Jean piaget

34,592
-1

Published on

0 Comments
16 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
34,592
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
893
Comments
0
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Jean piaget

  1. 1. Jean Piaget Ana Flávia Magalhães Brenna Bastos Jamile Braz Maíse Vieira Maysa Ramos Monique Teixeira Tamires Machal
  2. 2. Jean Piaget 1896- 1980
  3. 3. Jean Piaget Neuchâtel - Suíça Universidade De Neuchâtel
  4. 4. Jean Piaget Universidade de Paris Primeira obra de PiagetParis - 1919
  5. 5. Jean Piaget Algumas publicações de Piaget: •A Construção do Real na Criança •A Epistemologia Genética •A Evolução Intelectual da Adolescência à Vida Adulta •A Noção de Tempo na Criança •A Origem da Idéia do Acaso na Criança •A Práxis na Criança
  6. 6. Jean Piaget Piaget subsidiava suas teorias a partir da observação de seus filhos.
  7. 7. Os esquemas Piaget explica o processo cognitivo através de schemaOs esquemas são estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais osindivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. WADSWORTH (1996)Esquema é uma estrutura cognitiva, que emerge daintegração de unidades mais simples e primitivas em umtodo mais amplo, mais organizado e mais complexo. PULASKI (1986),
  8. 8. Os esquemasAcredita- se que os esquemas cognitivos do adulto são derivados dosesquemas sensórios-motores da criança.
  9. 9. Os esquemasUma criança apresenta um certo número de esquemas.A partir de um estímulo, ela assimila um evento a partir da organização dassuas percepções por esses esquemas.
  10. 10. Assimilação e Acomodação
  11. 11. Assimilação e Acomodação ASSIMILAÇÃOProcesso cognitivo que consiste em colocar novos objetos(informações) em esquemas já existentes.
  12. 12. Assimilação e Acomodação Como Piaget explicava o desenvolvimento intelectual?
  13. 13. Assimilação e Acomodação ACOMODAÇÃO É o aspecto da atividade cognitiva que modifica os esquemas. Na acomodação a criança é forçada a mudar seus esquemas.
  14. 14. Assimilação e Acomodação
  15. 15. Teoria da Equilibração CognitivaO processo de equilibração não consiste em uma simples volta ao ponto departida, ele conduz em geral a um estado melhor que o inicial, trazendoprogresso. Equilíbrio majorante DesequilíbrioNessa orientação para melhoria, a construção do conhecimentocaracteriza uma equilibração majorante.
  16. 16. Fatores da Equilibração FATORES Todo o esquema de Todo o esquema de assimilação é obrigado assimilação tende a a acomodar-se aos alimentar-se. elementos que assimila.
  17. 17. Teoria da Equilibração Cognitiva
  18. 18. Formas básicas de equilibração
  19. 19. Formas básicas de equilibração 1. Equilibração entre a assimilação dos esquemas e a acomodação dos mesmos ao objeto; 2. Forma que assegura as interações entre os esquemas e a totalidade; 3. Forma que assegura as interações entre os esquemas.
  20. 20. Os estágios Cognitivos segundo Piaget Separação do Processo Cognitivo • Aprendizagem •Desenvolvimento
  21. 21. Fases de Transição Infantil Operatório-concreto(8-11 anos); Sensório motor(0-2 anos); Pré operatório(2-7,8 anos); Operatório-formal(8-14anos);
  22. 22. Sensório Motor →Assimilação dos bebês ao meio; →Noção de objetos,espaço,causalidade e tempo; →Inteligência prática(através de ações).
  23. 23. Pré Operatório→Substituição de um objeto ou acontecimento por uma epresentação;→Estágio da inteligência simbólica;→Crianças egocêntricas;→Não há relações com fatos;
  24. 24. Estágio: Operatório Concreto
  25. 25. Estágio: Operatório Concreto Acontece na idade entre os 8 aos 11 anos. • Início das operações lógicas • Marcado pelo pensamento reversível • Consolidação de noções de : -Classificação, seriação e conservação Segundo( Piaget, 1957:40) : “ Chamaremos de reversibilidade a capacidade de executar a mesma ação nos dois sentidos de percursos, mas tendo a consciência que se trata da mesma ação.”
  26. 26. Estágio: Operacional Concreto
  27. 27. Estágio proporcional ou formal
  28. 28. Estágio Proporcional ou Formal • Acontece a partir dos 12 anos • Auge do desenvolvimento cognitivo • Noções de Assimilação, acomodação e adaptação • Lógica das proposições “A assimilação e a acomodação são, portanto, os dois polos de uma interação que se desenvolver entre o organismo(sujeito) e o meio (objeto), a qual constitui a condição indispensável de todo funcionamento biológico e intelectual; e essa interação supõe, desde o início, um equilíbrio entre as duas tendências dos polos opostos.” ( Piaget 1979:328)
  29. 29. Estágio: Proporcional ou Formal
  30. 30. Estágio: Proporcional ou FormalJean Piaget construiu uma Teoria Pedagógica fundada no estudo da evoluçãodo pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismosmentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo deconstrução do conhecimento.
  31. 31. Contribuições de Piaget para a Educação Teoria de Jean Piaget: • As crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecida; • Não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos; •Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética; •Segundo ele,o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz; •Educar, para Piaget, é “provocar a atividade”; •O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar;
  32. 32. Contribuições de Piaget para a Educação Piaget leva à conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno e de forma interativa.
  33. 33. Contribuições de Piaget para a Educação Com a teoria de Piaget a educação tomou um novo rumo, onde os objetivos pedagógicos devem estar centrados no aluno, a aprendizagem é entendida como um processo construido internamente e os conflitos são vistos como algo importante para o desenvolvimento da aprendizagem. A principal meta da educação é criar homens que sejamcapazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir oque outras gerações fizeram. Homens que sejam criadores,inventores e descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar,
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×