Motivação laboral
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Motivação laboral

on

  • 920 views

Apresentação de definições, pareceres de teóricos, qual a importância e porque motivas as pessoas.

Apresentação de definições, pareceres de teóricos, qual a importância e porque motivas as pessoas.

Statistics

Views

Total Views
920
Views on SlideShare
920
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
43
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Motivação laboral Motivação laboral Presentation Transcript

  • Motivação Laboral PROJETO RONDON OPERAÇÃO PORTAL DA AMAZÔNIA BURITIRANA 2014
  • Apresente o seu balão  Escreva nele: 1. Nome; 2. Uma qualidade necessária para se trabalhar bem em grupo; 3. Uma função dentro de uma empresa; 4. e uma tarefa desenvolvida no cultivo de batatas.  Cuide do seu balão!
  • Conceitos de Motivação  Idalberto Chiavenato (2005, p.242), defende que a "Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada."
  • Conceitos de Motivação  Segundo Pinder (1998), "A motivação no trabalho é um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração."
  • Conceitos de Motivação  Motivação, segundo o dicionário, é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. A motivação está ligada aos motivos de cada pessoa, motivos que tem significados distintos.  Numa perspectiva geral a maioria das definições de motivação tende a incluir um elemento de estimulação, ação e esforço, movimento e persistência, bem como a recompensa.
  • A Teoria de Maslow
  • A Teoria das Expectativas  Expectativas: é a probabilidade de que se um esforço for exercido, o desempenho será bem sucedido, assim como a recompensa pelo mesmo;  Valência: para haver um esforço da pessoa, é necessário que haja uma recompensa valiosa e positiva;  Instrumentalidade: um primeiro resultado irá condicionar outro resultado. Se uma recompensa monetária for favorável, irá contribuir para um estilo de vida superior.
  • Importância da Motivação nas Empresas  Constantes mudanças nas estruturas de trabalho implicam diretamente no dia a dia do profissional, seja ele do setor privado ou servidor público, (desmotivação = baixa produtividade e perca da qualidade de vida).  É relevante propiciar reflexões sobre a importância da motivação laboral no redescobrimento, por parte do servidor e/ou Gestor, dos verdadeiros motivos para trabalhar com eficiência, sendo que este tipo de trabalho consiste em identificar o perfil individual do trabalhador, além de trabalhar uma reflexão significativa à gestão organizacional, proporcionando mudanças na gestão e motivação nos profissionais.  As organizações devem proporcionar espaços de trabalho saudáveis, preocupar-se com a qualidade de vida dos seus colaboradores e serem atrativas para trabalhar.
  • Importância da Motivação nas Empresas  Apesar de existirem várias definições dos conceitos e diferentes teorias de diversos autores, relativas ao mesmo tema, o objetivo final é similar, ou seja, fazer com que os trabalhadores se sintam satisfeitos e motivados no seu local de trabalho e, na realização das tarefas inerentes à função que desempenham, contribuindo de forma decisiva para o aumento da performance da organização.
  • Sugestões de Gil para motivar pessoas  As pessoas comportam-se com a própria personalidade e motivação de formas variadas. Em razão disso, motivar pessoas no trabalho não é uma tarefa fácil.  Embora esses obstáculos atrapalhem, é interessante mostrar sugestões que, se seguidas, poderão de alguma maneira beneficiar a motivação de seus funcionários, de acordo com Gil (2001) seguem as sugestões que poderão trazer resultados satisfatórios na motivação de sua equipe:
  • Valorizar as pessoas  Têm pessoas que gostam de trabalhar com supervisor estilo paternal, que sempre encaminha e busca a melhor solução para o funcionário, da mesma maneira há quem prefira um supervisor mais independente, que ordene as tarefas sem fornecer nenhum tipo de auxílio. Isso quer dizer que pode ser útil o gerente adaptar vários estilos de gerenciar para cada funcionário como meio de motivá-los.  Costumes pessoais e aparência física não devem influenciar;  Espírito de equipe;  Nada de favoritismos;  Sem preconceitos;
  • Que tal elogiar? VOCÊ MESMO! SEU COLEGA! LEMBRE-SE: GENTILEZA GERA GENTILEZA!
  • Reconhecer avanços  Cada progresso deve ser reconhecido, parabenizado e recebido de modo animador. Elogios verdadeiros e demonstrações de reconhecimento – mesmo que muito simples, como um sorriso ou um aperto de mão – ocasionam nas pessoas uma sensação de vitória, elas ficam com a ideia que contribuíram para o bom desempenho.  Sugere-se que os supervisores estejam sempre do lado de seus funcionários mesmo que eles errem, o correto é mostrar o erro e encaminhá-los para modo certo, sem criticar ou humilhar as pessoas.
  • Encorajar iniciativas  Quando as pessoas ou a equipe demonstram iniciativas é um dos fatores mais claros da motivação;  Criar um ambiente em que os funcionários se sintam à vontade para dar suas opiniões;  Para incentivar a motivação é necessário que se agradeça a todas as ideias fornecidas e se esforçar para aceitar todas as sugestões, mesmo que seja preciso adaptá-las;  Caixa de sugestões e ideia do mês;
  • Oferecer incentivos  A remuneração com excelentes ganhos financeiros, conforme Herzberg, não é o bastante para motivar os funcionários;  Deve-se estar próximo da equipe, para descobrir quais as necessidades da equipe, para que os incentivos da empresa realmente sejam motivadores.  Uma lembrancinha, uma folga ou conceder alguma vantagem pode causar em muitas situações uma motivação muito mais eficiente que dinheiro;
  • Enriquecer funções  Sempre que puder, repartir o grupo em equipes de pessoas com competências direcionadas, tornando cada pessoa responsável por um trabalho menor, porém completo. Esse tipo de ação é conhecido como enriquecimento de tarefas é um dos meios mais eficientes de ajudar na motivação pelo trabalho;  Os funcionários gostam de saber que fazem serviços que requer certa habilidade, tornando o funcionário um especialista e ficam motivados quando recebem o reconhecimento por isso.
  • Delegar autoridade  Normalmente as pessoas se tornam especialistas nos trabalhos em que atuam, e com o passar do tempo e sua experiência se tornam capazes de sugerir e dar opiniões para os procedimentos da empresa. O supervisor deve procurar este funcionário para aperfeiçoar o trabalho;  O recomendável é que antes de se fazer alguma mudança, tenha uma conversa com os funcionários que serão afetados, e que se dê autonomia para estes fazerem o replanejamento desta mudança;  Delegar tarefas que não precisam essencialmente ser feitas pelo supervisor, definir também o nível de autoridade que pode ser delegado, para que se tenha controle geral da situação.
  • Fazer avaliações  São nas avaliações que avaliamos os desempenhos anteriores dos funcionários, possibilitando ter uma visão mais clara de seus desempenhos, para que no futuro possam melhorar e assumir responsabilidades maiores;  Através da avaliação pode-se medir a motivação dos funcionários;  As avaliações representam uma oportunidade para proporcionar um feedback regular aos funcionários. Assim, convém aproveitar esses momentos para ressaltar suas conquistas e traços positivos;  São questões básicas: quais seus principais pontos fortes e fracos, o que atrapalhou seu desempenho e o que poderia ser feito para melhorá-lo?
  • Promover mudanças  Segundo Mayo, a motivação dos funcionários aumenta no momento em que são feitas mudanças nas condições de trabalho. As faltas diminuem consideravelmente no período que está ocorrendo as mudanças na empresa. A explicação é que para os funcionários ver mudanças e participar delas causam-lhes interesse, autoestima e desenvolve o espírito de equipe, independentemente da mudança que estiver ocorrendo;  Um outro fator que pode ajudar também é pedir a opinião da equipe, mas deve ser considerado com respeito e seriedade.
  • Fatores motivacionais e higiênicos
  • Atividades lúdicas  “Movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução”, geralmente transmite uma mensagem;  Os grupos, enquanto equipes, precisam desenvolver uma comunicação aberta e transparente, criar oportunidades, buscar a motivação necessária para atingir as metas e objetivos nos valores e princípios oferecidos pelos seus líderes, um bom meio de iniciar esses diálogos é através das dinâmicas.  Dinâmica do Pirulito - em determinadas circunstancias é necessário pedir ajuda ao próximo para conseguir realizar uma tarefa.
  • Ginástica Laboral
  • Motivação Laboral PROJETO RONDON OPERAÇÃO PORTAL DA AMAZÔNIA BURITIRANA 2014