• Save
1.8 vá mais longe   correios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

1.8 vá mais longe correios

on

  • 868 views

 

Statistics

Views

Total Views
868
Views on SlideShare
865
Embed Views
3

Actions

Likes
1
Downloads
4
Comments
0

1 Embed 3

http://www.fernandovasconcelos.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

1.8 vá mais longe correios Presentation Transcript

  • 1. 1.8 - Case de Marketing Promocional - Institucional
  • 2. A) Resumo do Case Não é todo dia que se vê uma empresa completar 350 anos em plena atividade. No Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – é a única. E não foram apenas alguns anos entregando cartas e encomendas. Foram três séculos e meio contribuindo e acompanhando o desenvolvimento do país, auxiliando negócios, trazendo e levando boas notícias e, principalmente, aproximando pessoas. Nesta data tão especial, a maneira de ficar ainda mais perto dos brasileiros não poderia ser diferente. Os Correios são motivo de orgulho para a nação, como empresa séria, eficiente e dedicada a servir o povo. Mas os tempos mudaram e os serviços mais tradicionais da empresa deixaram de ser utilizados pelo público mais jovem. Não se mandam mais cartas, mandam-se SMS. Não se mandam mais telegramas, mandam-se mensagens no Facebook. E cada vez mais, a frieza trazida pela tecnologia distancia as pessoas. O momento era de resgatar os valores afetivos das pessoas e ressaltar o lado humano da marca.
  • 3. B) Descrição sucinta do Cliente, seu Mercado e seu Problema. Desde de 1663 os Correios são os responsáveis pelos serviços de postagem no Brasil. Nestes 350 anos a marca evoluiu junto com o país, buscou inovar seus serviços e ofereceu, cada vez mais, produtos que atendessem às necessidades dos brasileiros, nesse mercado nunca precisou lidar com grandes concorrentes. Noentanto,aolongo dotempo,amarcafoi perdendocontatocomo públicomaisjovem,quea reconheceprioritariamente comoumserviçode logísticaparaentregade produtosdee-commerce. Ograndedesafioera justamenteaproximaresse públicojovemaosserviços evaloresdamarca.
  • 4. C) Estratégia de Comunicação e seus Objetivos. Dizem por aí que a internet aproxima quem está longe e afasta quem está perto. Resolvemos mudar um pouco essa história. A Moringa teve o papel de desdobrar para o meio digital a campanha off-line que já seguia nas ruas e aproximar tanto quem está longe quanto quem está perto, e para isso, dividimos a campanha em três etapas: lançamento, sustentação e encerramento. Em todas elas o conteúdo da fanpage reforçava o conceito “VÁ MAIS LONGE”, além de divulgar ações sociais, eventos esportivos e culturais patrocinados pelos Correios.
  • 5. - LANÇAMENTO - Aplicativo 1 O lançamento da campanha exigia que essa mensagem de estreitamento viesse com força total, e o lugar certo para achar os amigos hoje em dia todo mundo conhece, Facebook. Colocamos os amigos em sintonia por meio de um aplicativo, quem estava perto, deveria ficar mais perto ainda e, juntos, caminhariam para ir mais longe. O app fazia uma varredura pelo perfil do participante e encontrava os quatro amigos que mais interagiam com suas postagens. Ir mais longe nesse momento era tomar atitudes simples, no mundo real, mas com grande valor dentro de uma amizade. O participante recebia então, sugestões de coisas a se fazer junto com esses amigos, longe da internet. Aplicativo na Fanpage dos Correios. Desafios propostos aos usuários após acessarem o aplicativo.
  • 6. - SUSTENTAÇÃO - Aplicativo 2 A continuidade da campanha trouxe um momento ainda mais especial em relação ao público jovem. Apoiador dos maiores eventos culturais em todo território nacional, Os Correios resolveram levar alguns curtidores da página VÁ MAIS LONGE para assistir aos shows do Lollapalooza Brasil, um dos maiores festivais de música do mundo. Não poderíamos perder a chance de valorizar outra vez a amizade. Criamos um concurso cultural na fanpage, onde o participante deveria dizer porque gostaria que os Correios o levasse para o festival. Mas não bastava ter a melhor resposta para ganhar, tinha que contar com a ajuda dos amigos. As frases foram ranqueadas e o critério de pontos estava diretamente ligado as interações que ela recebia, quanto mais curtidas e comentários, mais pontos. Convidar outras pessoas para participar? Pontos extras. Os três maiores pontuadores viram de perto os artistas que se apresentaram no Lollapalooza. Tela do aplicativo de participação do usuário. Ranking dos participantes com maior pontuação. Divulgação da interação entre amigos.
  • 7. - ENCERRAMENTO - Aplicativo 3 Metas são assim, chega o fim do ano e criamos um monte delas, mas no decorrer do ano seguinte já não lembramos da metade. E já viu alguém melhor que os amigos de verdade para nos incentivar no que prometemos? Para fechar a campanha em grande estilo criamos um novo aplicativo também na fanpage. A ideia foi manter o buzz sobre a página por mais tempo ainda. Sendo assim, convocamos os curtidores a ingressar num mecanismo de cumprimento de metas e terminarem o ano com saldo positivo. Os participantes deveriam entrar e estipular seis metas que ainda não foram cumpridas este ano para serem feitas até o final dele. Cada uma teria um mês para ser concluída, mas não para por aí, já que os amigos são os melhores incentivadores, ainda deveriam ser escolhidos três deles para conhecerem suas metas, apoiarem, cobrarem e assim gerar interações e positivações da campanha. Divulgação da meta selecionada. Tela de interação entre amigos. Metas sugeridas no aplicativo.
  • 8. D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas. Conteúdo sobre esportes e patrocínios dos Correios.
  • 9. D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas. Mini concursos culturais realizados na Fanpage.
  • 10. D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas. Conteúdos diversos com o conceito da campanha.
  • 11. D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas. Conteúdos sobre sustentabilidade.
  • 12. D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas. Peças institucionais com mote de orgulho regional.
  • 13. E) Resultados Obtidos Oesforçodecomunicação apresentouexcelentesresultados. O percentual de histórias geradas com a marca na rede social aumentou acima de 250% e a campanha ainda ganhou destaque em alguns importantes portais na internet. Mídia espontânea sobre o posicionamento online dos Correios. ApáginaVÁMAISLONGE conquistoumaisde319milfãs, sendoqueamaiorpartedeles comidadesentre18e24anos.