• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Dicas De Cozinha
 

Dicas De Cozinha

on

  • 5,439 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,439
Views on SlideShare
5,439
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
15
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Dicas De Cozinha Dicas De Cozinha Document Transcript

    • BATATA FRITA CROCANTE As batatas fritas ficam bem sequinhas se depois de cortadas, colocá-las em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel- toalha.Vai ficar crocante e sequinha! LASANHA MACIA Arrume a lasanha crua, de véspera, numa vasilha refratária, cubra com leite e leve à geladeira. Coloque a lasanha no forno quarenta minutos antes de servir. LIMÃO COM MAIS SUMO O limão produzirá muito mais sumo, se antes de cortá-lo você o aquecer ligeiramente. COUVE FLOR SEM CHEIRO Para que a couve-flor não impregne toda a casa com o seu cheiro forte e desagradável, acrescente uma colher de farinha de trigo na água em que a mesma está sendo cozida. OMELETE LISA E COM MUITO GOSTO Esfregue um pouco de sal (com papel macio) no fundo da frigideira. Depois, retire o excesso e leve a frigideira ao fogo. Isto evitará que a omelete se quebre ou grude no fundo. OMELETES LEVES Adicione uma pitada de maizena antes de bater. OMELETE NO PONTO Junte o sal só quando já estiver fritando. Senão os ovos amolecem. AVES ASSADAS E TENRAS Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina. COXINHAS DE GALINHAS BEM SEQUINHAS Para deixar as coxinhas de frango fiquem sequinhas, passe-as em leite misturado com um pouco de sal, e depois na farinha de rosca. CAFÉ REQUENTADO E SABOROSO Para requentar o café sem que perca o sabor, coloca-se o bule em banho-maria, sem deixar a água ferver. OVOS FRESCOS E VELHOS A casca dos ovos frescos é opaca e áspera. A dos ovos velhos é brilhante e lisa.
    • CEREFÓLIO Pode utilizar as folhas de Cerefólio em saladas, sopas, molhos, legumes, frango e pratos de peixe magro. No entanto dve apenas de ter o cuidado de juntar as folhas nos últimos momentos para não perderem rapidamente o seu sabor e aroma. Prefira sempre as folhas frescas ás folhas secas que são menos aromáticas. AMACIANDO O POLVO COM COCA-COLA Para que o polvo fique macio junte à água de cozimento uma cebola e um copo de coca-cola. Em pouco tempo (dependendo do tamanho do polvo) o polvo estará muito macio e com os tentáculos todos intactos, e a coca-cola desaparecerá. ARROZ BEM SOLTINHO COLOCAR UMAS GOTINHAS DE LIMO NA GUA. MANTENDO A COUVE BEM VERDINHA Adicionar uma colher das de caf de bicarbonato de sdio em gua e mergulhar a couve. Ela ficar bem verdinha. PARA QUE A ALFACE FIQUE VERDINHA Quando quiser fazer salada com alface, para que fique durinha, depois de separar as folhas e lavá-las bem, ponha uma colher de chá de açúcar.Verá que a alface fica dura. AZEITE- APRENDA A ESCOLHER Opte por azeites extravirgens, ou seja, por aqueles que contenham uma acidez igual ou inferior a 0,7 por cento. O azeite deve ser a primeira gordura a ser introduzida na alimentação do bebê, logo que este começa a comer sopa.O azeite refinado, com uma acidez de 1,5 por cento, tem menos propriedades benéficas para a saúde, quando comparado com os azeites extravirgens.Utilize o azeite para temperar as sopas ou os vegetais, cozidos ou crus. Também pode colocar azeite na água de cozedura das massas, para lhes dar um paladar especial e evitar que a massa se cole depois de cozida. COMO FAZER UM SUFLÊ QUE NÃO "MURCHA" Para que o suflê não murche, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado e não o abra antes de estar pronto. O QUE FAZER COM A COMIDA SALGADA Quando a comida estiver salgada, experimente adicionar um pouco de açúcar. Evite que a comida fique salgadaColoque batatas junto da sopa ou do refogado. Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento. APROVEITAR MAIONESE TALHADA Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.
    • PARA SABER SE OS OVOS ESTÃO ESTRAGADOS Coloque-os num recipiente com água e sal. Se o ovo boiar, é porque está estragado. Se permanecer no fundo está bom para consumo. Para que o ovo não estoure durante o cozimento Coloque na água duas gotas de vinagre. COMO GUARDAR GEMAS Para guardar sobras de gemas conserve-as numa tigela totalmente cobertas com água filtrada e na geladeira. ALIMENTOS A EVITAR NA DEPRESSÃO Reduzir: CAFEÍNA: CHÁ PRETO, REFRIGERANTES, CHOCOLATES A CAFEÍNA AUMENTA A ANSIEDADE GERANDO ALTERAÇÕES DO HUMOR E CAUSANDO FADIGA. INIBE A ABSORÇÃO DO FERRO PODENDO GERAR ANEMIA. QUANTIDADE IDEAL DE ALIMENTOS CONSUMIDOS EM UM EVENTO Calcule quanto de cada tipo de alimento será consumido por pessoa em média numa festa: * Peixe: 200 g quando inteiro * Carne: 200 g limpa ou 250 g c/osso * Pão: 4 fatias * Batatas: 4 ou 5 * Legumes: 100 gramas LIMPANDO SEU MICRONDAS Coloque lá dentro uma metade de um limão, ponha para funcionar numa potência média durante 1 minuto. Abra e limpe com um pano seco. LIMPE SEU MICRONDAS DE MODO BEM SIMPLES coloque dentro uma metade de um limo e ligue na potncia mdia por 1 minuto. Abrir e limpar com um pano seco. PARA TIRAR O CHEIRO DA GELADEIRA Deixe uma vasilha pequena com água e bicarbonato dentro da geladeira. O cheiro dos alimentos não irá aderir ao refrigerador. PARA TIRAR O CHEIRO DA GELADEIRA Numa vasilha coloque bicarbonato e deixe num canto da geladeira.
    • GELADEIRA SEM CHEIROS Adicione bicarbonato em uma vasilha pequena e coloque-a dentro da geladeira. TRATANDO O ODOR DAS AXILAS Dissolva 2 colheres de bicarbonato de sódio em pó em 1/2 copo de água. Aplicar várias vezes ao dia nas regiões afetadas. PARA O ODOR NAS AXILAS Se você tem odor nas axilas, virilhas e áreas com menos ventilação experimente: Dilua 32 ml de Lysoform de farmácia* em 1 litro de água e aplique com spray ou algodão nas regiões afetadas algumas vezes ao dia até que o odor vá diminuindo. Depois aplique como manutenção 2 a 3 vezes por semana. SUOR NOS PÉS 3 folhas de louro, 3 cravos, 1 colher de sopa de camomila, 1 colher de sopa de chá preto. Misture tudo e deixe ferver por 30 minutos. Deixe os pés de molho por 15 minutos à noite, antes de deitar. Seque bem. CABELOS OLEOSOS Cabelos oleosos pedem água morna. A quente estimula as glândulas sebáceas e pode aumentar o problema. Use xampus que contenham substâncias reguladoras das funções sebáceas e anti-sépticas (para evitar a multiplicação de microorganismos que se desenvolvem nesse tipo de cabelo). RETIRANDO O CHICLETE DO CABELO É só passar clara de ovo que ele sai. NUNCA CONGELE! Verduras de folha, como por exemplo, alface, agrião e espinafres. Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legumeque se pretende consumir em saladas. Batata crua, gemas cruas ou claras cozidas. Aves recheadas. Maionese, pudins ou cremes que tenham levado na sua preparação leite e ovos. EMBRULHOS-UM TOQUE ESPECIAL NO NATAL Uma árvore de Natal bonita e enfeitada completa-se com vários presentes debaixo dela. Acreditando ou não que o Pai Natal exista , todos gostam de ser lembrados. Papéis coloridos, grandes laços, flores e cartões dão um toque especial em qualquer presente. Para quem tem tempo e gosta de embrulhos exclusivos, o ideal é fazer com antecedência. Outra sugestão é personalizar o presente bordando desenhos nas próprias caixas. Pode bordar motivos natalícios em ponto cruz e ponto cheio. A caixa ou o pacote fica personalizado. FAÇA SEU PRÓPRIO LIMPA-VIDROS Composição: - 2 ou 3 folhas de jornal- Álcool o suficiente Modo de preparo: - Rasgue as folhas de jornal e molhe bem.- Esprema-as e coloque tudo num vidro de palmito.- Acrescente
    • álcool até cobrir os jornais.- No outro dia, coe e o seu produto já está pronto. MATANDO AS BARATAS 100 gramas. de ácido bórico (compra-se em farmácia); 1 cebola bem picadinha e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture tudo muito bem, faça bolinhas e espalhe pela casa. PARA ESPANTAR MOSCAS E MOSQUITOS Corte limões ao meio e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente. AFUGENTANDO AS MOSCAS Coloque um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas. PARA MATAR AS BARATAS Mistura-se partes iguais de açúcar e gesso (que a fará estalar por dentro e não poderá se reproduzir). O preparado é inócuo para os humanos e não contamina os alimentos. Coloca-se em tampinhas vazias dentro de armários, móveis e bancadas. FOLHAS DE TOMATE CONTRA MOSQUITOS Folhas de tomate são excelentes repelentes contra mosquitos. Coloquem essas folhas nas janelas para evitar que entrem. ACABANDO COM AS FORMIGAS Para acabar com as formigas na cozinha principalmente na pia é só deixar uma vasilha pequena com pó de café: elas não gostam do cheiro... TIRANDO O CHEIRO DE TINTA E VERNIZES DE LOCAIS PINTADOS Colocar um recipiente com gua e cebolas em rodelas para absorver o cheiro do ambiente. VAPOR RESTAURA VASSOURAS VELHAS Restaure suas vassouras velhas! Se estiverem com os pelos emaranhados, embaraçados e irregulares, coloque-as por alguns minutos em vapor de água fervente. DESPERTADOR DE CÃO Para evitar que seu cãozinho chore muito à noite, experimente colocar perto do local onde ele dorme, um relógio despertador, daqueles de corda. O tique-taque do relógio vai acamá-lo num instante. GAIOLAS DE PÁSSAROS MAU CHEIROSAS Para tirar mau cheiro de gaiolas de pássaros, espalhe no fundo delas uma camada fina de sulfato de cal e
    • depois cubra com uma camada de areia. CONSERVANDO SEUS SOFÁS Dicas de ConservaçãoPara manter seu sofá limpo, bonito e novo, siga estas dicas de conservação: * Use aspirador de pó para limpeza * Não limpe o sofá com vapor * Não use produtos químicos * Não exponha seu móvel ao sol, ao fogo, ou ao calor de equipamentos * Evite o uso de escovas CONSERVE SUAS MEIAS DE NÁILON Faça uma mistura de água e vinagre, em partes iguais, e lave suas meias. Ficarão sempre parecidas com novas. CALDO DE ABACAXI PARA AMOLECER O COXÃO DURO Deixe o coxão duro e as demais carnes por 15 minutos no caldo de abacaxi. Elas ficarão macias e suculentas. A bromelina, a enzima do abacaxi quebra a estrutura protéica da carne em sua superfície, favorecendo a maciez. Porém, funciona só para pequenos pedaços e bifes, grandes nacos não serão amaciados. TIRE MOFO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS EM COURO Passe um pano seco e limpo em toda peça, em seguida, passe um solução de água com vinagre de maçã, esfregando com um pano, a peça, delicadamente, deixe secar a sombra por horas. Depois, para hidratar, passe ligeiramente glicerina. Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade. Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra. DANDO BRILHO EM AÇO INOX Para dar brilho a um objeto inox, seja ele um objeto grande ou um lavabo, por exemplo, esfregue-o com um pedaço de algodão embebido em óleo de máquina de costura. FACA ENFERRUJADA Se a lâmina das faca estiver com ferrugem, corte uma cebola em duas e encha-a de açúcar. Depois, esfregue com ela energicamente a lâmina da faca. ALFINETES AFIADOS Para penetrarem com mais facilidade no tecido, espete-os num sabonete durante alguns minutos. RETIRE MANCHAS DE CAMURÇA. Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.
    • PARA TIRAR MANCHAS DE ÁGUA DOS MÓVEIS Passe uma flanela embebida em óleo canforado. PARA TIRAR MANCHAS DE GORDURA DOS TAPETES Coloque óxido de magnésio em pó. Deixe por algum tempo e depois escove ou passe aspirador. MANCHAS EM SAPATO CLAROS E CAMURÇAS Esfregue uma batata crua. MANCHAS DE CIGARRO NOS DEDOS: COMO RETIRAR Saem facilmente se você esfregar uma mistura de suco de limão com água oxigenada. SOFÁ DE COURO BRANCO:LIMPEZA Para limpar o couro você deve usar uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar. LIMPE OS MÓVEIS DE VIME Com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixe secar sob o sol. MANCHA DE TINTA DE PINTAR No algodão, se a mancha for recente use tetracloreto de carbono. Se for antiga embeba-a numa matéria gordurosa e depois num solvente ou diluente. MANCHA DE TINTA NOS TAPETES Coloque sob o tapete um mata-borrão grosso e esfregue a mancha com leite muito quente. Se não desaparecer passe-o com suco de limão. Espere que seque e retire o mata-borrão. Também pode utilizar essência de terebentina. MANCHAS DE TINTA NO NYLON O leite faz desaparecer instantaneamente as manchas de tinta no nylon. MANCHAS DE TINTA NO MÁRMORE Se as manchas forem recentes cubra-as com farinha. Depois retire-a e aplique água oxigenada a 20 volumes, adicionada com umas gotas de amoníaco. Esfregue energicamente com pó fino de pedra-pomes.
    • MANCHA DE TINTA NA MADEIRA ENCERADA As manchas sairão se cobrir com limão ou água oxigenada. Embeba neste líquido um algodão do tamanho da mancha e deixe-o sobre ela até desaparecer. MANCHA DE TINTA NO CRISTAL Uma mancha de tinta no cristal elimina-se com um pano embebido em vinagre quente. Também pode lavá-la com uma colher de sopa de amoníaco para urn litro de água. MANCHA DE TINTA NO COURO Tire com limão, mas se ficar uma mancha mais clara tente atenuá-la com graxa do calçado. MANCHA DE TINTA EM TECIDO Aplique terebentina até a mancha desaparecer quase completamente. Depois, enquanto a mancha ainda estiver molhada, coloque por cima detergente líquido e em água quente durante uma noite inteira. O tratamento poderá ser repetido. MOFO E MANCHAS Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhar e deixar um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor umedecer com suco de limão, em tecido sintético ou seda: molhar num banho de leite. MANCHAS DE MAQUIAGEM Aplique álcool 90º. RETIRANDO MANCHAS DE MOFO Limpe com uma solução de água sanitária diluída em água potável, na proporção de 1:1, aguardar 2 horas e enxaguar.