Your SlideShare is downloading. ×
Tutorial e Curso de Moodle: Parte 3 de 5
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Tutorial e Curso de Moodle: Parte 3 de 5

1,706
views

Published on

Curso de Moodle Tutorial de Moodle para autores e tutores destina-se a profissionais interessados no uso do AVA para ministrar cursos.

Curso de Moodle Tutorial de Moodle para autores e tutores destina-se a profissionais interessados no uso do AVA para ministrar cursos.

Published in: Education

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,706
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Curso de MOODLE Tutorial 3 de 5
  • 2. Módulo 3 Recursos do MOODLE
  • 3. Amplie ainda mais a sua aprendizagem Amplie ainda mais a sua aprendizagem O nosso curso tem como base o livro Moodle para Autores e Tutores, de Robson Santos da Silva – Editora Novatec. O livro pode ser comprado em todas as livrarias. Caso queira comprar diretamente no site da Editora (www.novatec.com.br) com 20% de desconto, utilize o código EADAMAZON.
  • 4. Muito bom ter você aqui conosco. Neste Módulo 3, abordaremos os recursos do MOODLE. Assim temos como objetivos: identificar os recursos do MOODLE e compreender as diferentes funcionalidades e formas de configuração dos mesmos.
  • 5. Recursos O menu de recursos tem ferramentas muito importantes para a configuração de um curso. Na prática, pode-se dizer que seu grande objetivo é permitir que sejam disponibilizados no AVA os materiais de estudo.
  • 6. A cada versão, novos recursos são incorporados ao Moodle. Atualmente, os mais importantes são os que apresentaremos neste módulo. Recursos
  • 7. O uso dos recursos requer planejamento adequado. Isso evita excessos e impropriedades. O uso dos recursos requer planejamento adequado. Isso evita excessos e impropriedades. LEMBRE-SE... Seguem algumas considerações que podem ajudar você na utilização dos recursos da melhor forma possível. Seguem algumas considerações que podem ajudar você na utilização dos recursos da melhor forma possível.
  • 8. O recurso livro possibilita a construção de páginas interligadas. A criação da estrutura em formato de livro se deve à possibilidade de estruturação do recurso em capítulos e eventuais subdivisões. O recurso livro possibilita a construção de páginas interligadas. A criação da estrutura em formato de livro se deve à possibilidade de estruturação do recurso em capítulos e eventuais subdivisões. Livro (Book)
  • 9. O Livro conta ainda com a possibilidade de importar conteúdos em HTML produzidos a partir de outros softwares como, por exemplo, Bloco de Notas, Front Page ou Dreamweaver. O Livro conta ainda com a possibilidade de importar conteúdos em HTML produzidos a partir de outros softwares como, por exemplo, Bloco de Notas, Front Page ou Dreamweaver.
  • 10. Tais fatores, aliados à possibilidade de numerar os capítulos, desabilitar impressão(impedir que o aluno imprima o conteúdo) e personalizar os títulos, revestem esse recurso de versatilidade e importância.
  • 11. Oportunidades para o uso do livroOportunidades para o uso do livro O livro é um dos recursos mais importantes do Moodle. Além de ser prático e de ter fácil configuração, permite que os usuários possam imprimir todo o conteúdo ou somente o que for de seu interesse. O livro é um dos recursos mais importantes do Moodle. Além de ser prático e de ter fácil configuração, permite que os usuários possam imprimir todo o conteúdo ou somente o que for de seu interesse.
  • 12. Outro aspecto importante é a possibilidade de que todo o conteúdo seja exportado em formato IMS Content Package, o que, na prática, faz do recurso uma interessante solução para a criação e disponibilização de conteúdos por dois motivos:
  • 13. No entanto, esse é um aspecto que deve ser considerado, uma vez que, além de obrigar os usuários a fazerem uso desses softwares proprietários, tais programas tendem a, no futuro, trazer problemas quando se desejar fazer ajustes ou reaproveitar conteúdos do curso. Muitos cursos têm sido construídos com a utilização de programas do pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) e de arquivos em formato PDF. Muitos cursos têm sido construídos com a utilização de programas do pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) e de arquivos em formato PDF.
  • 14. O uso do padrão Scorm e do IMS Content Package são soluções que merecem ser consideradas. Como resolver este problema?
  • 15. O recurso Página é padrão do pacote de instalação do Moodle. Trata-se de uma ferramenta muito importante. O recurso Página é padrão do pacote de instalação do Moodle. Trata-se de uma ferramenta muito importante. Página
  • 16. Há várias semelhanças entre os ícones de edição da Página e de editores de texto como, por exemplo, o Word. Há várias semelhanças entre os ícones de edição da Página e de editores de texto como, por exemplo, o Word.
  • 17. Oportunidades para o uso da PáginaOportunidades para o uso da Página Normalmente, esse recurso é utilizado para disponibilizar avisos, apresentação do tutor/coordenador ou da estrutura do curso, disponibilização de ementas, horários, lista de links ou endereços da web, lista de endereços e contatos da turma, videoteca e página de downloads, entre outras possibilidades. Normalmente, esse recurso é utilizado para disponibilizar avisos, apresentação do tutor/coordenador ou da estrutura do curso, disponibilização de ementas, horários, lista de links ou endereços da web, lista de endereços e contatos da turma, videoteca e página de downloads, entre outras possibilidades. Exemplos de uso de páginas web
  • 18. Há duas boas opções para a criação de álbuns de fotos: Flickr e Picasa . Escolha um dos serviços e crie seu álbum. Oportunidades para o uso da Página WebOportunidades para o uso da Página Web Álbuns por compartilhamento www.flickr.com www.picasa.com
  • 19. Legal... Mas como faço para acessar estes álbuns a partir da página web?
  • 20. Faça assim...Faça assim...
  • 21. Link a um Arquivo Este é um recurso muito importante no AVA. Como o próprio nome indica, ele tem por finalidade a ...
  • 22. o Moodle permite que a disponibilize arquivos, em qualquer formato, tanto para visualização quanto download. Nesse contexto, diferentes condicionantes devem ser avaliadas para que o recurso seja utilizado da melhor forma possível. o Moodle permite que a disponibilize arquivos, em qualquer formato, tanto para visualização quanto download. Nesse contexto, diferentes condicionantes devem ser avaliadas para que o recurso seja utilizado da melhor forma possível. Link a um arquivoLink a um arquivo
  • 23. Dentre os fatores que condicionam a utilização deste recurso, está o fato dos participantes terem o software ou plug-in para visualização instalados em seus respectivos computadores. Assim, a partir do AVA, devem ser disponibilizados os programa ou plug-ins para que essa visualização seja possível.
  • 24. O melhor momento para disponibilizar apresentações, planilhas e arquivos de texto para visualização ou download é quando o usuário necessita aprofundar a leitura sobre determinado assunto e o conteúdo é muito grande. O melhor momento para disponibilizar apresentações, planilhas e arquivos de texto para visualização ou download é quando o usuário necessita aprofundar a leitura sobre determinado assunto e o conteúdo é muito grande. Oportunidades para o uso do recursoOportunidades para o uso do recurso
  • 25. O recurso URL é usado para quando se deseja que o aluno, ao clicar no link, tenha acesso a um endereço na web. O recurso URL é usado para quando se deseja que o aluno, ao clicar no link, tenha acesso a um endereço na web. URLURL Da mesma forma que a disponibilização de arquivos, a indicação de endereços na internet deve ser utilizada adequadamente. O excesso de links na página do curso pode trazer prejuízos e desviar o participante dos objetivos que se deseja alcançar. Da mesma forma que a disponibilização de arquivos, a indicação de endereços na internet deve ser utilizada adequadamente. O excesso de links na página do curso pode trazer prejuízos e desviar o participante dos objetivos que se deseja alcançar.
  • 26. Quando houver muitos links, o ideal é utilizar o recurso Página e nela inserir todos os endereços de interesse. Por fim, cabe lembrar que a melhor opção quando se deseja que um participante visite outro endereço na web (URL) é o uso de uma nova janela Quando houver muitos links, o ideal é utilizar o recurso Página e nela inserir todos os endereços de interesse. Por fim, cabe lembrar que a melhor opção quando se deseja que um participante visite outro endereço na web (URL) é o uso de uma nova janela Oportunidades para o uso do recursoOportunidades para o uso do recurso
  • 27. O recurso Pasta é uma opção muito interessante! Pasta
  • 28. Assim, basta que se crie a Pasta e nela sejam inseridos os arquivos desejados. E, em seguida, clicar em salvar. Assim, basta que se crie a Pasta e nela sejam inseridos os arquivos desejados. E, em seguida, clicar em salvar.
  • 29. O resultado da inserção do recurso Pasta é interessante e fundamental para a usabilidade do curso.
  • 30. Este recurso é um dos mais interessantes do MOODLE. A ele podem ser atribuídas todas as propriedades do recurso HTML. Este recurso é um dos mais interessantes do MOODLE. A ele podem ser atribuídas todas as propriedades do recurso HTML. Rótulo
  • 31. A grande diferença está no fato do HTML ser um bloco e se inserir nas laterais da área principal, enquanto o rótulo é inserido diretamente nela.
  • 32. O pacote IMC é um recurso que permite que sejam importados e utilizados conteúdos construídos com o formato IMS, ou seja, de objetos de aprendizagem reutilizáveis. Assim, ao invés da atividade ser construída com ferramentas do próprio MOODLE, cria-se a mesma com outro programa para depois importá-la. Pacote IMS
  • 33. O IMS é, assim como o Scorm, um padrão para empacotamento e reutilização de conteúdos. Vale lembrar que o Moodle ainda não tem plug-ins ou módulos internos para a produção desses tipos de arquivos. O IMS é, assim como o Scorm, um padrão para empacotamento e reutilização de conteúdos. Vale lembrar que o Moodle ainda não tem plug-ins ou módulos internos para a produção desses tipos de arquivos.
  • 34. Outros livros do AutorOutros livros do Autor
  • 35. Chegamos ao final do nosso Módulo. Espero que você tenha compreendido a importância dos recursos para a estruturação de atividades e cursos no Moodle. Obrigado! A gente se vê no próximo módulo!