Novos paradigmas em comunicação

1,560 views
1,481 views

Published on

Apresentação elaborada para palestra no dia 22 de junho de 2010, para alunos dos cursos de Publicidade e de Relações Públicas da Faculdades Integradas Torricelli, representando a Associação Brasileira de Relações Públicas, seção São Paulo (ABRP-SP).

Published in: Education, Business, Travel
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,560
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Novos paradigmas em comunicação

  1. 1. NOVOS PARADIGMAS EM COMUNICAÇÃO
  2. 2. <ul><li>Paradigmas </li></ul><ul><li>Mercado </li></ul><ul><li>Profissionais </li></ul><ul><li>Falando do trabalho </li></ul><ul><li>Sugestões </li></ul>Agenda
  3. 3. <ul><li>Informação </li></ul><ul><li>Tempo </li></ul><ul><li>Inovação </li></ul><ul><li>Colaboração </li></ul><ul><li>Conhecimento </li></ul><ul><li>Gestão </li></ul><ul><li>Visão global X Técnicas específicas </li></ul>Paradigmas Existe um discurso sendo construído, onde somos bombardeados diariamente por estes conceitos ao lado. E o que fazemos com eles, simplesmente aceitamos, ou os questionamos?
  4. 4. <ul><li>Terceiro Setor </li></ul><ul><li>Empresas </li></ul><ul><li>Agências </li></ul><ul><li>Governos </li></ul><ul><li>PMEs </li></ul><ul><li>Entidades de classe </li></ul><ul><li>Novos mercados </li></ul>Mercado O mercado está saturado? Sim, talvez... Mas aonde, de verdade, eu me encaixo, o que faço ou posso fazer bem?
  5. 5. Jornalista Publicitário Relações Públicas Analista de Comunicação Analista de Comunicação Sênior Pleno Júnior Analista de Relações Públicas Analista de Informação Assessor de Comunicação Assessor de Relações Públicas Assistente de Comunicação Ouvidor Professor Diretor de Assuntos Corporativos Diretor de Comunicação Diretor de Relações Públicas Gerente de Comunicação Gerente de Relações Públicas Gerente de Policy Gerente de Advocacy Gerente de alianças estratégicas Trainee Estagiário Consultor Freelance Assessor de Imprensa Cerimonialista Assistente de Marketing Analista de Marketing Gerente de Marketing Pesquisador Auditor Diretor de Criação Gerente de Atendimento Diretor de Relações Institucionais Diretor de Relações com o Investidor Redator Analista de Mídias Sociais Profissional de Comunicação Gerente de Sustentabilidade Diretor de Relações Governamentais
  6. 6. <ul><li>Seu perfil é adequado? </li></ul><ul><li>Muitos profissionais ou multitarefa? </li></ul><ul><li>Híbridos? Qual sua visão de mundo? </li></ul><ul><li>Em busca de satisfação ou realização? </li></ul><ul><li>Desenvolvo minhas competências ? </li></ul><ul><li>Novas linguagens, novas mídias </li></ul>Profissionais Como estamos nos preparando e atuando no mercado de trabalho, como profissionais de comunicação? Que reflexões fazemos no dia-a-dia, para sermos condutores , e não conduzidos , e tampouco induzir erroneamente?
  7. 7. <ul><li>Desde 1954 </li></ul><ul><li>Encontros científicos </li></ul><ul><li>Concurso de monografias </li></ul><ul><li>Formação dos cursos de RP </li></ul><ul><li>PL que criou a legislação de RP </li></ul>Falando do trabalho <ul><li>Autarquia Pública </li></ul><ul><li>Mais de 320 mil profissionais em SP </li></ul><ul><li>Fiscaliza o exercício da Enfermagem </li></ul><ul><li>Comunicação tem 14 profissionais </li></ul>
  8. 8. <ul><li>Planeje sua carreira! </li></ul><ul><li>Estudar, sempre! </li></ul><ul><li>Networking! </li></ul><ul><li>Expresse suas idéias! </li></ul><ul><li>Empreenda! </li></ul><ul><li>Desenvolva competências! </li></ul>Sugestões Hoje, talvez mais do que nunca, a nossa responsabilidade com a construção da carreira nos obriga a sermos mais conscientes nas escolhas profissionais e pessoais.
  9. 9. Pensar, pensar “ Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma.” José Saramago Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de outubro de 2008
  10. 10. Marcus Vinícius Bonfim http://meadiciona.com/mvjbonfim diretoria@abrpsp.org.br | www.abrpsp.org.br Twitters: @mvjbonfim | @abrpsp Muito obrigado!

×