Receitas Sopas Caldo Verde

  • 1,952 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,952
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
13
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 18 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 TEMÁTICA Sopas aqueça o frio esfrie a fome Sopa de Lentilhas com Bacon Caldo Verde INGREDIENTES INGREDIENTES * 2 xícaras de lentilhas * 2 batatas médias * 1 fatia de bacon grande * 1 tablete de caldo de galinha * 1 tablete de caldo de bacon * 1 colher (sopa) de óleo * 1 folha de louro * 1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto * 1 cebola grande * 5 xícaras (chá) de água * 1 colher de maizena dissolvida em água * 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras * Cebolinha e salsinha * 1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas MODO DE PREPARO MODO DE PREPARO . Lave a lentilha e deixe de molho por 1 hora para amolecer. . Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e . Pique o bacon e frite com a sua própria gordura. . Acrescente a cebola bem picadinha e frite-a bem. sal. . Coloque a lentilha e 4 xícaras de água. . Cozinhe por cerca de 10 minutos, começar a contar o tempo depois que a . Acrescente o caldo de bacon e mexa bem para dissolver. panela . Adicione a folha de louro. começar a chiar, até a batata desmanchar. . Deixe no fogo fervendo por 30 minutos, ou até que a lentilha esteja . Em seguida, bata tudo no liquidificador. bem macia. . Volte para a panela, acrescente as rodelas de calabresa e ferva. . Para engrossar o caldo, coloque a maizena dissolvida e mexendo sempre. . Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. . Quando estiver um caldo bem grosso, salpique o cheiro verde. . Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons. . Sirva com pão, queijo ou croutons.
  • 2. 19 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Macarronada uma ótima pedida para os ao molho sugo almoços de domingo Ingredientes 1 pacote de espaguete 500 gr de patinho moído 1 caixinha de molho de tomate 1 dente de alho 1 tablete de caldo de carne 1 caixinha de creme de leite 2 unidades de tomate 1 unidade de cebola pequena 2 colheres sopa de azeitona verde 2 colheres sopa de champignon em conserva quanto baste de óleo de soja quanto baste de queijo ralado Modo de preparo Bata a cebola, o tomate e metade do molho de tomate. Reserve. Em uma panela, minutos. Em seguida, coloque 1/2 tablete de caldo de carnever vídeo e, se necessário, coloque um fio de óleo e o alho picadover vídeo Refogue e, após dourar, coloque a corrija o sal. Logo após, junte o molho batido à carne e deixe engrossar um pouco carne (sem tempero). Deixe cozinhar um pouco. Acrescente 2 colheres (sopa) do mais. Então, desligue o fogo e coloque o creme de leite. Sirva com o macarrão (cozido molho de tomatever vídeo a azeitona e o champignon. Deixe cozinhar por mais 5 conforme as instruções da embalagem), finalize com queijo ralado à gosto e sirva.
  • 3. 20 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Uma das delícias do inverno: Fondue de Chocolate Fondues Branco com Cassís Ingredientes de chocolate -600g de chocolate cobertura branco -1 caixa de creme de leite -100g de nozes trituradas -100g de passas de uvas sem semen- te (50g uvas passa brancas e 50g pre- tas) -50ml de rum (rótulo dourado) Ingredientes Modo de Preparar Ralar o chocolate no ralo grosso. - 250g de chocolate ao leite Agregar o creme de leite. Sobre o - 125g de chocolate meio amargo réchaud (tendo o cuidado de manter - 200g de creme de leite (com soro) a chama sempre baixa), ou no micro- - ½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média, por 2 ou conhaque min.) fundir a mistura. Acrescentar as nozes, as passas e o rum. Antes que Modo de Preparar a mesma comece a borbulhar, abafar a chama do queimador para voltar a Picar o chocolate, juntar o creme de acender assim que a mesma estiver esfriando. Acompanhar com moran- leite e o licor. Sobre o réchaud, (tendo gos, bolo amanhecido e demais fru- o cuidado de manter a chama sempre tas de sua preferência. baixa), fundir a mistura até que esteja homogêne e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso Fondue de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, Carolina usando potência média por 2min. Ingredientes Ao servir -600g de chocolate cobertura branco -1 caixa de creme de leite Frutas da estação cortadas em cubos; -100g de nozes trituradas bolos; frutas secas; etc. -100g de passas de uvas sem semente (50g uvas passa brancas e 50g pretas) Espetar os acompanhamnetos com os -50ml de rum (rótulo dourado) garfos especiais para Fondue e mergu- lhar na mistura aquecida. Modo de Preparar Ralar o chocolate no ralo grosso. Agregar o creme de leite. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre bai- xa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média, por 2 min.) fundir a mistura. Acrescentar as no- zes, as passas e o rum. Antes que a mes- ma comece a borbulhar, abafar a chama do queimador para voltar a acender assim que a mesma estiver esfriando. Acompa- nhar com morangos, bolo amanhecido e demais frutas de sua preferência.
  • 4. 21 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Um chocolate Quente Ingredientes 1 lata(s) de creme de leite 1 lata(s) de leite condensado 1 litro(s) de leite 4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó 1 colher(es) (sopa) de amido de milho 1 colher(es) (café) de noz-moscada 2 unidade(s) de canela em pau 6 unidade(s) de cravo-da-índia 1 1/2 xícara(s) (café) de rum Modo de preparo Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a noz- moscada, o cravo e a canela. Coloque no fogo e espere ferver. Reti- re do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Misture o rum e pode se deliciar com o seu chocolate quente.
  • 5. N Nossa, o ano não pas- do essa frase. Antes eu a mala. deva fazer exatamente isso ( rsrsrs) sou, atropelou. Incrível, até achava que era só Alguns dias longe de , a minha loucura por viagem vem já completamos um ano uma força de expressão casa são capazes de pro- muito antes da Let's Go existir, talvez de idade. Temos que co- minha, mas não é não, se mover uma revolução na não antes da Viatur ( 44 anos é tem- memorar. Neste mês va- há coisa melhor que via- vida de qualquer pessoa. po demais), mas frouxo faz uns 25. mos fazer uma retrospec- jar, alguém por favor me Experimente e depois me Sou viciada em viagem, quem dera tiva. Rever os melhores avise. Sei que existem conte. Só escolha a via- existisse só esse vício VIAJAR pra to- momentos, manter o que muitos outros prazeres, gem certa para o mo- dos, que mundinho que ia ser bem estava bom e mudar o mas nenhum deles mar- mento certo, evite preju- melhor e saudável. Vou até me esfor- que pode melhorar. Mas cam tanto a nossa memó- ízos financeiros e psico- çar e largar o marlborinho que só me vamos começar falando ria do que as viagens que lógicos, ah já sei quem envelhece enquanto uma viagem re- hoje do motivo maior dis- fazemos. Gosto das mu- pode ajudar vocês nessa juvenesce. so tudo, vamos falar de danças de ar, das recor- tarefa dificil, faça um Há ainda quem diga que viajar é pri- VIAGEM!!! dações que cada espaço Let's Go através da Via- vilégio de poucos ou não é prioridade. Viajar é a melhor coisa vai deixando, das pesso- tur que não tem erro ( Mentira!!! do mundo, vivo repetin- as com quem nos cruza- hahaha, agora eu me pu- Viajar não tem nada a ver com es- mos, do planejar, do xei, é dia de festa, ani- colher o destino mais caro. Não adi- partir, do chegar, versário, hoje pode, rsrs) anta viajar extrapolando o orçamen- até de arrumar Embora eu ache que você to e ficar estressado, pior,
  • 6. endividado. Se não pu- ( mesmo que eu ache que todo der pagar duas semanas mortal deva fazer uma econo- Confira alguns que passaram uma de férias, volte em uma mia e um dia ir visitar Paris, há semana na cidade maravilhosa: o Rio semana ou vá só num fe- muito outros tipos de viagens, riado. Dinheiro não é des- que podem se tornar tão es- de Janeiro com a Let’s Go e Viatur culpa, existem muitas for- peciais e importantes quanto) mas baratas de viajar e inú- Eu acredito de verdade que meros destinos, não se aco- uma viagem pode ajudar em mode, use a imaginação de todos os aspectos da nossa acordo com as condições. vida. Ela transforma, inspira, Não precisa ser para Paris revigora, fortalece. Não lembro quem escreveu estas sábias frases, mas alguém escreveu, eu adorei e copiei Parte da excursão curtindo a melhor casa " A viagem certa é capaz que você realmente quer e noturna da Lapa - Rio Scenari de curar você mental e fi- precisa conhecer do que sicamente". tirar uma semana de folga e ir parar no destino erra- " Você pode mudar sua ati- do só porque você ganhou tude se mudar o seu am- um desconto no pacote" . biente". Ah, esta é minha " Escolha o melhor desti- preferida: no, de acordo com o seu humor e com o momento "O mundo é um livro, e de vida que você atraves- aqueles que não viajam sa". leram apenas uma pági- na", Santo Agostinho. " Não existe uma viagem Maria da Gloria Simões Pires e Marlove Gonçalves que se encaixa para todo E esta é minha mundo. Em algum momen- Marlove Gonçalves muita Adilsson e Roberta Krause em to, você vai precisar esca- " Seja qual for o destino, diversão no Rio Scenarium frente ao Hotel onde se hospeda- par para um lugar calmo, seja sozinha ou acompa- ram - Royalty Copacabana em outro, para um lugar nhada, seja como for, via- cheio de aventura ". jar é minha terapia. Viajar faz bem a alma e o cora- "É melhor tirar alguns dias ção e nos enriquece sem- para viajar para um lugar pre" Gente, se não querem o veja que não teve a oportuni- Let's, simplesmente GO, GO, dade os melhores momentos GO, GO...de bus, bicicleta, destas páginas durante este carro, moto, trem, avião, bar- ano. Um ótimo domingo a to- co, de jegue, de balão... para dos e quem quiser comer um um ilha, uma montanha, uma pedacinho de bolo comigo praia, pra neve, tanto faz , hoje para comemorarmos este Silvia Maria garagorry Dutra e Maria Eduarda mas Vá e viva tudo que há aninho, eu vou estar esperan- pra viver. do lá na Confiteria City a partir Relembre quem já viu ou das 18 horas. No Shopping Leblon: Marlove,Maria da Glória, o casal Rosiani e Adilsson Krause, João Vitor, Maria ank You, Danke, Eduarda, Vitor Hugo e Silvia Maria Obrigado, Gracias, Th o Me rci , Gr ac ie, Ev ar ist ur. fusão da Let's Go com a Viat Aproveito a data especial me- Aos meus pais que nunca Rosiani Krause no para fazer alguns agradeci- diram esforços e me apoiara m Sambódramo, a rigor s mentos que tornaram a Let' em qualquer que fosse o pro - Leila e Roberta Cancelli no Go real. Obrigado a todos jeto proposto, inclusive der am Mosteiro de São Bento vocês que acompanham es- vários " mãe e paitrocínio s" , tas páginas; aos imprescin- tive irmãtrocinio também sem- Cleci Rigo no Sambódramo díve is cola bor ado res que pre. A Silvia Maria Dutra, Vito r - gentilmente nos disponibiliza Hugo Hammes, João Vitor e Ma- ram suas fotos e dividiram ria Eduarda que bateram o re- conosco as suas magníficas corde, em apenas um ano , viagens; a Clarissa Simões viajaram em quatro oportun i- Pires que batizou a Lets Go; dades com a Lets Go. Ao Dr ao Rafael Medeiros pela pa- Ângelo Moreira que organiz ou ciência e competência; ao uma viagem com um express i- Paulo Trias , ao Kamal Ba- vo grupo de colegas da Brig a- dra, que viabilizou estas pá- da Militar através da Lets Go. r, ginas. A Amelinha Brenne Ao João Chaves que fez o mes - pro prietária da Viatur que com extenso grupo de ami- mo com a sua invejável baga- gos. A todos que confiaram e gem e experiência recebeu embarcaram em alguma (as) a Lets Go de braços abertos das tantas aventuras da Let 's . selando uma sólida parceria Go no decorrer deste ano por - A Guendalina Paiva que des diversos destinos, fosse via- a pertou a minha paixão par jando de fato ou através des - A trabalhar com o turismo. tas páginas. a Tânia da Rosa que sugeriu A familia na Igreja da Glória: Cleci, com a filha Rosiani, o genro Adilsson e os netos Eduardo e Roberta
  • 7. 24 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Capuccino: o sabor do inverno mais amargo com chantilly Ingredientes: Ingredientes: 1 lata de leite em pó instantâneo 1 lata de leite em pó 1 lata (a mesma) de açúcar refinado 1 lata (mesma medida do leite em pó) de açúcar refi- 100 g de café solúvel nado 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 100 g de café solúvel (nescafé) 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio 3 colheres (sopa) de achocolatado 1 caixinha de pó para chantilly Preparo: 1 colher (sobremesa) de bicarbonato em pó. Em uma tigela grande misture todos os ingredien- Preparo: tes muito bem. Depois, peneire três vezes para melhorar ainda mais Bater no liquidificador o açúcar, a mistura. o café solúvel, o achocolatado e o bicarbonato, misturar bem ao leite em pó. com mais chocolate Ingredientes: light Ingredientes: 1 lata de leite em pó 1 lata de leite em pó instantâneo 1/2 lata de achocolatado 100 g. de café solúvel de boa qualidade 250 g de café solúvel 3/4 de xícara (chá) de adoçante 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio 4 colheres (sopa) bem cheias de chocolate 1/2 kg de açúcar refinado em pó solúvel 2 colheres (sopa) de canela em pó Preparo: 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio Coloque todos os ingredientes numa tigela grande Preparo: e misture muito bem. Coloque água numa panela e leve ao fogo para Bata o café solúvel no liquidificador até virar pó. ferver. Passe para uma vasilha grande. Misture com uma colher e sirva bem quente. Peneire cada um dos outros ingredientes na vasi- Em caso de regime, use leite desnatado, não acres- lha e misture tudo muito bem. cente o açúcar e use adoçante ou açúcar ligt (MID). Para 150 ml. de água quente acrescente 3 colhe- Rende 1.250 gramas. res (chá) bem cheias do capuccino. Rende aproximadamente 700 gramas. 3 colheres (chá) do pó contêm cerca de 12 gra- mas, que equivalem a 40 calorias. Dicas para todas as receitas: * Para reduzir o teor calórico é substituir o leite em pó Ninho por 400 g de leite semidesnatado. * Nem pensar em usar o desnatado (é fraco demais). * Guardar em recipientes bem fechados. Em um vidro ou em latas bem tampadas. Em local seco e arejado. * Na hora de servir, para cada xícara das de café coloque três colheres (chá) ou de (café) do pó de capuccino, acrescente água fervente e mexa bem. Para 1 xícara de água fervente coloque 1 colher (sopa) de capuccino. Claro que isso depende de seu paladar. * Mas fica bem melhor com leite, fica mais cremoso. * O bicarbonato faz o capuccino espumar. * 2 colheres (sopa) é suficiente para deixar bem espumante, não coloque mais que isso. * Os mais amargos tem mais café.
  • 8. 25 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Combine vinhos e pratos Cabernet Sauvignon Merlot Proveniente de Bordeaux, onde é mesclada com Sauvignon Blanc Vinhos de qualidade são feitos mais com esse tipo de As cepas secase e muito perfumadas da Sauvig- uva do que com qualquer outra, original da margem Cabernet Sauvignon e Franc, produz vinhos mais non Blanc viveram um surto de popularidade recen- esquerda de Bourdeaux, onde ali os vinhos têm um bom “sedosos”, com aroma bem fluente e alto teor alco- temente, muito cultivada em Bordeaux é cada vez envelhecimento e são bem-estruturados. É combinado ólico, as cepas são ricas em resveratrol. mais empregada como varietal, sendo mesclada com com também com uvas Merlot e Cabernet Franc. Vinho a uva Sémillon, em Bourdeaux e na Califórnia quan- deste tipo de uva são ricos em tanino e Combinação do envelhecida em barris de carvalho é também resveratrol(polifenóis benéficos pr o colesterol). conhecida como “Fumé Blanc”. Carnes com molhos bem elaborados (picantes e Combinação feitos com mostarda) e queijos. Combinação Vai bem com caça e pratos fortes como feijoadas. Pescados em geral Chardonnay Pinot Noir A Pinot Noir gera um dos melhores vinhos do mundo, É a cepa mais popular do mundo, considerada melhor em termos de qualidade do vinho, é a princi- pal uva branca da Borgonha e tem papel fundamen- com aromas encorpados e perfumados que evoluem de tal no champanhe. Produz vinhos secos com sa- acordo com a idade do vinho. A Pinot Noir também é borres que variam drasticamente do adstringente e usada no champagne e em outros espumantes. O vinho metálico ao intenso e tropical, dependendo de onde possui taninos de baixa intensidade(a sensação de ads- é cultivada. tringência na boca é menor) e uma dica importante: um copo por dia corta pela metade o risco de infartos. Combinação Combinação Vai muitobem com lasanhas, massas e risotos. Carnes delicadas e com pouco tempero, para nao atra- palhar o sabor do vinho, como galinha, codorna. Riesling Syrah/ Shiraz Muitos consideram a melhor cepa branca do mun- do, produz vinhoperfumado de acidez vivaz e aro- mática e níveis alcoólicos relativamente baixos. A Ale- É o mais “pesado” dos vinhos, sua tanacidade é mes- manha é a grande produtora deste tipo de cepa/ mo de enxugar a boca. Na França é cohecida por Syrah, vinho. e produz vinhos perfumados, com bom envelhecimen- to, na região de Rhône. Muito cultivada no sul da Fran- Combinação ça e na Austrália, onde o vinho é muito desejado. Pescados em geral. Combinação Carnes gordurosas, de sabor forte.
  • 9. Nome próprio 26 Sant’Ana do Livramento, 02 de agosto de 2009 Já são mais de qua- família dentro da "moral e bons costumes" de desaprovação ao comportamento severo de Es- tro décadas dedicadas da religião, Ana conta que a preparação para ter - em especial quando o assunto é o relaciona- ao ofício de atuar - e, o papel foi uma grata experiência. "Eles são mento entre Benjamin e Tatiana, interpretada por ainda assim, Ana Lúcia muito divertidos! São pessoas fechadas na Rachel Ripani. Segundo Ana, a maioria dos comen- Torre não poderia de- rua, mas as famílias são unidíssimas e mui- tários vindos do público pede que a personagem monstrar mais afeto e res- to amorosas", destaca. pegue mais leve no trato com o casal. "Aí, eu expli- peito pela profissão em Mesmo diante da empolgação da atriz com co que não é maldade: é tradição. É assim que que ingressou quase que o mundo desvendado, não é difícil estranhar está estabelecido. Para nós, é muito rígido e muito por acaso. Com a voz em alguns dos comportamentos apresentados duro; mas dentro das casas, existe uma harmonia tom baixo e a fala pontuada pelos hassídicos - membros de um movimen- e uma delicadeza entre eles", justifica. Para com- por pausas que parecem aju- to ortodoxo judaico. "A intenção é mostrar a provar o raciocínio, a atriz cita o comentário de uma dá-la a melhor organizar o dis- tradição, os preceitos, as leis de uma das amiga - polonesa e judia ortodoxa - de sua mãe: curso, a Ester de "Caras & Bo- correntes que existem dentro do judaísmo e depois de uma cena exibida, a amiga ligou para cas" se desmancha em palavras que é mais conservadora", defende. Para ga- elogiar. "Ela ligou para minha mãe, que se chama carinhosas quando o assunto são rantir a veracidade do que é mostrado, Ana Antonieta, e disse 'Antoniette, está perfeito o nú- as artes dramáticas. "Eu tenho enor- e os outros atores do núcleo - Jaime Leibo- cleo judeu!'. Achei uma gracinha", conta, aos ri- me prazer com o meu trabalho. Essa vitch e Sidney Sampaio, que interpretam res- sos, reproduzindo o carregado sotaque da conhe- é a grande satisfação da minha vida: pectivamente Rabino Mendel e Benjamin, fi- cida. estar trabalhando", resume. lho dos dois - receberam um vasto material A dona de casa iídiche é mais uma personagem Atriz de formação estritamente teatral escrito e uma lista de filmes e livros de re- em uma galeria de tipos bastante diferentes. Ana - foi uma das participantes originais do TUCA, Teatro da Uni- ferência. "Além disso, tivemos uma aula com Lúcia, por exemplo, caminhou pela comicidade na versidade Católica da PUC-SP -, a paulistana mostra seu des- um Rabino hassídico, vindo de São Paulo. pele da pseudo-submissa Cleonice Mackenzie de velo também quando o assunto é tevê. "A televisão não dá um Ele explicou tudo, desde como se vestir até "A Indomada" - e bancou a megera por conta das contato direto com o público. Por isso, você tem de ter atenção como rezar", enumera a atriz, que também armações da pérfida Débora de "Alma Gêmea", que triplicada com tudo aquilo que faz. Nada pode ser jogado fora", foi à sinagoga comandada pelo mesmo sa- a Globo volta a exibir a partir do dia 24 de agos- observa. Na pele da ortodoxa mãe judia que ajuda a manter a cerdote. to. "Sempre fui 'escolhida'. Me convidavam para A reação do público comum, claro, tem sido os papéis e eu ia", relembra. Mesmo argumen- tando que fez pouca tevê - foram cerca de 20 novelas -, a atriz reconhece que vários de seus trabalhos no veículo acabaram ga- nhando destaque. "Sempre tive sorte de pegar personagens que não eram do nú- cleo central, mas eram interessantes. Mas não sei até que ponto esses papéis foram feitos para se- rem populares e até que ponto minha con- tribuição ajudou", diz.