Pinterest: o que é, como funciona e uso corporativo.

9,492 views

Published on

Saiba o que é, como funciona e que estratégias grandes marcas estão utilizando para marcar presença na mídia social que já gera mais tráfego que o Google+, o LinkedIn e o YouTube juntos.

Published in: Business
2 Comments
19 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
9,492
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,408
Actions
Shares
0
Downloads
136
Comments
2
Likes
19
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pinterest: o que é, como funciona e uso corporativo.

  1. 1. O que é, como funciona e uso corporativo.
  2. 2. O QUE É?
  3. 3. Com tanto conteúdodisponível na internet (e no mundo!), como selecionar o que érealmente relevante?
  4. 4. A curadoria social éuma tendência queganha cada vez maisdestaque no mundodigital.
  5. 5. É ela que faz com que todos os usuários,especialmente os que fazem parte da nossa rede de contatos,ajudem a selecionar oque a internet tem de melhor.
  6. 6. Quadros de inspiração sempreforam uma maneira de organizarreferências e guardar aquilo que gostamos ao nosso alcance.
  7. 7. Mas, hoje em dia, quem tem tempo para garimpar coisas legais em tantos sites diferentes?
  8. 8. O Pinterest é mais um dos muitos sites criados para ajudar a armazenar e compartilhar ascoisas que encontramos, gostamos e que nos inspiram na internet.
  9. 9. Só que ele vai muito além disso.O Pinterest funciona, principalmente, comouma rede social de descobertas visuais.Um jeito de compartilhar de tudo, da moda a animais passando por plantas e destinos turísticos. Com ele, você cria os seus próprios quadros de inspiração e pode mostrá-los para o mundo.
  10. 10. COMO FUNCIONA?
  11. 11. Por que e para quê? Compartilhar, interagir, descobrir e inspirar.A premissa básica é ser visual, criativo e inspirador.Imagine juntar todas aquelas imagens que seusamigos postam na timeline do Facebook postam emmurais organizados por temas.Amantes da moda, arquitetos e designers de interior,noivas, futuros pais, doceiras... todos eles podem usaro Pinterest para compartilhar suas idéias e ter acessoao que outras pessoas gostam e estão fazendo.
  12. 12. GlossárioPins: posts feitos por usuários dentro do Pinterest. Podem sercomentados, repinados ou “curtidos”.Boards: quadros temáticos criados para organizar os pins. Épossível que apenas o usuário adicione pins a seus boards ou queseus amigos também contribuam.Repin: ato de postar um pin de outro usuário dentro dos seusboards.Like: Às vezes os usuários podem não querer repinar o pin deoutro usuário, mas mesmo assim querem demonstrar quegostaram do conteúdo. Para isso, existe o botão “Like”,semelhante ao “Curtir” do Facebook.
  13. 13. A homepage adicione um escolha aquilo novo board ou caixa de busca que você quer ver pin painel do usuário interações com seus pins e boards!pins recentes deseus seguidores
  14. 14. O Perfil do Usuário adicione um veja os veja os seus pins veja os itens que novo board ou seus individualmente você “curtiu” pin reorganize os boards seus boardsseguidos eseguidoreslink paraperfis em outras mídias sociaisatividade recente board
  15. 15. Botão de Pin e Aplicativo MobileO Pinterest também pode ser acessado através de um aplicativo mobile (porenquanto apenas para iOS) e possui botões tanto para onavegador do usuário quanto para outros sites.Isso fortalece e simplifica sua presença no cotidiano dos usuários.
  16. 16. USO CORPORATIVO
  17. 17. Quem já está no Pinterest?
  18. 18. Para quê? Demonstrar sua personalidade. Para isso, marcas compartilham imagens que tenham a ver com seus valores corporativos e divulgam produtos e idéias sobre o seu negócio.Tornar seus produtos mais acessíveis para o público emgeral, mostrando formas e inspirando as pessoas sobre comoutilizá-los.Interagir com outros usuários, já que é possível criarboards e convidar as pessoas para participarem. Algumasmarcas realizam concursos onde usuários podem submeter seuspróprios pins sobre um tópico específico para ganhar prêmios.
  19. 19. Observar e aprender. Seus seguidores disponibilizam muitainformação sobre seus interesses pessoais e essa é uma ótimamaneira de conhecê-los.Linkbuilding. Quando uma imagem é "repinada", o primeirousuário a compartilhar a imagem é sempre quem recebe o seucrédito. Repins também mantém o link de fonte da imagem, nãoimportando quantas vezes ela seja compartilhada.Vitrine virtual. Na seção Gifts, o usuário pode encontrardiversos itens disponíveis para a compra divididos por faixa depreço ($1–20, $20–50, $50–100, $100–200, $200–500, $500+).Após acessar um item, o cliente pode ir diretamente para o siteda loja. Graças a isso, de acordo com um relatório da empresaShareaholic, o Pinterest já direciona tanto acesso para lojas dosEstados Unidos quanto o Twitter (3,6%), só ficando atrás doFacebook (26,4%), Stumbleupon (5%) e do Google (3,6%).
  20. 20. Lembre-se! Segundo dados do ComScore, o Pinterest já tem mais de 4 milhões de usuários nos EUA e cresce cada vez mais rápido. No mundo todo.Dados do Google AdPlanner de dezembro de 2011 dizem que 1,5milhões de usuários únicos visitaram o site diariamente e gastaram,em média, pelo menos 14 minutos nele.Ultrapassou a marca de 10 milhões de visitantes únicos por mês nosEstados Unidos mais rápido do que qualquer outro site na história.Pesquisas do Ignite Social Media mostram que nos EUA mais de 80%dos usuários são mulheres, principalmente na faixa dos 25 aos 35anos, com algum grau de ensino superior.
  21. 21. Obrigada! Nayara Duarte @nayduartehttp://www.about.me/nayduarte

×