Arte Renascentista

7,952 views

Published on

Aula de arte renascentista. Escola Salomão Matos- Salvaterra-PA

Published in: Spiritual
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,952
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
174
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte Renascentista

  1. 1. Arte Renascentista (séc.Arte Renascentista (séc. XV e XVI)XV e XVI) O Renascimento resgata aO Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana,, greco-romana, as construções foramas construções foram influenciadas porinfluenciadas por características antigas,características antigas, adaptadas à nova realidadeadaptadas à nova realidade moderna, ou seja, a construçãomoderna, ou seja, a construção de igrejas cristãs adotando-sede igrejas cristãs adotando-se os padrões clássicos e aos padrões clássicos e a construção de palácios econstrução de palácios e mosteiros seguindo as mesmasmosteiros seguindo as mesmas basesbases Adão – de Albert Dürer Museu do Prado, Madri.
  2. 2. Arquitetura RenascentistaArquitetura Renascentista ► Apesar de racional eApesar de racional e antropocêntrica, a arteantropocêntrica, a arte renascentista continuourenascentista continuou cristã, porém as novascristã, porém as novas igrejas adotaram um novoigrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pelaestilo, caracterizado pela funcionalidade e portantofuncionalidade e portanto pela racionalidade,pela racionalidade, representada pelo planorepresentada pelo plano centralizado, ou a cruzcentralizado, ou a cruz grega.grega.
  3. 3. Características da ArquiteturaCaracterísticas da Arquitetura RenascentistaRenascentista ►-O equilíbrio e a simetria das formas e-O equilíbrio e a simetria das formas e volumes;volumes; ►-A utilização de elementos da arquitetura-A utilização de elementos da arquitetura greco-romana;greco-romana; ►-O uso de pilastras e da decoração-O uso de pilastras e da decoração baseada em elementos naturais ebaseada em elementos naturais e mitológicos.mitológicos.
  4. 4. Escultura RenascentistaEscultura Renascentista ► A escultura é a forma deA escultura é a forma de expressão artística queexpressão artística que melhor representa omelhor representa o renascimento, no sentidorenascimento, no sentido humanistahumanista. Utilizando-se. Utilizando-se da perspectiva e dada perspectiva e da proporção geométrica,proporção geométrica, destacam-se as figurasdestacam-se as figuras humanashumanas, que até então, que até então estavam relegadas aestavam relegadas a segundo plano, acopladassegundo plano, acopladas às paredes ou capitéis.às paredes ou capitéis. Busto de Lourenço de Médicis Michelangelo Estátua de Eqüestre Donatelo
  5. 5. HumanismoHumanismo ►Movimento de pensamento e deMovimento de pensamento e de conhecimento que reavaliou a herançaconhecimento que reavaliou a herança greco-latina e que colocougreco-latina e que colocou o homemo homem nono centro de seu interesse.centro de seu interesse. ►O Humanismo é a base cultural doO Humanismo é a base cultural do Renascimento.Renascimento.
  6. 6. Principais EscultoresPrincipais Escultores ►Miguel Ângelo,Miguel Ângelo, ► Brunelleschi,Brunelleschi, ►Andrea Palladio,Andrea Palladio, ►Alberti,Alberti, ►Bramante.Bramante.
  7. 7. Pintura RenascentistaPintura Renascentista ► Utilização da perspectivaUtilização da perspectiva: para: para reproduzir espaços reais sobrereproduzir espaços reais sobre uma superfície plana, dando auma superfície plana, dando a noção de profundidade e denoção de profundidade e de volume.volume. ► jogo de coresjogo de cores: que permitem: que permitem destacar na obra os elementosdestacar na obra os elementos mais importantes e obscurecermais importantes e obscurecer os elementos secundários, aos elementos secundários, a variação de cores frias evariação de cores frias e quentes e o manejo da luzquentes e o manejo da luz permitem criar distâncias epermitem criar distâncias e volumes que parecem servolumes que parecem ser copiados da realidade;copiados da realidade;
  8. 8. Inovações na PinturaInovações na Pintura ► - início da pintura a óleo;- início da pintura a óleo; ► - distribuição rigorosa - geometria;- distribuição rigorosa - geometria; ► - técnica do- técnica do sfumatosfumato (graduação da cor);(graduação da cor); ► - técnica da profundidade.- técnica da profundidade. Os pintores do Renascimento basearam-se naOs pintores do Renascimento basearam-se na Natureza (pessoas, animais, paisagens, etc.).Natureza (pessoas, animais, paisagens, etc.).
  9. 9. Pintores que se destacaramPintores que se destacaram ► Fra Angélico,Fra Angélico, ► Masaccio,Masaccio, ► Botticelli,Botticelli, ► Rafael,Rafael, ► Leonard da Vinci,Leonard da Vinci, ► Miguel Ângelo,Miguel Ângelo, ► Van Eyck,Van Eyck, ► Albert Dürer.Albert Dürer.
  10. 10. Pintores que se destacaramPintores que se destacaram ► Fra Angélico,Fra Angélico, ► Masaccio,Masaccio, ► Botticelli,Botticelli, ► Rafael,Rafael, ► Leonard da Vinci,Leonard da Vinci, ► Miguel Ângelo,Miguel Ângelo, ► Van Eyck,Van Eyck, ► Albert Dürer.Albert Dürer.

×