Bibliotwitter 2010

5,788 views
5,734 views

Published on

Perceção dos bibliotecários sobre o uso que fazem do Twitter

Published in: Education, Technology, Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,788
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,062
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bibliotwitter 2010

  1. 1. POR QUE O TWITTER COMOCANAL INSTITUCIONAL DASBIBLIOTECAS AINDA NÃOVINGOU?
  2. 2. @
  3. 3. POR POR QUE OS BIBLIOTECÁRIOS E FUTUROSBIBLIOTECÁRIOS SÃO BASTANTE INFLUENTESENTRE SI, INTERPARES, MAS NÃOCONSEGUEM CONSOLIDAR CONTASINSTITUCIONAIS VOLTADAS PARA ASCOMUNIDADES QUE ATENDEM E USUÁRIOSCOMUNS DAS BIBLIOTECAS EM QUETRABALHAM?
  4. 4. @@
  5. 5. @@ @
  6. 6. @ @
  7. 7. @ . @
  8. 8. @
  9. 9. @
  10. 10. @
  11. 11. @ @
  12. 12. @@
  13. 13. @
  14. 14. @
  15. 15. @
  16. 16. @
  17. 17. @
  18. 18. a biblioteconomia tem mostrado um novo perfil deprofissional, usuários de e atentos às redes sociais, masesses ainda não mandam nas bibliotecas ondetrabalham. Ou seja, as ‘tiranosauros rex’ da biblio, queainda estão na academia, tbm estão nas chefias dasbibliotecas e mantem o funcionamento nas unidadesno modelo básico, empréstimos e só praticamente.
  19. 19. OK, DEIXA EU VER SER ENTENDI. TWITTER ENTÃOCOMO MARKETING DA BIBLIOTECA É AQUILOMESMO QUE A GENTE SABE, MURALZINHO. DÁPRO GASTO. MAS DÁ PRA FAZER COISA ALÉMDISSO?
  20. 20. @dá sim... da mesma forma que existem lá fora redes cooperativas entrebibliotecas relacionadas a comutação de artigos e catálogos coletivos,poderiamos ter um ferramenta de microblog (e etc) para montar umarede cooperativa entre bibliotecas para melhorar a prestação deserviços aos usuários. estou justamente pesquisando sobre isso e dápara implementar uma solução e começar a estabelecer esta rede...mas a dúvida que surge é se os profissionais irão fazer parte de umarede colaborativa profissional, se esta não representar um benefício noplano de carreira, ou se não tiver o apoio de uma instituição tradicionalpor trás como o IBICT por exemplo (que tem feito divulgação do SEER eDSpace no Brasil).
  21. 21. até hoje as pessoas acham que folder da biblioteca é acoisa mais foda que se pode fazer. A gente sabe algunsprincípios de marketing, bem ou mal a biblioteca temque se vender. Como se vender então pelo twitter? Oque a gente deveria promover no twitter? Comopromover a biblioteca (serviços, produtos e soluções) viatwitter? Vamos fazer do twitter uma versão online dofolder em papel?
  22. 22. @Marketing é entender o cliente, então o twitterde uma biblioteca deveria seguir seus usuários eentender o que eles querem e a biblioteca podeoferecer. Mas a maior parte das poucasbibliotecas que usam o twitter preferem serseguidas e acabam tendo a mesma eficácia dofolder.
  23. 23. @vamos lá, erro conceitual. marketing é uma coisa, publicidade é outra coisa. os cursos temensinado mal aos bibliotecarios o conceito de marketing, na idéia de que marketing é divulgar evender o que se faz (folders, panfletos) e perguntar para as pessoas o que elas querem do que oprofissional faz (entrevistas, questionários), quando na verdade, marketing é descobrir o que aspessoas precisam, ou precisariam, e antecipar-se para melhor atendê-las.o que se tem feito não é compreender o papel das bibliotecas, a relação que as pessoas temcom os livros e a leitura e os seus serviços, como era antes, como é hoje. o que se tem feito, éusar os recursos para promover iniciativas que os bibliotecários entre sí acham que sãoimportantes e que promovem alguma coisa (hora do conto, etc). quando na verdade, isso não émarketing, é publicidade.é parecido quando um político coloca uma roupa bonita, fala bem na tv, segura um bebê nocolo. isso é publicidade da sua imagem enquanto político. da mesma forma que os profissionaisao invés de pensar o que as pessoas realmente precisam que as bibliotecas poderiam oferecer,acabam presos a fazer as mesmas coisas, e usam outros recuros para aparecer simplesmentecomo forma de publicidade para resolver o problema de auto-estima institucional e pessoal.
  24. 24. o twitter como ferramenta de marketing funcionamelhor com bibliotecas universitárias, públicas,escolares ou corporativas? Por que?Acredito que funcione melhor em bibliotecasespecializadas, com um número de usuários menor. Émais fácil entende-los e segui-los.
  25. 25. Dá sim. Mas não acho legal usar o twitter pra tirar dúvida,afinal 140 caracteres pra isso é pouco. Mas o twitter podeantecipar questões de referências, pesquisas, livros, aosaber o que os usuários estão conversando. Agora paraisso ser bem feito é preciso ter uma política para isso.
  26. 26. @Escola deve ensinar a pensar, as ferramentasdevem ser aprendidas na prática ou em cursosespecíficos. Se a escola cair nisso de ensinartwitter, blogs, etc., em pouco tempo vai ensinarcoisas obsoletas.

×