Agenda da reunião pais 2012 1

  • 7,294 views
Uploaded on

Reunião Mont'Alverne

Reunião Mont'Alverne

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
7,294
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
140
Comments
2
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola de Ensino Fundamental Mont’AlverneReunião de Pais Março/2012 Diretora Sandra Regina da Silva Thiesen
  • 2. PAUTA DA REUNIÃO➢Conversa Inicial: Boas Vindas➢ Objetivos: * Compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno. * Incentivar e estimular a participação dos pais navida escolar dos filhos de uma maneira agradável eprazerosa.➢Mensagem de abertura : Reflexão História:Agora não Bernardo (David Mckee)➢ Filho-aluno: Acompanhamento diário é necessário.➢ Assuntos a serem tratados: * Responsabilidade x Comportamento xDisciplina x Aprendizagem Avaliação xNota x Aprendizagem➢Mensagem Final: Pais Brilhantes_ Augusto Curi➢Eleição da nova APP
  • 3. Querida mamãe... Aprenda a lidar com seus filhosQuerido papai... - pequenos ou adolescentes - quando eles têm problemas de comportamento na escola.
  • 4. Os pais não devem depositar todas as expectivas naescola em relação à educação dos filhos.Os bilhetes dos professores no caderno dos filhossão motivo de preocupação? Seu/sua filho(a) temconversado demais na aula ou se seu/sua filho(a)tem faltado muito? Lá vem reclamação sobre ocomportamento dele no caderno ou bilhete outelefonema ! Isso quando você não é chamada paraconversar com a equipe pedagógica e/ou professorna escola. Essa situação é saudável se você a encarar comouma chance para o seu filho amadurecer. E, nessedesafio, o papel da família é fundamental. "Se nãoexistir parceria entre a escola e os pais, aaprendizagem fica prejudicada"
  • 5. Não deposite na escola todas asexpectativas sobre a educação de seufilho(a). A maioria dos valores que ele(a)aprenderá, você pai/mãe é que devemtransmitir. "Aprender a seguir regras,tratar bem as pessoas, dizer por favor eobrigado, por exemplo, são coisas que ospais ensinam" Participar da vida escolar dos filhostambém é importante. Se seu filho sentirque você se interessa por ele, vai reagirmelhor aos conselhos e pedidos dosprofessores.
  • 6. Tem conversado demais durante as aulas?O que fazer? - Existem vários fatores quepodem fazer seu filho conversar demais. Podeser uma aula que não lhe agrada(porém énecessária), falta de concentração ou atéproblemas de saúde.Converse com a equipe pedagógica/professorapara tentar descobrir a raiz do problema. Eletem dormido bem ou em horário adequadopara sua idade? Muitas vezes, o cansaço podeatrapalhar a atenção em sala de aula. Se oproblema for de saúde - dislexia ouhiperatividade, audição ou visãocomprometida, por exemplo -, procure a ajudana escola (sala multifuncional prof. Ivaní) ouaté de um médico.
  • 7. As notas estão muito baixasO que fazer? - Mude a rotina da casa. Seus filhosdevem ter um horário de estudos - pelo menosduas horas por dia. Preste atenção se ele não tempassado muito tempo vendo TV, computador oubrincando. "O principal motivo de notas baixas é o alunonão estudar em casa". Acostume os pequenosfazendo um cantinho de estudos e não deixe pertosom, televisão e telefone: a concentração deletem de ser total. Se o problema persistir, desliguea TV, deixe a louça para depois ou peça ajuda aalguma pessoa da família que entenda da matériaem questão. Esse momento de atenção dos paisfaz com que ele se sinta seguro em mostrar osresultados das avaliações, mesmo que não seja aideal.
  • 8. Seu filho anota tudo que o professor fala ou sóestuda para a prova? Adora experiênciaspráticas, costuma ficar quietinho ou fazperguntas complicadas? Pois é... Crianças eadolescentes não aprendem da mesma maneira.Os filhos são diferentes um do outro. Não façacomparações entre eles, só vai piorar a situação.Aprenda a trabalhar as dificuldades para poderajuda-lo.
  • 9. ➢ Papel dos pais na aprendizagemdos filhos.Dados do Sistema Nacional de Avaliação daEducação Básica (Saeb) mostram quecrianças que fazem parte de uma família queparticipa de forma direta do dia-a-dia escolardos filhos apresentam desempenho superiorem relação às demais. Essa participação se dáde modo simples: conversar sobre o queacontece na escola, acompanhar o dever decasa e incentivar a leitura, por exemplo.
  • 10. ➢ Responsabilidade x Comportamento x Disciplina x Aprendizagem Cultivar desde cedo a responsabilidade dos filhos,com:Regras, cada escola tem sua organização “regras”e elas devemser cumpridas. horários, começando com o da escola, o que vale é o horário daescola e não o dos pais, respeitar. tarefas, deve ser feita no dia em que o professor solicitou,comprovadamente ele tem mais facilidade em obter êxito.estudos, estudar todos os dias um pouco, quantomais ele lê ou refaz os exercícios mais fácil se consolida aprendizagem.atitudes, ele deve saber que toda ação reflete emresponsabilidade com ele, amigos, professores, pais e outros.disciplina, importante na escola e fundamental para sua vidaprofissional, a escola tem regras e elas tem que ser cumpridas portodos.livros didáticos, não são doações , é só um empréstimo, devemser devolvidos ao final do ano, outros necessitarão deles no anoseguinte.
  • 11. ➢ Avaliação x Nota xAprendizagem : estudar para a primeira avaliação. Arecuperação paralela é para aqueles que nãoconseguiram entender determinados conteúdos enão para aqueles que costumam não estudar. o que queremos para os nossos filhos, notasaltas no boletim ou a real aprendizagem? respeitar as regras propostas pelos professores,sejam em atividades domiciliares ou emavaliações.Verificar sempre com os filhos suas notas emtrabalhos ou avaliações, em caso de dúvida, entreem contato com a escola.
  • 12. ➢ Pais Brilhantes_ Augusto CurSete Hábitos dos Bons Pais e dos Pais Brilhantes1 • Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser.2 • Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade.3 • Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar sobreeles.4 • Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantespreparam os filhos para os possíveis fracassos.5 • Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos (semmedo, trocam ideias).6 • Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias.7 • Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem.
  • 13. Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.➢PAIS BRILHANTES, PROFESSORESFASCINANTESAUGUSTO JORGE CURY