3ªCAT Zona Centro

  • 773 views
Uploaded on

 

More in: Sports
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
773
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 3.ª CATEGORIA (Zona Centro) e Quadro Feminino Futebol de 11 Tomar, 27 de Agosto de 2010 ÉPOCA 2010/2011 TESTE ESCRITO Duração – 60 minutos Não responder Sim ou Não PERGUNTAS 1. A medição das áreas de baliza e de grande penalidade inicia-se a partir das faces internas ou externas dos postes da baliza? Porquê? 2. Na ausência do delegado ao jogo expressamente credenciado, indique pela ordem de prioridade quem poderá representar esse clube? 3. Qual o número mínimo e máximo de jogadores suplentes que uma equipa pode indicar ao árbitro num jogo oficial de seniores? 4. Estava iminente um golo. Um adepto da equipa defensora salta para dentro do campo, lança-se em voo para tentar interceptar a bola, mas, embora lhe toque ainda com a ponta dos dedos, não consegue evitar que ela entre na baliza. Que procedimentos deverá tomar o árbitro perante este caso? 5. Que restrições sofrem os poderes do árbitro durante as interrupções de jogo? 6. Até à hora do início do jogo a equipa visitante ainda não havia comparecido. Que tempo deverá aguardar o árbitro pela sua chegada? 7. Quem escolhe o lado da moeda no sorteio inicial de um jogo em campo neutro? Porquê? 8. Os jogadores estão autorizados a ingerir bebidas refrescantes durante uma interrupção do jogo. Segundo as normas, em que local podem ser colocadas essas bebidas? Refira qual é esse local. 9. A Lei encarrega o 4.º árbitro de desempenhar diversas missões. Refira duas delas. 10. Quando a bola ia mesmo a entrar na baliza, o guarda-redes deu-lhe com uma caneleira que tinha na mão e afastou-a por cima da trave. O que decidir nesta situação? 11. Um guarda-redes suplente pode ou não participar no jogo sem o guarda-redes titular sair? Explique.
  • 2. 12. Poderá ser executada uma bola ao solo sobre a linha de baliza? Justifique 13. É na Lei 12 que são definidas as Sanções Disciplinares a aplicar pelo árbitro. Por exemplo, para expulsão são especificadas sete incorrecções possíveis, tais como: • tornar-se culpado de conduta violenta • impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma clara ocasião de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão” Diga mais três dessas incorrecções. 14. Um defesa, fora da sua área de grande penalidade cospe na cara de um adversário que se encontra dentro daquela área. Como agir? 15. Um avançado vai isolado para a baliza e ao entrar na área de grande penalidade é agredido por um defesa contrário, fazendo-o perder o domínio da bola. O árbitro apita imediatamente e exibe o cartão vermelho ao jogador defensor. Como deverá recomeçar o jogo se a agressão foi consumada: a) dando-lhe um pontapé nas pernas; b) atirando-lhe um objecto à nuca ? 16. Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? 17. Descreva uma entrada em tacle que motive a expulsão do jogador infractor. 18. Um jogador, após ter sofrido uma falta que o árbitro sancionou, pretendeu recomeçar prontamente o jogo, não se apercebendo da proximidade de um adversário, que colocado a 3/4 metros do local da infracção, interceptou a bola. Como deverá decidir o árbitro? Porquê? 19. Um colega do executante de uma grande penalidade, colocado fora da área, junto de uma das linhas perpendiculares à linha de baliza, avança para a frente da linha da bola antes desta partir. O árbitro verifica o movimento do jogador, mas, mesmo assim, permite que o pontapé seja efectuado. A bola saiu ao lado da baliza. Como deve proceder o árbitro? 20. Que procedimento deve ser adoptado pelo árbitro quando, na marcação de um pontapé de canto, diversos jogadores, dentro da área de grande penalidade, se agarram uns aos outros com deslocações em diversas direcções?
  • 3. RESPOSTAS 1. Inicia-se a partir das faces internas porque os postes são neutros. Assim, qualquer que seja a sua espessura, 10 a 12 centímetros, as dimensões das áreas não são alteradas. 2. Pode ser representado por: • qualquer dirigente do clube, ainda que sem credencial • Treinador • Secretário Técnico • Capitão da+ equipa • Sub-Capitão da equipa 3. Poderá não apresentar nenhum, ou apresentar os que entender até ao máximo de 7. 4. Deverá interromper o jogo, providenciar a saída do espectador e recomeçar com um lançamento de bola ao solo no local em que o espectador teve contacto com a bola, salvo se foi dentro da área de baliza, caso em que o lançamento da bola ao solo deve ser efectuado sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que o espectador tocou na bola, não considerando assim o golo. 5. Durante as interrupções de jogo, o árbitro deixa de ter poderes técnicos. 6. Deverá, se não receber qualquer justificação, aguardar até 30 minutos. Se receber alguma informação sobre a sua chegada, deverá aguardar, dentro das possibilidades de momento, o tempo que lhe parecer razoável, tendo em atenção que o interesse comum é o da realização do jogo. 7. Quem escolhe é o árbitro, pois nenhuma das equipas é considerada visitada. 8. Podem ser colocadas aproximadamente a 1 metro de distância das linhas laterais, de modo a não prejudicar os árbitros assistentes no desempenho das suas funções. O guarda-redes pode colocar uma garrafa no canto da sua baliza. 9. Algumas missões do 4.º árbitro: • auxiliar o árbitro, a pedido deste, em todos os trabalhos administrativos antes, durante e após o jogo. • auxiliar o árbitro no processo de substituição durante o jogo. • controlar o equipamento dos suplentes antes de penetrarem no terreno de jogo. • controlar, se necessário, as bolas de substituição. • informar o árbitro no caso de comportamento impróprio de um ou mais ocupantes da área técnica.
  • 4. 10. Interromper o jogo, advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo e punir a sua equipa com um pontapé-livre indirecto em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que o guarda- redes afastou a bola com a caneleira. 11. Pode, se substituir qualquer jogador efectivo. Poderá ocupar qualquer lugar na equipa, ou mesmo o de guarda-redes, se o titular mudar de lugar. 12. Sim, desde que seja efectuada sobre a linha de baliza, fora da área de baliza. 13. Outras incorrecções merecedoras de expulsão são: • tornar-se culpado de uma falta grosseira • cuspir num adversário ou sobre qualquer outra pessoa • destruir uma clara oportunidade de golo dum adversário que se dirija em direcção à sua baliza, cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade • usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros • receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo 14. Expulsar o jogador que cuspiu e ordenar a marcação de um pontapé de grande penalidade, pois o acto foi consumado dentro da área de grande penalidade. 15. Em qualquer dos casos, o jogo deve recomeçar com a marcação de um pontapé de grande penalidade contra a equipa do jogador agressor. 16. Deve deixar prosseguir o jogo, pois o contacto da bola com a mão de um jogador só deve ser punido quando cometido intencionalmente pelo próprio jogador. 17. Um tacle pode ser motivo de expulsão do jogador quando ponha em perigo a integridade física de um adversário, devendo ser sancionado como falta grosseira. 18. O árbitro deverá deixar prosseguir o jogo, porque a iniciativa de recomeçar prontamente o jogo pertenceu ao próprio jogador. 19. O árbitro interrompe o jogo e recomeçá-lo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa que defende, no local onde ocorreu a infracção. 20. O árbitro deve intervir assertivamente, informando os jogadores que se reincidirem naquele comportamento serão advertidos.