas um espaço de encontro de múltiplos saberes intuitivos, científicos, tecnológicos e psicológicos, e portanto tem considerações socioculturais, políticas, econômicas, históricas, antropológicas, educativas e de saúde. Confiamos que, cultivando o encontro de diferentes saberes aliados a uma ética de cuidado com toda a vida, nos possibilitará efetuar as mudanças que precisamos em nossa sociedade.
  • 9. Aliando Sustentabilidade e Espiritualidade   Nossas estruturas econômicas, políticas e sociais não têm conseguido isoladamente solucionar os problemas da humanidade. Essa falta de percepção da interdependência da vida, criou em nós um comportamento individualista e materialista. Como seres complexos, possuímos experiências distintas não só nas dimensões biológica, mas também sociológica, psicológica e espiritual. A completa desatenção com nossas dimensões mais profundas tem nos levado a doenças que se tornaram sistêmicas.
  • 10. Aliando Sustentabilidade e Espiritualidade  O Instituto FLOU se fundamenta noexercício de uma espiritualidadesocialmente e ambientalmentecomprometida. Acreditamos que aconstrução para a cidadaniaplanetária acontece na criação deuma ética universal embasada nonascimento da humanidade comoconsciência comum, e dasolidariedade entre seres humanoscomprometidos, criativos, livres,abertos ao saber, ao amor e àamizade – sempre numa relaçãoindissociável com a biosfera e osmistérios da vida.
  • 11. Aliando Sustentabilidade e Espiritualidade  Essa espiritualidade se revela concretamente no nosso dia-a-dia, a partir deuma qualidade em nossa presença, que traduz em atos de fraternidade,simpatia, gentileza, cuidado e ternura. Há nesse estado um sentimento deinteireza, lucidez, paz e gratidão.  
  • 12. Medicina Xamânica e Plantas de PoderO uso de plantas expansoras da consciência tem sido parte daexperiência humana por muitos millênios. No entanto, a sociedadeocidental contemporânea só recentemente está percebendo aimportância que essas plantas têm tido em moldar a história de culturasem todo o mundo.
  • 13. Medicina Xamânica e Plantas de Poder  As plantas de poder hoje têm grande importância, pois podem nos levara novas descobertas para tratamentos mais eficazes e saudáveis doque a medicina ocidental tem nos oferecido. Segundo Richard Schultz,em seu livro Plantas de Poder, a psiquiatria não tem avançado tãorapidamente como outros campos da medicina, em parte por não ter àdisposição ferramentas adequadas para lidar com um órgão tãocomplexo quanto o cérebro. As plantas psicoativas poderiam ampliaressa compreensão.
  • 14. Medicina Xamânica e Plantas de Poder  A ciência ocidental recebeu um legado do Iluminismo que, entre outrosaspectos, nos levou ao foco e importância no pensamento racional e no planoconcreto da matéria. Enquanto a medicina ocidental, busca tratar a dimensãofísica do paciente, sem enxergar de maneira sistêmica a manifestação dadoença no ser, os trabalhos de cura com xamâs e curandeiros, com o auxíliode plantas sagradas, leva em conta os campos sutis (energéticos), integrandoo emocional, o psíquico e a alma.  
  • 15. Medicina Xamânica e Plantas de Poder  Essas plantas nos ligam com antigas fontes de cura de nossosantepassados, que compreendiam a doença como odesequilíbrio da totalidade humana, que está em conexão econstante transformação com a teia da vida.    
  • 16. Mitos e Ayahuasca: A Linguagem Espirtual das ImagensOs xamâs dispõem naturalmente da capacidade de viajarpara dentro da profundeza humana acessando o mundodas imagens, com seus símbolos e arquétipos. O mundodas imagens é mais impactante e próximo para traduzir oconhecimento e a experiência espiritiual, do que alinguagem, limitada pela dualidade e racionalidade. Não àtoa, a sabedoria dos mistérios da vida sobreviveu milêniospor ter sido transimitida através dos mitos, históriasmergulhadas no universo dos símbolos.
  • 17. Mitos e Ayahuasca: A Linguagem Espirtual das Imagens  Segundo o pensador Joseph Campbell, os mitos são pistas para os potenciaisspirituais da vida humana. Não basta o reconhecimento racional para mudarpadrões profundos e encrustados. Para desatá-los a partir da raiz, precisamosmergulhar em processos mais fundos. Podemos ser levados à profundeza complantas de poder, como a ayahuasca, que dialoga através das imagens earquétipos.
  • 18. A AYAHUASCA   É uma bebida vegetal milenar, resultado da decocção de duas plantas da amazônia: o cipó Mariri, também conhecido como jagube ou pajésinho, (Banisteriopsis Caapi) e as folhas de um arbusto da família do café chamado Chacrona, também conhecida como rainha da floresta (Psichotria Viridis). É utilizada como um instrumento sagrado pelos povos indígenas no Brasil, Ecuador, Bolivia e nos Andes Peruanos, tradição de povos há milhares de anos.
  • 19. A AYAHUASCA  Denominada entre os indígenas como o “vinho da alma” “abuela” (avó), cipó da alma, e “planta professora”, o termo é derivado da língua Quéchua (Inca): “Aya” significa alma, e “Huasca” significa cipó, corda.
  • 20. COMPOSIÇÃO QUÍMICA  A ayahuasca é composta, entre outras substâncias, por beta-carbolinas,que são alcalóides como os derivados da harmina, capazes de inibir deforma reversível a MAO, o que garante a atuação de um outro componente,a DMT. Ambos são responsáveis por uma mudança metabólica semelhanteàquela alcançada em meditações profundas, ou durante o sono profundo.Sua ação farmacodinâmica está atrelada à produção de substânciasendógenas, que são produzidas pelo nosso próprio organismo, e portantonão há demonstrações de danos físicos ocasionados pelo consumo.
  • 21. USOS DA AYAHUASCA A ayahuasca trabalha os aspectos energéticos, físicos e mentais, no âmago da compreensão humana, facilitando a indução aos estados ampliados de consciência. A maioria de seus usuários consideram-na um veículo que facilita a introspecção, a limpeza interior, a meditação e o autoconhecimento, e em muitos casos um caminho para a conexão com a espiritualidade.  
  • 22. USOS DA AYAHUASCA  A Ayahuasca nos leva muitas vezes à uma zona da memóriavinculada a vida interior do corpo (genética e hereditária),como também a vida exterior, ou social da pessoa, nopresente, passado e futuro.  
  • 23. USOS DA AYAHUASCAO Instituto FLOU enxerga a saúde como a relação dinâmica, equilibrada eintegrada entre o ser e seu meio. Nesse sentido, os rituais contribuem para asaúde facilitando a integração das diversas dimensões humanas. No plano físico,a ayahuasca atua no organismo ajudando eliminar toxinas, fazendo limpeza nãosomente na matéria, mas também nos planos emocionais, psíquicos e espirituais.
  • 24. USOS DA AYAHUASCA Para a limpeza ocorrer, o trabalho com a ayahuasca pode eventualmente provocar náuseas, vômitos, diarréia, aumento do ritmo cardíaco e pressão sanguínea, mas essas reações são indicativas do processo de limpeza e purificação que está se dando e acabam facilitando o processo interno de autoconhecimento. Estudos realizados em meados da década de 80 pelo CONFEN (Conselho Federal de Entorpecentes) indicam que: a ingestão continuada de ayahuasca não gera dependência, física ou psíquica, não compromete o comportamento social, familiar ou produtivo do indivíduo, não prejudica o seu desempenho mental ou orgânico e nem induz ao consumo de drogas.
  • 25. USOS DA AYAHUASCA   Observamos um crescente interesse na utilização da ayahuasca no tratamento de variados vícios, dependências em drogas e alcoolismo, doenças físicas e outras patologias, onde podemos notar resultados positivos. Cientistas em diversos países estão ampliando seus trabalhos para incluir uma compreensão ampliada da ayahuasca e outros enteógenos (substâncias que elaboram a manifestação interior e a conexão com os campos sutis), para tratamento de depressões e outros desequilíbrios psíquicos.
  • 26. BENEFICIOS DOS RITUAIS DE CURA  Ao término dos rituais de cura da Floresta, os participantes muitas vezesapresentam estados de renovação, vitalidade, serenidade, leveza e alegria.Muitos sentem abrir vias energéticas soterradas, eliminando bloqueios, ereordenando o organismo psíquico, emocional e espiritual.
  • 27. BENEFICIOS DOS RITUAIS DE CURA  Muitos comentam sobre a superação, ou a compreensão aprofundada dedificuldades e traumas, a capacidade ampliada e resiliência adquirida parasolucionar problemas em suas vidas. Isso ocorre pelas mudanças de pontos devista, e com isso de nossa visão do mundo, como também por trazer clareza ecoragem para dar a ruptura e facilitar a transição para adentrarmos novoshorizontes.
  • 28. BENEFICIOS DOS RITUAIS DE CURA    Os participantes demonstram maior sensibilidade, presença, desapego, solidariedade, pelas experiências proporcionadas com o sagrado e valorização profunda da vida. Esse estado de plenitude (mesmo que as vezes momentâneo) tem produzido alterações significativas no modo de ver e agir dessas pessoas.  
  • 29. Nossa Responsabilidade no Caminho de CuraTodo o caminho espiritual exige contínuo esforço, dedicação edisciplina, pois somos conduzidos constantemente ao desafio edesenvolvimento. Não é diferente com os trabalhos de cura comayahuasca, que exigem nosso preparo, compromisso e abertura pararecebermos seus profundos ensinamentos.
  • 30. Nossa Responsabilidade no Caminho de Cura   Uma vez que adentramos o processo do ritual e alargamos nosso olhar e consciência sobre o mundo, não voltamos mais a ser como éramos antes. A consciência mais clara exige de cada participante uma responsabilidade maior perante o mundo, e exige mudanças, muitas vezes desconfortáveis, mas necessárias para redirecionar nosso caminho, assim podendo viver com mais saúde, alegria e sentido.
  • 31. Nossa Responsabilidade no Caminho de Cura  A ayahuasca pode ser um guia muito eficaz no processo de cura profunda, mas elanão resolve todos os nossos problemas sozinha e não substituirá a parte do trabalhoque corresponde a cada um. Temos o costume de delegarmos aos médicos emedicamentos a responsabilidade pela nossa saúde, aos economistas as receitaspara resolver a pobreza, e até aos gurus a cura e ascenção espiritual, como se nãopossuíssemos a potência para agir para transformarmos nossa realidade. Só quandonos tornarmos participantes ativos compreendendo a nossa responsabilidade noprocesso de cura, é que estaremos livres e seremos capazes de fazer mudançasprofundas e efetivas.
  • 32. Nossa Responsabilidade no Caminho de Cura  Não basta nos conectar somente com níveis espirituais e sutis daenergia. Devemos lembrar que tão necessário ao caminho espiritual,é fincar raízes na Terra, que nos confere a responsabilidade deestabelecermos elos reais entre o que prezamos e fazemos. Aespiritualidade se concretiza nas ações cotidianas, em nossoscomportamentos e hábitos, e na qualidade de nossas relações.  
  • 33. A Ayahuasca na Política BrasileiraO CONAD é órgão da SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas,entes que delineiam a política brasileira referente às drogas. Definem o que ésubstância entorpecente para fins de persecução penal e representam o Brasiljunto à comunidade internacional nos foros deliberativos acerca de drogas(prevenção, tráfico, repressão, consumo etc). É destes órgãos a decisão depermitir o uso religioso da substância psicoativa conhecida, genericamente,como ayahuasca (mariri, yagé, caapi, natema, daime, vegetal etc) em rituaisreligiosos a partir da verificação de que este uso: i) é expressão de religiãoancestral, de origem indígena e anterior à formação da cultura ocidentaljudaico-cristã; ii) não há abuso nem dano à saúde mental e física em decorrênciade seu uso religioso; iii) contribui para a afirmação da identidade culturalbrasileira e, em especial, da Amazônia.
  • 34. PARA APROFUNDAR•  http://plantandoconsciencia.wordpress.com•  http://www.xamanismo.com.br/Capa/WebHome•  http://www.madreayahuasca.com•  http://www.ayahuasca-wasi.com•  http://www.ayahuasca-info.com/pt/introductionVIDEOS:Rituais de Cura no Instituto FLOU: http://youtu.be/rL5nZjS7QxUAyahuasca na Bolivia: http://youtu.be/xMvKYNrbHUoPronunciamento do Gilberto Gil: http://youtu.be/d7MXwSl8KhIDoc: Sacred Vine: http://youtu.be/N13cUTpc-kcDoc: DMT – A Molécula do Espítio: http://youtu.be/N4T5LduZ9vgDoc. 2012 – Tempo de Mudança: http://youtu.be/2bI9DJQUz40 (trailer)
  • 35. Lembre-seA ayahuasca é somenteum de muitos veículospara a busca interior. Éfundamental que vocêestude com cuidado,reflita e sinta-se tocadopela proposta antes defazer a decisão departicipar de um ritual.A Floresta dos unicórniosestá à disposição!
  • 36. WWW.FLORESTADOSUNICORNIOS.COM.BR  Facebook: http://www.facebook.com/florestados.unicornios