Your SlideShare is downloading. ×
0
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Cap. 14 - América latina
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Cap. 14 - América latina

4,075

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,075
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
227
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. AMÉRICA LATINA Profº Acácio Martins
  2. A América Latina Têm esse nome, pois a maioria dos países foram colonizados por espanhóis e portugueses, que tem como base o latim. Colônias: economia baseada na agricultura voltada para o mercado externo com mão de obra escrava. 860 milhões de habitantes com uma densidade média de 20,4 hab./km².
  3. Os conjuntos regionais da América Latina• América Central;• Guianas;• América Andina;• América Platina;• México; e• Brasil.
  4. América Central Dividida em uma porção continental e outra insular; População de maioria indígena; Turismo e agricultura de produtos tropicais; Paraísos fiscais.
  5. GuianasSuriname e Guiana:independentes;Guiana Francesa:departamentoultramarinofrancês;Característicassocioeconômicassemelhantes aospaíses do Caribe.
  6. América AndinaCordilheira dos Andes;Narcotráfico: Colômbia,Peru e Bolívia;Petróleo: Venezuela eEquador;População de maioriaindígena e grandecrescimento populacional;Péssimas condições de vida,forte concentração de rendae dependências econômico-financeira e tecnológica.
  7. América PlatinaBacia do Prata (Plata);Aquífero Guarani.
  8. Aquífero Guarani Utilizado desde o abastecimento de cidades até a agricultura, com a irrigação da lavoura; Risco de contaminação devido ao uso de agrotóxicos;
  9. Brasil e MéxicoAs potências regionais da América Latina;Brasil: 190 milhões de habitantes;México: 110 milhões de habitantes.
  10. O Subdesenvolvimento da América LatinaI) Países altamente industrializados e com domínio de tecnologia de alto nível: Estados Unidos e Canadá;II) Países de industrialização tardia ou retardatária, com domínio de tecnologia clássica e com alguns setores de tecnologia avançada: Brasil México e Argentina;III) Países cuja a economia se baseia em produtos primários e que possuem dependência tecnológica: os demais.
  11. O Subdesenvolvimento da América LatinaA) Países com economia de base mineral e petróleo: Venezuela, Chile, Bolívia, Jamaica, Peru, Equador.B) Países com economia de base agropecuária: Colômbia, Cuba, Paraguai, Uruguai, Haiti.C) Países com economia de base pesqueira: Guiana Francesa e Anguilla.
  12. Os países de industrialização tardia ou retardatária Realizaram sua industrialização bem depois dos paísesdesenvolvidos; Substituição de importações; Após a 2ª Guerra Mundial: Instalação de filiais dasempresas transnacionais;• Mão de obra e matérias-primas abundantes e baratas;• Fraqueza dos sindicatos;• Ampliação dos mercados consumidores de seusprodutos;• Incentivos fiscais à construção de infraestrutura por partedos Estados Nacionais (Brasil, México e Argentina).
  13. Os países de industrialização tardia ou retardatária 1950-1970: Internacionalização da produção da AméricaLatina; Consequências:• Falência e/ou compra de algumas empresas nacionais;• Formação de oligopólios ou monopólios;• Imposição dos preços por falta de concorrência;• Intensificação da dependência tecnológica.
  14. A dívida externa e o fim do modelo de intervenção estatal Desenvolvimento  Industrialização  Recursofinanceiro;Empréstimos externos: obras de infraestrutura; 1970: Grande endividamento  má utilização dosrecursos; elevação da taxa de juros; aumento do preço dopetróleo; queda do preço de produtos agrícolas e outrasmatérias-primas. 1980: Aumento dos juros; diminuição dos investimentosestrangeiros e aumento da queda nos preços das matérias-primas  Crise da Dívida Externa  “Década Perdida”; Fim das ditaduras grandes dívidas;
  15. A dívida externa e o fim do modelo de intervenção estatal 1990: Governos democráticos  elevados juros dasdívidas; inflações; desemprego  diminuição dosinvestimentos em educação, saúde, moradia, saneamentobásico e segurança; Solução: privatização  venda de empresas estatais(siderúrgicas, petrolíferas, energia elétrica, telefonia, etc.);Aumento da dependência dos investimentosestrangeiros  influência na quantidade de empregosgerados e serviços oferecidos, além de interferirdiretamente nas políticas econômicas governamentais; Aumento das desigualdades sociais, dívida externa,dependência externa, elevação dos custos, etc.
  16. A rota do narcotráficoConsumo antigo na América Andina  populaçõesindígenas (Bolívia e Peru)  maiores produtores da folha eda pasta da coca  direcionada em grande parte para aColômbia e transformada em cocaína (cerca de 80% daprodução mundial);Consequências: instabilidade política na América Andina;Rota da cocaína: eixos centro-americanos e caribenhos EUA e Europa;Fiscalização  mudança da rota  Brasil (fronteiras comos países Sul-Americanos);
  17. A Geopolítica da América LatinaGeopolítica dos EUA: imposição do poderia bélico após aGuerra Fria (Guerra do Golfo, de Kosovo, do Afeganistão edo Iraque);Não conseguiram a paz mundial e ainda despertaramantigos conflitos;América Latina: mudança de governo, sendo contra o“imperialismo norte-americano”;EUA: atenção voltada para os conflitos do Oriente Médioe da Ásia;Maré vermelha: Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai,Chile, Panamá, República Dominicana, Bolívia, Equador,etc.  Confortando a esquerda Cubana.
  18. FIM

×