Apostila de bolos sem glúten

6,799 views
6,661 views

Published on

2 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
6,799
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
424
Comments
2
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apostila de bolos sem glúten

  1. 1. ****************************************** RECEITAS DE BOLOS SEM GLÚTEN ****************************************** ROCAMBOLE DE CHOCOLATE MAIS VOCÊ INGREDIENTES: Para a massa: 1 lata de leite em pó (400 g) 4 colheres de sopa de achocolatado 1 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de água Para o recheio: 1 lata de leite condensado 200g de coco ralado MODO DE PREPARAR: Massa: Numa tigela, misture 1 lata de leite em pó com 4 colheres (sopa) de achocolatado. Misture bem. Acrescente 1 lata de leite condensado e 2 colheres (sopa) de água. Sove bem até a massa ficar bem homogênea. Coloque a massa sobre um saco plástico grande e cubra com outro saco plástico. Com o auxílio de um rolo, abra a massa até ficar bem lisa e não muito fina. Tire a parte de cima do plástico, cubra a massa com o recheio e, com cuidado, enrole o rocambole. Embrulhe no papel-alumínio e leve para gelar por cerca de 30 min. Recheio: Numa outra tigela, misture 1 lata de leite condensado com 200 g de coco ralado.
  2. 2. BOLO DE ABÓBORA COM COCO Ingredientes 4 ovos 4 colheres de sopa de margarina 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá abóbora cozida 2 xícaras de chá de farinha preparada 1 xícara de chá de coco ralado seco 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de Preparo: Bata as claras em neve e reserve. À parte, bata as gemas com a margarina, acrescente aos poucos os outros ingredientes, deixando o fermento por último, Por fim adicione as claras em neve, mexa delicadamente e leve ao forno para assar em assadeira untada e enfarinhada. Fonte: SESI BOLO DE ABÓBORA COM COBERTURA DE CHOCOLATE Massa: 2 xícaras de abóbora crua em cubinhos pequenos 1 xícara de óleo 4 ovos 2 xícaras de açúcar 1 1/2 xícara de creme de arroz 1 xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR A MASSA: Bata no liquidificador a abóbora, o óleo, os ovos e o açúcar. Transfira a mistura para uma tigela, acrescente as farinhas, o fermento e bata com uma colher de pau. Asse em forno médio numa assadeira retangular untada e enfarinhada. Cobertura: 4 colheres de sopa de leite 2 colheres de sopa de margarina 8 colheres de sopa de açúcar 5 colheres de sopa de achocolatado em pó MODO DE PREPARAR A COBERTURA: Misture todos os ingredientes numa panelinha em fogo baixo até levantar fervura, espalhe sobre o bolo ainda quente, antes mesmo de desenformar.
  3. 3. BOLO HALLOWEEN 1 xícara de creme de arroz ½ xícara de maisena ou fécula de batata 1 xícara de açúcar 1 colher de chá de fermento em pó 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher de chá de sal 1/2 colher de chá de gengibre ralado 1 xícara de abóbora cozida e amassada 1 ovo 1 colher de sopa de casca de laranja ralada 4 colheres de sopa de açúcar cristal para polvilhar Modo de fazer: Peneire os ingredientes secos. Bata o ovo, junte o açúcar, casca de laranja ralada, gengibre ralado e abóbora. Misture e adicione aos ingredientes secos e bata bem. Coloque a massa em forma de pão (untada e enfarinhada), polvilhe a superfície com o açúcar cristal e asse em forno médio pré-aquecido. Enfie um palito no bolo para ver se está assado. TORTA DE LARANJA 250g de açúcar 6 ovos 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de vinho do Porto Sumo de 2 laranjas (cerca de 1 xícara de sumo) MODO DE PREPARAR: Misture a manteiga com o açúcar, junte os ovos um a um e o vinho do Porto. Por fim, adicione o sumo das laranjas. A massa fica bastante líquida. Vai a forno médio (180ºC) em forma retangular de cerca de 30 cm. de comprimento bem untada, forrado o fundo com papel vegetal e untada de novo. Asse por cerca de 40 minutos, ou até que espetando a ponta da faca no centro do doce, esta saia limpa. Tire a torta do forno e espere cerca de 5 minutes para esfriar um pouco. Passe a faca pelos lados para desprender da forma e desenforme para cima de um pano ou papel vegetal polvilhado de açúcar. Se o papel do fundo da forma estiver colado à massa da torta retire com cuidado e enrole a torta começando pelo lado menor. Deixe esfriar mais um pouco, retire o papel ou pano com que ajudou a enrolar e transfira a torta para o prato de servir. Dá para 4 pessoas. Fonte: FromCanadaWithLove
  4. 4. BOLO GELADO DA PALMIRINHA INDREDIENTES: 6 ovos 6 colheres de sopa de açúcar 4 colheres de sopa de fécula de batata 1 colher de sopa rasa de fermento em pó CREME: 1 lata de leite condensado 2 medidas (lata) de leite 3 gemas 3 colheres (sopa) de amido de milho 1 pacotinho de açúcar de baunilha 200ml de creme de leite sem soro 1 lata de pêssegos DECORAÇÃO: chantilly ou marshmellow MODO DE PREPARAR: MASSA: Na vasilha da batedeira coloque as claras e bata em neve. Junte as gemas e o açúcar (com a batedeira ligada). Desligue e agregue a fécula de batata e o fermento. Coloque em uma assadeira redonda, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido 150°C por 15 minutos e 180°C por mais 15 minutos. CREME: Em uma panela coloque o leite condensado, o leite comum (reserve um pouco), o amido de milho e as gemas dissolvidas no leite reservado. Misture e deixe ferver até engrossar. Desligue e adicione o açúcar de baunilha, o creme de leite e parte dos pêssegos picados (reserve um pouco para decorar). Deixe esfriar. MONTAGEM: Corte o bolo em três partes e monte o bolo em um aro. Umedeça a primeira parte com a calda de pêssegos. A seguir, intercale o creme reservado, bolo, creme e por fim a parte do bolo. Decore com chantilly e pêssegos picados. Leve para gelar. BOLO 5, 10, 15 MAIS VOCÊ. Ingredientes:
  5. 5. 5 ovos inteiros 10 colheres de sopa de açúcar peneirado (200 g) 15 colheres de sopa de amido de milho (200 g) Modo de preparo Numa batedeira, bata 5 ovos inteiros de 8 a 10 min até formar uma espuma clara.Junte aos poucos o de açúcar peneirado. Por último, adicione aos poucos o de amido de milho.Coloque em uma forma para pudim (22 cm de diâmetro x 8 cm de altura), untada com margarina e polvilhada. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 min. Dica:não abra o forno antes de 20 min para o bolo não abaixar BOLO CHÁ DAS 5 400g de creme de arroz 3 colheres de sopa de maisena 4 ovos ½ xícara de chá de manteiga 2 xícaras de chá de açúcar 1 ½ xícara de chá de leite 1 colher de sopa rasa de fermento em pó 1 colher de sobremesa de essência de baunilha MODO DE PREPARAR: Bata o açúcar, as gemas e a manteiga, até ficar cremosa. Depois acrescente o creme de arroz, a baunilha e o leite. Bater durante 5 minutos. Por ultimo, o fermento. Mexa sem bater. Ao final, junte as claras em neve. Unte bem a forma com manteiga e açúcar e asse em forno quente. BOLINHOS DE CHUVA DA ACELBRA-SC Ingredientes: 1 xícara de farinha preparada ½ xícara de chá de amido de milho (maisena) ½ colher de sopa de fermento em pó 2 ovos 4 colheres de sopa de açúcar ½ xícara de leite óleo vegetal para fritar Açúcar e canela em pó a gosto. Modo de Preparo: Misture bem os seis primeiros ingredientes. Frite às colheradas no óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente. Passe no açúcar misturado com a canela. Farinha preparada: 1 xícara de creme de arroz + 2/3 de xícara de fécula de batata+ 1/3 de xícara de polvilho doce.
  6. 6. BOLO BREVIDADE DA PALMIRINHA INGREDIENTES 2 xícaras de chá de amido de milho 1 xícara de chá de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de manteiga ou margarina 1 colher de sobremesa de fermento em pó RECHEIO 200 gramas de goiabada derretida Açúcar de confeiteiro para decorar MODO DE FAZER: Em um refratário, coloque o açúcar, a margarina e os ovos levemente batidos. Bata esta mistura com o auxílio de uma colher. Acrescente o amido de milho (peneirado) e mexa. Adicione raspas de limão ou gotas de baunilha (opcionais) e o fermento. Coloque em assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 150ºC pro 5 a 10 minutos ou até dourar. Retire do forno e recheie com a goiabada. Polvilhe açúcar de confeiteiro. RECHEIO Em uma panela, coloque a goiabada picada e um pouco de água. Cozinhe até desmanchar. BREVIDADES DA PALMIRINHA INGREDIENTES 2 xícaras de chá de amido de milho 1 xícara de chá de açúcar 3 ovos inteiros 1 colher de sopa de manteiga ou margarina 1 colher de sobremesa de fermento em pó Açúcar de confeiteiro para polvilhar ou geléia de morango MODO DE FAZER: Na vasilha da batedeira coloque o açúcar, a manteiga e os ovos. Bata bem. A seguir, junte o amido de milho, gotas de baunilha ou raspas de limão (opcionais).
  7. 7. Bata novamente para se agregarem. Desligue a batedeira, adicione o fermento e mexa delicadamente com uma colher. Coloque em forminhas de empadas untadas e polvilhadas (não encha as forminhas até a borda). Leve ao forno pré- aquecido a 180°C por 15 a 20 minutos. Retire do forno, e polvilhe com açúcar de confeiteiro, ou guarneça com a geléia de morangos. Dica: O ideal é colocar uma colher de sopa cheia de massa em cada forminha. BREVIDADES DA CLÉA 250g de maisena 250g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga MODO DE PREPARAR: Bater tudo junto , até a massa ficar cheia de bolhas , uns dez minutos pelo menos. O ponto certo é quando você para de bater e a massa fica estourando as bolhas. Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas até 3/4. Leva mais ou menos 15 à 20 minutos em forno à 250 graus. Você espetando o palito, ele sai sequinho. BREVIDADES DE POLVILHO ÁGUA NA BOCA 1 xícara de chá de açúcar 7 gemas 5 colheres de sopa de manteiga 2 xícaras de chá de polvilho doce Modo de Preparo: Aqueça o forno à temperatura média. Bata por 10 minutos na batedeira o açúcar, as gemas e a manteiga (reserve 1 colher de sopa). Acrescente, aos poucos, o polvilho sem parar de bater. Continue a bater por mais 5 minutos, ou até obter uma mistura clara e homogênea. Com a manteiga reservada, unte 8 fôrmas de empada com capacidade para 90 ml cada uma e despeje a massa, não enchendo as fôrmas demais. Leve ao forno e deixe por 40 minutos, ou até as brevidades
  8. 8. dourarem. Retire do forno e desenforme depois de frias. Sirva com leite adoçado com melado. BREVIDADES COM AZEITE ESPANHOL Ingredientes 1/2 xícara de chá de azeite de oliva espanhol 8 gemas 2 xícaras de chá de açúcar 4 xícaras de chá de polvilho doce Modo de Fazer: Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (150ºC). Coloque na tigela da batedeira o azeite de oliva (reserve 1 colher das do sopa), as gemas e o açúcar. Bata por 5 minutos ou até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Acrescente o polvilho e misture. Bata por mais 10 minutos. Com o azeite de oliva reservado unte 18 fôrmas para empada (capacidade para 90 ml). Despeje a massa até 3/4 da altura das fôrmas. Leve ao forno por 45 minutos e ou até dourarem. Retire do forno e desenforme depois ainda morno. BOLO DE MANDIOCA COM MEL Ingredientes 1 kg de mandioca 3 ovos 1/2 xícara de chá de azeite de oliva espanhol 1 e 1/2 xícara de chá de mel 5 colheres de sopa de farinha de mandioca 1 xícara de chá de leite de coco 1/2 colher de sopa de canela em pó Modo de Fazer: Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
  9. 9. Descasque as mandiocas e lave muito bem. Pique-as, tire o talo central e coloque no copo do processador. Bata por 2 minutos ou até obter uma pasta. Transfira para uma tigela e reserve. Coloque copo do liquidificador os ovos, o azeite de oliva (reserve 1 colher das de sopa) e o mel. Bata por 2 minutos e adicione a farinha de mandioca, o leite de coco e a canela em pó. Bata por mais 2 minutos e despeje na tigela com a mandioca. Misture até ficar homogêneo, unte uma assadeira (20 cm x 30 cm) com o azeite de oliva reservado. Despeje a massa e espalhe uniformemente pela assadeira e leve ao forno por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e sirva. *Receita do site do azeite espanhol. TORTA INVERTIDA DE MAÇÃ COBERTURA: Açúcar para caramelizar, 4 maçãs fatiadas (Gala ou Fuji), Caramelize uma forma redonda, de preferência com fundo falso e distribua as fatias de maçã na forma caramelizada. CREME: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite fresco, 1 colher de sopa de maisena, 2 gemas 1 lata de creme de leite, Misture os 4 primeiros ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo eventualmente com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco e misture o creme de leite. Coloque este creme sobre as fatias de maçã. MASSA: 6 ovos (claras separadas) 1 xícara de chá de açúcar 4 colheres de sopa de fécula de batata 1 colher de sopa de fermento em pó Na vasilha da batedeira, coloque as claras e bata em neve.Junte as gemas uma a uma e o açúcar. Desligue. Adicione a fécula de batata e mexa delicadamente. Agregue o fermento. Coloque a massa do bolo sobre o creme e asse em forno médio pré-aquecido até que passe pelo teste do palito. Quando o bolo estiver pronto a torta estará pronta. IMPORTANTE: Desenforme somente depois de completamente fria. OBSERVAÇÃO: O bolo fica molhadinho e o creme com gosto de pudim de leite. DICA: Pode substituir as maçãs por abacaxi em rodelas, bananas em tirinhas ou tirinhas de pêssego. BOLO DE MAÇÃ COM CANELA 5 ovos 1 ½ xícara de creme de arroz ½ xícara de maisena 3 colheres de sopa bem cheias de margarina
  10. 10. 2 xícaras de açúcar 1 pitada de sal 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de chá de canela em pó 2 maçãs pequenas em cubinhos Para polvilhar: ½ xícara de açúcar com 2 colheres de chá de canela em pó MODO DE PREPARAR: Derreta a margarina e reserve. Na Batedeira bata os ovos por cerca de 5 minutos. Adicione a margarina derretida, o açúcar e continue batendo. Acrescente então as farinhas, o fermento, o sal e a canela em pó. Despeje a massa em uma assadeira retangular untada e enfarinhada, espalhe a maçã picada, polvilhe com o açúcar com canela e asse em forno médio pré-aquecido até que passe pelo teste do palito. DICA: Experimente substituir a maçã por abacaxi ou pêssego em calda (bem escorridos), ou banana picada. BOLO DE MAÇÃ CREMOSO 4 ovos 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite meia colher (sopa) de canela em pó 4 maçãs com casca, picadas 1 xícara (chá) de fécula de batata 1 colher (sopa) de fermento em pó manteiga para untar MODO DE PREPARAR: Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o creme de leite e a canela. Reserve cerca de meia xícara (chá) de maçãs picadas, e acrescente o restante na mistura do liquidificador, batendo até formar uma massa homogênea. Passe a massa para uma tigela, acrescente as maçãs reservadas e misture. Adicione a fécula de batata e o fermento e misture bem. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente na massa. Despeje em uma fôrma redonda (28cm de diâmetro), untada, e asse em forno médio pré-aquecido (180°C), por aproximadamente 50 minutos, ou até que esteja firme e dourado. Desenforme depois de frio. BOLO DE AMEIXA 1 ½ xícara de creme de arroz ½ xícara de maisena 1 ½ xícara de açúcar 1 colher de sopa de fermento em pó 1 pitada de sal 1 ½ xícara de ameixas secas sem caroço ½ xícara de óleo 2/3 xícara de água do cozimento das ameixas 4 ovos MODO DE PREPARAR: Cubra as ameixas com água e cozinhe em fogo baixo até amolecer. Pique as ameixas e reserve.
  11. 11. Na batedeira, bata os ovos por cerca de 5 minutos, adicione o óleo e o açúcar e continue batendo. Adicione a água do cozimento, as farinhas, o fermento e o sal. Por fim, adicione as ameixas e misture na massa. Despeje a mistura em uma forma para bolo untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido até que enfiando um palito, ele saia seco. DICA: Para fazer bolinhos individuais, asse em forminhas para empadas, preenchendo ¾ de cada forminha com a massa. MUFFINS DE BANANA COM CANELA 1 ½ xícara de chá de farinha preparada 1/2 xícara de chá açúcar mascavo 2 colheres de chá de fermento em pó 1 colher de chá de canela 1 pitada de sal 1/4 de xícara de chá de margarina derretida 2 ovos batidos 1/3 de xícara de chá de leite 1 xícara de banana amassada 1/2 xícara de nozes trituradas ou passas de uva (opcional) MODO DE PREPARAR: Numa tigela misture a farinha, o açúcar mascavo, o fermento, a canela e o sal. Adicione a margarina derretida, os ovos, o leite e a banana e bata bem por alguns minutos. Coloque as nozes ou as passas e misture. Coloque a massa em forminhas para muffins ou em forminhas de empadas e asse em forno médio pré- aquecido até que passem pelo teste do palito. Fonte: GFUtah MUFFINS DE MAÇÃ COM CANELA
  12. 12. 1 ½ xícara de chá de farinha preparada 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo 2 colheres de chá de fermento em pó 1 colher de chá de canela 1 pitada de sal 1/4 de xícara de chá de margarina derretida 2 ovos batidos 1/3 de xícara de chá de leite ou suco de maçã 1 maçã descascada e cortada em cubinhos bem pequenos MODO DE PREPARAR: Numa tigela misture a farinha, o açúcar mascavo, o fermento, a canela e o sal. Adicione a margarina derretida, os ovos, o leite e bata bem por alguns minutos. Misture então a maçã em cubinhos. Coloque a massa em forminhas para muffins ou em forminhas de empadas e asse em forno médio pré-aquecido até que passem pelo teste do palito. Fonte: GFUtah MUFFINS DE ABÓBORA 1 ½ xícara de chá de farinha preparada 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo 2 colheres de chá de fermento em pó 1 colher de chá de canela 1 pitada de sal 1/4 de xícara de chá de margarina derretida 2 ovos batidos 1/3 de xícara de chá de leite 1 xícara de abóbora cozida e amassada até virar purê 1/2 xícara de chá de passas de uva (opcional) MODO DE PREPARAR: Numa tigela misture a farinha, o açúcar mascavo, o fermento, a canela e o sal. Adicione a margarina derretida, os ovos, o leite e a abóbora e bata bem por alguns minutos. Coloque as nozes ou as passas e misture. Coloque a massa em forminhas para muffins ou em forminhas de empadas e asse em forno médio pré- aquecido até que passem pelo teste do palito. Fonte: GFUtah MUFFINS NUTRITIVOS (Receita da culinarista Margarida Nunes Bento)
  13. 13. ¼ xícara de açúcar mascavo 2 colheres de sopa de margarina 2 ovos 2/3 xícara de creme de arroz 1 colheres de sopa de polvilho doce 2 colheres de chá de fermento em pó ½ colher de chá de sal ¾ xícara de leite 1 xícara de uvas passa pretas 1 cenoura ralada 1 colher de chá de canela em pó MODO DE PREPARAR: Bata o açúcar mascavo com a margarina, junte os ovos, o creme de arroz, o polvilho doce e bata bem com uma colher de pau. Adicione os demais ingredientes e bata mais um pouco. Coloque a mistura em forminhas untadas e enfarinhadas e leve para assar. IMPORTANTE: Esta massa não deve ser batida na batedeira. BOLINHOS DE LARANJA DA COZINHA LIGHT 3 ovos 1/2 xícara de chá de óleo 1 xícara de chá de açúcar 2 xícaras de chá de creme de arroz 1 xícara de chá de suco de laranja 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de Preparo: Bata no liquidificador os ovos com o açúcar, o óleo. Coloque em um recipiente esta mistura e adicione o creme de arroz aos poucos misturado ao fermento. Por último adicione o suco aquecido. Distribua em 12 forminhas de papel ou de alumínio descartável e leve para assar. MÃE BENTA (MINIBOLOS DE CREME DE ARROZ) 100g de creme de arroz 100g de margarina 1 colher de chá de fermento em pó 3 claras em neve 3 gemas 100 g de açúcar 100g de coco ralado MODO DE PREPARAR: Bata todos os ingredientes juntos. Asse em forminhas de papel, cheias só até a metade. As forminhas são colocadas, antes de assar, dentro de formas de empadas. FOFINHOS DE COCO UNIÃO Ingredientes: 2 copos americanos de açúcar UNIÃO 300 g de creme de arroz 6 gemas 1 vidro de leite de coco
  14. 14. 3 ovos 1 xícara de chá de coco ralado 300 g de manteiga ou margarina sem sal GLAÇÚCAR suficiente para polvilhar Modo de Fazer: Em batedeira, bata o açúcar com as gemas, os ovos e a manteiga até obter uma massa fofa e clara. Sem bater, misture o creme de arroz, alternadamente, com o leite de coco. Junte o coco ralado. Distribua a massa em forminhas de papel, colocadas dentro de forminhas de alumínio. Asse no forno pré-aquecido. Depois de assados e ainda quentes, polvilhe-os com o GLAÇÚCAR. BROWNIES 1/2 xícara de chá de chocolate em pó em pó 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de creme de arroz 1/2 colher de chá de sal 4 ovos 2/3 de xícara de chá de óleo 1 colher de chá de essência de baunilha 1 xícara de chá de nozes picadas (ou castanha do Pará) MODO DE PREPARAR: Numa tigela grande, misture o chocolate em pó e o açúcar, o creme de arroz e o sal. Acrescente os ovos e o óleo e misture bem com uma colher de pau. Coloque a massa em uma forma retangular pequena untada e enfarinhada. Polvilhe as nozes picadas sobre a massa e leve para assar em forno médio pré-aquecido. Deixe esfriar e corte em quadrados. Fonte: GFUtah PÃO DE LÓ COM COBERTURA DE COCO 4 ovos 4 colheres de sopa de açúcar 4 colheres de sopa de fécula de batata 1 colher de chá de fermento em pó 1 lata de leite condensado 100g de coco ralado sem açúcar Margarina para untar MODO DE PREPARAR:
  15. 15. Bata as claras em ponto de neve. Junte as gemas, uma a uma, e bata até a mistura ficar clara. Acrescente o açúcar e retire da batedeira. Adicione, aos poucos, a fécula peneirada com o fermento e misture delicadamente. Leve ao forno numa assadeira redonda pequena, untada com margarina, por 20 minutos. Desenforme ainda quente em um prato de servir. Ainda quente, fure o pão-de-ló, regue com leite condensado e espalhe o coco por cima e dos lados. Corte em fatias e sirva frio. Decore a gosto. BOLO DE BANANA CARAMELADA COBERTURA: 1 xícara de açúcar 06 bananas-nanicas maduras firmes, cortadas ao meio no sentido do comprimento Margarina para untar a fôrma. MASSA: 4 ovos (claras e gemas separadas) 2 xícaras de açúcar 1 tablete de margarina (100g) 2 xícaras de creme de arroz 1/2 xícaras de maisena 1 CS de fermento em pó 1 xícara de leite MODO DE PREPARAR: Unte uma fôrma de 25 ou 30 cm de diâmetro com margarina e derreta o açúcar na própria fôrma, mexendo sempre até caramelizar.Arrume as bananas lado a lado, no fundo da fôrma com a parte cortada em contato com o caramelo, sem deixar espaço livre. Reserve. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata por mais alguns minutos. Junte o açúcar, a margarina e bata por mais 5 minutos. Coloque as farinhas, o fermento e vá alternando com o leite, misturando com uma colher de pau. Despeje a massa na fôrma e leve para assar em forno moderado por 20 minutos ou até dourar. Desenforme o bolo ainda morno. BOLO CHIFFON DE BANANA 8 ovos 8 colheres de sopa de açúcar 8 colheres de sopa de fécula de batata 1/2 colher de chá de suco de limão 1 banana madura amassada 1/2 xícara de nozes raladas MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve até ficarem cremosas. Adicione gradualmente metade do açúcar e bata por mais alguns minutos. Numa tigela à parte, bata as gemas com o restante do açúcar e adicione aos poucos os outros ingredientes. Despeje em fôrma untada e asse por uma hora em forno moderado. Fonte: Chabad.org PÃO DE LÓ DE BANANA 5 a 6 ovos 1 xícara de açúcar
  16. 16. 1 xícara de fécula de batata 3 bananas nanica maduras e amassadas 1 colheres de chá de fermento em pó MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e reserve.Na batedeira bata as gemas com o açúcar,adicione a fécula,sempre batendo,depois adicione as bananas e o fermento.Delicadamente misture as claras em neve.Asse em forno médio pré- aquecido em assadeira pequena ,untada e enfarinhada por 20-25 minutos ou até que passe pelo teste do palito. DICA: Passe as gemas pela peneira para que o bolo não fique com cheiro de ovo. COBERTURA DE BANANA: 250 g de margarina sem sal 2 ovos inteiros 1 xícara de açúcar 2 bananas nanica amassadas com 1 CC de suco de limão MODO DE PREPARAR: Bata a margarina com o açúcar até formar um creme branco e dissolver quase totalmente o açúcar, acrescente os ovos e bata até dobrar de volume, amasse a banana com o limão e bata até dissolver bem.Deixe na geladeira por 2 horas, cubra o bolo. RECHEIO DE BANANA: 5 bananas maduras 1/2 xícara de nozes picadas 1 colher de chá de suco de limão 1/4 xícara de açúcar 1/2 xícara de creme de leite MODO DE PREPARAR: Amasse as bananas com um garfo e regue com o suco de limão. Acrescente o açúcar, o creme de leite e as nozes e misture bem. Corte o bolo ao meio e recheie. BOLO DE BANANA NO MICROONDAS (Receita da UNB) Ingredientes: 3 bananas nanica 1 ¾ xícara de chá de açúcar 1 xícara de chá de farinha de mandioca branca crua ½ colher de sobremesa de fermento químico 1/3 xícara de chá de óleo 2 ovos 1 xícara de chá de água 3 colheres de chá de canela Modo de preparo: Bata duas bananas, 1 xícara de chá de açúcar, o óleo e os ovos no liquidificador. Coloque essa massa em uma bacia e adicione a canela, o fermento e a farinha. Mexa e adicionar uma banana picada em cubos. Verter essa mistura em uma forma para microondas e levar ao forno de microondas por 9 minutos em potência média – alta. Retirar a forma do forno e reservar por 5 minutos. Colocar ¾ de xícara de chá de açúcar em uma panela e levar para a cocção em fogo baixo. Mexer o açúcar por 4 minutos para que este derreta.
  17. 17. Acrescentar a água. Desligar o fogo quando a calda engrossar (após 6 minutos, aproximadamente). Adicionar a calda sobre o bolo já desenformado. CUCA DE BANANA 1 caixa de creme de arroz (200g) 1 ½ xícara de açúcar 150g de margarina 4 claras em neve 4 gemas 1 colher de sopa de fermento Bananas cortadas ao comprido canela MODO DE PREPARAR: Bata a margarina, as gemas e o açúcar. Acrescente o creme de arroz e o fermento. Adicione por último as claras. Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe com canela. Coloque as bananas cortadas e junte a massa. Levar ao forno já aquecido. BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE Massa: 3 cenouras cozidas 1 xícara de óleo 4 ovos 2 xícaras de açúcar 1 1/2 xícara de creme de arroz 1 xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR A MASSA: Bata no liquidificador a cenoura cortada em rodelas, o óleo, os ovos e o açúcar. Transfira a mistura para uma tigela, acrescente as farinhas, o fermento e bata com uma colher de pau. Asse em forno médio numa assadeira retangular untada e enfarinhada. Cobertura: 4 colheres de sopa de leite 2 colheres de sopa de margarina 8 colheres de sopa de açúcar 5 colheres de sopa de achocolatado em pó MODO DE PREPARAR A COBERTURA: Misture todos os ingredientes numa panelinha em fogo baixo até levantar fervura, espalhe sobre o bolo ainda quente, antes mesmo de desenformar. BOLO DE LARANJA (Receita enviada por Regina Helena ) 2 laranjas inteiras com casca (casca fina e lisa) 1 xícara de óleo 5 ovos grandes separados 1 1/2 xícara de açúcar peneirado 2 xícaras de creme de arroz 1/2 xícara de maisena
  18. 18. 1 colher de sopa de fermento em pó 1 pitada de sal MODO DE PREPARAR: Corte as laranjas ao meio acompanhando o sentido do miolo. Retire as sementes e o miolo branco do bagaço e pique o restante (gomos e casca) no liquidificador. Bata com a xícara de óleo e as 5 gemas até virar um creme. Numa tigela misture as farinhas, o sal, o açúcar e o fermento e despeje o conteúdo do liquidificador misturando bem. Por último as claras em neve, misturando devagar. Asse em fôrma untada e polvilhada (com maizena ou creme de arroz ou açúcar) no forno médio por meia hora. Deixe mais 10 minutos no forno desligado sem abrir a tampa e desenforme em seguida. O glacê pode ser de limão ou simplesmente polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneirinha depois de frio. ROCAMBOLE DE GOIABADA 6 ovos 3 xícaras de açúcar 1 caixa de fécula de batata (200g) 400g de goiabada ½ xícara de leite MODO DE PREPARAR: Na batedeira ponha os ovos e o açúcar e deixe bater até dobrar de volume, adicione a fécula de batata bata mais um pouco e coloque numa assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno fraco pré-aquecido por cerca e 20-25 minutos. Desenforme num pano de prato umedecido com água filtrada e salpicado com açúcar refinado. Enrole o pano de prato para fora e o rocambole dentro e deixe assim por cerca de 15 minutos.Enquanto isso, corte a goiabada em pedaços e bata com o leite no liquidificador ou use goiabada em pasta.Recheie o rocambole, enrole novamente e salpique com açúcar confeiteiro. DICA: Experimente também rechear com geléia de frutas, frutas picadas com chantili. ROCAMBOLE DE DOCE DE LEITE 6 ovos 3 xícaras de açúcar 1 caixa de fécula de batata (200g) 1 pote de doce de leite MODO DE PREPARAR: Na batedeira ponha os ovos e o açúcar e deixe bater até dobrar de volume, adicione a fécula de batata bata mais um pouco e coloque numa assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno fraco pré-aquecido por cerca e 20-25 minutos. Desenforme num pano de prato umedecido com água filtrada e salpicado com açúcar refinado. Enrole o pano de prato para fora e o rocambole dentro e deixe assim por cerca de 15 minutos.Recheie o rocambole, enrole novamente e salpique com açúcar confeiteiro. DICA: Experimente também rechear com doce de ovos, brigadeiro mole ou creme confeiteiro. BOLO COUNTRY DE GELÉIA 2 xícaras de creme de arroz
  19. 19. 1/2 xícara de maisena 3 ovos 1 tablete de margarina culinária (100g) 1 xícara de açúcar 1 xícara de geléia ou doce em pasta de sua preferência 1/2 xícara de leite 1 colher de sopa de fermento MODO DE PREPARAR: Misture a farinhas com o fermento e reserve.Bata a margarina e o açúcar, acrescente os ovos um a um e continue batendo.Acrescente a geléia, a mistura de farinhas e o leite, sempre batendo.Asse em forno médio em forma untada e enfarinhada até dourar. BOLO TROPICAL DE ABACAXI COM GLACÊ 2 xícaras de creme de arroz 1/2 xícara de maizena 1 colher de sopa de fermento 1 pitada de sal 4 ovos 1 xícara de óleo 1 2/3 xícara de açúcar 2 colheres de chá de suco de limão 1 xícara de suco concentrado de abacaxi (aqueles sucos concentrados de abacaxi que vendem no supermercado) MODO DE PREPARAR: Misture os primeiros 4 ingredientes e reserve. Bata na batedeira o suco de limão, os ovos, o óleo e o açúcar até que a mistura fique homogênea. Adicione alternadamente o suco e a farinha. Coloque a mistura numa forma untada e enfarinhada e asse em forno médio por 25 –30 minutos. Se for fazer muffins asse por 15-20 minutos. Para o Glacê de abacaxi: 6 colheres de sopa de suco concentrado de abacaxi Açúcar confeiteiro Numa panelinha coloque o suco de abacaxi, quando estiver bem quente adicione o açúcar confeiteiro aos poucos até ficar cremoso. Derrame imediatamente sobre o bolo, pois endurece em seguida. DICA I – Esse bolo fica superfofinho tipo pão de ló, ótimo para fazer bolo de aniversário,faça o bolo numa forma redonda sem furo no meio,corte ao meio,recheie e cubra com o glacê. DICA II – Para fazer bolo recheado de frutas, coloque 2/3 da massa na forma, coloque abacaxi em calda (sem a calda) picado e cubra com o restante da massa. DICA III – Essa é mesmo uma receita versátil, basta trocar o suco de fruta ,para trocar o sabor do bolo.Para fazer bolo de chocolate para aniversário, use água misturada com chocolate em pó. Receita sem lactose TORTA DE MORANGO COM CREME MASSA: 7 ovos 7 colheres de sopa de açúcar 7 colheres de sopa de fécula de batata
  20. 20. RECHEIO: 1 lata de creme de leite 1 lata de leite condensado 1 caixa de morangos fatiados COBERTURA: 3 xícaras de açúcar 1/2 xícara de água 3 claras em neve MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve. Acrescente as gemas, depois o açúcar. Misture bem, depois coloque a fécula. Despeje a massa em uma forma, untada, de 25 cm. de diâmetro e asse. Prepare o recheio misturando o creme de leite com o leite condensado. Corte a massa ao meio e coloque o recheio. Acrescente os morangos fatiados e cubra com a outra metade da massa. Bata as claras em neve na batedeira. Acrescente o açúcar e a água. Bata novamente. Despeje a cobertura sobre a torta. BOLO DE MORANGO 2 xícaras de creme de arroz 3/4 xícara de maisena 1 3/4 xícara de açúcar 3/4 xícara de óleo 1 1/2 xícara de morangos picados 1 colher de sopa de fermento em pó 4 ovos 1/2 xícara de leite ou água MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e o óleo. Adicione o leite, as farinhas os morangos e o fermento, sempre batendo. Bata até que os morangos estejam totalmente incorporados a massa. Delicadamente misture as claras em neve.Coloque a massa numa fôrma untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 35-40 minutos ou até que passe pelo teste do palito.Desenforme ainda quente e espalhe a cobertura. COBERTURA: 1 xícara de morangos picados 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar 1 colher de sopa de maisena MODO DE PREPARAR: Amasse bem os morangos até formar uma pasta. Coloque todos os ingredientes numa panelinha e cozinhe em fogo baixo até ficar com aspecto de geléia. Espalhe sobre o bolo ainda quente. ROCAMBOLE DE MORANGOS Massa: 4 gemas 2 ovos inteiros 1/2 xícara de açúcar cristal 1/2 xícara de fécula de batata 1/2 xícara de maisena 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
  21. 21. 1 colher de chá de fermento em pó 1 pitada de sal 1 1/2 colher de sopa de água morna 2 colheres de sopa de óleo 1 colher de chá de essência de baunilha MODO DE PREPARAR A MASSA: Pré-aqueça o forno em 180°. Numa tigela bata as gemas e os ovos inteiros por cerca de 5 minutos. Acrescente o açúcar cristal e bata.Adicione aos poucos os ingredientes secos previamente misturados, sempre batendo.Adicione a água, o óleo e a baunilha.Asse em fôrma retangular, untada e enfarinhada por 10-15 minutos.Enquanto o bolo assa, umedeça um pano de prato polvilhado com açúcar confeiteiro.Desenforme o pão de ló e enrole-o no pano de prato e deixe alguns minutos.Abra o rocambole, coloque o recheio e polvilhe com açúcar confeiteiro. Recheio: 1 lata de leite condensado 2 a 3 xícaras de morangos picados MODO DE PREPARAR O RECHEIO: Misture o leite condensado com os morangos picados, amasse alguns para que desmanchem,mas deixe a maior parte em pedaços. BOLO DE FÉCULA COM COBERTURA DE CREME 6 ovos 200g de açúcar 200 g de fécula de batata (uma caixinha) 100g de margarina (1 tablete de margarina culinária) 1 CS de fermento em pó 2 colheres de chá de essência de baunilha MODO DE PREPARAR: Bata bem as gemas com o açúcar e acrescente a essência e a fécula de batata até conseguir uma mistura homogênea. Acrescente a margarina e o fermento, bata e, por último, adicione as claras batidas em neve. Asse em forma redonda (sem furo no meio), untada e enfarinhada e coloque a massa (que deve ter 3 cm de espessura). Asse em forno moderado pré-aquecido por 20 ou 25 minutos.Espere esfriar e cubra com o creme. COBERTURA DE CREME 2 1/2 xícara de açúcar 3 gemas 4 colheres de sopa de creme de arroz 1/2 litro de leite 2 colheres de sopa de manteiga 1 colher de chá de essência de baunilha MODO DE PREPARAR: Misture numa panela com uma colher de pau, o açúcar, as gemas, o creme de arroz e misture bem. Junte 1/2 litro de leite fervendo e misture bem, coloque no fogo e continue a misturar até que o creme fique grosso. Acrescente a manteiga e retire do fogo. Coloque a essência de baunilha, mexa mais um pouco e espere esfriar. Cubra o bolo com o creme e polvilhe com coco ralado ou chocolate branco ralado.
  22. 22. BOLO DE FÉCULA RECHEADO COM FRUTAS Para a massa 10 ovos inteiros 10 colheres de sopa de açúcar 1 pacote de fécula de batata 1 colher de sopa de fermento em pó Bata os ovos, claras e gemas, até que dobrem de volume; use a velocidade máxima da batedeira. Acrescente o açúcar. Diminua então, a velocidade da batedeira para o mínimo possível e adicione a fécula de batata. Desligue a batedeira e misture o fermento. Leve para assar em forno pré-aquecido, em tabuleiro untado e enfarinhado. Nota: é aconselhável utilizar uma vasilha maior do que a da batedeira, pois essa massa cresce muito ao ser batida. Recheio 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga 4 gemas 2 colheres (sopa) rasas de maisena 1 lata de creme de leite sem soro 1 lata de abacaxi em calda 1 lata de pêssegos em calda Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga, as gemas, e a maizena, até que o preparado abra fervura e adquira a consistência de um creme. Retire então do fogo e adicione o creme de leite. Reserve. Pique o abacaxi e os pêssegos. Despreze a calda do abacaxi, mas guarde a do pêssego. Misture as frutas picadas ao creme já frio. Falso chantilly para cobertura: 1litro de leite 6 colheres de sopa rasas de maisena 14 colheres de sopa cheias de açúcar 250g de manteiga sem sal Castanhas de caju picadas para decorar; Leve ao fogo o leite, o açúcar e a maisena até formar um creme. Reserve. Bata a manteiga, até que a mesma adquira uma cor esbranquiçada. Acrescente então o creme, já frio, às colheradas. Continue batendo e, se quiser perfume com gotas de essência de baunilha. Quando o creme estiver homogêneo e firme, como chantilly, desligue a batedeira. MONTAGEM Divida o bolo; regue a primeira metade com a calda do pêssego reservada, temperada com guaraná; espalhe por cima uma generosa porção de recheio; coloque então a segunda metade do bolo e cubra com o falso chantilly. Salpique castanha de caju picada sobre o bolo. BOLO AMANTEIGADO 2 ovos 200g de açúcar 200g manteiga derretida e fria 200g de fécula de batata (uma caixinha)
  23. 23. 1 colher de chá de fermento Gotas de essência de baunilha Para polvilhar: 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro MODO DE PREPARAR: Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a manteiga derretida e fria e torne a bater. Adicione a fécula de batata, o fermento e por fim as claras em neve e a baunilha. Unte e enfarinhe uma forma redonda pequena, despeje a mistura de fécula e asse em forno médio por 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e polvilhe com açúcar confeiteiro. Sirva com geléia. ROCAMBOLE DE COCO Massa: 6 gemas 1 xícara de chá de açúcar 3 colheres de sopa de polvilho doce 3 colheres de sopa de maisena 1 colher de chá de fermento em pó 6 claras batidas em neve Recheio: 1 lata de leite condensado 1 xícara de coco ralado 2 colheres de sopa de margarina Cobertura: Açúcar de confeiteiro para polvilhar Modo de Preparo: Bata as gemas com 2 1/2 colheres de sopa de água até espumarem. Junte o açúcar e bata bem. Peneire o polvilho, a maisena e o fermento em pó sobre as gemas batidas. Misture delicadamente. Acrescente as claras em neve, mexendo devagar. Despeje a massa numa assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 25 min. Desenforme com cuidado. Por cima coloque o recheio (faça um beijinho com todos os ingredientes) e enrole. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. BOLO DE COCO 2 xícaras de creme de arroz
  24. 24. 2 colheres de sopa de maisena 2 xícaras de açúcar 100g de margarina 1 xícara de coco ralado 1 xícara de leite ou leite de coco 4 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina com o açúcar, acrescente as gemas e continue batendo. Adicione leite, o creme de arroz, a maisena e as claras em neve. Junte o coco ralado e o fermento misturando bem e despeje em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido. BOLO DE CÔCO SEM FARINHA (Receita exibida no Programa Mais Você) 200g de coco ralado 6 ovos 2 latas de leite condensado 1 pitada de sal 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR: Numa vasilha, coloque o coco ralado e os ovos. Misture bem. Adicione o leite condensado, o sal e por último o fermento em pó. Coloque numa forma untada, com furo no meio, leve para assar em forno moderado por 25 minutos aproximadamente ou até dourar. BOLO PÃO DE MEL MASSA: 4 ovos 1 2/3 xícara de creme de arroz 1/2 xícara de maizena 2 colheres de sopa de açúcar mascavo 3 colheres de sopa de margarina 1 xícara de mel 1 colher de sopa rasa de fermento 1 pitada de noz moscada em pó 1 pitada de cravo em pó 1 colher se sobremesa de canela em pó COBERTURA: 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro 1 xícara de chá de chocolate em pó 6 colheres de sopa de leite MODO DE PREPARAR: Bata o mel, a margarina, os ovos, o açúcar, adicione o restante dos ingredientes e bata bem. Asse em forno médio pré-aquecido até dourar. Desenforme e coloque a cobertura. Para a cobertura: Em um recipiente, misture o açúcar, o chocolate e o leite. Use imediatamente. BOLO DE DOCE DE LEITE 200g de creme de leite (1 caixa pequena)
  25. 25. 250g de doce de leite 3 ovos 3 colheres de sopa de açúcar 1 caixa de creme de arroz (200g) 3/4 de xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento MODO DE PREPARAR: Bata o creme de leite com o açúcar e o doce de leite.Adicione os ovos batendo bem, depois coloque as farinhas já misturadas com o fermento, coloque a mistura numa forma para bolo, untada e enfarinhada e asse por cerca de 40-50 minutos. BOLO ALMOFADAS FRANCESAS 4 gemas 4 claras em neve 1 1/2 xícara de maisena 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de raspas de limão INGREDIENTES DA COBERTURA 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de caldo de limão ou mais se desejar mais azedinho 1 colher de sopa de água MODO DE PREPARAR: Bata as gemas com o açúcar até obter um creme.Adicione a maizena e as raspas de limão e bata.Misture delicadamente as claras em neve.Coloque a massa numa forma retangular e untada e asse em forno pré aquecido até que ao enfiar um palito na massa,ele saia limpo.Misture os ingredientes da cobertura e despeje sobre o bolo ainda quente. BOLO DE AMENDOIM (Receita enviada por Raquel Benati) 1 pacote de amendoim torrado e moído ( 200 g ) 4 ovos 1 xícara de leite ou leite de coco light 1 1/2 xícara de açúcar ( pode-se colocar mais, se quiser um bolo mais doce ) 6 colheres de sopa de creme de arroz 1 colher de sopa de margarina ou creme vegetal 1 CS de fermento em pó ( misture na clara em neve antes de colocá-la na massa) 1 pitada de sal MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a margarina. Acrescente o amendoim, o creme de arroz e o leite e bata até ficar homogêneo. Acrescente o sal e as claras com o fermento e misture delicadamente. Asse numa forma untada, em forno médio/quente. DICA: Para fazer “Fatia de Amendoim” asse em um tabuleiro, corte em quadradinhos e polvilhe com açúcar. PÃO DE LÓ DE AMENDOIM 6 ovos 10 colheres de sopa de açúcar
  26. 26. 10 colheres de fécula de batata 1 colher de chá de fermento em pó 6 colheres de amendoim torrado e moído MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar, a fécula, o fermento e por último o amendoim. Adicione as claras em neve, misture delicadamente com a colher e asse em fôrma untada e enfarinhada. Depois de assado, cobra com açúcar e canela. PÃO DE LÓ DE CASTANHA DO PARÁ 6 ovos 1 1/4 de xícara de açúcar 4 colheres de sopa bem cheias de creme de arroz 125 g de castanha-do-pará picada MODO DE PREPARO: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata as gemas, o açúcar, o creme de arroz e a castanha-do-pará. Adicione então as claras, misturando delicadamente, despeje a mistura numa assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado em assadeira de 24 x 35 cm e asse até passar pelo teste do palito. BOLO NATALINO DE NOZES 100 g de margarina 6 ovos 2 xícaras de açúcar 1 xícara de leite 1 colher de chá de essência de nozes 1 3/4 xícara de creme de arroz ¼ xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento, em pó 1 xícara de nozes trituradas MODO DE PREPARAR: Coloque as nozes em um saco plástico bem fechado e bata com um batedor de bife até que fiquem bem trituradas. Bata as claras em neve e reserve.Misture as farinhas e reserve.Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até obter um creme branco, adicione as gemas, uma a uma, depois o leite, as farinhas, a essência de nozes, sempre batendo, até massa ficar bem cremosa.Desligue a batedeira, acrescente as nozes e o fermento e misture bem.Delicadamente adicione as claras em neve.Coloque a massa do bolo em uma assadeira redonda, sem furo no meio, untada e enfarinhada.Pré-aqueça o forno em 180º e asse o bolo até que passe pelo teste do palito. RECHEIO: 1 pote de doce de leite ½ xícara de nozes picadas Corte o bolo ao meio com um fio de náilon, umedeça as duas metades com um pouco de água com açúcar, espalhe o recheio e feche o bolo. COBERTURA: 1 pote de doce de leite 2 colheres de sopa de nozes bem trituradas Com uma espátula, espalhe o doce de leite sobre o bolo e polvilhe com as nozes.
  27. 27. IMPORTANTE: Coloque o doce de leite numa panela com um pouco de leite e cozinhe em fogo baixo até o doce de leite derreter, fica mais fácil de usar. DICA 1: Você pode usar castanha-do-pará em vez das nozes, fica igualmente delicioso. DICA 2: O recheio pode ser de ovos moles. DICA 3: A cobertura pode ser de merengada, de chocolate derretido,chantili,glacê.... BOLO DE NOZES SEM FARINHA 10 claras 1 1/2 xícara de açúcar 2 xícaras de nozes moídas 1/2 xícara de óleo 5 colheres de sopa de cacau em pó Ingredientes da cobertura: 10 gemas 1 xícara de açúcar 2 colheres de chá de essência de baunilha MODO DE PREPARAR: Bata as claras até espumar. Adicione açúcar aos poucos, batendo sempre até endurecer. Misture as nozes, o óleo e o cacau. Despeje em fôrma redonda untada e asse em forno pré-aquecido (150ºC) por 45 minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: Bata as gemas com o açúcar e a baunilha até ficarem leves e espumantes. Cozinhe a mistura em banho-maria, em fogo brando até ficar espessa, por cerca de 50 minutos. Mexa de vez em quando. Depois que o bolo esfriar, espalhe a cobertura. Fonte: Chabad.org BOLO DE NOZES SEM FARINHA II Cobertura: 6 claras de ovo 6 colheres de sopa de açúcar Massa: 500 g de nozes sem cascas 12 gemas de ovo 10 claras de ovo 500 g de açúcar Recheio: 6 gemas de ovo 250 g de açúcar 1/2 xícara de água 1 colher de sopa de manteiga
  28. 28. 1 colher de chá de essência de baunilha Modo de Preparo: Triture as nozes em um processador. Forre o fundo de 2 fôrmas redondas (aproximadamente 25 cm) com papel manteiga, unte as laterais com manteiga e enfarinhe levemente. Prepare a massa colocando em uma batedeira as claras, quando começarem a ficar em ponto de neve, diminua a velocidade e acrescente o açúcar aos poucos. Com a batedeira ligada, coloque as gemas uma a uma sem parar de bater. Quando estiver tudo bem incorporado desligue a batedeira e acrescente as nozes trituradas misturando com uma colher de pau. Divida a massa nas duas assadeiras e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que esteja bem assado. Retire do forno e deixe esfriar. Prepare o recheio colocando o açúcar e a água em uma panela, leve fogo para obter uma calda rala, cerca de 8 minutos. Deixe esfriar e acrescente as gemas, misture bem e leve ao fogo novamente misturando sem parar até que engrosse. Retire do fogo, acrescente a manteiga e a essência de baunilha. Reserve. Para a cobertura bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar aos poucos para obter ponto de suspiro. Retire os bolos das fôrmas, coloque um deles em um prato e faça alguns furinhos com um garfo, espalhe sobre o bolo o recheio já frio, cubra com o outro bolo e finalmente cubra tudo com o suspiro. Decore com algumas nozes inteiras e com fios de ovos. Leve à geladeira por algumas horas. BOLO DECORADO Massa 4 gemas 4 claras em neves 1 xícara de chá de açúcar ½ xícara de chá de manteiga derretida 3 colheres de sopa de creme de arroz 2 colheres de sopa de fécula de batata 1 colher de sopa de polvilho ½ colher de sopa de fermento em pó ½ xícara de chocolate em pó 3/4 xícara de frutas cristalizadas picadas Cobertura 4 colheres de sopa de leite 2 colheres de sopa de margarina 8 colheres de sopa de açúcar 5 colheres de sopa de achocolatado em pó MODO DE PREPARAR A COBERTURA: Misture todos os ingredientes numa panelinha em fogo baixo até levantar fervura. Frutas cristalizadas para decorar
  29. 29. Modo de Preparo Bater as claras em neve e reservar. Bater na batedeira as gemas e o açúcar em velocidade baixa por 2 minutos. Acrescentar a manteiga, o creme de arroz, a fécula de batata, o polvilho, o chocolate em pó e o fermento em pó aos poucos. Bater por 2 minutos no liquidificador. Juntar às claras em neves misturando delicadamente. Despejar metade da massa em uma forma redonda untada. Acrescentar ¾ xícara de chá de frutas cristalizadas e completar com o restante da massa. Levar ao forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por 30 minutos. Cobrir a massa com a cobertura e decorou-se com frutas cristalizadas. BOLO DECORADO II Massa: 5 ovos 10 colheres de açúcar 15 colheres de maisena Para a cobertura: 100g de frutas cristalizadas 100g de passas de uva 50g de cerejas 100g de castanhas 20 colheres de açúcar confeiteiro Água morna Modo de preparo: Comece separando os ovos, uma a um. Depois ligue a batedeira e acrescente os ovos, um a um. Coloque na velocidade máxima e deixe bater por 10 minutos. Baixe a velocidade da batedeira e acrescente as 10 colheres de açúcar, uma de cada vez. Depois acrescente as 15 colheres de maisena, uma de cada vez. Deixe bater mais um pouco até que a massa fique bem uniforme e desligue a batedeira. Unte e enfarinhe uma forma com cone no meio. Coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Depois deixe esfriar um pouco, desenforme. Para fazer a cobertura dissolva as 20 colheres de açúcar confeiteiro em água morna até obter uma mistura cremosa. Coloque a mistura por cima do bolo e enfeite com as passas, as frutas, as castanhas e as cerejas! BOLO DE COCO QUEIMADO SINHÁ
  30. 30. Ingredientes: 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina 3 ovos separados 1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco 1 ½ xícara de chá de Fubá Mimoso Médio ou Grosso Sinhá 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa cheia de fermento em pó 1 pacote de coco queimado desidratado umedecido com 250ml de leite, Margarina e Fubá Mimoso Sinhá para untar e polvilhar a fôrma Coco ralado queimado para decorar. MODO DE PREPARAR: Bata a manteiga com o leite condensado e as gemas até obter um creme. Acrescente o leite de coco, o fubá, batendo bem. Junte o queijo ralado, o coco já umedecido e o fermento em pó. Bata a claras em neve e adicione-as à massa, mexendo-a delicadamente. Coloque a massa numa fôrma de anel untada e polvilhada com fubá Mimoso. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180o C por 35 a 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desinforme e enfeite cm coco ralado queimado. PÃO DE LÓ DE FUBÁ Ingredientes 1 xícara de chá de óleo 2 xícaras de chá de fubá 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá de leite 1 pitada de sal 1 colher de sopa de semente de erva-doce 5 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de preparo: Coloque em uma panela o óleo (reserve 1 colher das de sopa), o fubá, o açúcar, o leite, o sal e as sementes de erva-doce. Misture e leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos, sem parar de mexer, ou até soltar do fundo da panela. Retire, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Mexa de vez em quando para esfriar mais rápido. Pré-aqueça o forno a temperatura média (180 C). Em seguida, junte as gemas (uma a uma). Mexa por mais 1 minuto após a adição da última gema. Reserve.
  31. 31. Coloque as claras na tigela da batedeira. Bata até obter picos firmes. Junte o fermento em pó e bata mais um pouco. Despeje sobre a massa e misture com delicadeza. Com o óleo reservado unte uma assadeira (33 x 23 cm) e polvilhe fubá. Despeje a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até ficar levemente dourado. Retire do forno. Desenforme ainda morno. BOLO DE MILHO COM GOIABADA 2 xícaras de açúcar 1 xícara de leite 4 colheres de sopa de margarina 2 xícaras de farinha de milho fina 1 xícara de maisena 1 colheres de sopa de fermento em pó 1 xícara de goiabada picada em cubinhos 4 ovos MODO DE PREPARAR: Bata o açúcar com a margarina e as gemas até formar um creme, acrescente aos poucos os ingredientes secos alternando com o leite.Fora da batedeira adicione a goiabada e as claras em neve.Leve ao forno médio até dourar.Desenforme e polvilhe com canela e açúcar BOLO DAS QUATRO LATAS 1 lata de milho verde a mesma medida de fubá de milho a mesma medida de leite a mesma medida de açúcar 3 ovos inteiros 3 colheres de sopa de margarina 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR: Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador por cerca de 2 a 3 minutos. Unte uma forma com margarina e polvilhe com fubá de milho. Pré - aqueça o forno cerca de 5 minutos. Coloque o bolo no forno. Ele estará pronto quando você inserir um palito de dente, e o mesmo sair enxuto. A fôrma ideal é a do tipo com furo no meio. MANUÊ DE FUBÁ 6 ovos 3 xícaras de açúcar 6 colheres de sopa de manteiga (não use margarina) 1 xícara de leite de coco
  32. 32. 3 xícaras de fubá peneirado 1 colher de chá de erva doce 1 pitada de sal Para molhar: 1 xícara de açúcar 1/4 xícara mais 1 colher de sopa de leite de coco Bata o açúcar com a manteiga. Junte as gemas, leite de coco, fubá, erva doce, sal e misture bem. Acrescente as claras em neve e misture cuidadosamente. Coloque em assadeira 24 X 32 cm untada. Leve ao forno pré-aquecido quente por 45 minutos, até que enfiando um palito este saia limpo. Não deixe assar demais para não secar muito. Retire do forno e ainda quente molhe com a mistura de açúcar e leite de coco. Corte em losangos antes que o glacê seque completamente. Retire da forma depois de bem frio. BOLO PAMONHA 5 espigas de milho verde 1 lata de leite condensado ½ xícara de chá de leite 2 colheres de sopa de manteiga 3 ovos inteiros 1 colher de sopa de fermento em pó Preparo: Retire os grãos de milho da espiga. Bata no liquidificador com o leite condensado, o leite, a manteiga e os ovos. Depois de batido acrescente o fermento em pó, misture bem e delicadamente. Coloque em forma redonda média untada com manteiga e enfarinhada. Asse por uns 40 minutos em forno pré-aquecido. *A massa deste bolo fica bem úmida depois de assada. *Se preferir, substitua as espigas de milho por 2 latas de milho em conserva escorridas. BOLO ESPECIAL DE MILHO MAIS VOCÊ
  33. 33. 2 latas de milho verde escorrido 2 latas de leite condensado 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente 2 colheres de sopa de fermento em pó 6 ovos 2 pacotes de coco ralado em flocos (200 g) Modo de preparo Num liquidificador, bata 2 latas de milho verde escorrido, 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente, 2 colheres de sopa de fermento em pó e 6 ovos.Bata até que o milho esteja bem batido. Transfira para uma tigela e acrescente 2 pacotes de coco ralado em flocos (200 g) e misture com uma espátula.Numa forma redonda (25 cm diâmetro x 6,5 cm de altura), untada e forrada com papel-manteiga, despeje a mistura. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min até ficar corado. Rendimento: de 10 a 12 porções ROCAMBOLE DE CASTANHA DO PARÁ 5 ovos 1/2 xícara de chá de açúcar 1/2 xícara de chá de fubá 1/2 xícara de chá de Castanha-do-Pará ralada Recheio e cobertura 2 xícaras de chá de leite 1/2 xícara de chá de fubá 1/2 xícara de chá de açúcar Para decorar 1/4 xícara de chá de Castanha-do-pará ralada Modo de preparo Bata as claras em neve bem firme, junte as gemas e continue batendo até os ovos ficarem bem firmes. Continue batendo, acrescente o açúcar e o fubá misturado com a castanha-do-pará. Unte uma assadeira retangular (30X22cm) com manteiga e polvilhe com fubá ou forre-a com papel manteiga (que facilita na hora de desenformar) e coloque a massa. Asse em forno médio (160ºC) por aproximadamente 20 min. Desenforme a massa sobre um pano de prato fartamente polvilhado com açúcar e enrole o rocambole. Creme - Numa panela coloque o leite, o fubá, o açúcar, dissolva os sólidos e cozinhe em fogo baixo, mexendo, até o creme engrossar. Montagem - Desenrole o rocambole, recheie com o creme frio, reservando um pouco para a decoração e enrole-o novamente. Coloque no prato que será servido e cubra com o creme reservado e polvilhe com a castanha.
  34. 34. Dica: Prepare o creme antes de bater o rocambole e esfrie. O rocambole pode ser enrolado já com o creme porque algumas vezes ele quebra quando se desenrola depois de frio, por ser uma massa muito delicada. BOLO DE CENOURA COM MILHARINA INGREDIENTES 3 cenouras médias picadas 1 xícara de chá de óleo 1 xícara de chá de leite 3 ovos 2 colheres de café de canela em pó 2 xícaras de chá de açúcar 3 xícaras de chá de Milharina Quaker 1 colher de sopa de fermento em pó Óleo e Milharina Quaker para untar e polvilhar 2 colheres de sopa de açúcar para polvilhar MODO DE PREPARO No liquidificador bata bem a cenoura, o óleo, o leite, os ovos e metade da canela em pó. Coloque numa tigela e misture o açúcar, a Milharina Quaker e o fermento. Coloque a massa numa forma retangular (26x40cm) untada, polvilhada e leve ao forno pré-aquecido e médio (180ºC), por 1 hora ou até que se colocando um palito no centro da massa este saia seco. Retire do forno, polvilhe açúcar e a canela restante e corte-o em quadrados. BOLO COM CALDA DE LARANJA “MANAUÊ” INGREDIENTES MASSA: 2 xícaras de chá de açúcar 4 ovos 2 colheres de sopa de margarina 2 xícaras de chá de Milharina Quaker 1 colher de sopa de fermento em pó 1 xícara de chá de leite de coco Margarina e Milharina Quaker para untar e polvilhar a forma COBERTURA: 1/2 xícara de chá de suco de laranja 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro 2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja MODO DE PREPARO Na batedeira, bata o açúcar com as gemas e a margarina até ficar cremoso. Junte a Milharina Quaker, o fermento, o leite de coco e por último junte as claras previamente batidas em neve. Misture delicadamente, despeje em uma forma retangular de 24 x 32cm, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido e moderado (180°C) por 35 minutos. Enquanto isso prepare a cobertura. Num recipiente misture o suco de laranja com o açúcar de confeiteiro e as raspas. Desenforme o bolo e despeje a cobertura enquanto o bolo estiver quente. BOLO KIPOLENTA COM COCO 2 xícaras de KIPOLENTA YOKI
  35. 35. 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de leite 1 xícara de coco ralado 1 colher de sopa de fermento 4 ovos ¾ de xícara de óleo MODO DE PREPARAR: Misture a KIPOLENTA YOKI, o leite, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo por 3 a 4 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Junte o coco, as gemas e as claras batidas em neve junto com o fermento. Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. BOLO DE MILHO VERDE DA VÓ TEREZA 1 lata de milho verde escorrida 3 ovos inteiros 8 colheres de sopa de fubá 1 1/2 xícara de açúcar 2 xícaras de leite 1/3 xícara de óleo 1 colher de sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma forma com margarina e fubá e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 35 minutos. BOLO DE MILHO VERDE Ingredientes: 2 xícaras de milho verde 2 xícaras de leite 4 ovos 1/2 xícara de óleo 1 e 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de flocos de milho pré-cozidos 1 colher de chá de fermento em pó Margarina para untar Modo de Preparo: Use milho natural, se for congelado, deixe entrar em temperatura ambiente, sendo de lata, descarte o líquido. Bata no liquidificador todos os ingredientes, sendo que na última batida coloque o fermento. Unte e polvilhe com farinha uma assadeira e asse, no forno pré-aquecido com temperatura média, por 60 minutos. Desligue o forno e aguarde um pouco para retirar. Desenforme e coloque a parte dourada para cima.
  36. 36. BOLO DE FUBÁ COM LEITE MOÇA 2 xícaras de chá de fubá 1 lata de Leite Moça 1 xícara de chá de leite 1 xícara de chá de óleo 4 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de Preparo: Em uma panela grande, misture muito bem o fubá, o Leite Moça, o leite e o óleo. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher até ferver e desprender do fundo da panela. Deixe esfriar e incorpore as gemas, misturando bem. Misture delicadamente as claras em neve firme e o fermento em pó. Despeje a massa em uma fôrma grande com furo central (23cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 50 minutos. BOLO DE MILHO FOFINHO 1 xícara de farinha de milho fina 3/4 de xícara de maizena 1/4 de xícara de creme de arroz 3 ovos 1 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de leite ou leite de coco 4 colheres de sopa de manteiga 1 colher de sopa de fermento em pó 1 pitada de sal MODO DE PREPARAR: Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até obter um creme. Adicione o leite, as farinhas, o fermento e o sal, sempre batendo. Misture delicadamente as claras em neve. Coloque em uma forma untada e enfarinhada com creme de arroz e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos BOLO DE FUBÁ COM AMENDOIM (Receita do site da Doriana) 3 gemas 2 xícaras de açúcar 1 tablete de margarina DORIANA CULINÁRIA (100 g) 1 xícara de leite 2 1/2 xícaras de fubá 1/2 xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento em pó 1 xícara de Amendocrem 3 claras em neve MODO DE PREPARAR: Bata as gemas com o açúcar e a DORIANA até formar uma mistura cremosa. Junte o leite alternado com o fubá, a maisena e o fermento, misturando bem. Adicione o Claybom Amendocrem e incorpore delicadamente as claras em neve. Coloque a massa em fôrma untada com DORIANA e leve para assar em forno pré- aquecido à temperatura média (180 graus), por cerca de 35 minutos ou até que enfiando um palito este saia seco. Desenforme morno e sirva a seguir.
  37. 37. BOLO DE CHOCOLATE DA PALMIRINHA MASSA: 4 ovos (claras separadas) 1 lata de leite condensado 1 xícara de chá de chocolate em pó 1/2 xícara de chá de fécula de batata 1 colher de sopa rasa de fermento em pó manteiga e açúcar de confeiteiro para untar a fôrma RECHEIO E COBERTURA 1 lata de leite condensado 4 colheres de sopa de chocolate em pó 1 colher de sopa de manteiga chocolate granulado para polvilhar MODO DE PREPARAR: MASSA: Coloque as gemas na vasilha da batedeira e bata por cerca de 4 minutos. Com a batedeira ligada acrescente o leite condensado aos poucos. Desligue e junte o chocolate em pó e a fécula de batata. Misture bem e adicione o fermento e as claras em neve. Mexa delicadamente e coloque em uma fôrma untada com manteiga e polvilhada com açúcar de confeiteiro. Leve ao forno pré-aquecido 150° por 20 minutos e a seguir 180° por mais 10 minutos. Após assar, corte-o ao meio e empregue o recheio. Recoloque a parte retirada e cubra com a cobertura. Decore com chocolate granulado e cerejas (opcional). RECHEIO E COBERTURA: Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó.Misture e cozinhe até obter um brigadeiro meio mole. BOLO SENSAÇÃO DE MORANGO Massa: 4 ovos 1 1/2 xícara de açúcar 3/4 xícara de óleo 3/4 xícara de fécula de batata 1/2 xícara de chocolate em pó 1 colher de sopa rasa de fermento em pó Recheio: 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 400 g de morango picado
  38. 38. Cobertura: 1 lata de leite condensado 5 colheres de sopa de margarina 5 colheres de sopa de chocolate em pó MODO DE PREPARAR: (Massa) Prepare a massa na véspera: Bata os ovos e o açúcar depois o óleo e por fim acrescente vagarosamente os a fécula e o chocolate em pó, já misturados, depois o fermento. Despeje numa fôrma untada e enfarinhada e asse em forno moderado, pré-aquecido até que passe pelo teste do palito. (Recheio) Bata o leite condensado com os morangos e o creme de leite até obter um creme Reserve. (Cobertura) Bata todos os ingredientes no liquidificador e empregue em seguida. MONTAGEM: Corte o bolo ao meio, numa das metades empregue o recheio, cubra com a outra metade e empregue a cobertura. CUCA DE CHOCOLATE (Receita da culinarista Margarida Nunes Bento) MASSA: 3 ovos ½ xícara de óleo ¾ xícara de açúcar mascavo ½ xícara de açúcar comum 1/3 xícara de leite 2 xícaras de farinha preparada 2 colheres de sopa de chocolate em pó 1 colher de sopa de fermento em pó FAROFA PARA A COBERTURA: 6 colher de sopa de açúcar mascavo 100g de manteiga 3 colheres de sopa de leite em pó 200g de chocolate meio amargo picado MODO DE PREPARAR: Massa: Bata os ovos na batedeira, junte o óleo, o açúcar mascavo, o açúcar comum e o leite. Desligue a batedeira, adicione a farinha aos poucos, o chocolate em pó e por último o fermento. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, espalhe a cobertura e leve para assar. Cobertura: Misture o açúcar, a manteiga, e o leite em pó com a ponta dos dedos, formando uma farofa. Adicione o chocolate picado. BOLO BRIGADEIRO PARA ANIVERSÁRIO 3 xícaras de creme de arroz 3/4 xícara de maisena 1 xícara de chocolate em pó 6 ovos 1 colher de sopa bem cheia de fermento 2 xícaras de açúcar 1 ½ xícara de óleo 1 ½ xícara de leite MODO DE PREPARAR: Bata os ovos, adicione o óleo, o leite e o açúcar e continue batendo.Adicione aos
  39. 39. as farinhas, o chocolate em pó e bata bem.Despeje a massa do bolo em uma assadeira grande untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido até que passe pelo teste do palito.Espere o bolo esfriar e corte ao meio com um fio de náilon. Molhe as duas metades com água com açúcar, coloque o recheio, feche o bolo, coloque a cobertura e o chocolate granulado. RECHEIO: 1 pote de doce de leite COBERTURA: 1lata de leite condensado 1/4 xícara de chocolate em pó chocolate granulado Em uma panela, misture o leite condensado com o chocolate para a cobertura. Leve ao fogo e cozinhe até engrossar um pouco. Cubra o bolo e salpique com o granulado. DICA PARA INTOLERANTES A LACTOSE: Substitua o leite da massa do bolo por leite de soja ou água. Use como recheio e cobertura o flan de chocolate sem lactose cuja receita está no final da página dos doces, prepare receita dupla do flan sem a gelatina. Use ainda quente, pois endurece depois de fria. BOLO PRESTÍGIO INGREDIENTES DO BOLO: 5 ovos 1 xícara de açúcar 1 xícara de leite 2 xícaras de creme de arroz 1/2 xícara de maisena 1/2 xícara de Chocolate em pó 1 colher se sopa de fermento em pó MODO DE PREPARAR O BOLO: Bata na batedeira, as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente o açúcar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Incorpore, por fim, delicadamente as farinhas com o chocolate em Pó e o fermento. Despeje em uma fôrma redonda untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio até que passe pelo teste do palito. Deixe esfriar e corte-o ao meio. INGREDIENTES DO RECHEIO: 1 lata de leite condensado 1 pacote de coco seco ralado 1 colher de sopa de margarina MODO DE PREPARAR O RECHEIO: Leve o leite condensado, o coco seco ralado e a margarina ao fogo e deixe até começar a ferver. Deixe apurar por mais 2 minutos. Recheie e monte. INGREDIENTES DA COBERTURA: 1/2 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de chocolate em pó 2 colheres de sopa de margarina MODO DE PREPARAR A COBERTURA: Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre, até engrossar, aplicar quente sobre o bolo e jogar coco ralado por cima.
  40. 40. BOLO FLORESTA NEGRA (Receita exibida no programa Mais Você) BOLO: 4 gemas 1 copo(200 ml)de óleo de canola 2 copos(400 g)de açúcar 1 pitada de sal 2 copos(400 g)de creme de arroz 1 copo(200 g)de chocolate em pó 1 copo(200 ml) de leite morno 1 colher de chá de emustab 1 colher de sopa de fermento em pó 4 claras em neve CALDA: para crianças guaraná para adultos a calda de marrasquino das cerejas RECHEIO: 1 litro de chantilly batido 300 g de cerejas picadas COBERTURA: chantilly 500 g de raspas de chocolate meio amargo MODO DE PREPARAR A MASSA: Na batedeira bata as gemas, o óleo, o açúcar, o sal, até ficar bem cremoso. Adicione o creme de arroz, o chocolate, alternando com o leite. Junte o emustab derretido, o fermento e por último as claras em neve, delicadamente.Coloque a massa numa assadeira redonda de 25 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga também untado. Leve o bolo ao forno médio(180ºC)para assar, por 30 minutos aproximadamente, faça o teste do palito. MONTAGEM: Corte o bolo ao meio, umedeça com guaraná ou a calda de marrasquino, coloque o chantilly com as cerejas picadas, coloque a outra metade do bolo por cima, cubra com chantilly e as raspas de chocolate BOLO DE CHOCOLATE DORIANA MASSA 9 ovos 1 xícara de açúcar 9 colheres de sopa de achocolatado em pó 1 tablete e meio (100g) de margarina DORIANA culinária (em temperatura ambiente)
  41. 41. 2 colheres de sopa de fermento em pó 100 g de coco seco ralado COBERTURA 1 lata de creme de leite sem soro 2 colheres de sopa de achocolatado em pó 2 colheres de sopa de açúcar Para untar: margarina DORIANA culinária Para decorar: chocolate granulado MODO DE PREPARAR: MASSA: Unte uma fôrma redonda média (25 cm de diâmetro). Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Bata no liquidificador os ovos e o açúcar por 1 minuto. Acrescente o achocolatado, a margarina DORIANA culinária e bata por mais 1 minuto. Junte o fermento e o coco. Pressione o botão pulsar algumas vezes, para misturar os ingredientes, sem bater continuamente. Coloque na fôrma reservada e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Deixe esfriar e desenforme sobre um prato. Reserve. COBERTURA: Em uma panela pequena misture o creme de leite, o achocolatado e o açúcar. Leve ao fogo médio até ferver. Fure o bolo com auxílio de um garfo e despeje a cobertura, deixando escorrer um pouco pelas laterais. Deixe esfriar e decore com o chocolate granulado. Sirva em seguida. BOLO CHOCOCO SEM FARINHA MASSA: 100 g de coco ralado 6 ovos 6 colheres de sopa de chocolate em pó 7 colheres de sopa de açúcar 100 g de margarina 1 colher de sopa de fermento em pó CALDA: 1 xícara de leite 1 colher de sopa de margarina 3 colheres de sopa de açúcar 3 colheres de sopa de chocolate em pó MODO DE PREPARAR: Para a massa, bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em assadeira pequena untada e enfarinhada com maizena, e leve ao forno médio, pré-aquecido, até assar. Numa panela, misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo para engrossar. Jogue sobre o bolo ainda quente. BOLO DE CHOCOLATE DIFERENTE 1 1/2 xícara de creme de arroz 1/2 xícara de maizena 2/3 xícara de chocolate em pó 1 colher de sopa de fermento em pó
  42. 42. 3 ovos 1 2/3 de xícara de açúcar 1 colher de chá de essência de baunilha 1 xícara de maionese 1 1/2 xícara de água MODO DE PREPARAR: Numa tigela misture a farinha, chocolate em pó e o fermento. Na batedeira bata o açúcar, a essência de baunilha e os ovos até ficar homogêneo. Acrescente a maionese, bata, acrescente a água e a farinha aos poucos, sempre batendo. Coloque numa forma untada e enfarinhada e asse em forno médio por cerca de 30 minutos, se for fazer muffins (minibolos feitos em forminhas para empadas, ótimos para o lanche das crianças) asse por cerca de 15-20 minutos BOLO DE CHOCOLATE COM COBERTURA 400g de creme de arroz 4 colheres de sopa de maizena 4 colheres de sopa de margarina 2 xícaras de açúcar 1 1/2 xícara de leite 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó 4 colheres de sopa de chocolate em pó MODO DE PREPARAR: Bata as gemas, o açúcar e a margarina até obter um creme. Acrescente o creme de arroz, a maisena, o leite e o chocolate em pó e bata bem. Acrescente o fermento e por último as claras em neve. Untar bem a forma com margarina e açúcar e assar em forno quente. PARA A COBERTURA: Despeje 1 lata de leite condensado em uma panela com 1 colher de sopa de margarina e 3 colheres de sopa de chocolate em pó.Cozinhar em fogo baixo até ficar cremoso. BOLO DE CHOCOLATE DA VÓ LY (Receita enviada por Raquel Benati) 3 ovos 2 colheres de sopa de margarina 1 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de leite 1 caixa de creme de arroz (200g) 1/2 xícara de maisena 1 colher de sopa de fermento em pó 1 pitada de sal 2 colheres de sopa de chocolate em pó MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve. Bata na batedeira as gemas com a margarina e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente o leite, o creme de arroz e a maisena e o sal. Quando ficar homogêneo desligue a batedeira. Junte o fermento com as claras em neve e misture ao restante da massa, aos poucos, delicadamente. Separe um pouco da massa e misture o chocolate. Despeje em forma untada uma
  43. 43. parte da massa clara, despeje a de chocolate e depois o restante da massa clara. Asse em forno pré-aquecido. BOLO DE CHOCOLATE BRANCO 1 1/2 xícara de creme de arroz 1 xícara de fécula de batata ou maisena 100g de margarina culinária (1 tablete) 3 ovos 2 xícaras de açúcar 1 colher de chá de essência de baunilha 1 colher de sopa de fermento em pó 1 xícara de leite 200g de chocolate branco 1/2 xícara de água quente MODO DE PREPARAR: Numa panelinha coloque o chocolate branco com a água quente, mexa em fogo baixo até derreter e reserve. Bata a margarina e o açúcar, adicione os ovos um a um, sempre batendo, coloque o chocolate branco derretido e a essência de baunilha e bata, adicione o leite, as farinhas e o fermento. Despeje a massa numa assadeira retangular untada e enfarinhada. Asse até que passe pelo teste do palito. DICA: Para fazer um bolo mais incrementado, faça uma cobertura derretendo chocolate branco com um pouquinho de leite quente, depois polvilhe com coco ralado ou confeitos coloridos. BOLO QUEIJADINHA 1 xícara de farinha preparada 1 colher de sopa de fermento em pó 4 ovos 2 colheres de sopa de margarina 2 xícaras de açúcar 100g de coco ralado desidratado 1 pacote de queijo parmesão ralado (50g) 1 colher de sopa de fermento em pó 1 xícara de leite de coco MODO DE PREPARAR: No liquidificador bata os ovos, a margarina, o açúcar, o queijo e o leite de coco. Junte a farinha com o fermento e adicione a mistura do liquidificador. Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno médio pré- aquecido. BOLO DE CARAMELO DA RAQUEL BENATI 1 caixa (200g) de creme de arroz 3 ovos 1 caixa de pó para pudim sabor caramelo 1 vidro (200ml) de leite de coco light 1 colher (das de sopa) de fermento 1 pitada de sal
  44. 44. 1 xícara de açúcar 1/2 xícara de óleo de canola ou girassol MODO DE PREPARAR: Bata as claras separadamente. Bata as gemas, o óleo e o açúcar. Depois junte o leite de coco, o creme de arroz, o pó de pudim e o sal, bata até formar bolhas. Misture o fermento nas claras e incorpore na massa delicadamente. Asse em forno quente por 30 minutos (não asse em forno brando, pois o bolo não cresce direito e pode embatumar). BOLO DE MANDIOCA MAIS VOCÊ Ingredientes 1½ kg de mandioca ralada ½ copo (tipo americano) de água 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá de manteiga 5 ovos 1 colher de sobremesa de canela em pó ½ xícara de chá de queijo ralado ½ xícara de chá de coco ralado 1 pitada de sal Modo de preparo Numa tigela, coloque a mandioca e junte a água. Misture bem, passe por uma peneira fina e deixe escorrer por 5 minutos para retirar todo o excesso de polvilho da mandioca. Despeje a massa peneirada numa outra tigela, junte o açúcar e mexa até que ele se dissolva. A seguir, junte a manteiga derretida, mexa bem, acrescente os ovos batidos, a canela, o queijo, o coco e o sal. Leve o bolo para assar em forno médio pré-aquecido por 45 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere esfriar, corte em pedaços e sirva. BOLO DE BATATA DOCE E CASTANHA 4 ovos 2 xícaras de chá de batata doce cozida e amassada 1 e ½ xícara de chá de açúcar 1 colher de sobremesa de fermento em pó 1 xícara de chá de castanha-do-pará moída 1 xícara de chá de geléia de pêssego para rechear Castanha-do-pará para decorar Modo de Preparo Na batedeira coloque as gemas e o açúcar. Bata até ficar um creme. Acrescente a batata doce amassada e bata mais um pouco.
  45. 45. Junte a castanha e o fermento. Depois coloque as claras em neve.Leve para o forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. BOLO DE BATATA DOCE 1kg de batata-doce 100g de manteiga 3 ovos 100g de coco ralado 3 colheres de sopa de açúcar 1 lata de leite condensado 1 colher de sopa de fermento em pó manteiga para untar MODO DE PREPARAR: Cozinhe as batatas doces e passe-as, ainda quentes, pelo espremedor. Em seguida junte os demais ingredientes, misturando bem. Despeje a massa numa fôrma retangular untada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 45 minutos. Depois de frio corte em quadrados. BOLO DE COCO COM BATATA INGREDIENTES: 4 ovos separados claras e gemas 150g de margarina 2 xícaras de chá de açúcar 3 batatas inglesas grandes cozidas e amassadas como para purê 1 pacote de creme de arroz ( 200g) 1 xícara de chá de leite 1 colher de sopa de fermento em pó 100g de coco ralado MODO DE PREPARO: Cozinhe as batatas inteiras e com casca. Deixe esfriar, descasque e passe pelo espremedor. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina, o açúcar, as gemas, o creme de arroz, o leite, o fermento, o coco e as batatas. Bata por mais ou menos 5 minutos. Misture por fim as claras em neve delicadamente. Asse em fôrma untada e enfarinhada por mais ou menos 45 minutos em forno médio (205ºC). PÃO DE LÓ DE ARARUTA 4 gemas 4 claras 2 xícaras de chá de açúcar
  46. 46. 250 g de araruta 2 colheres de chá de fermento em pó essência de baunilha MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve e vá juntando os ingredientes na ordem da receita. Leve a assar em forma untada e enfarinhada, em forno médio, até que esteja assado. PÃO DE LÓ CÍTRICO 9 ovos 1 xícara de fécula de batata suco de 1 limão 1 1/4 xícara de açúcar suco de 1 laranja MODO DE PREPARAR: Bata 7 claras em neve e reserve .Bata 7 gemas com 2 ovos inteiros por alguns minutos,adicione o açúcar e continue batendo.Adicione os sucos de laranja e limão e a fécula,misture as claras em neve delicadamente.Asse em forno meio num a assadeira não untada até dourar. PÃO DE LÓ DE FÉCULA 9 colheres de sopa de açúcar 250g de fécula de batata 9 ovos MODO DE PREPARAR: Bata bem as claras em neve. Junte as gemas, o açúcar e a fécula de batata batendo sempre. Coloque em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido. PÃO DE LÓ DE POLVILHO DOCE 6 ovos 5 colheres de sopa de açúcar 5 colheres de sopa de polvilho doce 1 colher de sopa de fermento em pó Açúcar confeiteiro MODO DE PREPARAR: Bata as claras em neve. Acrescente as gemas uma a uma, o açúcar, o polvilho doce e por último o fermento em pó. Coloque em uma forma redonda untada e polvilhada. Asse em forno médio durante 30 minutos aproximadamente. ROCAMBOLE TIO JOÃO Ingredientes: Para a massa 2 xícaras (chá) de Arroz Tio João cozido somente em água 1 xícara de leite 1/2 xícara de óleo 1 xícara de açúcar 3 ovos 1 colher de chá de fermento em pó Para o recheio 4 gemas 1 1/2 xícara de açúcar
  47. 47. 4 colheres de sopa de amido de milho 1/2 litro de leite quente 1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubinhos 3 colheres de sopa de coco fresco ralado Fitas de coco fresco para decorar Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa e despeje em seguida numa assadeira retangular (24x30cm) untada e forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e a massa firme. Enquanto isso prepare o recheio: bata as gemas com 1/2 xícara (chá) de açúcar até obter uma gemada esbranquiçada. Acrescente o amido de milho, o leite, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar consistente. Coloque o restante do açúcar numa panela pequena e derreta em fogo baixo até formar um caramelo claro. Acrescente 1/2 xícara (chá) de água e os cubinhos de abacaxi. Quando a fruta estiver totalmente envolvida pelo caramelo, apague o fogo. Enrole o rocambole: vire a massa sobre um pano de cozinha limpo, umedecido com água e espalhe o creme, os cubinhos de abacaxi e o coco fresco (reserve um pouco para a cobertura). Enrole em seguida e, quando estiver frio, finalize a decoração com o restante do creme, do abacaxi caramelizados e com a fita de coco. Sirva as fatias regadas com o caramelo.

×