Your SlideShare is downloading. ×
áCidos nucléicos 1ºa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

áCidos nucléicos 1ºa

7,041
views

Published on


0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
7,041
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
330
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ácidos Nucléicos O código da vida Profª Nayara Marques
  • 2. Histórico Francis Crick e James Watson ganharam o Nobel da Medicina por determinar cientificamente que o DNA é uma dupla hélice.
  • 3. Estrutura dos Ácidos Nucléicos Tanto o DNA como o RNA são formados pelo encadeamento de grande número de moléculas menores, os nucleotídeos, formados por três tipos de substâncias químicas: – Base nitrogenada – Pentose (açúcar) – Fosfato
  • 4. Bases Nitrogenadas Adenina e Guanina – Bases púricas. Citosina, Timina e Uracila Adenina (A) Guanina (G) – Bases pirimídicas. Púricas DNA: – Adenina – Timina – Citosina – Guanina RNA: Timina (T) Citosina (C) Uracila (U) – Adenina – Uracila – Citosina - Guanina Pirimídicas
  • 5. Pentoses RNA: possui uma ribose. – Ácido ribonucléico DNA: possui uma desoxirribose. – Ácido desoxirribonucléico.
  • 6. DNA A ligação entre as bases nitrogenadas é feita por pontes de hidrogênio. A base Timina (T) se liga à Adenina (A) por duas pontes de hidrogênio. A base Citosina (C) se liga à Guanina (G) por três pontes de hidrogênio.
  • 7. Duplicação do DNA É controlada por várias enzimas que afastam os fios,quebrando as pontes de hidrogênio e unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros de duplicação por um processo chamado sistema de reparo. Em cada filamento exposto, novos nucleotídeos começam a se encaixar, obedecendo ao emparelhamento [ A -T ], [C-G]
  • 8. Cada fio orienta a formação de outro que lhe é complementar. Portanto, o filamento novo fica igual ao antigo que ocupava aquela posição. Conseqüentemente, as duas moléculas resultantes serão iguais. Como cada molécula de DNA filha é formada por um filamento de DNA mãe, a duplicação é um processo semi- conservativo.
  • 9. RNA Interpreta e executa a informação do DNA. É formada por um único filamento de polinucleotídeos. Pentose é sempre a ribose. Bases nitrogenadas: Adenina, Guanina, Citosina e Uracila. É fabricado no núcleo e migra para o citoplasma.
  • 10. Os Tipos de RNA RNA-mensageiro (RNA-m) – Leva o código genético do DNA para o citoplasma – Lá, seguindo o código, determina a seqüência de aminoácidos da proteína RNA-transportador (RNA-t) – Transporta os aminoácidos até o local da síntese de proteínas RNA-ribossomal (RNA-r) – Participa da estrutura dos ribossomos, onde ocorre a síntese de proteínas.
  • 11. Etapas da Síntese Protéica Transcrição – Síntese do RNA-m pelo DNA Tradução – Organização dos aminoácidos soltos no citoplasma pelo RNA de modo a formar uma proteína característica.
  • 12. Vamos pensar... Qual a ligação mais difícil de ser quebrada? Adenina – Timina ou Guanina – Citosina? – R: Guanina – Citosina por estarem ligadas por 3 pontes de hidrogênio. Se uma seqüência de uma fita de poli nucleotídeos fosse AATCCATGT, qual seria o filamento complementar? – R: TTAGGTACA.
  • 13. Obrigada!