2014 2 tri lição 3 - Dons de Revelação

8,813 views
8,578 views

Published on

Subsídios elaborados pelo Ev. Natalino das Neves
Programa Escola Dominical na WEBTV.
IEADSJP - Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais
Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva

Published in: Education
13 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
8,813
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
769
Actions
Shares
0
Downloads
162
Comments
13
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

2014 2 tri lição 3 - Dons de Revelação

  1. 1. LIÇÕES BÍBLICAS - CPAD 2º TRIMESTRE DE 2014 LIÇÃO 3 Dons de Revelação Prof. Ms. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br
  2. 2. ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS REFERENTE A ESTE ARQUIVO EM UM DOS ENDEREÇOS ABAIXO: www.natalinodasneves.blogspot.com.br www.redemaoamiga.com.br
  3. 3. TEXTO ÁUREO “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (1 Co 14.26)
  4. 4. VERDADE PRÁTICA Os dons de revelação divina são indispensáveis à igreja da atualidade, pois vivemos em um tempo marcado pelo engano. (Lições Bíblicas CPAD)
  5. 5. LEITURA BÍBLICA
  6. 6. 1 Co 12:8-10 8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
  7. 7. Atos 6:8-10 8 - E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9 - E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. 10 - E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.
  8. 8. Daniel 2:19-22 19 - Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu. 20 - Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; 21 - ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos entendidos. 22 - Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.
  9. 9. INTRODUÇÃO
  10. 10. INTRODUÇÃO • A estrutura do trimestre, a partir da lição 3, segue a classificação de Stanley Horton: • Nesta lição aprenderemos sobre os dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos. DONS DE REVELAÇÃO DONS DE PODER DONS DE ELOCUÇÃO Palavra da sabedoria Palavra do conhecimento Discernimento de espíritos Fé Curar Operação de milagres Profecia Variedade de línguas Interpretação de línguas
  11. 11. I. PALAVRA DA SABEDORIA
  12. 12. I. PALAVRA DA SABEDORIA • Sabedoria = “discernimento inspirado nas coisas sobrenaturais e humanas” (Dicionário Eletrônico Houaiss). • Capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis (LB). • Não depende da capacidade humana nem da sabedoria natural. • A palavra de sabedoria é de grande valor na tarefa do aconselhamento pessoal e orientação em situações difíceis.
  13. 13. I. PALAVRA DA SABEDORIA • Se nos falta sabedoria devemos pedir a Deus (Tg 1:5); • Jesus prometeu dar sabedoria aos seus discípulos que fosse inquestionável (Lc 21:14-15). Exemplos de Estevão: "não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava" (At 6:9,10). • Exemplo de Tiago no Concílio de Jerusalém (At 15;13-20):
  14. 14. Atos 15:13-20 13 - E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me. 14 - Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15 - E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: 16 - Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. 17 - Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas 18 - que são conhecidas desde toda a eternidade. 19 - Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, 20 - mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
  15. 15. Aplicação prática Quantas situações exigem uma palavra de sabedoria! Quantas pessoas tem se disponibilizado a aproximar de Deus para receber esse dom tão especial.
  16. 16. II. PALAVRA DA CIÊNCIA
  17. 17. II. PALAVRA DA CIÊNCIA • Capacidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente para este conhecer fatos e circunstâncias ocultas. • O dom da palavra da ciência não visa servir a propósitos triviais. • Exemplo de Pedro ao revelar a atitude de Ananias e Safira (At 5.1-11).
  18. 18. Aplicação prática Servimos a um Deus que tudo sabe! Dependendo da necessidade, Deus revela o desconhecido às pessoas que se aproximam dele. Como você tem usado as revelações recebidas de Deus?
  19. 19. III. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS
  20. 20. III. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS • É uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. • Stanley Horton afirma que este dom "envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos" • Três origens das manifestações espirituais no mundo: Deus, o homem e o Diabo.
  21. 21. III. DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS • Os espíritos devem ser provados: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 Jo 4:1). • Uma das principais atividades de Satanás é enganar (1 Tm 4:1; Ap 12:9, 20:8-10). • Os seres humanos também tem tendência ao engano (Ef 4:14, 1 Jo 2:26; 2 Jo 1:7).
  22. 22. Aplicação prática Será que tudo o que você ouve na igreja vem de Deus? Você tem aceitado tudo passivamente ou tem buscado discernimento de Deus?
  23. 23. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  24. 24. Nesta lição nos aprendemos que:
  25. 25. Devemos buscar a Palavra da Sabedoria, que é dada por Deus.
  26. 26. O dom da palavra da ciência não visa servir a propósitos triviais.
  27. 27. O dom do discernimento dos espíritos é concedido para não sermos enganados pelo inimigo, nem pelos seres humanos.
  28. 28. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARSON, D. A.; MOO, Douglas J.; MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida nova, 1997. DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. GILBERTO, Antonio; et al. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. GRUDEM, WAYNE. Teologia Sistemática: atual e exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999. HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espirito Santo no Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. LIÇÕES BÍBLICAS. Dons Espirituais e Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
  29. 29. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LIM, David. Os Dons Espirituais. In: Teologia Sistemátic. (Org) HORTON, Stanley M. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais & Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poderes extraordinários. Rio de Janeiro: CPAD, 2014. RIDDERBOS, Herman. A teologia do apóstolo Paulo: a obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo aos gentios. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. SOUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. Velloso, Ary. Foco e desenvolvimento do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
  30. 30. IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Elson Pereira Comentários: Ev. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br natalino6612@gmail.com (41) 8409 8094 / 3076 3589
  31. 31. FAVOR DIVULGAR PARA SUA REDE SOCIAL

×