Relato de experiência(2)

24,973 views
24,379 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • Nerilda, sou orientadora de estudos do pnaic macapa/ AP, copiei seu arquivo para mostrar as minhas cursistas um como exemplo de relato de experiencia. Mantive as referencias. Parabens pelo seu trabalho!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
24,973
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
194
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relato de experiência(2)

  1. 1. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Relato de Experiência Pedagógica 1 - Normas gerais para apresentação do Relato de Experiência a) Máximo de um autor por trabalho. b) Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows 7.0 ou posterior. c) Fonte “VERDANA”, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1,5 e parágrafos com recuo de 1,25. d) Citações acima de 3 linhas: espaço simples, fonte tamanho 11 e parágrafo com recuo de 4. e) Folha no formato A4, sem numeração de páginas. f) Margens superior e esquerda (2,5 cm) e inferior e direita (2,5 cm). g) Número de páginas: de 5 a 8 páginas. 2 – Formatação a) Título em letra maiúscula, centralizado e em negrito. b) Nomes do autor alinhado à direita . No rodapé, feito a partir do autor, incluir a qualificação e a instituição. 3 – O Relato de experiência pedagógica O texto deve ser revisado pelo próprio autor e deve contemplar os seguintes itens: • Apresentação: descrever, em poucas palavras, a relevância do trabalho realizado em consonância com os objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. • Caracterização da escola e da turma: contextualização da escola (nome completo, onde está situada, número de turmas, perfil da comunidade, dos professores e dos educandos); caracterização da turma (quantidade, faixa etária, perfil do grupo a partir do instrumento de acompanhamento proposto no material do Pacto, Unidade 1, página 41/Anos 1 e 2, página 42/ Ano 3).
  2. 2. • Fundamentação teórica: destacar as principais concepções que orientaram a prática proposta. Discutir o eixo contemplado na prática relatada (Leitura, Produção de Textos Escritos, Oralidade, Análise Linguística – discursividade, textutalidade e normatividade, Análise Linguística - Apropriação do SEA). Caracterizar a modalidade organizativa contemplada (sequências didáticas, projetos, atividades permanentes, atividades ocasionais e jogos para alfabetização), justificando a sua escolha. • Descrição das atividades e formas de avaliação: descrever os objetivos didáticos, relacionando-os com os direitos de aprendizagem. Listar os materiais necessários para a realização de cada etapa. Detalhar as atividades e as formas de avaliação. • Avaliação dos resultados: destacar quais objetivos foram alcançados. Apresentar reflexões pontuais sobre aspectos como: os impactos que as atividades propostas tiveram sobre o aprendizado dos alunos; o relacionamento com os alunos durante a atividade proposta; as dificuldades encontradas e as estratégias para sua solução. • Considerações finais: finalizar o relato da experiência com as considerações pessoais sobre como foi realizar a atividade, o que contribuiu para formação pessoal e profissional, as contribuições das formações do Pacto e quais os encaminhamentos identificados ao final da experiência. • Referências bibliográficas: listar, em ordem alfabética, todos os materiais impressos, virtuais e audiovisuais utilizados no desenvolvimento das aulas e no Relato de Experiência Pedagógica. • Anexos: exemplos de atividades, fotos, vídeos, registros de notas... No site do Pacto estarão disponíveis exemplos de relatos de experiência e um documento com o modelo da formatação que o relato deverá ser apresentado.

×