Your SlideShare is downloading. ×
Vivendo no temor do senhor
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Vivendo no temor do senhor

2,790
views

Published on

Published in: Education, Technology, Travel

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,790
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
45
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Tema: Vivendo no Temor do SenhorTexto: Provérbios 1:7Introdução: • O livro de Provérbios é principalmente dirigido para os jovens. • O livro de Provérbios constrói caráter. • “Provérbios” são duas palavras: “Pro” e “vérbios”. 1. “Vérbios” significa “Palavras”. 2. “Pro” significa “mais do que”. 3. “Mais do que Palavras” ou “Mais do que vemos a primeira vista”. 4. È uma declaração prática firmada em linguagem autoritária. • Nos versículos 2-4 vemos o PROSPOSITO DO LIVRO. 1. Nestes versos achamos as 10 razoes do porque o livro foi escrito. Foi escrito para nos dar: a. Qual é a primeira? “SABEDORIA” Conhecer a si mesmo, Deus e seu próximo. b. 2ª Palavra? “INSTRUÇÃO” – Princípios de Deus. c. 3ª Palavra? “ENTENDIMENTO” d. 4ª Palavra? “PRUDÊNCIA” e. 5ª Palavra? “JUSTIÇA” f. 6ª Palavra? “JUÍZO” g. 7ª Palavra? “EQUIDADE” – pesar, habilidade de pesar as coisas. h. 8ª Palavra? Vs. 4 “PRUDÊNCIA” – outra palavra: discernimento, sutilidade no sentido bom. i. 9ª Palavra? “CONHECIMENTO” j. 10ª Palavra? “BOM SISO” – habilidade de pensar 2. Estas são as 10 razões porque este livro foi escrito. 3. E no capitulo 1 Salomão instrui seu feilho que se quiser adquirir estas 10 coisas acima precisa fazer 4 coisas. a. Vs. 7 “Tendo o temor do Senhor b. Vs. 8 “Obedecendo os pais” c. Vs. 10 “Andando com a turma certa” d. Vs. 20 “Adquirindo sabedoria” Como podemos ter sabedoria? A. A ênfase maior no livro de Provérbios é “O Temor do Senhor”. Vemos esta frase ou frases similares a esta no livro inteiro de provérbios e através das escrituras. Em nosso versículo que acabamos de ler encontramos duas classes de pessoas mencionadas: aqueles que temem ao Senhor e os tolos que não. B. Para começarmos este estudo precisamos entender algumas coisas sobre o Temor do Senhor: 1. Deus deseja que O temamos – Deut. 5:29 2. O temor a Deus é sempre para o nosso bem – Deut. 6:24
  • 2. 3. É possível temer a Deus a todo tempo – Prov. 23:17 4. Obediência é a prova do Temor a Deus – Gen. 22:12 5. Aqueles que temem a Deus são recompensados – Prov. 13:13 6. Aqui esta o segredo de toda a benção – Salmos 112:1 C. Então, o que é temer a Deus? É ter medo de Deus? Não, não é para ser associado a terror ou suspeita o tipo de temor que faz o homem correr e esconder de Deus. É uma reverencia tão grande ao nosso Deus que quando há esta reverencia o único desejo que temos é de agradá-Lo. Para entendermos melhor o que é temer a Deus, temos que ver como são as pessoas que temem a Deus, e descobrir os resultados de temer a Deus, então veremos nas escrituras alguns lugares onde é mencionado o temor a Deus e de como é uma pessoa que teme a Deus.I. Quando uma pessoa teme a Deus implica que ele esta começando a conhecer a Deus. A. Vamos ler alguns versículos • Provérbios 1:7 – “O temor do SENHOR é o principio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” • Provérbios 9:10 – “O temor do SENHOR é o principio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. • Provérbios 15:33 – “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. • Salmos 111:10 – “O temor do SENHOR é o principio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre”. B. Alguém só começa a temer a Deus quando conhece Deus. Quando alguém reconhece quem Ele realmente é, ai é quando ele realmente começa a temer a Deus. C. É importante reconhecermos que este temor tem que ser procurado – Provérbios 1:29-30 – “Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão” D. Este temor tem que ser aprendido – Deuteronômio 4:10 – “O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe, quando o SENHOR me disse: ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê- las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos;”, Salmos 34:11 – “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.” E. Tem que ter um desejo por este temor – Neemias 1:1 – “Ah! Senhor, estejam, pois atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e fazer prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.”
  • 3. F. Requer obediência da sua parte – Eclesiastes 12:13 – “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” G. Alguns temem a Deus mais do que outros – Neemias 7:2 – “Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, líder da fortaleza, em Jerusalém; porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos.” H. Quando uma pessoa teme a Deus implica que ele esta começando a conhecer a Deus.II. Quando uma pessoa teme a Deus ele vai virar do pecado e viver uma vida santa. A. Vamos ver alguns versículos: • Provérbios 3:7 – “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”; • Provérbios 8:13 – “O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”; • Provérbios 14:2 – “O que anda na retida teme ao SENHOR, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza; • Provérbios 14:16 – “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro; • Provérbios 16:6 – “Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado; • Salmos 19:9 – “O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do senhor são verdadeiros e justos juntamente”. B. Todas estas referencias deixa bem claro que quando alguém aprende realmente o que é temor de Deus toda conduta da vida muda. C. I Pedro 3:1-3 – “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem a palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no use de jóias de ouro, na compostura dos vestido” – isto inclui a maneira que si veste, fala, gasta o seu dinheiro, como é usado o sua tempo, o que você ouve, os lugares que você vai, os prazeres que você deseja na vida, os livros que você lê, jogos que você joga, programas na TV que você assiste. D. Até seus amigos vão ser diferentes – Malaquias 3:16 – “Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome”.
  • 4. E. Quando uma pessoa teme a Deus ele vai virar do pecado e viver uma vida santa.III. Quando uma pessoa teme a Deus ela tem plena segurança. A. Vamos ver alguns versículos: • Provérbios 14:26 – “No temor do SENHOR He firme confiança e ele será um refugio para seus filhos”, • Eclesiastes 8:12-13 – “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele. Porém o ímpio não ira bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus; B. Uma das razões que existe segurança quando si teme a Deus é que a pessoa que teme a Deus ela vive em intima comunhão com o Senhor – Salmos 25:14 – “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança”. C. Isto faz com que você tenha a Segurança da Proteção de Deus – Salmos 34:7 – “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e o livra”. D. Segurança da Provisão de Deus – Salmos 34:9-10 –“Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará”. E. Segurança dos Propósitos de Deus – Salmos 33:18 – “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia”. F. Sabemos todos os nossos pecados foram perdoados – I João 2:12 – “Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vão são perdoados os pecados”. G. Quem teme a Deus pode dizer com certeza - I Timóteo 1:12 – “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”. H. Quando alguém teme a Deus .IV. Quando uma pessoa teme a Deus ela experimenta verdadeira alegria e satisfação. A. Vamos ver alguns versículos: • Provérbios 13:13 – “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado”. • Provérbios 28:14 – “Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal”.
  • 5. • Salmos 145:19 – “Ele cumprirá o desejo dos que o teme; ouvirá o seu clamor, e os salvará”. B. Mesmo quando uma pessoa é pobre humanamente falando si ela tem o temor de Deus ele será maravilhosamente rico e verdadeiramente satisfeito. Provérbios 15:16 – “Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação”. Provérbios 19:23 – “O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum”. C. O homem que teme a Deus ele vai ter imensa satisfação e alegria em saber que todo esta bem, não somente do momento mas também na eternidade. Salmos 31:19 – “Oh! Quando grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos do homens”! Salmos 61:5 – “Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome”.V. Quando uma pessoa teme a Deus ela colhe benefícios de uma vida disciplinada. A. Vamos ver alguns versículos: • Provérbios 10:27 – “O temor do Senhor aumente os dias, mas perversos terão os anos da vida abreviados”. • Provérbios 14:27 – “O temor do Senhor e fonte de vida, para desviar dos laços da morte”. • Provérbios 19:23 – “O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará o mal nenhum”. • Eclesiastes 8:12-13 – “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele. Porém o ímpio não ira bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus”. B. Como isto tem lógica, si vivermos em uma maneira disciplinada, tendo a quantia certa de descanso, comida, sono e exercício, servindo outros, e acima de tudo colocando Deus em primeiro lugar seremos imortal ate que nossa obra seja terminada.VI. Quando uma pessoa teme a Deus ela vai servir a Deus fielmente e de todo coração. A. Vamos ver alguns versículos: • Salmos 2:11 – “Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor”. • II Crônicas 19:7,9 – “Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno. E deu-lhes ordem,
  • 6. dizendo: Assim fazei no temor do Senhor, com fidelidade, e com coração íntegro. • Hebreus 11:7 – “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi herdeiro da justiça que é segundo a fé”. • Hebreus 12:28 – “Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverencia e piedade”. B. Que coisa gloriosa servir a Deus e estar esperando humildemente pela liderança e o poder de Deus sobre as nossas vidas. Isto é o que significa servir ao Senhor com temor e tremor.VII. Quando uma pessoa teme a Deus ela será mais com Jesus. A. Hebreus 5:7-9 – “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e suplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; Lemos que nosso Salvador como homem, viveu no temor do Senhor de tal forma que Se ofereceu ir ate a cruz para garantir a nossa salvação eterna. B. Si desejássemos sempre ser como Ele sempre procurar viver, trabalhar e fazer tudo no temor do Senhor.Conclusao: A. Que estudo, que tema, que desafio, será que vale a pena temer a Deus. B. Jó 1:9-10 – “Então respondeu satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra”. C. Porque não fazer Salmos 86:11-12 – “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te- ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre”.Que esta seja a nossa oração diária.Amem!!