Slides 1° bimestre

1,034 views
980 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,034
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
41
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slides 1° bimestre

  1. 1. COMUNICAÇÃO ERELACIONAMENTO INTERPESSOAL Professor MSc.Valnêr G. Junior valnerjr@uol.com
  2. 2. Comunicação O que é ???O oxigênio das relações interpessoais Tornar comumLATIM = COMMUNICARE compartilhar: • Idéias, Como você acha que • Elogios,as pessoas recebem as • Críticas suas palavras ? • Sugestões • etc.
  3. 3. PercepçãoÉ o processo psicológico através doqual extraio e assimilo informações do meio ambiente
  4. 4. Processo da ComunicaçãoIntenção InterpretaçãoEMISSOR MENSAGEM RECEPTOR (Canal) IntençãoInterpretação (linguagem do Conflito ou da Cooperação?) FEEDBACK / RESPOSTA
  5. 5. Comportamentos mais comunsdo receptor que dificultam a comunicação Avaliação prematura Escuta Seletiva (“escuto o que quero”) Escuta Parcial (“escuto uma parte”) Preconceitos e estereótipos Comportamento Defensivo
  6. 6. Barreiras da Comunicação Sobrecarga Filtragem de informação Linguagem Tipo de informação Preconceito
  7. 7. A seguir algumas questões foram formuladas pararefletirmos de forma didática o que foi descrito até omomento. a) Quem é o “emissor e o receptor” em uma empresa? b) Qual a sua percepção geral em sala de aula no IFS? c) Você tem preconceito? d) Se sim, liste os que você acha que pode ou deseja falar. e) O que você entendeu por “feedback”.
  8. 8. “Dar e Receber o Feedback” É um processo de AJUDA quandoavaliamos uma pessoa ou um grupo, no intuito: Otimizar seu potencial; Aprimorar seu desempenho.
  9. 9. O FEEDBACK EFICAZ Contribui para melhorar o seu desempenho e asrelações interpessoais, mas para isto precisa ser: DESCRITIVO ao invés de avaliador; ESPECÍFICO ao invés de geral; COMPATÍVEL COM AS NECESSIDADES do Emissor e Receptor; SOLICITADO ao invés de imposto; OPORTUNO–LOGO APÓS A OCORRÊNCIA do comportamento; ESCLARECIDO PARA ASSEGURAR A COMUNICAÇÃO ADEQUADA.
  10. 10. 23Dificuldades para DAR o Feedback Medo de chocar o receptor; Receio de receber críticas ou punição; Ser mal interpretado; Não saber como falar; Desconhecimento total de como tratar o assunto.
  11. 11. Dificuldades para RECEBER o Feedback Receio de admitir erros cometidos para outro ou para sipróprio; Falta de confiança em quem está fornecendo ofeedback; Receio de perder a imagem ou status conquistados; Medo do auto-conhecimento.
  12. 12. Feedback x Velhos Paradigmas “Não elogia, que estraga!” “Se você acertou, não fez mais nada que suaobrigação”; “Mas será que até isso tem que ser dito? (ele tinha obrigação de saber)”; “Tadinho, ele ficaria “tão” chateado”.
  13. 13. Linguagem Verbal ESCRITA E ORALUtilização de vocabulário adequado Alguns cuidados Gírias/palavrões; “Erros” / vícios de linguagem; Assuntos polêmicos; Falta de objetividade.
  14. 14. Linguagem não verbal A voz volume/velocidade/expressividade Corpo (imagem) cabeça, braços e postura Empatia Vontade/intenção Zona espacial (distância entre aspessoas) Sentimentos (medo, raiva, tristeza,alegria)
  15. 15. A seguir algumas questões foram formuladas pararefletirmos de forma didática o que foi descrito até omomento.a) O que você entendeu por linguagem verbal?b) O que você entendeu por linguagem não verbal?c) Você já analisou suas linguagens não verbais?d) Qual a linguagem não verbal você mais identifica emuma pessoa?e) Quais as linguagens nessa sala de aula? Exemplifique-as.
  16. 16. 1° BIMESTRE ATÉ AQUI. 2° BIMESTRE

×