Uploaded on

edital MAPA

edital MAPA

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
322
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. RACIOCÍNIO LÓGICO Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA (PONTO) Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox. Ferramentas e aplicações de informática. Ambientes Windows. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office - Word e Excel. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias. Noções de Informática: Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Internet Explorer 8. Conceitos básicos de segurança da informação. CONHECIMENTOS GERAIS (PONTO) Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.
  • 2. ECONOMISTA Macroeconomia: 1) contabilidade nacional: conceito e quantificação da renda e do produto, produto e renda das empresas e das famílias, gastos e receitas do governo; 2) balanço de pagamentos: estrutura geral do balanço de pagamentos; 3) conta de transações correntes, conta de capital, conceitos de déficit e superávit; 4) contas nacionais do Brasil; 5) taxa de cambio e o mercado de divisa; 6) números índices; 7) tabela de relações insumo/produto; 8) moeda e bancos: funções da moeda, demanda por moeda, bancos e oferta de moeda, definição de moeda e quase-moeda, multiplicador da moeda; 9) instrumentos de controle monetário; 10) determinação da renda e do produto nacionais: 11) modelo keynesiano básico, equilíbrio entre oferta agregada e demanda agregada; 12) multiplicador keynesiano de gastos; 13) interligação entre o lado real e monetário; 14) modelo IS-LM; 15) inflação: causas e efeitos da inflação; 16) teoria quantitativa da moeda; 17) curva de Philips; 18) inflação e políticas de estabilização; inflação de demanda e de custos; 19) imposto inflacionário; 20) produção e crescimento econômico: importância e determinantes da produtividade, crescimento econômico e políticas públicas, modelos de crescimento econômico. Microeconomia: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Teoria dos Jogos, demanda do consumidor, oferta do produtor, mercados, equilíbrio geral e teoria do bem-estar. Teoria da firma; Mercados imperfeitos; Teoria da firma e a Nova Economia Institucional; Economia do setor público: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) racionalidade econômica da existência do governo; falhas do mercado; externalidades; equilíbrio geral e teoria do bem-estar; ótimo de Pareto; bens públicos; teoria da escolha pública; objetivos da política fiscal e funções econômicas do governo. Conceitos e princípios da tributação: Espécies de tributos. Sistema tributário brasileiro.
  • 3. 9) Gastos públicos: conceitos; medidas; modelos de gastos públicos; déficit público e dívida pública; 10) formas de financiamento do déficit público. 11) Orçamento Público no Brasil: Histórico e evolução conceitual; 11.1 Princípios orçamentários; 11.2 Orçamento-Programa; 11.3 Plano Plurianual (PPA); 11.4 Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e Lei Orçamentária Anual(LOA) 11.5 classificação e conceituação da receita orçamentária; 11.6 classificação e conceituação da despesa orçamentária; 11.7 ciclo orçamentário. 11.8 Lei de Responsabilidade Fiscal: inovações introduzidas pela LRF; efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para a dívida; transferências voluntárias; gestão patrimonial; mecanismos de transparência, controle e fiscalização. Econometria. Estatística Econômica. Economia Matemática. História Econômica do Agronegócio: 1) 2) 3) 4) 5) 6) A evolução do setor agrícola brasileiro; A modernização da agricultura; O crescimento do agronegócio; A produção de alimentos e fibras; A produção florestal; o comportamento do setor pecuário no Brasil; A agroindustrialização. Economia Rural: 1) 2) 3) 4) 5) Economia como ciência social; Teoria de preços; Mercado, comercialização e abastecimento agrícola; Preços agrícolas; Economia do Agronegócio: a. Agronegócio brasileiro; b. O agronegócio no mundo e as suas tendências; c. A oferta e a demanda por alimentos; d. Qualidade, segurança alimentar e o consumidor; e. A administração da cadeia produtiva agropecuária e a sua organização; f. As cooperativas e o agronegócio; g. Contratos e qualidade dos alimentos. 6) Estrutura dos Mercados Agroindustriais: a. O instrumental de organização industrial; b. Competição nos mercados agroindustriais; c. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão espacial;
  • 4. d. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão temporal; e. Organização vertical e desempenho de mercados agroindustriais; f. Problemas dos mercados oligopolistas; g. Problemas estruturais dos mercados agroindustriais brasileiros. 7) Mercados Futuros Agropecuários: - procurar tópicos no livro da Esalq . a. Introdução aos mercados futuros e de opções; b. Mecânica operacional dos mercados; c. Relações entre preços à vista e futuro; d. ‘Hedging’ e gerenciamento risco; e. Mercado de opções; f. Eficiência nos mercados futuros. 8) Economia e Gerenciamento de Complexos Agroindustriais: a. O conceito de agro business; b. Análise das cadeias agroindustriais; c. Coordenação vertical no agro business; d. Estratégias empresariais no setor agroalimentar; e. As funções gerenciais nos complexos agroindustriais; f. Os complexos agroindustriais e o setor externo; g. Políticas públicas que afetam os complexos agroindustriais. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990 – Código de Ética dos Servidores Públicos. Economia Rural: 1) 2) 3) 4) 5) Economia como ciência social; Teoria de preços; Mercado, comercialização e abastecimento agrícola; Preços agrícolas; Economia do Agronegócio: a. Agronegócio brasileiro; b. O agronegócio no mundo e as suas tendências; c. A oferta e a demanda por alimentos; d. Qualidade, segurança alimentar e o consumidor; e. A administração da cadeia produtiva agropecuária e a sua organização; f. As cooperativas e o agronegócio; g. Contratos e qualidade dos alimentos. 6) Estrutura dos Mercados Agroindustriais: a. O instrumental de organização industrial; b. Competição nos mercados agroindustriais; c. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão espacial; d. Desempenho de mercados agroindustriais na dimensão temporal; e. Organização vertical e desempenho de mercados agroindustriais;
  • 5. f. Problemas dos mercados oligopolistas; g. Problemas estruturais dos mercados agroindustriais brasileiros. 7) Mercados Futuros Agropecuários: - procurar tópicos no livro da Esalq . a. Introdução aos mercados futuros e de opções; b. Mecânica operacional dos mercados; c. Relações entre preços à vista e futuro; d. ‘Hedging’ e gerenciamento risco; e. Mercado de opções; f. Eficiência nos mercados futuros. 8) Economia e Gerenciamento de Complexos Agroindustriais: a. O conceito de agro business; b. Análise das cadeias agroindustriais; c. Coordenação vertical no agro business; d. Estratégias empresariais no setor agroalimentar; e. As funções gerenciais nos complexos agroindustriais; f. Os complexos agroindustriais e o setor externo; g. Políticas públicas que afetam os complexos agroindustriais.