Your SlideShare is downloading. ×

Edital MAPA 2014

349

Published on

edital MAPA

edital MAPA

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
349
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. RACIOCÍNIO LÓGICO Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA (PONTO) Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox. Ferramentas e aplicações de informática. Ambientes Windows. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office - Word e Excel. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias. Noções de Informática: Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Internet Explorer 8. Conceitos básicos de segurança da informação. CONHECIMENTOS GERAIS (PONTO) Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.
  • 2. ECONOMISTA Macroeconomia: 1) contabilidade nacional: conceito e quantificação da renda e do produto, produto e renda das empresas e das famílias, gastos e receitas do governo; 2) balanço de pagamentos: estrutura geral do balanço de pagamentos; 3) conta de transações correntes, conta de capital, conceitos de déficit e superávit; 4) contas nacionais do Brasil; 5) taxa de cambio e o mercado de divisa; 6) números índices; 7) tabela de relações insumo/produto; 8) moeda e bancos: funções da moeda, demanda por moeda, bancos e oferta de moeda, definição de moeda e quase-moeda, multiplicador da moeda; 9) instrumentos de controle monetário; 10) determinação da renda e do produto nacionais: 11) modelo keynesiano básico, equilíbrio entre oferta agregada e demanda agregada; 12) multiplicador keynesiano de gastos; 13) interligação entre o lado real e monetário; 14) modelo IS-LM; 15) inflação: causas e efeitos da inflação; 16) teoria quantitativa da moeda; 17) curva de Philips; 18) inflação e políticas de estabilização; inflação de demanda e de custos; 19) imposto inflacionário; 20) produção e crescimento econômico: importância e determinantes da produtividade, crescimento econômico e políticas públicas, modelos de crescimento econômico. Microeconomia: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Teoria dos Jogos, demanda do consumidor, oferta do produtor, mercados, equilíbrio geral e teoria do bem-estar. Teoria da firma; Mercados imperfeitos; Teoria da firma e a Nova Economia Institucional; Economia do setor público: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) racionalidade econômica da existência do governo; falhas do mercado; externalidades; equilíbrio geral e teoria do bem-estar; ótimo de Pareto; bens públicos; teoria da escolha pública; objetivos da política fiscal e funções econômicas do governo. Conceitos e princípios da tributação: Espécies de tributos. Sistema tributário brasileiro.
  • 3. 9) Gastos públicos: conceitos; medidas; modelos de gastos públicos; déficit público e dívida pública; 10) formas de financiamento do déficit público. 11) Orçamento Público no Brasil: Histórico e evolução conceitual; 11.1 Princípios orçamentários; 11.2 Orçamento-Programa; 11.3 Plano Plurianual (PPA); 11.4 Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e Lei Orçamentária Anual(LOA) 11.5 classificação e conceituação da receita orçamentária; 11.6 classificação e conceituação da despesa orçamentária; 11.7 ciclo orçamentário. 11.8 Lei de Responsabilidade Fiscal: inovações introduzidas pela LRF; efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para a dívida; transferências voluntárias; gestão patrimonial; mecanismos de transparência, controle e fiscalização. Econometria. Estatística Econômica. Economia Matemática. História Econômica do Agronegócio: 1) 2) 3) 4) 5) 6) A evolução do setor agrícola brasileiro; A modernização da agricultura; O crescimento do agronegócio; A produção de alimentos e fibras; A produção florestal; o comportamento do setor pecuário no Brasil; A agroindustrialização. Economia Rural: 1) 2) 3) 4) 5) Economia como ciência social; Teoria de preços; Mercado, comercialização e abastecimento agrícola; Preços agrícolas; Economia do Agronegócio: a. Agronegócio brasileiro; b. O agronegócio no mundo e as suas tendências; c. A oferta e a demanda por alimentos; d. Qualidade, segurança alimentar e o consumidor; e. A administração da cadeia produtiva agropecuária e a sua organização; f. As cooperativas e o agronegócio; g. Contratos e qualidade dos alimentos. 6) Estrutura dos Mercados Agroindustriais: a. O instrumental de organização industrial; b. Competição nos mercados agroindustriais; c. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão espacial;
  • 4. d. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão temporal; e. Organização vertical e desempenho de mercados agroindustriais; f. Problemas dos mercados oligopolistas; g. Problemas estruturais dos mercados agroindustriais brasileiros. 7) Mercados Futuros Agropecuários: - procurar tópicos no livro da Esalq . a. Introdução aos mercados futuros e de opções; b. Mecânica operacional dos mercados; c. Relações entre preços à vista e futuro; d. ‘Hedging’ e gerenciamento risco; e. Mercado de opções; f. Eficiência nos mercados futuros. 8) Economia e Gerenciamento de Complexos Agroindustriais: a. O conceito de agro business; b. Análise das cadeias agroindustriais; c. Coordenação vertical no agro business; d. Estratégias empresariais no setor agroalimentar; e. As funções gerenciais nos complexos agroindustriais; f. Os complexos agroindustriais e o setor externo; g. Políticas públicas que afetam os complexos agroindustriais. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990 – Código de Ética dos Servidores Públicos. Economia Rural: 1) 2) 3) 4) 5) Economia como ciência social; Teoria de preços; Mercado, comercialização e abastecimento agrícola; Preços agrícolas; Economia do Agronegócio: a. Agronegócio brasileiro; b. O agronegócio no mundo e as suas tendências; c. A oferta e a demanda por alimentos; d. Qualidade, segurança alimentar e o consumidor; e. A administração da cadeia produtiva agropecuária e a sua organização; f. As cooperativas e o agronegócio; g. Contratos e qualidade dos alimentos. 6) Estrutura dos Mercados Agroindustriais: a. O instrumental de organização industrial; b. Competição nos mercados agroindustriais; c. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão espacial; d. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão temporal; e. Organização vertical e desempenho de mercados agroindustriais;
  • 5. f. Problemas dos mercados oligopolistas; g. Problemas estruturais dos mercados agroindustriais brasileiros. 7) Mercados Futuros Agropecuários: - procurar tópicos no livro da Esalq . a. Introdução aos mercados futuros e de opções; b. Mecânica operacional dos mercados; c. Relações entre preços à vista e futuro; d. ‘Hedging’ e gerenciamento risco; e. Mercado de opções; f. Eficiência nos mercados futuros. 8) Economia e Gerenciamento de Complexos Agroindustriais: a. O conceito de agro business; b. Análise das cadeias agroindustriais; c. Coordenação vertical no agro business; d. Estratégias empresariais no setor agroalimentar; e. As funções gerenciais nos complexos agroindustriais; f. Os complexos agroindustriais e o setor externo; g. Políticas públicas que afetam os complexos agroindustriais.

×