• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Pressbook São João de Caruaru
 

Pressbook São João de Caruaru

on

  • 1,354 views

Pressbook São João de Caruaru

Pressbook São João de Caruaru

Statistics

Views

Total Views
1,354
Views on SlideShare
1,354
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
15
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Pressbook São João de Caruaru Pressbook São João de Caruaru Document Transcript

    • PRESS BOOK SÃO JOÃO CARUARU 2012
    • O MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO O São João de Caruaru é a maior festa de rua do mundo. Durante todo o mêsde junho a cidade vive a grande celebração da cultura brasileira, atraindo mais de1 milhão de pessoas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Palhoças, quadrilhas, literatura de cordel, poesia matuta, cantadores,arraiais, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e as imperdíveis comidastípicas podem ser encontrados em cada esquina da cidade. Caruaruenses eturistas fazem juntos um evento inesquecível, mostrando toda a alegria ecriatividade do Agreste pernambucano. Uma festa verdadeira do Brasil. Em 30 dias, mais de 300 artistas apresentam-se na cidade, entre atraçõesde palco e chão. A economia local recebe o impacto de mais de R$ 180 milhõesnos setores de comércio e serviços, gerando milhares de empregos temporários. O espaço de maior concentração de pessoas é o pátio de eventos Luiz “Lua” Gonzaga, onde acontecem os grandes shows ao ar livre e gratuitos. O Altodo Moura, a Feira de Artesanato, a Estação Cultural, a Avenida Agamenon Maga-lhães e vários bairros da cidade funcionam como focos de animação durante operíodo. Em 2012, a festa terá início no dia 02 de junho e só acabará no dia 30. Aestrutura das festas juninas, aprovada por mais de 90% do público em 2011, serámantida. Serão cinco grandes polos: Estação Ferroviária, Alto do Moura, Arraialdo Candeeiro, Polo das Quadrilhas e Pátio do Forró Luiz “Lua” Gonzaga. O grande homenageado deste ano será Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Seestivesse vivo, o mais importante artista brasileiro de todos os tempos estariacompletando 100 anos. Caruaru também fará uma menção honrosa ao cantor ecompositor Azulão, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira.
    • HOMENAGEADOSLuiz Gonzaga Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Exu(Sertão pernambucano). Filho de Santana e do agricultor Januário, aprendeu como pai a tocar e consertar sanfonas. Começou a se apresentar ainda criança, aolado de Januário. Adolescente, foi proibido de namorar com uma moça da regiãopelo pai da garota, um coronel sertanejo. Revoltado, fugiu de casa para ingressarno Exército, passando 9 anos sem dar notícias à família. Em 1939 deu baixa doExército e passou a morar no Rio de Janeiro, tocando acordeom em bares daLapa, a região boêmia da cidade. No início da década de 1940 foi contratado comomúsico pela Rádio Nacional. Lá conheceu o cantor gaúcho Pedro Raimundo, que apresentava-se usandotrajes típicos do Sul. Gonzaga, então, teve a ideia de trocar o paletó e a gravatapelo chapéu de couro e o gibão, abandonando o bolero para executar os temasregionais. Fez sucesso imediato, caindo no gosto da imensa comunidade nordes-tina que morava no Rio. Em 1946 visitou os pais em Exu, num reencontro quegerou uma de suas mais conhecidas composições, Respeita Januário. Luiz Gonzaga teve inúmeros parceiros ao longo da vida, mas sem dúvida osmais conhecidos são Zé Dantas e Humberto Teixeira, com os quais compôs cente-nas de canções. Asa Branca, seu mais conhecido clássico, é de 1947, fruto daparceria com Teixeira. No entanto, são inúmeros os sucessos de Luiz Gonzaga,que é o mais influente artista brasileiro de todos os tempos. Gonzagão, ou Lua,como era chamado pelos amigos, influenciou todasas gerações de cantores e compositores quevieram depois dele e até hoje é regravado pordezenas de artistas. Gravou mais de quarentaLPs e praticamente toda sua obra ainda estádisponível. Luiz Gonzaga teve dois filhosadotivos, o cantor e compositor LuizGonzaga do Nascimento Jr. (Gonzaguinha)e Rosa. Ele morreu em 2 de agosto de1989, no Recife, vítima de uma paradacardíaca e respiratória. O corpo do Reido Baião foi sepultado em Exu.
    • Azulão Batizado como Francisco Bezerra de Lima, nasceu em Brejo de Taquara, nodistrito de Caruaru no dia 25 de junho de 1942. De família bastante pobre, fez detudo um pouco na vida. Ainda criança, vendia picolés na rua e carregava frete nafeira. Aos 9 anos começou a cantar e mais tarde fez as primeiras apresentaçõesno auditório da Rádio Difusora. No início dos anos 1960 começou a ser reconhecido como grande intérprete.Pelo fato de vestir sempre roupas azuis, ganhou o apelido do radialista ArlindoSilva. Foi então convidado pelo sanfoneiro Mestre Camarão para ser o vocalistada Bandinha do Camarão. Nos anos 1970, seguiu carreira solo, tendo músicas regravadas por artistascomo Trio Nordestino, Marinês e Genival Lacerda. Sua discografia reúne mais devinte títulos, entre LPs, compactos e CDs. A maior parte está fora de catálogo,sendo objeto de desejo de colecionadores e pesquisadores de forró no Brasil e nomundo. Hoje costuma dividir o palco com o filho, Azulinho, que decidiu seguircarreira artística.
    • FORRÓO forró é o mais nordestino dos ritmos e impera nas festas juninas, sendoexecutado em todos os cantos da cidade. Conhecida como Capital do Forró, Caru-aru faz o mais autêntico São João do Brasil, ao mesmo tempo que garante espaçoa dezenas de outras manifestações, promovendo uma festa multicultural edemocrática. A palavra, aliás, é uma corruptela do inglês for all, que quer dizerpara todos. Tocado originalmente com sanfona, zabumba e triângulo, o forróincorporou novos elementos, como guitarra, baixo e bateria, mostrando seupoder de renovação. O ritmo também leva o nome de forrobodó e arrasta-pé. LuizGonzaga foi o grande responsável pela popularização do forró, divulgando o ritmopara o mundo a partir da primeira metade do século passado. Entre os principaisparceiros do artista estão os poetas Humberto Teixeira e Zé Dantas, além docaruaruense Onildo Almeida.Caruaru surgiu ao redor da capela de Nossa Senhora da Conceição, construída nofim do século XVIII pelo agricultor José Rodrigues de Jesus. As pessoas que iamàs missas dominicais aproveitavam para oferecer seus produtos agrícolas,vendendo ou trocando por outras mercadorias. A partir dessa pequena feira,surgiu o povoado que deu origem à cidade. Por sua localização estratégica, entreo litoral e o sertão, Caruaru rapidamente consolidou-se como parada obrigatóriapara os viajantes.CARUARU Caruaru Recife 130Km Distância entre Recife e Caruaru
    • A cidade está localizada no Agreste pernambucano, distante cerca de 130 kmdo Recife, a capital do Estado. O município tem uma extensão territorial de 928km² e aproximadamente 315 mil habitantes, sendo o mais importante e populosodo interior de Pernambuco. Caruaru é cortada por duas rodovias federais duplica-das: 232 e 104, que ligam a cidade aos principais centros urbanos da região. Alémdisso, os caruaruenses também contam com um aeroporto, que tem capacidadede pouso e decolagem para aviões de grande porte. Caruaru é uma das mais importantes cidades do Nordeste. São centenas deempresas, com destaque para o robusto polo de confecções. O setor têxtilemprega milhares de pessoas, que trabalham desde a produção até a comerciali-zação das peças. Além do jeans, carro-chefe da cadeia produtiva, a cidadetambém produz lingerie, cama, mesa, banho, moda praia e moda de qualidade.Recentemente, o município também tem atraído indústrias nacionais e interna-cionais, fixando-se como o parque industrial que mais cresce no interior do Nor-deste. O turismo de Caruaru tem grande vocação histórico-cultural e dispõe deconsiderável infraestrutura, com boa rede hoteleira, gastronômica e modernosshoppings. Urbanizada e em constante ritmo de crescimento, Caruaru possuiparques e praças municipais, estádio de futebol, universidades e escolas técni-cas. Grandes investimentos nos setores público e privado estão em execução.
    • PONTOS TURÍSTICOS A FEIRA DE CARUARU “A Feira de Caruaru, faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pravender” , Onildo Almeida. A Feira de Caruaru é uma das mais importantes feiras populares do Brasil.Recebeu em 2006, do Iphan, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.Com cerca de 20 mil bancos, ela é dividida em vários segmentos: Feira de Importa-dos; Sulanca (vestuário); Gado; Frutas e Verduras; Raízes e Ervas Medicinais;Troca-troca; Flores e Plantas Ornamentais; Couro (calçado, chapéus, bolsas);Permanente e Confecções Populares; Bolos e Doces; Ferragens; Artigos de Cama,Mesa e Banho; e Fumo. Aproximadamente 100 mil pessoas trabalham na feira demaneira direta ou indireta. O setor mais procurado pelos turistas é o do Artesanato, que atrai milhões depessoas todos os anos para conhecer a diversidade cultural de Pernambuco. Oequipamento foi imortalizado na canção A Feira de Caruaru, de Onildo Almeida,gravada por Luiz Gonzaga em 1957. Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 17h; domingo, das8h às 13h. MUSEU DO CORDEL – OLEGÁRIO FERNANDES O Museu do Cordel, localizado na Feira de Artesanato, é uma homenagem aocordelista caruaruense Olegário Fernandes, que descreveu a história do homemnordestino de forma poética. O acervo do museu conta com centenas de títulos eainda máquinas de xilogravuras que reconstituem o processo criativo dos artistas. CASA DE CULTURA JOSÉ CONDÉ A casa de Cultura José Condé localiza-se dentro da Feira de Caruaru e contacom sala de exposição, biblioteca, auditório, museu e salas de leitura e música. Olocal reúne um grande acervo com a história do escritor caruaruense José Condé,um dos mais influentes do Nordeste brasileiro. Endereço: Parque 18 de maio, s/n.
    • ALTO DO MOURAO Alto do Moura é o maior centro deprodução de arte figurativa da AméricaLatina. Nesse bairro, localizado a 7 kmdo Centro, começou a saga dos artesãosde Caruaru, que têm como principalpersonagem o Mestre Vitalino. Lá, ovisitante pode encontrar a Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino,ateliês, bares e restaurantes de culinária regional e, de acordo com o calendáriode eventos da cidade, polos de atrações culturais. Nomeado Patrimônio Vivo daCultura Pernambucana, o artista plástico Manoel Eudócio é um dos moradoresilustres do Alto do Moura. Eudócio mantém aberto o ateliê onde recebe diaria-mente turistas do mundo inteiro.CASA-MUSEU MESTRE VITALINOA Casa-museu Mestre Vitalino funciona na antiga residência do mais famosoartesão brasileiro. No local, podem-se encontrar réplicas de suas principaisobras, utensílios domésticos e fotografias. A casa-museu é administrada porSeverino Vitalino, um dos filhos do artista, que dá continuidade à arte do pai.Severino é o anfitrião do lugar, recebendo turistas diariamente para contar ashistórias do mestre.Endereço: Rua Mestre Vitalino, s/n - Alto do Moura.Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 12h edas 14h às 17h; domingo, das 9h às 13h.MEMORIAL MESTRE GALDINOO Memorial Mestre Galdino expõe peças e poesias originais desse artesão e poetapopular, além de fotografias e textos sobre a vida e obra do artista. Galdino foi umdos contemporâneos de Vitalino e também se destacou por seu artesanato embarro, sobretudo pelas peças surrealistas.Endereço: Rua São Sebastião, 181 - Alto do Moura, Caruaru.Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 12h edas 14h às 17h; domingo, das 9h às 13h.
    • MUSEUS DE CARUARU MUSEU DO BARRO ESPAÇO ZÉ CABOCLO – MUBAC O Museu do Barro Espaço Zé Caboclo funciona em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves. O museu está dividido em setores: Luiz Gonzaga; São João e artistas caruaruenses; Elba Ramalho; Mestre Vitalino e Família; Artesãos do Alto do Moura; e Pinacoteca Luisa Maciel. Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves / Praça Coronel - José de Vasconcelos, 100, Centro. Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 13h.MUSEU DA FÁBRICA DE CAROÁEsse museu faz parte de um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves. Conta ahistória da antiga Fábrica de tecidos Caroá, fundada em 1935. A empresa foi uma dasimpulsionadoras da economia da cidade. Há, também, a exposição do maquinárioutilizado na confecção do tecido, como metradeira, fiadeira, teste de resistência dofio, carretilhas, bobinas e depósitos de couro para guardar os carretéis. Ainda noacervo, há o mobiliário da sala do presidente da fábrica, o relógio-ponto, o telefone ea máquina de datilografia.Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves / Praça Coronel José de Vasconcelos,100, Centro.Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h;Domingo, das 9h às 13h.MEMORIAL DA CIDADE DE CARUARUO prédio foi inaugurado em 1924 para funcionar como mercado de farinha. Com atransferência da Feira da Rua 15 de Novembro para o Parque 18 de Maio, ele perdeua função original e, em 1992, passou a ser o Memorial da Feira. Em 2009, o museupassou por uma reforma estrutural e uma revitalização, sendo reaberto paravisitação pública. Seu acervo foi ampliado para contar a história política, social,cultural, religiosa, econômica e esportiva do município.Endereço: Rua Duque de Caxias, 1000 - Centro.Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h;Domingo, das 9h às 13h.
    • FESTA DAS COMIDAS GIGANTES O maior São João do Mundo precisa de uma gastronomia à altura. A festacomeçou como uma brincadeira em meados dos anos 1970, com a confecção depamonha e cuscuz gigantescos. Depois vieram outros quitutes, como tareco emariola, pipoca, bolo de milho e quentão. Hoje, os cozinheiros exagerados contamcom uma associação que envolve dezenas de pessoas. Todos os anos, a celebraçãoatrai centenas de participantes para degustar o melhor da culinária junina.
    • Programação:Maior Chocolate Quente do MundoDia: 02/06/2012 – 20hLocal: Rua Antônio Laurentino, São João da EscóciaCaminhada do Tareco e MariolaDia: 03/06/2012Local: Praça do Vassoural, VassouralMaior Pipoca do MundoDia: 08/06/2012Local: Rua 63, Bairro RendeirasMaior Pamonha do MundoDia: 09/06/2012Local: Rua 11, Bairro RendeirasMaior Quentão do MundoDia: 09/06/2012Local: Rua Maria Emília dos Santos, 31 – Bairro AgamenomMaior Cuscuz do MundoDia: 10/06/2012Local: Centro da cidade até Alto do Moura – Caminhada do ForróBolo de Milho GiganteDia: 14/06/2012Local: Rua Barão de Itamaracá, IndianópolisMaior Pé de Moleque do MundoDia: 15/06/2012Local: Praça no Bairro RendeirasCanjica GiganteDia: 16/06/2012Local: Vila de Peladas
    • Maior Cozido de Milho do MundoDia: 17/06/2012Local: Rua Capitão Dé, Bairro Santa RosaMaior Arroz Doce do PlanetaDia: 22/06/2012Local: Rua 3 de Maio, CentroMaior Bolo de Macaxeira do MundoDia: 23/06/2012Local: Largo do Convento, Bairro DivinópolisMaior Xerém do MundoDia: 24/06/2012Local: Vila do RafaelMaior Quarenta do MundoDia: 29/06/2012Local: Rua Feira de Santana, Bairro Santa RosaFestival do Milho de MuriciDia: 29/06/2012Local: Vila do Murici
    • FESTIVAL DOS BACAMARTEIROSNão há quem não pare para ver uma apresentaçãodos bacamarteiros. Uniformizados de azul, com umlenço vermelho na gola, eles dão tiros de bacamarte(uma antiga espingarda) para o alto chamando aatenção de quem passa pelas ruas. No São João deCaruaru, acontece o maior encontro de bacamartei-ros de Pernambuco, reunindo mais de setecentosatiradores de todo o Estado. A celebração acontecesempre no dia de São João, 24 de junho. O folguedotem origens na Guerra do Paraguai (1864 a 1870) e éuma homenagem aos pelotões brasileiros quelutaram no conflito. FESTIVAL DE FOGUETEIROS Show pirotécnico que encanta turistas e residentes na Capital do Forró. Realizado no mês de junho pela Casa do Fogueteiro, com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, o evento atrai um público superior a 25 mil pessoas, lotando o Estádio de Futebol Luiz José de Lacerda.
    • MAIOR FOGUEIRA DO MUNDOMedindo mais de 11 metros de altura, amaior fogueira de São João do mundo éacesa no dia de São Pedro, 28 de junho, emfrente à Igreja do Convento, há mais de 30anos. A fogueira é toda construída comsobras da podação pública, garantindoassim que nenhuma árvore seja derrubadapara manter a tradição. À sua volta, háapresentações de grupos juninos locais, q u eparticipam da corrida da fogueira.QUADRILHAA quadrilha junina é uma dança típica das festas de São João do Nordeste. Éoriginária das velhas danças populares de áreas rurais da Europa e chegou aoBrasil junto com os membros da corte imperial, em meados de 1820. Para abrir osbailes, a quadrilha era a dança escolhida nos salões, mas depois se popularizou,indo para as ruas. No Nordeste, a dança aristocrata ganhou cores, personagenstípicos da região e coreografias adaptadas. Em Caruaru, o Polo das Quadrilhasrecebe, durante todos os fins de semana de junho, cerca de cinquenta grupos paraparticiparem do concurso de quadrilhas. As encenações unem um público de 5 milpessoas durante o mês.
    • REDE HOTELEIRA DE CARUARUCaruaru Park HotelEndereço: Rodovia Br 232, Km 128, Cep: 55.000-000 | Telefone: 81 3722 9191Hotel Central (Caruaru)Endereço: Rua Vigário Freire, 71 - Centro, Cep: 55.002-200 | Telefone: 81 3721 5880Grande Hotel São Vicente De PauloEndereço: Av. Rio Branco, 365, Centro, Cep: 55.004-180 | Telefone 81 3721 5011Maysa Plaza HotelEndereço: Rua Teófilo Dias, 93, Maurício De Nassau Cep: 55.012-710Telefone 81 2103 1947 / 81 2103 1901 / 81 2103 1900Br Palace HotelEndereço: Av. Campina Grande, 241, São Francisco, Cep: 55.008-001Telefone: 81 3724 5880Hotel NordesteEndereço: Rua Frei Caneca, 84, Centro, Cep: 55.012-330 Telefone: 81 3721-1982Hotel Eduardo De CastroEndereço: Rua Amélia Maria da Conceição, 148 Pinheirópolis Cep: 55.032-630Telefone: 81 3724 8358Vila Rica HotelEndereço: Rua Dalvino Alves Pedrosa, 160, Pinheirópolis, Cep: 55.034-120Telefone: 81 3722 9666Hotel BahiaEndereço: Rua Bahia, 763, Divinópolis, Cep: 55.000-000 Telefone: 81 3721 6061Hotel CaruaruEndereço: Rua Mestre Pedro, 77, Centro, Cep: 55.000-000 Telefone: 81 3722 5011Hotel Village (Caruaru)Endereço: BR 232, Km 135 Petrópolis Cep: 55.032-540 Telefone: 81 3722 5544
    • Hotel VictóriaEndereço: BR-104 Nº 2550 | Telefone: 081 3727-2738 / 9675-4117Hotel Center PlazaEndereço: Rua Sete de Setembro, 84 - Caruaru , Cep: 55004-150Telefone: 81 3722-4011City HotelEndereço: Av. Procurador Pedro Jorge, 92 – Caruarucep: 55034-155 | Telefone: 3721-5803Agreste Water ParkEndereço: BR-104Telefone:: 81 9678-9932Pousada Lengo TengoEndereço: Alto Do MouraTelefone 81 3045-1064
    • SERVIÇOSTelefones úteisPrefeitura Municipal - (81)3701-1156Defesa Civil - 199Conselho Tutelar de Caruaru (81)3701-1309Disque Denúncia - 181 ou (81)3719-4545Disque Denúncia Mulher - 180SAMU – 192Corpo de Bombeiros – 193 / (81) 3719.9204Ambulância 3ª idade (81)9915-5805Hospital Regional do Agreste (81) 3719-9400Vigilância Sanitária (81)3701-1400SOS animal (81)3719-6353Vigilância Animal (81)3701-1425Polícia Militar 190Polícia Rodoviária Federal 191Detran (81)3721-2827Destra (81)3701-1174Taxi (Cooperativa) – (81) 3727.3400 / 3722-4106Associação de Mototaxistas - (81) 3721-6911
    • Bares e RestaurantesRestaurante Charque da SerraEndereço: Av. João Soares de Lira, 1839. Boa Vista IIFone: (81) 3721.8554Horácios BistrôEndereço: Rua Silvino Macedo, 102. Maurício de NassauFone: (81) 3721 2807Via RegionalEndereço: Av. Agamenom Magalhães, 1365. Maurício de NassauFone: (81) 3721-9988 / 3723-2337Big Bode RestauranteEndereço: Av. Mestre Vitalino, 523. Auto do MouraFone: 3719.3250Restaurante GiardinoEndereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, 71. Maurício de NassauFone: 3723-6049Estação FlorêncioEndereço: Rua Silvino Macedo, 141. Maurício de NassauFone: 3721-5766Restaurante e Bar da PeruaEndereço: Rua Aliança, 175. Cohab IIFone: 3722-3266
    • Don PepponeEndereço: Av. Agamenom Magalhães, 426. Maurício de NassauFone: (81) 3722-6262Point do ArrumadinhoEndereço: Rua Maria Correia de Almeida, 216. Jardim PanoramaFone: (81) 3723-1208Caldinho Tempero BaianoEndereço: Rua João Condé, 120. CentroFone: 3722-0199Nobre´s BotecoEndereço: Rua Rodrigues de Abreu, 585, Maurício de NassauFone: (81) 3719-5877Restaurante NeloreEndereço: Rua Bogotá, 50 - Maurício de Nassau.Fone: (81) 3722-3996Restaurante Asa BrancaEndereço: Av. Agamenon Magalhães, 425 - Maurício de NassauFone: (81) 3721-7064Restaurante Lengo TengoEndereço: Rua Mestre Vitalino, 408.Fone: (81) 3722-2599Restaurante Diamante da SerraEndereço: Sítio MuriciFone: (81) 9903-1063Skina 95Endereço: Avenida Estanislau Cordeiro Melo, 95Fone: (81) 3725-8466Bonapetit RestauranteEndereço: Rua Capitão João Velho, 144 - CentroFone: (81)3721-3687
    • Bar e Restaurante da CharqueEndereço: Rua Visconde de Inhaúma, 625Fone: (81) 9616-5419 / 9661-7647Bode Assado do LucianoEndereço: Rua Mestre Vitalino, 511, Alto do MouraFone: (81) 3722-0413CasaBlanca CreperiaEndereço: Rua. Deputado Souto Filho, 190, Maurício de NassauFone: (81)3721-7789Caçarola NordestinaEndereço: Rua Visconde de Inhaúma, 645 , CentroFone: (81) 3095-2194Dema´s RestauranteEndereço: Praça São Roque, 225, CentroFone: (81) 3721-7413Papillon Restaurante e PizzariaEndereço: Av. Professor José Leão, 11,12 e 13 ( galeria do Campo do Central)Maurício de NassauFone: (81) 3725-0707Restaurante PetisqueiroEndereço: Rua Marcionilo Francisco da Silva, 60 - Maurício de NassauFone: (81) 3721-8517 | 3721-8355Relicário Restaurante e PizzariaEndereço: Av. Rio Branco, 301 , CentroFone: (81) 3723-5734Rancho AlegreEndereço: BR 232 - Km 124Fone: 3727.2758
    • Taiti restauranteEndereço: Av. Agamenom Magalhães, 1259, Maurício de NassauFone: (81) 3721-5349Pizzaria La MassaEndereço: Praça Senador Teotônio Vilela, 71, CentroFone: (81) 3722-9988Pizza FácilEndereço: Av. Professor José Leão, 328, Maurício de NassauFone: (81) 3721-9675Rosa DoceiraEndereço: Av. Agamenom Magalhães, 1060, Maurício de NassauFone: (81) 3721 8959Pães e Delícias DelicatessenEndereço: Praça Deputado Henrique Pinto, 66, Nossa Senhora das DoresFone: (81) 3722.7327/4741Trigo´sEndereço: Av Agamenom Magalhães, 680, Maurício de NassauFone: (81) 3722-7361Restaurante Sabor da TerraEndereço: Av. Professor José Leão, 307, Maurício de NassauFone: (81)3723-0428
    • Unidades de Saúde:CENTROS DE SAÚDECentro de Saúde da Boa Vista IRua Cabo , sn - Boa Vista I | Fone: 3725-5921CEP: 55038-300Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Centro de Saúde do SalgadoRua Neco Lira, 115 – Salgado | Fone: 3701-1378CEP: 55038-380Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Centro de Saúde Ana RodriguesRua Martins Afonso, 267 – São Francisco | Fone: 3701-1376CEP: 55006-280Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Centro de Saúde do CedroRua R-08, 20 – Cidade Jardim | Fone: 3723-1594CEP: 55000-999Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Centro de Saúde da Cohab IIIRua Major João Coelho, 376 – Cohab III | Fone: 3701-1380CEP: 55006-280Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.Centro de Saúde do IndianópolisRua Alferes Jorge, 10 – Indianópolis | Fone: 3701-1379CEP: 55024-130Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.CLÍNICASClínica da MulherRua São Gabriel, 862 - Maurício de Nassau | Fone: 3701-1381CEP: 55014300Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
    • HOSPITAISHospital Regional do AgresteBR 232 – km 130 – IndianópolisFone: 3719-9400 CEP: 55030-400Obs.: Funciona 24hHospital Manoel AfonsoRua Quitéria Francisca Silva, 494 – Maria AuxiliadoraFone: 3724-6919/ 3724-6698 CEP:55038-215Obs.: Funciona 24hCasa de Saúde Bom JesusAvenida João Cursino, s/n – Maurício de NassauFone: 3721-7448 CEP: 55012190Obs.: Funciona 24hPOLICLÍNICASPoliclínica do VassouralRua João Cordeiro, s/n - VassouralFone: 3701-1504 CEP: 55030052Obs.: Funciona 24hPoliclínica do SalgadoRua Rodopiano Florêncio, s/n - SalgadoFone: 3701-1421 CEP: 55018-420Obs.: Funciona 24hPoliclínica Santa RosaRua Santa Rosa, s/n – Santa RosaFone: 3701-1391 CEP: 55026-260Obs.: Funciona 24hSERVIÇOS ESPECIALIZADOSUPA MunicipalRua João Cordeiro, sn - Vassoural / 3701-1504 / CEP: 55030052Obs.: Funciona 24h
    • UPA EstadualAv. José Marques Fontes, Sn – IndianópolisFone: 3727-7820 CEP: 55026530Obs.: Funciona 24hCOAS (Centro de Orientação e Atendimento Sorológico)Rua Coronel Limeira, 189 – Centro | Fone: 3701-1428 | CEP: 55002-350Obs.: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.SAMURua Azevedo Coutinho, 430 – Petrópolis | Fone: 192 | CEP: 55030-240Obs.: Funciona 24h
    • ANOTAÇÕES