2014 1 tri Lição 8 - Moisés, sua liderança e seus auxiliares

10,648 views
10,428 views

Published on

Subsídios elaborados pelo Ev. Natalino das Neves
Programa Escola Dominical na WEBTV.
IEADSJP - Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais
Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva

Published in: Education
11 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
10,648
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
48
Actions
Shares
0
Downloads
145
Comments
11
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

2014 1 tri Lição 8 - Moisés, sua liderança e seus auxiliares

  1. 1. LIÇÕES BÍBLICAS - CPAD 1º TRIMESTRE DE 2014 LIÇÃO 8 Moisés, sua Liderança e seus Auxiliares Prof. Ms. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br
  2. 2. LEITURA DIÁRIA
  3. 3. LEITURA DIÁRIA (Lições Bíblicas CPAD) Segunda - Êx 28:1 O obreiro administrando para Deus Terça - Êx 29:44 Santificados para o ministério Quarta - Êx 40:13-15 Ungidos para o ministério Quinta - Mc 3:13,14 Jesus chama e envia para a obra Sexta - 1 Pe 5:3 O obreiro como exemplo para o rebanho Sábado - Rm 15:30 Oração da igreja pelos obreiros
  4. 4. LEITURA BÍBLICA
  5. 5. ÊXODO 18:13-22 13 - E aconteceu que, ao outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. 14 - Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? 15 - Então, disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim para consultar a Deus. 16 - Quando tem algum negócio, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
  6. 6. ÊXODO 18:13-22 17 - O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. 18 - Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. 19 - Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus e leva tu as coisas a Deus; 20 - e declara-lhes os estatutos e as leis e fazelhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
  7. 7. ÊXODO 18:13-22 21 - E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; 22 - para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
  8. 8. INTRODUÇÃO
  9. 9. INTRODUÇÃO • Um líder não se faz andorinha não faz verão”. • O líder precisa responsabilidade. sozinho: aprender delegar “uma com • Necessidade de investimento em líderes auxiliares para a perenidade da liderança. • Moisés deixou exemplo de qualidades que são necessárias para excelência no ministério de um líder.
  10. 10. I – O LÍDER DEVE DELEGAR COM RESPONSABILIDADE
  11. 11. I – O LÍDER DEVE DELEGAR COM RESPONSABILIDADE • Moisés queria atender todas as pessoas em todo o tempo (v. 13). • Alguns líderes confundem centralização de poder com dedicação. • A visão de alguém que esteja “fora do sistema de poder” pode ser útil. • A dedicação cega e excessiva pode cegar alguns líderes, que não veem o prejuízo que causam aos liderados.
  12. 12. I – O LÍDER DEVE DELEGAR COM RESPONSABILIDADE • Moisés achava que era o único que podia julgar o povo. • “[...] Não é bom o que fazes. [...] tu só não o podes fazer”. • Moisés tem humildade para reconhecer que não era único e nem insubstituível. Atende o conselho do sogro Jetro. • Reconhece que precisa delegar e preparar líderes para auxiliá-lo.
  13. 13. APLICAÇÃO PRÁTICA Você sabe delegar? Você se acha único e insubstituível? Invista nas pessoas preparando-as para liderança, você será beneficiado!
  14. 14. II – OS AUXILIARES DE MOISÉS
  15. 15. II – OS AUXILIARES DE MOISÉS • Parentes auxiliares desvantagens: – vantagens e 1. Miriã: irmã de Moisés que era profetisa e cantora. 2. Arão: irmão de Moisés e seu porta-voz (Ex 4:14-16; 7:1-2), além de liderar os sacerdotes.
  16. 16. II – OS AUXILIARES DE MOISÉS • Moisés, mais experiente aprende a delegar e confiar nas pessoas (DT 1:9-12): “E, no mesmo tempo, eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos. O SENHOR, vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que já hoje em multidão sois como as estrelas dos céus. O SENHOR, Deus de vossos pais, vos aumente, como sois, ainda mil vezes mais e vos abençoe, como vos tem falado. Como suportaria eu sozinho as vossas moléstias, e as vossas cargas, e as vossas diferenças?”
  17. 17. II – OS AUXILIARES DE MOISÉS • Os anciões: • Capitães e governadores: “homens sábios, inteligentes e experimentados” (Dt 1:13-15); • Juízes: “Ouvi a causa entre vossos irmãos e julgai justamente [...] ouvireis assim o pequeno como o grande” (Ex 3:16-18); juízes e • Jetro, sogro de Moisés, não era israelita, mas um homem sensato e experiente. Cuidado com o preconceito! • Josué, escolhido por Deus e preparado para ser o sucessor de Moisés (Ex 17:9; 33:11; Nm 27:18-23).
  18. 18. APLICAÇÃO PRÁTICA Líder, você tem preparado sucessores por parentesco ou por direção de Deus? Você tem preparado sucessores? Quanto mais auxiliares preparados, melhores são os resultados! Moisés aprendeu, e você?
  19. 19. III – QUALIDADES DE MOISÉS COMO LÍDER
  20. 20. III - QUALIDADES DE MOISÉS COMO LÍDER • Humilde: • • • Moisés era respeitado como líder, tinha intimidade com Deus, mas teve humildade para ouvir o sogro. Alguns líderes deixam o poder “subir à cabeça” e se acham infalíveis. Cuidado! Piedoso: • • Vários textos demonstram que Moisés sofria e intercedia pelo povo. Não era um explorador do povo. NT – “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe 5:2-3). Ver também 1 Tm 6:11
  21. 21. III - QUALIDADES DE MOISÉS COMO LÍDER • Manso: • • “E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm 12:3). Capacidade para ouvir e se comunicar com os liderados. • Fiel: • • “Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa” (Nm12:7). Para falar da fidelidade de Jesus, Moisés é usado como exemplo (Hb 3:2). • Entre outras.
  22. 22. APLICAÇÃO PRÁTICA Quais são as suas qualidades como líder? Você pode aprender com Moisés? Quem lidera o povo de Deus tem uma grande responsabilidade. Melhor do que receber glória das pessoas e servir ao reino de Deus e cuidar da sua salvação!
  23. 23. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  24. 24. Nesta lição nos aprendemos que:
  25. 25. A exemplo do que aprendeu Moisés, o líder deve delegar e preparar novos líderes, mas com responsabilidade.
  26. 26. O líder não faz tudo sozinho e não é insubstituível, ele precisa de auxiliares.
  27. 27. O líder precisa de algumas qualidades vistas no ministério de Moisés, dentre outras: humidade, piedade, mansidão e fidelidade à Deus.
  28. 28. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARCHER JUNIOR, GLEASON L. Merece confiança o Antigo Testamento? 4ª Edição. São Paulo: Vida Nova, 1991. LIÇÕES BÍBLICAS. Uma jornada de fé: a formação do povo de Israel e sua herança espiritual. 1º trimestre de 2014. Rio de Janeiro: CPAD, 2014. COHEN, Armando Chaves. Êxodo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. CERESKO, Anthony. Introdução ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora. Rio de Janeiro: Paulus, 1996. HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
  29. 29. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HOFF, Paul. O Pentateuco. São Paulo: Vida, 1997. MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. NEVES, Natalino das. Educação Cristã Libertadora. São Paulo: Fonte Editorial, 2013. RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução. São Paulo: Academia Cristã, 2009. SHREINER, Josef. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento. São Paulo: Teológica, 2004.
  30. 30. é é á ã

×