V mware

  • 499 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
499
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
39
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Mudando para a virtualização:Um guia do que é possívelcom a VMware
  • 2. Você sabia que, ao longo do próximo ano,50% das pequenas e médias empresasmudarão para a virtualização?O motivo é que a virtualização permite às empresas executar simultaneamente no mesmoservidor vários sistemas operacionais e aplicativos – oferecendo um leque de excelentesbenefícios. Com a virtualização VMware, você pode:• Automatizar sua área de TI e poupar tempo de gerenciamento• Reagir mais rapidamente às oportunidades de negócios ou às paralisações do sistema • Cortar drasticamente os custos de compra de hardware, de suporte de TI e de energiaSegundo pesquisa da Forrester, 74% das SMBs (Small/Medium Businesses, pequenas emédias empresas) escolhem a virtualização de x86 da VMware.* Saiba por quê.E SE E SE E SE a virtualização a virtualização a virtualização ível r uidadefosse mais acess fosse fácil de se oferecesse contin implementada. dos negócios.Com a VMware, ela é. A A VMware oferece uma A VMware o ajuda a criar umaVMware oferece soluções solução que é simples de infraestrutura mais robusta ecorporativas confiáveis a implantar e administrar. altamente disponível a umum preço com o qual sua baixo custo.empresa pode arcar.Leia nosso guia para saber como começar com a VMware.*Pesquisa com 208 tomadores de decisão quanto à virtualização de servidores x86 em SMBs europeias e norte-americanas. “Pesquisa de hardware em SMBs e corporações, América do Norte e Europa, 3º trimestre de 2009” de“O estado do hardware em SMBs emergentes: 2009 a 2010”, Forrester Research, Inc., dezembro de 2009.
  • 3. Benefícios em destaque
  • 4. Benefícios em destaqueAs ambiciosas SMBs de hoje em dia precisam descobrir em seu modo de trabalhar mais doque economias e melhorias pequenas e isoladas. Elas precisam também considerar maneirastotalmente novas de usar a TI para ajudar a empresa a crescer e competir mais eficientementeao longo do tempo. A virtualização é uma ferramenta importante nessa busca, e a VMware é alíder no setor de organizações em crescimento que pretendem mudar para a virtualização. Ótimas razões para mudar para a virtualização VMwarePadronização.O software de virtualização é executado em hosts padrão do setor baseados em x86 Intel e AMD,independentemente do sistema operacional que se use.Acessibilidade a recursos.Permite acesso a todos os recursos dos servidores físicos, inclusive CPU, memória, armazenamento,rede e periféricos, até mesmo componentes que residem em outros dispositivos e servidores em rede.Eficiência.Como várias máquinas virtuais podem ser executadas em um só servidor, você pode otimizar o modode utilização do hardware.Mobilidade.Cada máquina virtual está contida em seu próprio “compartimento” de software, o que significa queas máquinas virtuais podem ser provisionadas, copiadas, armazenadas em backup e restauradas, tãofacilmente quanto em qualquer outro software – mesmo quando as máquinas estão executando outrosprocessos. Isso permite que os administradores de sistema mantenham a disponibilidade e reduzam osdispendiosos tempos de inatividade.Flexibilidade.Executando sistemas operacionais legados em uma máquina virtual, a equipe de TI pode continuar adar suporte a aplicativos antigos e de missão crítica sem precisar manter servidores mais antigos e maislentos executando sistemas operacionais exclusivos ou sistemas para os quais não há mais suporte.Velocidade.Sem a necessidade de implantar um servidor físico para cada novo aplicativo, a área de TI podefacilmente testar e então implantar novos aplicativos.
  • 5. Seis maneiras práticas de a VMware ajudar os administradores de TI1. Provisionamento.Como a virtualização permite consolidar vários aplicativos em um único servidor, você pode evitar o usode servidores funcionando abaixo de sua capacidade máxima. Você também pode reduzir o trabalhosoe demorado processo de solicitação, configuração e provisionamento desses aplicativos em sua rede.2. Implantação de aplicativos.Da mesma forma, a virtualização simplifica a implantação de aplicativos protegendo, ao mesmo tempo,seus sistemas de produção. Imple mente aplicativos rapidamente, teste-os em uma sandbox (modoseguro) e implante-os na produção – tudo isso sem configurar um novo servidor físico. Você pode levarmais rapidamente novos serviços de TI aos usuários, administrando melhor os riscos.3. Mobilidade dos dados.Um dos principais benefícios da virtualização é a habilidade de tirar proveito automaticamente dacapacidade em qualquer outro ponto da rede. Isso permite usar menos tempo para monitorar aplicativos.Significa também que você pode aproveitar os recursos da rede independentemente de sua localizaçãofísica, otimizando a capacidade ao longo de toda a rede.4. Recuperação de desastres.Ao mudar automaticamente para recursos disponíveis de rede – E/S ou armazenamento – há uma melhoriano tempo de atividade e na disponibilidade tanto dos aplicativos quanto da rede como um todo. Issotambém torna mais fácil estabelecer a recuperação de desastres e as contingências da continuidade dosnegócios. Anteriormente, as empresas precisavam criar duplicatas exatas de seu hardware para acomodara recuperação de desastres. A virtualização elimina essa exigência que demanda tanto tempo, tornandomais fácil configurar um sistema externo para esse fim. Naturalmente, as pequenas empresas podem, emvez disso, optar por um serviço hosteado.5. Gerenciamento.A tecnologia de virtualização incorpo ra ferramentas de monitoramento e gerenciamento que permitemautomatizar tarefas ou gerenciá-las manualmente com base na utilização ou em alertas de limite. Issolhe dá mais tempo para outras atividades.6. Tempo de inatividade não planejado.Com a virtualização, você pode mover suas máquinas virtuais entre servidores de modo que, antesde atualizar ou aplicar um patch em um servidor, é possível transferir as máquinas virtuais ou outrosrecursos desse servidor. Isso significa que você pode fazer manutenção sem paralisar o sistema duranteo horário de trabalho nem forçar sua equipe a trabalhar em horas extras ou nos finais de semana.
  • 6. Fatores críticos a considerar
  • 7. Fatores críticos a considerarA virtualização oferece muitas vantagens às SMBs, mas também envolve alguns desafios queprecisam sem enfrentados ao optar pela solução correta.Desempenho de aplicativos.Os analistas observaram que alguns administradores de TI estão preocupados com a hipótese de ascargas de trabalho com grandes volumes de entrada/saída – como um banco de dados – não seremexecutadas tão bem em um ambiente virtual quanto em uma máquina dedicada. Ocasionalmente,esses aplicativos podem encontrar problemas ao disputar recursos de memória e processadorcompartilhados. O software de virtualização da VMware permite que os administradores seresponsabilizem por esses conflitos potenciais e oferece ferramentas para monitorar o desempenhocontínuo do sistema, de modo que eles possam chegar aos níveis desejados de desempenho.Proliferação de máquinas virtuais.Embora as responsabilidades administrativas sejam reduzidas com a virtualização, elas nãodesaparecem completamente. Sua equipe de TI ainda precisa monitorar a atividade na rede. Uma vezque as barreiras físicas tenham sido removidas, as VMs tendem a crescer incontrolavelmente dentroe fora da TI. Esteja atento a isso e verifique se seu fornecedor de virtualização oferece ferramentas demonitoramento para que você possa manter a eficiência operacional. A VMware oferece.Segurança.Como a virtualização resulta em um número menor de servidores e uma infraestrutura mais simples,suas vulnera bilidades de segurança também são reduzidas proporcionalmente. Mesmo assim, você nãodeve negligenciar os aspectos de segurança da virtualização. Como trabalha muito ligado aos sistemasoperacionais, o software de virtualização deve conter recursos para garantir a proteção de dados,principalmente quando eles são transferidos em uma rede. Novamente, quando escolhe uma solução daVMware, você está coberto.
  • 8. Como começar: Essentials
  • 9. Como começar: EssentialsA meta de sua empresa é dar suporte a seus clientes e, em última análise, ter lucro. Para que avirtualização faça sentido em seu ambiente ou em sua empresa de pequeno ou médio porte,ela precisa incorrer em custo mínimo, ser executada em sua infraestrutura existente e darsuporte diretamente a suas metas de prestar serviços aos clientes e de ter lucro.Abaixo está uma lista de componentes de hardware e software da qual você precisará para começar.Eles são o mínimo necessário para criar uma infraestrutura leve virtualização, sem custo adicional.Você verá que são necessários componentes específicos do servidor, bem como elementos da redee das camadas de armazenamento. Além do hardware correto, alguns componentes de software sãonecessários ou sugeridos como opção.Provavelmente, a maioria desses componentes já está funcionando em seu ambiente de TI, o quesignifica que adaptá-los para uso com a virtualização será a primeira etapa de sua implementação.O que você precisará ter para realizar uma implementação de virtualização básica comopção de hardware e software adicionais. Servidores físicos Dois ou mais servidores, preferencialmente Dois ou mais processadores – Intel ou AMD 2.0 GHz ou mais – Arquitetura x64, preferencialmente Dois gigabytes ou mais de memória – Quatro ou mais, preferencialmente Armazenamento em disco SAS/SATA integrado – Dois gigabytes necessários para instalação do servidor –  spaço adicional igual ao exigido pela soma das máquinas E virtuais Duas ou mais placas de interface de rede – Necessárias quatro ou mais – Velocidade em gigabits: altamente recomendada
  • 10. RedeHardware de rede com nível empresarial: obrigatório – Velocidade em gigabits: altamente recomendada – Suporte a NIC teaming: altamente recomendado – Suporte a VLAN: recomendadoArmazenamentoArmazenamento conectado diretamente: obrigatório – Capacidade igual à soma do tamanho dos discos das VMsHardware de SAN (rede da área de armazenamento):recomendado como opção – Frequentemente, uma SAN baseada em iSCSI é mais econômica – Suporte a múltiplos caminhos: altamente recomendado – Suporte a acesso simultâneo a hosts: altamente recomendado – Suporte a virtualização de armazenamento: recomendado –  uporte a backups no nível de armazenamento: S recomendadoSoftwareSoftware para plataforma de virtualização: obrigatório – Software para gerenciamento de virtualização: recomendado – Software para monitoramento externo: recomendadoSoftware para backup virtual: recomendado como opçãoSoftware de replicação para recuperação de desastres: sugeridocomo opção
  • 11. Descobrindo a solução correta
  • 12. As soluções da VMware simplificam asoperações de TIAs soluções da VMware simplificam as operações de TIComo tomador de decisões na área de TI de uma pequena ou média empresa, sua experiência consisteem aprimorar a tecnologia que conduz seus negócios. Com a virtualização, você pode reduzir custos,aumentar a produtividade da área de TI e proteger os ativos corporativos.Do desktop ao data center, a VMware é claramente a líder global em soluções de virtualização para SMBs.Os clientes confiam na VMware para reduzir as despesas financeiras e operacionais, garantir acontinuidade de negócios, aumentar a segurança e se tornar ecologicamente corretos.Por que o VMware vSphereO VMware vSphereTM é a plataforma de virtualização mais sólida e confiável do setor. Ele oferece aalta disponibilidade, o desempenho e a confiabilidade da plataforma VMware juntamente com pacoteseconômicos e totalmente funcionais, projetados para pequenos ambientes de TI.Não permita que a proliferação de servidores e as dependências de plataforma impeçam sua organização de alcançar suas metas. Controle sua infraestrutura de TI com o VMware vSphere.• Reduza em até 50% os custos operacionais e de hardware, e em até 80% os custos de energia.• Reduza o tempo necessário para provisionar novos servidores em até 70%.• Diminua o tempo de inatividade e aumente a confiabilidade com a continuidade dos negócios e a recuperação de desastresincorporada.• Forneça serviços de TI sob demanda agora e no futuro, independentemente dos fornecedores de hardware, SO, aplicativos ou infraestrutura.Por que as SMBs escolhem a VMware.É possível que o fator mais importante a ser considerado na decisão de compra de virtualização seja ofornecedor. Cada vez mais as SMBs escolhem a VMware como fornecedora de virtualização, com baseem diversos fatores: confiabil idade, facilidade de implementação e gerenciamento, capacidade defornecer alto desempenho para aplicativos, liderança no mercado e custos operacionais mais baixos.Observemos todos esses fatores individualmente, com base em um estudo de mercado “cego” relativoà virtualização, realizado em 2009 pela Management Insight Technologies, com SMBs da América doNorte, da Europa e do Oriente Médio*. Os três primeiros atributos foram classificados como os fatoresmais importantes durante a seleção de um fornecedor de virtualização, e a VMware tem uma vantagemconsiderável em relação aos concorrentes em todas essas áreas.
  • 13. 1. Confiabilidade.Ao implantar uma plataforma de infraestrutura como a de virtualização em um ambiente de TI, vocêprecisa confiar o tempo todo na tecnologia como parte estável e confiável da empresa. 92% das SMBsacreditam que a VMware é um fornecedor confiável de virtualização. O concorrente em segundo lugartem 59% de aprovação.2. Facilidade de implementação e gerenciamento.Se a implantação e o gerenciamento de uma tecnologia não forem simples para você, essa tecnologianão trará valor. A Management Insight descobriu que 85% das SMBs consideram a VMware bemconceituada em relação a esse atributo, em comparação com 64% do concorrente em segundo lugar.3. Desempenho.88% das SMBs citaram a VMware como fornecedora de soluções de alto desempenho, em comparaçãocom 55% do concorrente em segundo lugar. Essa é uma informação crucial, pois a virtualização, alémde aumentar a utilização da capacidade dos servidores, também influencia o desempenho. A VMwaredesenvolveu tecnologias para manter e aprimorar o desempenho, bem como ferramentas que ajudam aequipe de TI a avaliar o desempenho e solucionar problemas do servidores, a fim de garantir osmelhores resultados.4. Liderança de mercado.A VMware foi pioneira na virtualização de servidores x86 em 1998 e continua liderando as inovações devirtualização. Por exemplo, a VMware fornece a tecnologia de virtualização fundamental que a Intel e aAMD incorporam aos processadores. Ainda mais importante é o fato de que, das SMBs consultadas pelaManagement Insight, 91% citaram a VMware como líder do mercado de virtualização de servidores, emcomparação com apenas 30% para o concorrente em segundo lugar.5. Custo de propriedade mais baixo.De acordo com o Taneja Group**, executar aplicativos no VMware vSphere é de 5 a 29% mais baratodo que com a tecnologia do Microsoft Hyper-V (a comparação de fato equivalente de custos devirtualização). O vSphere é mais barato principalmente em função da capacidade de executar maismáquinas virtuais por host físico do que as soluções de outros fornecedores, reduzindo o custo dehardware e os custos de infraestrutura relacionados.Em comparação com um estudo semelhante conduzido pela Management Insight em 2007, a VMwareaumentou a satisfação dos clientes e a preferência em relação à marca que vem logo em seguidano estudo.* Pesquisa realizada pela Management Insight Technologies, 2009.** Taneja Group, “Otimizando operações de proteção de dados em ambientes VMware”, abril de 2009.[Observação: as classificações dos atributos de marca têm como base as classificações das duas caixas superiores (ou seja, 4 ou 5) relativas àseguinte questão: “Classifique a marca X em relação a um conjunto de atributos, usando uma escala de 1 a 5, em que 1 significa ‘A afirmação não seaplica à marca’ e 5 significa ‘A afirmação se aplica totalmente à marca’.”]
  • 14. Compare os kits do vSphere para pequenasempresas Kit de aceleração Kit de aceleração Hypervisor Kit do Kit de aceleração do Midsize (c/ do Enterprise vSphere Kit do Essentials Essentials Plus do Advanced Enterprise) PlusProduct ComponentsGerenciamento Nenhum vCenter for vCenter vCenter vCenter vCentercentralizado Essentials for Essentials Foundation Standard StandardMemória/Servidor físico 256 GB 256 GB 256 GB 256 GB 256 GB Sem limite de memóriaNúcleos por processador 6 6 6 12 6 12Suporte a processador Sem requisitos 3 servidores 3 servidores 3 servidores 6 6 processadores 8 processadores nem limite de com até 2 com até 2 processadores no processadores processadores processadores total por servidor único cada cadaRecursos do produtoThin Provisioning 4 4 4 4 4 4Update Manager 4 4 4 4 4vStorage APIs for Data Protection 4 4 4 4 4Data Recovery 4 4 4 4High Availability 4 4 4 4vMotion 4 4 4 4Virtual Serial PortConcentrator 4 4 4Hot Add 4 4 4vShield Zones 4 4 4Fault Tolerance 4 4 4vStorage APIs for Array Integration 4 4vStorage APIs para orecurso de multipath 4 4Storage vMotion 4 4Distributed ResourcesScheduler (DRS),Distributed Power 4 4Management (DPM)Controle de E/S dearmazenamento 4Controle de E/S da rede 4Distributed Switch 4Host Profiles 4 adicional. adicional. um ano. um ano. um ano.
  • 15. GlossárioGerenciamento centralizado Data RecoveryvCenter Standard: oferece gerenciamento Proteja seus dados por meio de rápidos backupsem grande escala de implantações do em disco, sem agente, com eliminação deVMware vSphere para obter provisionamento, duplicação para minimizar o uso do espaço demonitoramento e orquestração com rapidez, além backup em disco.de controle das máquinas virtuais. High AvailabilityvCenter Foundation: oferece ferramentas Minimize o tempo de inatividade com apoderosas de gerenciamento para ambientes reinicialização automática de suas VMs apóspequenos (até três hosts vSphere) que buscam uma falha da máquina física.provisionar, monitorar e controlar máquinasvirtuais com rapidez. vMotion Elimine o tempo de inatividade de aplicativosvCenter for Essentials: oferece os mesmos proveniente de manutenção planejada derecursos que o vCenter Foundation, integrado servidores migrando as VMs de um servidorcom os kits Essentials e Essentials Plus. para outro.Thin Provisioning Virtual Serial Port ConcentratorReduza as necessidades de armazenamento com a Conecte a rede ao console de porta serial emutilização do armazenamento dinâmico que cresce qualquer servidor por meio do centralizador depara atender aos requisitos da máquina virtual sem porta serial virtual.degradação do desempenho. Hot AddUpdate Manager Aumente a capacidade acrescentando CPU eReduza o tempo gasto em correção de rotinas memória às máquinas virtuais quando necessário,com a automatização do rastreamento, da sem interrupção nem tempo de inatividade.aplicação de patches e atualização dos hostsvSphere, bem como dos sistemas operacionais e vShield Zonesaplicativos das VMs. Simplifique o gerenciamento de segurança configurando e mantendo suas várias zonasvStorage APIs for Data Protection de segurança no software, entre hostsObtenha backup dimensionável sem interromper compartilhados, em vez de fazê-lo em ambientesaplicativos nem usuários utilizando software fisicamente separados em silos.compatível de backup de terceiros que use essasAPIs. Por meio dessa integração, o software Fault Tolerancede backup de terceiros pode executar backups Forneça disponibilidade contínua aos aplicativoscentralizados das VMs sem a interrupção e a sem perda de dados no caso de falhas de servidor.sobrecarga de executar tarefas de backup emcada máquina virtual. vStorage APIs for Array Integration Melhore o desempenho e a capacidade de expansão tirando proveito das eficientes operações baseadas em array.
  • 16. GlossaryvStorage APIs para múltiplos Controle de E/S da redecaminhos Prioriza o acesso à rede monitorandoMelhore o desempenho e a confiabilidade de E/S continuamente a carga de E/S na rede e alocandodo vSphere para armazenamento tirando proveito dinamicamente os recursos de E/S em fluxosdas capacidades do software de multipath do específicos, de acordo com as necessidades dafornecedor de armazenamento terceirizado. empresa.Storage vMotion Distributed SwitchEvite o tempo de inatividade em manutenções Centralize o provisionamento, a administração e oplanejadas de armazenamento migrando em monitoramento usando agregação da rede emtempo real os arquivos de disco da VM entre nível de cluster.arrays de armazenamento. Perfis de hostDistributed Resources Scheduler Simplifique a implantação e a conformidade(DRS), Distributed Power Management do host criando VMs a partir de modelos de(DPM) configuração.Alinhe o uso de recursos às prioridades daempresa balanceando automaticamente a cargaentre hosts e otimize o consumo de energiadesligando hosts durante períodos de menorcarga.Controle de E/S de armazenamentoPrioriza o acesso ao armazenamento monitorandocontinuamente a carga de E/S de um volume dearmazenamento e alocando dinamicamente osrecursos disponíveis de E/S em máquinas virtuais,de acordo com as necessidades da empresa.
  • 17. Recursos — Fazendo a transição
  • 18. Recursos — Fazendo a transição• Uma exploração de ferramentas úteis de implementação• Como comprar/informações de parceiros• Estudos resumidos de casos de clientes que fizeram a transição com sucesso