Plano introdução a educação digital

  • 1,308 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,308
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL Aluna: Vandréia Teixeira de Oliveira PLANO DE SALA DE AULA TEMA: As muitas formas de ler e escrever PÚBLICO ALVO: Crianças em processo de alfabetização
  • 2. OBJETIVOS:-Relacionar-se com o mundo da escritade forma sistemática e perceber asdiferentes formas de representar opensamento.- Conhecer, respeitar e valorizar a si e aseus colegas a partir do estudo donome.
  • 3. DESENVOLVIMENTO: Durante as atividades de alfabetização,em sala de aula, propor a classe atividadesrelacionadas com o nome do aluno, como:dinâmicas de apresentação, jogo de memóriacom a foto e o nome do aluno, confecção decrachás com recorte de letras de revistas ejornais, montar seu nome e dos colegas usandoo alfabeto móvel, pesquisa sobre a história daescolha do seu nome etc.
  • 4. Na sala de informática, propor:-Pesquisa sobre diferentes registros da escrita.- Digitar o seu nome de diferentes maneiras. Usar cores, fontes e tamanhos variados, caixaalta, maíusculas e minúsculas.- Imprimir.- Ler e comparar com os colegas.- Expor.
  • 5. No pátio, com os nomes impressos, propor asbrincadeiras: ( Como atividades de socialização, bem como retomar o alfabeto ea relação grafema/fonema e o uso daquilo que foi criado pelos alunos na aula.)-Brincadeira com balões: Recortar o nome em uma tirinhade papel. Colocar a tirinha dobrada dentro de um balão.Encher e amarrar. Brincar de jogar os balões ao alto paraque se misture. A um sinal do professor, cada aluno pegaum balão, estoura e identifica de quem é o nome colocadodentro do balão.- Brincando de pega-pega: Cada aluno terá seu nomeimpresso em duas tiras de papel ( com traçado diferente),que serão presas na frente e nas costas da camiseta deoutro aluno. No pátio, todos os alunos deverão “perseguir”o aluno que tem, na camiseta, o nome indicado peloprofessor.
  • 6. AVALIAÇÃO: Durante a realização das atividades os alunosserão observados e orientados na utilização dasferramentas ( sites de pesquisa, digitação, uso domouse, etc) para que completem a tarefa comcriatividade e atenção. Também será relevado a apreciação dotrabalho dos colegas e a importância do seu nomepara a sua vida.