Gestão de Projetos e Ferramentas

14,950 views
14,696 views

Published on

Palestra que ministrei na Anhanguera SBC sobre Gestão de Projetos.

Sobre Projetos de Software e Metodologias Ágeis, vide este artigo do meu blog:
"Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Projetos de Software" - http://bit.ly/iGr1HU

Published in: Business
1 Comment
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
14,950
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
557
Comments
1
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gestão de Projetos e Ferramentas

  1. 1. Gestão de Projetos e Ferramentas Nei Grando (@neigrando) -Setembro / 2013 - http://neigrando.blog.br
  2. 2. GESTÃO DE PROJETOS
  3. 3. Projeto “Um Projeto é um Empreendimento Temporário Desenvolvido para Criar um Produto ou um Serviço Único.” Não é repetitivo, com início, fim e uma sequencia bem definida de eventos, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto ou serviço. Deve possuir objetivo e requisitos claramente definidos (Escopo); Obedecer ao orçamento aprovado (Custo); e ser concluído em prazo especificado (Tempo).
  4. 4. Gerenciamento de Projetos “A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de atender as necessidades e expectativas das partes envolvidas”. Gerenciar um projeto é administrar as incertezas do projeto, planejando sua execução antes de iniciá-lo e controlando o projeto de modo a assegurar sua conclusão no prazo e orçamento estipulados, conforme as especificações.
  5. 5. Stakeholders do Projeto Indivíduos ou organizações que estarão em algum momento envolvidos no projeto, e cujos interesses são afetados pelo desenvolvimento do projeto. Os participantes-chave de qualquer tipo de projeto incluem: Patrocinador do Projeto; Gerente do Projeto; Equipe do Projeto; Cliente; Fornecedores; Organização Envolvida.
  6. 6. Benefícios do Gerenciamento • Aumenta a confiança e o grau de certeza dos interessados; • Evita surpresas; • Antecipa as situações desfavoráveis; • Agiliza as decisões; • Aumenta o controle gerencial; • Melhora continuamente os projetos; • Faz o balanceamento de demandas concorrentes, prioriza os projetos; • Melhora o acompanhamento e o controle; • Expande a comunicação; • Refina as projeções de necessidades de recursos; • Fornece um mecanismo para medição do desempenho. “...ao planejar, você está, na verdade, construindo o seu próprio futuro!” - Amyr Klink Travessia do Atlântico Sul em barco a remo. Uma grande aventura ... e um grande projeto: 720 dias de planejamento, 109 dias de execução www.amyrklink.com.br
  7. 7. Project Management Body of Knowledge PMBoK - Guia que descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da área de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja, tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBoK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos. Sobre a 5ª Edição do PMBoK http://gerentedeprojeto.net. br/?p=2224 http://blog.pmtech.com.br/ mudancas-pmbok-5a- edicao/
  8. 8. PMI e PMP® Desde 1985 o PMI – Program Management Institute mantém um programa de certificação rigoroso que visa avançar a profissão do Gerente de Projeto e reconhecer os profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos. A Certificação Project Management Professional (PMP®) é a credencial profissional com maior reconhecimento para profissionais associados com Gerência de projetos.
  9. 9. PMBoK - Grupos de Processos • Reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer com a sua execução.Inicialização • Planejar e manter um esquema de trabalho viável para atingir aqueles objetivos de negócio que determinaram a existência do projeto. Planejamento • Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado.Execução • Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias. Controle • Formalizar a aceitação do projeto ou fase e fazer o seu encerramento de forma organizada.Finalização
  10. 10. PMBoK - Áreas do Conhecimento •Assegurar que será implementado no prazo previsto. TEMPO •Assegurar que inclua todo o trabalho necessário. ESCOPO •Assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento previsto CUSTOS •Garantir que satisfará as necessidades para as quais ele foi empreendido. QUALIDADE •Garantir a regular e apropriada geração, coleta, disseminação, armazenamento e descarte final das informações COMUNICAÇÃO •Obter bens e serviços externos à organização executora. AQUISIÇÕES •Identificar, análisar e responder aos riscos.RISCOS •Torna mais efetivo o uso dos recursos humanos envolvidos no projeto. RECURSOS HUMANOS •Assegura que os diversos elementos do projeto estejam adequadamente coordenados. INTEGRAÇÃO
  11. 11. EAP - Estrutura Analítica de Projetos Em inglês Work Breakdown Stucture (WBS) é a decomposição do trabalho do projeto em partes numa estrutura hierárquica (árvore) orientada a entregas.
  12. 12. A ferramenta de gerenciamento de projetos MS Project, por exemplo, permite informar: fases, Tarefas, duração e latência, vínculos, pontos de marcação, recursos (pessoas, materiais, outros), custos, empenho das pessoas, ... Exemplo de um Projeto, fases, tarefas, ...
  13. 13. FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PROJETOS
  14. 14. Oracle Primavera Solução de Enterprise Project Portfólio Management (EPPM) para os setores que usam muitos projetos. Oferece os melhores recursos para atender missão crítica de setores como engenharia & construção, manufatura discreta e de processo, além de transporte público, serviços financeiros e outros. http://www.oracle.com/br/products/applications/primavera/overview/index.html
  15. 15. Microsoft Project Oferece uma maneira potente e visualmente aprimorada de gerenciar uma grande diversidade de projetos e programas de forma eficiente. Excelente para gerenciar tarefas, prazos e recursos. http://www.microsoft.com/project/pt-br/product-information.aspx (Windows)
  16. 16. Deskaway Trata-se de uma ferramenta colaborativa de Gestão de Projetos acessível via Web. Por ser online, facilita o acesso pelos colaboradores de qualquer lugar que tenha acesso Internet. http://suaempresa.deskaway.com www.deskaway.com (acesso gratuito – requer Java runtime)
  17. 17. jxProject Gerenciador de projetos para o Windows, Linux e Mac. Você pode programar recursos com múltiplos calendários, zonas de tempo, mudanças de tempo, etc. O programa ainda pode imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas e muito mais. www.jxproject.com (download gratuito – requer Java runtime)
  18. 18. GanttProject Criado para agendamento de tarefas de um projeto em suas diferentes etapas baseado no Diagrama de Gantt. O programa está disponível no idioma português. www.ganttproject.biz (download gratuito – Windows XP/Vista/7/8)
  19. 19. OpenProj Gerenciador de projetos desenvolvido como alternativa ao Microsoft Project. Com código aberto, oferece várias opções para a inclusão e administração de todas as atividades, apresentando os resultados, em especial, sob o formato de Gráficos de Gantt. www.openproject.org (download gratuito – Windows XP/Vista/98/2000/)
  20. 20. Project Planner Permite que você administre, acompanhe e planeje seus projetos. Tem opção para vários usuários que podem modificar suas listas de tarefas em tempo real na Internet. Também tem recursos para ver e prever custos para projetos. www.smartworks.us (download gratuito – Windows XP/Vista/98/2000/)
  21. 21. Project Engine Personal Sistema para planejamento de projetos e gerenciamento de tarefas. Dirige o fluxo de trabalho de qualquer projeto, de um simples usuário até uma empresa. Gerencia tarefas, eventos agendados, encoraja pausas e delegação de trabalho e melhora a precisão nas estimativas de tempo. Innovative Tool Solutions (dowload gratuito – para Windows 98 – requer Java runtime)
  22. 22. Comparação entre Ferramentas de GP Existem centenas de ferramentas de software que facilitam o Gerenciamento de cronogramas de Projetos. Segue abaixo alguns artigos que comparam algumas das principais ferramentas utilizadas no mercado. Análise de Ferramentas para Apoio à Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos de Software http://www.cercomp.ufg.br/uploads/18/original_Artigo_Wamps.pdf Comparativo entre 100 ferramentas de gerenciamento de projetos http://www.blogcmmi.com.br/gestao/comparativo-entre-100-ferramentas-de- gerenciamento-de-projetos Ferramentas para o Gerenciamento de Projetos (com tabela comparativa) http://gestaodprojetos.blogspot.com.br/2009/08/ferramentas-para-o-gerenciamento- de.html
  23. 23. Ferramentas: (1) GanttProject; (2) Project Open; (3) Microsoft Project; (4) Primavera; (5) RationalPlan; (6) Open Project; (7) DotProject; (8) JxProject; (9) RedMine. Avaliação : (S) Satisfaz o requisito em questão; (N) Não atende o requisito; (P) Atende Parcialmente o requisito; (NA) O requisito em questão Não pode ser Avaliado; (NE) A informação para avaliação do requisito Não foi Encontrada. Exemplo de Tabela de Comparação Origem: http://www.cercomp.ufg.br/uploads/18/original_Artigo_Wamps.pdf
  24. 24. ...
  25. 25. Nei Grando (@neigrando) Blog: http://neigrando.blog.br

×