Your SlideShare is downloading. ×
Visita a Casa da Descoberta do Instituto de Física, UFF
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Visita a Casa da Descoberta do Instituto de Física, UFF

17

Published on

Em 07 de março de 2013, o nosso querido Grupo de Pré-IC fez uma visita ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 07 de março de 2013, o nosso querido Grupo de Pré-IC fez uma visita ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
17
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Visita a Casa da Descoberta do Instituto de Física, UFF Em 07 de março de 2013, o nosso querido Grupo de Pré-IC fez uma visita ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi a 1ª viagem do nosso grupo! Além de visitar dois laboratórios de pesquisa desse instituto da UFF. Também conhecemos a “Casa da Descoberta”, que é um centro de divulgação de Ciência. Tendo sido criada em 1999, a Casa da Descoberta possui vários atrativos para os amantes da ciência, sem falar da maravilhosa vista que tem para o mar. Esses atrativos são experiências simples, mas que a maioria das pessoas não pensariam que podem ser feitas com tanta facilidade. Assim que entramos na Casa da Descoberta, nos deparamos com as recepcionistas e com os guias. Esses últimos conduzem os visitantes a cada equipamento e explicam seu funcionamento de modo que todos que visitam o local, independentemente de quem seja, possa entender tudo, sem usar aquelas frases complicadas que você fica se perguntando “o que esse cara está falando?”, o que é muito importante, já que nunca se sabe se é um doutor em Física ou se é uma criança de sete anos que irá escutá-los. Alguns dos equipamentos mais legais de lá são:  EQUILÍBRIO DINÂMICO: nesse aparelho uma bola leve (de isopor) fica suspensa no ar por um jato de vento. A bola desloca-se no ar sem cair;  GERADOR DE ENERGIA ELÉTRICA: você pedala em uma bicicleta e as luzes de um painel vão acendendo, usando a energia de movimento do ciclista para gerar a corrente elétrica;  GERADOR DE VAN DE GRAAFF: encostando a mão em uma esfera metálica, os pelos de seu corpo ficam eriçados devido à eletricidade estática;  ANTENAS DE COMUNICAÇÃO: são duas antenas côncavas que ficam de lados opostos da sala, viradas uma para a outra, e que se você falar perto de uma, quem está perto da outra antena ouve o que você fala. A Casa de Descoberta também tem uma bancada de química, onde acontecem alguns experimentos bem legais. As visitas devem ser agendadas com antecedência e os grupos devem ser compostos de, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 participantes. É importante informar que a Casa da Descoberta recebe visitantes de qualquer idade e escolaridade. Então, não perca tempo e agende de uma vez a sua visita!

×