A questão da Água

22,562 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
22,562
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
152
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A questão da Água

  1. 1. E.E.E.MÉDIO GENERAL PRESTES GUIMARÃES DISCIPLINA DE GEOGRAFIA 8 ªsérie A QUESTÃO DA ÁGUA NO MUNDO
  2. 2. INTRODUÇÃO QUANDO SE FALA DE MEIO AMBIENTE,A ÁGUA É UMA DAS QUESTÕES MAIS DEBATIDAS. A ÁGUA POTÁVEL ESTÁ FICANDO ESCASSA,E JÁ ESTÃO EM MUITOS PAÍSES BRIGANDO PELA ÁGUA.
  3. 3. Á G U A
  4. 4. QUESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL No Brasil dois problemas tem gerado uma crescente preocupação da sociedade: *a deterioração sistemática dos recursos hídricos e a crescente escassez. A deterioração da qualidade dos recursos hídricos,especialmente dos rios e represas é causada pela poluição. A poluição tem origem nos esgotos urbanos e nos rejeitos agrícolas e dejetos industriais
  5. 6. ESGOTOS URBANOS ESGOTOS URBANOS Estes são produzidos pelas residências e pelas empresas,especialmente as indústrias. É necessário urgente que os municípios adotem um sistema de tratamento de esgoto para amenizar o problema e reverter a tendência de degradação da água. REJEITOS AGRICOLAS Estes poluentes são lançados nas águas. A agricultura tem sido desenvol- vida com a aplicação de agrotóxicos,que são os inseticidas, fungicidas, her- bicidas e outros “venenos” que penetram no solo e atingem o lençol freático. Também os agrotóxicos e adubos utilizados irregularmente nas plantações podem ser levados para os rios e represas pelas enxurradas.A agricultura é responsável por 90% dos resíduos tóxicos encontrados na água.
  6. 8. CAUSA PRINCIPAL DA ESCASSEZ DA ÁGUA * Mau uso desse recurso,especialmente o desperdício. * Ocupação da área dos manaciais por loteamentos irregulares. * Destruição das matas que protegem as nascentes dos rios. * A expansão da área agrícola para fins comerciais tem promovido a devastação da mata ciliar,das florestas nativas que acompanha o curso dos rios.
  7. 9. FALTA DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE- CONSEQUÊNCIAS Sem a vegetação as margens dos rios ficam expostos à erosão pelas enxurradas,são destruídas que acarretam o assoreamento dos leitos que constitui a principal causa da diminuição do volume de águas dos rios. Tudo resulta em menos água para beber,irrigar os cultivos,gerar energia....
  8. 12. LIXO ORGÂNICO O lixo orgãnico na água gera a proliferação de microorganismos e de algas. As consequências são graves pois é um fenômeno perigoso já que impede a passagem da luz e libera o lixo orgânico na água gera a proliferação de microorganismos e de algas. A maré vermelha,forma-se por meio do crescimento exagerado de algas marinhas,super alimentadas com o material orgânico do lixo doméstico e por nutrienra substâncias tóxicos pondo em risco a sobrevivência das espécies aquáticas.
  9. 15. A ESCASSEZ DA ÁGUA – JÁ É UMA REALIDADE Os rios e os lagos são considerados o meio de vida natural mais ameaçado do planeta. Os ecossistemas de água doce ocupam l% da superfície terrestre e abri- gam 40% das espécies de peixes e 12% dos demais animais. Só o rio Amazonas possui mais de 3 mil espécies de peixes. 67% da água utilizada no mundo destina-se à agricultura. 9% destina-se ao uso residencial. 71% do planeta é água dos oceanos,mares,rios...e apenas 29% são terras emer- sas. 97,41% água dos oceanos. 2,59% água doce. Da água doce apenas 1/3 é acessível em rios, lagos, lençóis freáticos profundos. A água é um recurso finito-A água é cada vez mais consumida no mundo-A popu- lação mundial cresceu três vezes-As áreas irrigadas cresceram seis vezes-Consu- mo de água aumentou sete vezes.
  10. 17. OS OCEANOS Os oceanos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico do planeta. Com 97% da água da terra,determinam o clima e produzem mais de 70% do oxigênio da atmosfera. São os principais responsáveis pela recomposição dos estoques de água doce, devido a umidade que geram.

×