Comunicação para líderes

457 views
230 views

Published on

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
457
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comunicação para líderes

  1. 1. Comunicar Liderança
  2. 2. O que um líder?
  3. 3. Gestor vs Líder > O gestor administra; o líder inova; > O gestor é uma cópia; o líder é um original; > O gestor mantém; o líder desenvolve; > O gestor concentra-se em sistemas e estruturas; o líder concentra-se nas pessoas; > O gestor confia no controlo; o líder inspira confiança; > O gestor tem uma perspectiva de curto prazo; o líder tem uma perspectiva de longo prazo; > O gestor pergunta como? Quando?; o líder pergunta o que? Porquê? > O gestor imita; o líder cria; > O gestor aceita o status quo; o líder desafia-o; > O gestor é o clássico bom soldado; o líder é ele próprio; > O gestor faz as coisas bem; o líder faz as coisas certas.
  4. 4. Características de um mau líder
  5. 5. Não aceitar novas ideias e sugestões.
  6. 6. Querer ter sempre razão.
  7. 7. Difícil acesso.
  8. 8. Não dar feedback sobre desempenho. Recebi uma mensagem do nosso chefe. “Continua trab.” O que significa ? Acabaste de receber a tua avaliação de desempenho anual.
  9. 9. Não saber motivar. É altura de motivar o rebanho. Este trabalho tornou-se mais fácil quando me apercebi que motivação e medo são a mesma coisa.
  10. 10. Distribuição de tarefas. Estou tão ocupado. Sinto que a minha cabeça vai explodir. Ted, mais uma coisa ... Limpeza no corredor três.
  11. 11. Características de um bom líder
  12. 12. Alinhar os movimentos.
  13. 13. Dar o exemplo.
  14. 14. Defende a equipa.
  15. 15. Humildade.
  16. 16. Disponibilidade.
  17. 17. Comunicação com equipas Um estudo da CIPD (2007) sobre as atitudes dos colaboradores revelou que: 33% consideram que raramente ou nunca tiveram feedback sobre o seu desempenho 40% sente que o seu trabalho tem pouca ou nenhuma importância. A análise a inquérito de saída pelo Saratoga Institute (1997) revelou que: 89% dos chefes pensavam que os colaboradores saiam por dinheiro 12% saiam por dinheiro Falta de feedback e orientação para o desenvolvimento foi o terceiro motivo para despedir-se. Qual o custo de colaboradores não motivados?
  18. 18. FEEDBACK > Modela comportamentos. > Reduz a ansiedade em relação ao papel e desempenho. > Evita auto-percepção incorreta. > Demonstra preocupação e interesse nas pessoas. > Vai ao encontro necessidades de desenvolvimento/ crescimento. > Importante para o relacionamento entre chefes e colaboradores.
  19. 19. Reforço positivo “Os elogios sobem à cabeça”. “Eles sabem quando fizeram bem, só preciso de dizer quando fazem mal”. A valorização é chave para o envolvimento com a empresa.
  20. 20. Positivo Negativo Positivo
  21. 21. Pára Começa Continua
  22. 22. Perguntar pela perspectiva da pessoa antes de dar feedback.
  23. 23. Como me afectaste.
  24. 24. Comunicação Positiva Rapport Linguagem Corporal Adequar linguagem ao receptor Conhecer enquadramento do receptor
  25. 25. Evite usar a palavra “Não” Ter atitude positiva é extremamente importante, por isso em vez de dizer o que não quer, diga antes o que quer. Evite usar a palavra “Mas” O “Mas” nega tudo o que vem anteriormente. Por exemplo, “Hoje apetecia-me ir ao cinema, mas….“. Substitua-o pelo “E” quando indicado. Evite usar a palavra “Problema” Substitua-a por “Desafio”. A palavra “Problema” transmite incapacidade, dificuldade em ultrapassar. Evite usar a palavra “Fracasso” Substitua-a por “Resultado”. A palavra resultado, independentemente de ser positivo ou negativo, demonstra atitude positiva e aceitação. Evite usar verbos no condicional Substitua-os pelo Presente. Por exemplo, “Eu gostaria de agradecer a vossa presença!” diga antes “Eu agradeço a vossa presença!”. O verbo no presente fica mais forte e concreto.
  26. 26. Escutar.
  27. 27. "A execução da autoridade vai-se esbatendo com o tempo e com a empatia que se cria. Uma pessoa chega e mostra quem é e o que pode fazer, afirma-se e estabelece regras. A liderança toda a gente deve senti-la e ninguém a ver.“ José Mourinho

×