Como fazer e apresentar um trabalho

5,776 views
5,476 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
5,776
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como fazer e apresentar um trabalho

  1. 1. Como fazer e apresentar um trabalho? Dicas para uma boa nota... Como deves fazer... 4 passos a seguir: 1. Planificação do Trabalho 2. Recolha e organização da informação 3. Redacção do texto 4. Apresentação final do trabalho O que não deves fazer... Apresentar fotocópias de livros ou de páginas da Internet; Copiar textos de um livro, mesmo que cortes alguns parágrafos; Transcrever um conjunto de dados ou citações; Escrever, mesmo que por palavras tuas, o que não entendes. 1. Planificação
  2. 2. Define bem o objectivo/ tema geral do trabalho; Faz um esquema por tópicos do seu desenvolvimento; Faz uma lista das fontes de informação a consultar; Define o tempo de duração e execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida. 2. Recolha e organização da informação Consulta as fontes de informação seleccionadas na planificação (livros, Internet, ...); Regista as fontes consultadas (para as referires na Bibliografia); Tira apontamentos do que diz respeito ao tema; Coloca os dados recolhidos por ordem de importância; Distingue o essencial e o secundário;
  3. 3. Elabora resumos e esquemas síntese. 3. Redacção do texto A redacção do texto deve ser: clara; concisa; coerente; com vocabulário adequado; com texto e palavras tuas; com texto e palavras que entendas. 4. Apresentação final do trabalho Capa Na capa deve constar:
  4. 4. - o nome da escola, - o título do trabalho, - o nome do autor ou autores, - local e data. Página de Rosto Nesta página deve indicar-se: - o nome da escola; - a disciplina a que se destina o trabalho e o nome do professor; - o título do trabalho; - o nome do(s) autor(es) e os respectivos números e turma; - local e ano lectivo. Índice Este refere as partes que formam o trabalho, as quais devem estar numeradas. Deve indicar-se a página correspondente a cada uma de acordo com a paginação geral do trabalho, que é iniciada na página de rosto e que corresponde à página 1.
  5. 5. Introdução Explica-se, em traços gerais, qual o objectivo fundamental do trabalho. Desenvolvimento Constitui a parte central do trabalho; convém ser redigido e ilustrado com cuidado, tendo como base os conhecimentos e as informações recolhidas durante a pesquisa que se elaborou; poder-se-á recorrer a citações, ou seja, transcrever frases de autores. Estas devem estar destacadas entre aspas e identificadas com o respectivo autor e obra da qual foi retirada; o tema deverá ser abordado de forma ordenada, em pequenos capítulos e apresentados separadamente. Conclusão Esta serve para fazer um resumo breve do assunto desenvolvido, na qual deve constar a opinião do autor. Anexos Podem incluir documentos que serviram de apoio ao trabalho, gráficos, mapas, quadros, gravuras ...; devem ser numerados (anexo I, anexo II, ...) e legendados.
  6. 6. Bibliografia No final do trabalho tens de apresentar todas as fontes que consultaste. Deve ser apresentada por ordem alfabética dos apelidos dos autores cujas obras foram consultadas, seguido dos respectivos títulos (em itálico), local onde foi editado, editora e respectiva data da edição. Se for consultada a internet e/ou CD-Rom, deverá indicar-se o endereço dos sites e/ou os títulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabética e separados das restantes fontes bibliográficas.

×