Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Parte 1 - Definição, Fins E Desenvolvimento Da Educação Comparada - Finalidades E Campo Da EC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Parte 1 - Definição, Fins E Desenvolvimento Da Educação Comparada - Finalidades E Campo Da EC

  • 4,447 views
Published

 

Published in Education , Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
4,447
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
58
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. DEFINIÇÃO, FINS E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COMPARADA “Fazer analogias e comparar são acções inerentes à consciência e à vida humana, e a busca por conhecer as diferentes soluções que outros povos encontraram para os seus problemas sempre foi meio de desenvolvimento e enriquecimento.” (Pariz, 2004). “(…) a comparação é o processo de perceber diferenças e semelhanças, para perceber o outro e a partir dele, se reconhecer.” (Pariz, citando Franco, 2000).
  • 2. A comparação é uma atitude mental, uma forma intuitiva de conhecimento do ser humano. A Educação Comparada (Pedagogia Comparada) não é normativa. Não prescreve o que deveria ser feito. Tenta apenas compreender o que se faz e porque é assim. (Mialaret, et al, 1977). Pese embora a importância que neste início de século se dá aos estudos comparativos em educação, continua a não ser fácil definir de forma precisa e inquestionável o âmbito e a especificidade que tal designação deve traduzir. Educação Comparada – 1817 – Marc-Antoine Jullien de Paris. Esquisse et vues préliminaires d’un ouvrage sur l’éducation comparée, entrepris d’abord pour les vingt-deux cantons de la Suisse, et pour quelques parties de l’Allemagne et de l’Italie, et qui doit comprendre successivement, d’aprés le méme plan, tous les Etats de l’Europe Esboço e visões exploratórias do trabalho de uma educação comparada, uma primeira abordagem entre os vinte e dois cantões da Suíça, e em seguida para qualquer parte da Alemanha e Itália, e isso se deve muito para compreender sucessivamente os planos de ensino de todos os Estados de Europa (tradução livre)
  • 3. Actividade - Trabalho de grupo A partir do documento de António Gomes Ferreira: “O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade” elaborar uma biografia de Marc- Antoine Jullien de Paris Entrega: de preferência antes do dia da realização da frequência (5 de Janeiro de 2010). Número de páginas: 1 (após a elaboração da biografia numa página do Office Word, cada um dos grupos deverá efectuar o upload do documento e colocar como “post” no e-portefólio da unidade curricular. Formatação: TNR 12, espaçamento 1,5 ou Simples. Que definição? “Os comparatistas em educação encontram-se numa situação especial. Sabem que a Educação Comparada existe. Acaso não têm diante os seus olhos um número cada vez mais impressionante de obras relativas a esta disciplina? E, no entanto, não sabem exactamente qual é a essência e os limites da sua especialidade. Os comparatistas mais eminentes reuniram-se várias vezes, mas não chegaram, todavia, a pôr-se de acordo para formular uma definição. Haveria que começar, pois, por um estudo comparado das numerosas definições de Educação Comparada. Enquanto não chega esse momento, devemos contentar-nos em prosseguir empiricamente.” (Rosselló, 1978).
  • 4. … e assim faremos!!! Isaac Kandel “O fim da Educação Comparada é o de descobrir as diferenças nas forças e causas que produzem diferentes sistemas educativos. Seu maior valor reside na análise das causas que determinam o desenvolvimento dos sistemas, na comparação das diferenças entre os distintos sistemas, nos motivos subjacentes e, por último, no estudo das soluções tentadas”.
  • 5. Nicholas Hans “O principal objectivo da Educação Comparada consiste em estudar analiticamente esses factores [raça, língua, religião, política…] de um ponto de vista histórico, e em comparar as soluções tentadas para os problemas resultantes.” Arnold Anderson “A Educação Comparada, em seu sentido mais amplo, pode ser definida como a comparação intercultural da estrutura, do processo, das metas, e dos métodos e dos rendimentos dos distintos sistemas educativos e seus elementos.”
  • 6. Joseph Albert Lauwerys “A Pedagogia Comparada é a parte da Teoria da Educação que concerne à análise e às interpretações das diferentes práticas e políticas em matéria de educação, nos diferentes países e diferentes culturas.” Alexandre Vexliard “A Pedagogia Comparada é uma disciplina que investiga e tende a extrair conhecimentos novos, de ordem teórica e prática, por meio da confrontação de dois ou mais sistemas de educação em uso em diversos países, regiões ou em distintas épocas históricas.”
  • 7. Harold Noah & Max Eckstein “A Educação Comparada faz parte de um plano mais amplo para explicar os fenómenos, primeiro dentro dos sistemas e instituições educativas; e segundo, abraçando e veiculando a educação com o seu ambiente social.” Lê Thành Khôi “A Educação Comparada pode ser definida como a ciência que tem por objecto esclarecer, analisar e explicar as semelhanças e as diferenças entre os factos educativos e/ou as suas relações com o ambiente que os rodeia (político, económico, social, cultural), e de investigar as leis eventuais que os determinam nas diferentes sociedades e em diferentes momentos da história humana.
  • 8. Ênfases… Relações da educação com a sociedade. Relações da educação com o ambiente sociocultural. Carácter prático da Educação Comparada. Nota: Educação Comparada Vs Pedagogia Comparada Problema Finais da década de 70 Afirmou-se a primeira denominação décadas de 80 e 90. Aspecto consensual… Aceitação de um método próprio. Todavia, para além de uma metodologia própria, a Educação Comparada deve contar com um objecto específico de estudo, caso se pretenda afirmar como uma disciplina autónoma no âmbito das CE.
  • 9. (mais uma!) Definição de Educação Comparada A Educação Comparada é: a) A componente pluridisciplinar das Ciências da Educação; b) que estuda os fenómenos e os factos educativos; c) nas suas relações com o contexto social, político, económico, cultural, etc.; d) comparando as suas semelhanças e as suas diferenças em duas ou mais regiões, países, continentes ou a nível mundial; e) afim de melhor compreender o carácter único de cada fenómeno no seu próprio sistema educativo e de encontrar generalizações válidas ou desejáveis; f) Com a finalidade de melhorar a educação. (Daele, 1993). O objecto da Educação Comparada A apropriação dos sistemas educativos não resolve o problema do objecto da Educação Comparada. Mas, afinal, o que é um sistema educativo?
  • 10. Teoria dos Sistemas A abordagem dos sistemas educativos deve ser antecedida por uma reflexão sobre a amplitude de tal conceito. Um SE é uma realidade complexa. (…) que se vê representado por um conjunto de estruturas, estratégias e meios relativamente bem identificados: Órgãos e serviços de gestão e administração com as suas hierarquias / funções / competências; Estabelecimentos escolares e seus actores / programas / exigências / recursos. Todavia, a identificação do sistema educativo com o sistema escolar omite ou subestima a existência de instituições, meios e agentes educativos que trazem uma evidente mais-valia para o desenvolvimento da educação de um país. Raramente estudos comparativos concepção ampla do sistema educativo. O normal é encarar-se a educação numa perspectiva meramente escolar.