A Crise Econômica Nos EUA e na Europa

12,767
-1

Published on

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
12,767
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
207
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Crise Econômica Nos EUA e na Europa

  1. 1. O QUE CARACTERIZA UMA CRISE ECONÔMICA?A falta de dinheiro simultaneamente por muitas empresas ou pessoasfísicas, especialmente nas prestadoras de crédito ou bancos, sãoexemplos de fatores que podem desencadear uma crise econômica.Superinflação da moeda ou até mesmo desastres naturais queimpliquem na supervalorização de itens de consumo essencial comoarroz, feijão, carne ou petróleo podem quebrar a economia. Crise do Petróleo - 1973Ayatollah Khomeini assume o poder do Irã e passaa controlar a produção de petróleo do país,causando uma disparada nos preços do produto -potencializada pelos temores de racionamentoenergético nos EUA. No Brasil, houve aumento nocusto dos combustíveis e racionamento. A dívida doPaís inchou com os crescentes custos daimportação do petróleo.
  2. 2. A PRIMEIRA GRANDE CRISE – USA Grande Depressão ocorreu entre os anos de 1925 e 1933, procedendo a Quebra da Bolsa de Nova York, o Livre Mercado e a Superprodução agrícola. Atingiu primeiramente a economia norte- americana, espalhando-se em seguida para a Europa e os países da África, Ásia e América Latina.
  3. 3. CRISE IMOBILIÁRIA NOS EUA - 2008Na década de 90, o padrão de vidaelevado tomou conta dosestadunidenses, que inflamados peloconsumismo e comerciais de TV,gastavam mais a cada novo bemadquirido, sem se preocupar cominvestimentos futuros.
  4. 4. PAÍSES AFETADOS PELA CRISE ECONÔMIC
  5. 5. CRISE FINANCEIRA NA EUROPA - 2010 A formação de uma crise financeira na zona do euro deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos, principalmente após a crise financeira de 2008. Para se financiar, passaram aPortugal, Irlanda, Itália, Grécia e acumular dívidas.Espanha são os que se encontram emposição mais delicada dentro da zonado euro, pois foram os que atuaram deforma mais indisciplinada nos gastospúblicos e se endividaramexcessivamente. Além de possuíremelevada relação dívida/PIB, estespaíses possuem pesados déficitsorçamentários ante o tamanho de suas
  6. 6. Balanço da Dívida externa de Portugal e Grécia – 2010 (World Bank)
  7. 7. POR QUE O EURO DESVALORA possibilidade de que governos eempresas da região tornem-seinsolventes faz com boa parte dosinvestidores simplesmente nãoqueira ficar exposta ao risco deações e títulos europeus.É notável o movimento de vendadestes papéis e fuga para ativosconsiderados seguros, como ostítulos do Tesouro norte-americano.Tal movimento, de procura pordólares e abandono do euro, fezcom que a cotação da moedaeuropeia atingisse valoreshistoricamente baixos.As moedas também refletem o vigordas economias. Assim, argumentamos analistas, a tendência de longoprazo é de fortalecimento do dólar e países em crise UEdas moedas dos países emergentes
  8. 8. CRISE DA DÍVIDA PÚBLICA AMERICANA - 2011Dívida pública é quanto o governo deve para entidades e para asociedade. O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dosseus gastos como educação, saúde, educação e obras públicas que nãosão cobertos com a arrecadação de impostos.Os EUA chegaram ao limite de US$ 14,3 trilhões para sua dívida pública, eagora querem subir para US$ 16 trilhões o teto da dívida. Se o valor nãoaumentar, há risco de um calote nos investidores, e o mundo poderiaentrar em recessãoOs títulos da dívida americana são considerados os mais seguros domundo. Em caso de calote, haveria uma crise de confiança entreinvestidores.
  9. 9. O explosivo aumento da dívida pública nos Estados Unidos e Europa foicausado pelos trilhões de dólares gastos para socorrer os bancos e pelasmedidas fiscais para estimular o crescimento do PIB após a resseção de2008. Depois da crise econômica de 2008, o governo americano precisouse endividar para melhorar a situação econômica do país. Porém, agora énecessário pagar parte da dívida, sem a verba os EUA precisaram pegarmais dinheiro, gerando uma bola de neve e aumentando a dívida pública.Com medo do calote, mercados financeiros apresentaram variaçõesconstantes nos índices da bolsa de valores.
  10. 10. PAÍSES NEGLIGENTES E A CRISE... Vamos comprar muitos aviões. Eu quero é guerra! Ninguém mais quer Gastem o quanto saber da nossa quiser. moeda!
  11. 11. Colégio Antônio Vieira• João Victor Almeida - 20• Milena Kruschewsky - 33• Leonardo Vieira - 25• Michelle Villa – 32• Daniel Gomes - 10• Disciplina: Geografia/Informática• Professor: Luís Parente• Orientadora: Nayara
  12. 12. Fontes Bibliográficas:• http://deciogoes.blogspot.com/2011/01/crise-imobiliaria-vai-chegar-no-pais.html• http://www.produzindo.net/entenda-a-crise-economica-que-estamos-vivendo/• http://crisequalcrise.blogspot.com/2008_10_01_archive.html• http://resistir.info/crise/crise_grecia_eua_p.html• http://resistir.info/crise/hudson_11mai10.html• http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=19107• http://veja.abril.com.br/noticia/economia/perguntas-e-respostas-a-crise-financeira-na-europa• http://portugues.eurail.com/enpt/support/choose-pass/in-which-countries-can-i-travel-with-the-global-pass• http://noticias.r7.com/economia/noticias/entenda-o-que-e-a-divida-publica-20100126.html• http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080424103057AAx6muB• http://www.aldeiagaulesa.net/2011/07/jose-luis-fiori-e-crise-da-divida-dos.html• http://www.leninja.com.br/• http://www.aldeiagaulesa.net/2011/07/jose-luis-fiori-e-crise-da-divida-dos.html• http://www.valor.com.br/opiniao/974270/crise-da-divida-americana• http://www.youtube.com/watch?v=DuiPOedYFxM

×