Your SlideShare is downloading. ×
0
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Bd  5 Modelo Relacional
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Bd 5 Modelo Relacional

4,072

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,072
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Bases de dados 5 – Modelo Relacional
  • 2. Modelo Relacional O Modelo Relacional é constituído somente por relações, onde cada relação é uma tabela.
  • 3. 1.Entidades Entidades: Objectos ou conceitos que possuem um conjunto de características comuns. Corresponde a uma tabela de uma Base de Dados.
  • 4. 2. Atributos Atributos: Características comuns aos objectos ou conceitos definidos pela Entidade. Corresponde aos campos de uma tabela.
  • 5. Representação das Entidades e dos atributos Automóvel (Marca, Modelo, Ano, Cor, Cilindrada, Nº quilómetros) Livro (Título, Nº Páginas, Ano de publicação, Autor, Língua)
  • 6. 2. Atributos Atributos Simples (ou Elementar) - Um atributo simples não pode ser subdividido. Exemplo :Altura. Atributos Compostos - Podem ser divididos gerando dois ou mais atributos elementares. Exemplo:
  • 7. 3.Atributos chave Para cada relação deve existir uma chave, que vai ser constituída por um conjunto de um ou mais atributos, que identifica cada tuplo (ou instância da relação) de um modo único, pois esta chave vai permitir estabelecer o relacionamento com outras relações.
  • 8. 3.1.Chave candidata Chaves candidatas são todos os conjuntos de um ou mais atributos possíveis para identificar cada tuplo de um modo único. Por exemplo, para a tabela Cliente, como chaves candidatas podemos ter os atributos cod_cliente e nr_contribuinte.
  • 9. 3.2 Chave primária De entre todas as chaves candidatas apenas uma será escolhida para identificar cada tuplo de forma única. A chave seleccionada de entre as chaves candidatas é designada chave primária da relação. A chave primária pode ser simples ou composta mas deve ser constituída pelo menor número possível de atributos. Em todas as tabelas deve existir sempre uma chave primária e os atributos que a constituem não podem conter valores nulos. Por exemplo, para a tabela Cliente, como chave primária seleccionaríamos o atributo “cod_cliente”.
  • 10. 3.3 Chave estrangeira Uma chave estrangeira é um conjunto de um ou mais atributos que são a chave primária numa outra relação. Por exemplo, para a tabela Venda, a sua chave primária é o conjunto de dois atributos, cod_cliente e cod_artigo. No entanto, os elementos que constituem a chave primária da tabela Venda, ambos, isoladamente, são chaves estrangeiras. Isto é, ambos existem como chaves primárias em outras tabelas.

×