• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Semanada Leitura2009 Escolas.Ppt Rt2
 

Semanada Leitura2009 Escolas.Ppt Rt2

on

  • 2,218 views

Semana da Leitura 2009 no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº2.

Semana da Leitura 2009 no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº2.

Statistics

Views

Total Views
2,218
Views on SlideShare
2,182
Embed Views
36

Actions

Likes
0
Downloads
13
Comments
0

2 Embeds 36

http://bibliotecando.zip.net 34
http://www.slideshare.net 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Semanada Leitura2009 Escolas.Ppt Rt2 Semanada Leitura2009 Escolas.Ppt Rt2 Presentation Transcript

    • FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: Escola Básica 2,3 de Rio Tinto nº2 Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº2 Código GEPE: 1304775 Código estabelecimento: 346664 Distrito: Porto Concelho: Gondomar Morada: Rua da Campainha 4435-140 Rio Tinto Telefone: 224804070 Fax: 224804072 E-mail: info@eb23-rio-tinto-n2.rcts.pt Semana da Leitura: 02/ 03/ 2009 a 07/ 03/ 2009
    • P r o g r a ma d a s e ma n a 02/ 03/ 09 03/ 03/ 09 04/ 03/ 09 05 /03/ 09 06/ 03/ 09 Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 10: 00 H 10:00 H 11: 30 H 14: 00 H 10: 00 H - Participação na 2ª fase do CNL - Festa do Questionário (ao longo do - “Encontro com… Alice Vieira” - “Encontro com…Alexandre - Participação das escolas do 1º ciclo dia) Parafita” (sessões para alunos do 1º na “Semana Concelhia da Leitura” Local: Biblioteca Almeida Garrett Local: Sala dos Professores Local: BMG ciclo e 7º ano) - Teatro de Sombras pela EB1 da Venda Nova - Abertura da Feira de Autores - Abertura do «Mural de Leituras» 13: 45 H (Alexandre Parafita e Alice Vieira) - “Encontro com… Alice Vieira” Local: Auditório da Escola/BE Local: Biblioteca Escolar (sessões para alunos do 5º e 9º ano) Local: BMG - Lançamento das “Olimpíadas da Leitura 2009” 10: 30 H Local: Auditório da Escola/ BE - Participação do Jardim-de-infância Local: Biblioteca Escolar da Venda Nova na abertura da “Semana Concelhia da Leitura” 15:15 H Local: Biblioteca Municipal de - Apresentação do novo livro da Gondomar autora juvenil Liliana Bastos Local: Auditório da Escola OUTRAS ACTIVIDADES: ∀Auto-avaliação da BE no âmbito do Domínio B (Leitura e Literacia) – Questionários aos Professores (“Festa do Questionário”) e Alunos ∀Actividades permanente: Exposição de trabalhos dos alunos e “Biblioteca Aberta aos Pais” Local: Biblioteca/ Corredores de acesso às Salas de Aula e Biblioteca Municipal de Gondomar (exposição de ilustrações no âmbito do estudo do”Conto Tradicional”e de outras leituras – trabalho interdisciplinar LP e EV, desenvolvido no 7º ano de escolaridade)
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s 1º Prémio Concurso Ler+ BES 2008 - 1º Ciclo Concurso Ler+ 1º Prémio BES 2008 – 1º Ciclo EB1 Valença EB1 de Valença
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s Actividade: Participação na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura Participantes: Ana Rita Dias, aluna do 7º B, Sara Raquel Silva, aluna do 8º E, e Andreia Filipa Lopes, aluna do 9º F, acompanhadas pela professora Ana Paula Rento. Local: Biblioteca Almeida Garrett (Porto) Dia: 2 e 4 de Março Breve descrição: Estas alunas representaram a nossa escola na 2ª fase do CNL (fase distrital), tendo a Ana Rita Dias sido apurada para a prova oral desta mesma fase, que decorreu no dia 4 de Março. Nesta prova, ficou classificada em 3º lugar, assumindo o papel de suplente do distrito do Porto na fase nacional, que teve lugar na RTP.
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s Actividade: Apresentação do novo livro de Liliana Bastos intitulado Renascer Participantes: Alunos do 3º ciclo e CEF Convidados: Comunidade Educativa Local: Auditório da escola Dia: 2 de Março Breve descrição: Este é o segundo livro da autoria da ex-aluna da nossa escola Liliana Bastos. A apresentação esteve a cargo da Professora Maria do Céu Pereira e contou também com a presença do editor.
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s Actividade: “Festa do Questionário” Participantes: Equipa da BE, docentes e alunos do CEF Convidados: Docentes de todos os Departamentos Curriculares Local: Sala dos Professores Dia: 3 de Março Breve descrição: Tendo em vista a auto-avaliação da Biblioteca Escolar, aproveitámos a Semana da Leitura para levar a cabo o preenchimento de um questionário que pretendeu avaliar o trabalho desenvolvido no âmbito da Leitura e Literacia.
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s Actividade: “Encontro com... Alice Vieira” Participantes: Alunos dos 5º e 9º anos de escolaridade Local e data: Auditório e Biblioteca da Escola, 4 de Abril Breve descrição: A autora conversou com os alunos do 9º ano sobre o seu livro Vinte e Cinco a Sete Vozes, abordado no âmbito da disciplina de História, e sobre o 25 de Abril. Animou também uma sessão orientada para os alunos do 5º ano que, no âmbito do PNL, leram o livro Trisavó de pistola à cinta. No final, Alice Vieira assinou o “Livro de Honra” da Biblioteca Escolar, deixando a seguinte mensagem: “Um grande abraço para os professores e alunos da Escola Básica 2,3 de Rio Tinto nº 2. Foi um prazer ter estado à conversa com todos – sobretudo com os alunos que “trabalharam” o tema sempre fascinante do 25 de Abril.”
    • A c t i v i d a d e s r e a l i z a d a s Actividade: “Encontro com... Alexandre Parafita” Participantes: Alunos dos 2º e do 7º anos de escolaridade Local e data: Auditório e Biblioteca da Escola, 5 de Abril Breve descrição: As turmas do 7º ano, no âmbito do estudo do Conto Tradicional, ouviram o autor falar sobre a importância da leitura desde tenra idade e sobre a necessidade de valorizarmos as nossas raízes culturais e as “bibliotecas vivas” que são os idosos. A sessão com os alunos do 2º ano teve início com a representação da peça “À procura de uma estrela” e a dramatização do poema “Sinfonia no meu jardim”, com que os discentes presentearam o autor, e terminou com a resposta de Alexandre Parafita às múltiplas questões colocadas pelos curiosos alunos. Não faltou a tradicional Sessão de Autógrafos na Biblioteca Escolar.
    • T r a b a lh o s dos a lu n o s Concurso Ler+ 1º Prémio BES 2008 - Pré Escolar Escolar 1º Prémio Concurso Ler+ BES 2008 - Pré Jardim de Infância Infância de(Anadia)(Anadia) Jardim de de Pereiro Pereiro
    • T r a b a lh o s d o s a lu n o s … Alice Vieira encanta alunos com as suas “estórias” No tempo da ditadura em Portugal havia muitos presos políticos. Uma menina costumava ir visitar o pai à prisão e via-o sempre sentado, falando com ele através de um vidro. Não se lembrava de o ter visto de pé pois era ainda muito pequenina quando a PIDE o prendeu. Um dia, chegou mais cedo para a visita acompanhada pela mãe e viu o pai a caminhar, acompanhado por um guarda. Muito espantada exclamou: -“Olha, o meu pai tem pernas!” Esta foi uma das várias histórias sobre a ditadura salazarista contada aos alunos de 9.ºano pela conceituada escritora Alice Vieira, no passado dia 4 de Março, num encontro no auditório da Escola Básica de Rio Tinto nº2, dinamizado no âmbito da Semana da Leitura. Os alunos ficaram encantados por conhecerem a autora do livro que trabalharam na aula de História – Vinte e Cinco a Sete Vozes. Este livro conta a história de uma estudante que está a fazer uma tese de mestrado sobre o 25 de Abril e que vai entrevistando diferentes personagens com perspectivas bastante diversas sobre o tema. Enquanto o Paulo Jorge acha somente que o 25 de Abril é “bué de fixe” porque é feriado, o avô da Madalena tem uma visão muito completa sobre o tema, pois viveu de perto o período da ditadura. Desde o início da sessão que ficámos admirados com o sentido de humor e boa disposição manifestados pela escritora que não é nada emproada e foi respondendo com muita simpatia às questões que lhe colocavam. Contou como uma vez a 1.ª página do jornal onde trabalhava saiu só com receitas de culinária, pois a censura tinha cortado quase todas as notícias; falou das visitas que fazia a amigos presos no Forte de Peniche e de como ainda hoje não consegue visitar essa antiga prisão política; partilhou connosco a revolta que sentia por saber que se passavam coisas importantes no país, como as greves académicas dos anos 60, e não poder publicar notícias sobre isso, entre muitas outras “estórias”. Gostámos imenso de estar à conversa com esta Alice Vieira. Foi, sem dúvida um momento único e inesquecível em que ouvimos o testemunho de alguém que viveu durante a ditadura salazarista. Assim se faz “história”! Ana Rita Moreira, Diogo Mota, Mara Carreira, alunos do 9.º F Esta reportagem mereceu destaque na Revista Giggle. Confira neste endereço, na página 82: http://giggle.clix.pt/giggle/emagazines/007/tweens/
    • A lg u m a s F o t o g r a f ia s
    • A lg u m a s F o t o g r a f ia s
    • C o m e n t á r io s 1º Prémio Concurso Ler+ BESBES 2008 ciclo 1º Prémio Concurso Ler+ 2008 - 2º - 2º ciclo Externato “O Ramalhete” (Porto) Externato “O Ramalhete” (Porto)
    • C o m e n t á r io s f in a is Esta é apenas uma pequena “amostra” do que foi a dinâmica e gratificante “Semana da Leitura 2009” na nossa escola/ agrupamento de escolas, fruto da articulação entre a Biblioteca Escolar, o Departamento de Línguas e outros Departamentos Curriculares/ docentes interessados, o 1º Ciclo e o Jardim-de- Infância. Articulámos ainda com a Biblioteca Municipal de Gondomar, em parceria com outras Bibliotecas Escolares do concelho, participando na dinamização da “Semana Concelhia da Leitura 2009”.
    • Me ns a g e n s 1º Prémio Concurso Ler+ BES 2008 - Ensino Secundário 1º Prémio Concurso Ler+ BES 2008 - Ensino Secundário EPRAMI Escola Profissional do Alto Minho -Monção EPRAMI Escola Profissional do Alto Minho -Monção
    • A Se mana da Le itura n a s p a la v r a s de … “Achei que todas as actividades propostas na Semana da Leitura foram inovadoras e enriquecedoras para o nosso conhecimento e cultura. Espero que voltem a proporcionar esta iniciativa e gostaria de conhecer outros escritores.” Ana, aluna do 7ºF “Uma vez mais o escritor Alexandre Parafita esteve na Escola Básica de Rio Tinto nº2, desta feita para se associar às comemorações da Semana da Leitura. (...) O encontro começou com a brilhante actuação das turmas B, E e F (7º ano), que brindaram o convidado e demais presentes com dramatizações bem-humoradas e leituras expressivas de textos de obras suas e ainda com música de fundo a cargo do Clube de Música. De seguida, os alunos do 7ºA conduziram com mestria uma entrevista que incidiu sobre o trabalho de investigação levada a cabo por Alexandre Parafita na área do património imaterial e que já lhe permitiu resgatar do esquecimento muitos contos populares, lendas, mitos e outros textos da tradição oral, sobretudo em Trás-os-Montes. Admirado com a pertinência de algumas questões dos jovens jornalistas, o escritor sublinhou a seguinte mensagem: para preservar a nossa identidade cultural, há que saber manter viva a memória do povo. Para tal, devemos ser capazes de “ouvir” as histórias de vida e também as outras, as da imaginação, com reis, princesas, diabos, raposas e trasgos, que os seniores da nossa família e da nossa sociedade, verdadeiros “titulares da memória”, guardam e que tão bem sabem contar!” Alice Ribeiro (docente do 3º ciclo) “Foi com muita honra que visitei esta escola na Semana da Leitura de 2009. Os testemunhos que colhi sobre o dinamismo que está a ser implementado em termos de leitura pelos mais jovens augurou um futuro mais promissor para todos.” Alexandre Parafita
    • O P N L v is t o p e la C o m u n id a d e E d u c a t iv a “ O nosso agrupamento tem um projecto de leitura no âmbito do PNL que se chama “Meninos que gostam de (ouvir) ler”. Nós gostamos muito deste projecto, porque melhora a nossa capacidade de aprendizagem.” Tânia Silva, aluna do 5º I “Os alunos do 2º ciclo aderiram com grande entusiasmo às iniciativas desenvolvidas no âmbito do PNL, tendo gostado principalmente do encontro com a escritora Maria José Meireles, pela sua simpatia e capacidade de comunicação.” Dina Nunes (docente do 2º ciclo) “O PNL permite às famílias abrir o seu horizonte literário, chamando a atenção para obras e autores.” Mª Conceição Fernandes (encarregada de educação)