Margarida

2,358 views
2,146 views

Published on

vida e Obra

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,358
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
24
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Margarida

  1. 1. Margarida KunschNovos paradigmas para a comunicação organizacional
  2. 2. Trajetória Margarida M. Krohlng Kunsch, Relações Públicas, Mestre, Doutoraem Ciências da Comunicação e Livre-docente pela Escola de Comunicaçãoe Artes da Universidade de São Paulo. Referência obrigatória em assuntosde Relações Públicas e pioneira nos estudos de ComunicaçãoOrganizacional no Brasil, Margarida Kunsch publicou três livros, dezesseiscoletâneas e inúmeros artigos científicos. Destacam-se, além das contribuições como professora epesquisadora para consolidação das Relações Públicas no Brasil e demaispaíses da América Latina, os principais conceitos referentes àComunicação Organizacional, segmento em crescente evolução e defundamental importância para o desenvolvimento empresarial.
  3. 3. Trajetória Autora de vasta obra que abrange desde fundamentos etécnicas de relações públicas, a complexos estudos sobreplanejamento estratégico da comunicação organizacionalintegrada, área em que foi pioneira. Sua produção acadêmico-científica contempla as mais diversas abordagens daComunicação seja na educação e na cultura, seja na ciência e naagricultura, ou ainda nas organizações e na política.
  4. 4. Trajetória acadêmica-profissional Traçar a trajetória acadêmica - profissional de MargaridaKunsch, significa também resgatar a história das relações públicasno Brasil e o seu papel na evolução da comunicação brasileira elatino-americana. Em 1973, ingressou na Faculdade de Comunicação Social Anhembi,hoje Universidade Anhembi Morumbi, graduando-se em RelaçõesPúblicas. Foi contato publicitário na Albeise do Brasil. A partir de julho de 1977, iniciou carreira de docente.
  5. 5. Trajetória acadêmica-profissional Lecionou disciplinas específicas do Curso de Relações Públicas emdiversas escolas superiores do Estado de São Paulo: Universidade deMogi das Cruzes (1977-1979); Universidade de Santo Amaro(1978-1984); Universidade Metodista de São Paulo (1978-1989);Universidade Anhembi-Morumbi (1979-1981); e Faculdade deComunicação Cásper Líbero (1984 a 1988).
  6. 6. Trajetória acadêmica-profissional Ingressou como professora na ECA-USP em maio de 1989 onde éprofessora em regime de dedicação integral dos cursos de graduação epós-graduação, onde leciona as disciplinas Planejamento de RelaçõesPúblicas e Comunicação Organizacional, Relações Públicas no compostoda Comunicação das Organizações e Comunicação Organizacional:Pressupostos Teóricos, Funções e Processos na SociedadeContemporânea..
  7. 7. Trajetória acadêmica-profissional De setembro de 1994 a outubro de 1999, foi assessora da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade de São Paulo, depois de ter dirigido, de 1985 a 1986, a Divisão de Difusão 4 Artística, Cultural e Científica da mesma. Durante o período em que coordenou a Assessoria reformulou e desenvolveu ações para a redefinição de uma política global de comunicação para toda a Universidade. Propôs projetos e programas especiais para a difusão da divulgação científica, com destaque para a criação da Agência USP. Dinamizou a comunicação interna com o boletim Espaço Aberto e incrementou programas e produtos de comunicação institucional.
  8. 8. Trajetória acadêmica-profissional É pesquisadora vinculada ao CNPq. Como consultora nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional Integrada, tem realizado cursos de reciclagem aperfeiçoamento e especialização para profissionais de comunicação social e de áreas afins no Brasil e no exterior, em Comunicação Organizacional, Planejamento de relações Públicas, Comunicação e Teoria e Técnicas de Relações Públicas.
  9. 9. Trajetória acadêmica-profissional Preside pela segunda vez a ALAIC . Asociación LatinoamericanaInvestigadores de la Comunicación, além de membro do Conselho Superior deComunicação social da Aberje – Associação Brasileira de ComunicaçãoEmpresarial. É conselheira do Conferp . Conselho Federal de RelaçõesPúblicas e presidente do Conselho Fiscal da Ibercom . Associação Latino-americana de Comunicação (Porto/Portugal). Integra o conselho editorial dediversas revistas científicas do país e do exterior, como a Revista Brasileira deCiências da Comunicação (Intercom, Brasil) e a Revista de ComunicaçãoEmpresarial (APCE - Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial,Lisboa). Foi ainda, por duas vezes, presidente da Intercom . SociedadeBrasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1987-1989;1991-1993).
  10. 10. A pesquisadora Como pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes daUniversidade de São Paulo, vinculada ao Departamento deRelações Públicas, Propaganda e Turismo, tem desenvolvidovárias pesquisas na área das Ciências da Comunicação e nasua especialidade, contando com o apoio do CNPq - ConselhoNacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico e daFapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SãoPaulo.
  11. 11. Pesquisas ConcluídasP Levantamento e Registro Bibliográfico da Pesquisa em Comunicação no Brasil nos Anos 80L A Comunicação Integrada na Universidade como Instrumento apto a Difundir sua Produção CientíficaC Políticas de Comunicação no Brasil: Trajetória e Situação ContemporâneaP A Produção Científica em Comunicação na Década de 80: Avaliação, Tendências e Perspectivas no Brasil e na América LatinaP A Contribuição das Relações Públicas para o Desenvolvimento da Comunicação Organizacional no BrasilO As Indústrias das Comunicações no Brasil: Anos 90. As Assessorias de Comunicação, Relações Públicas e Imprensa como Geradoras de Serviços e Negócios de ComunicaçãoR A Comunicação Organizacional Como um Campo Acadêmico de Estudos: Análise da Situação Ibero-Americana
  12. 12. A autoraÉ autora de três livros: É Planejamento de Relações Publicas na Comunicação Integrada, 4ª edição de 2003, revista, ampliada e atualizada.
  13. 13. A autora A Universidade e Comunicação naEdificação da Sociedade.São Paulo, Loyola, 1992.
  14. 14. A autoraA Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional. São Paulo, Summus, 1997 (2a. ed. 1999).
  15. 15. A autora Em parceria com outros pesquisadores da área, jáorganizou cerca de 20 coletâneas sobre os maisvariados temas da comunicação. Destacam-se ainda inúmeros capítulos de livros eartigos inseridos em livros e revistas científicasnacionais e internacionais.
  16. 16. A autora Margarida M. Krohling Kunsch acaba de organizar três novas obras.MRelações públicas: história, teorias e estratégias nas organizaçõescontemporâneas.cComunicação organizacional – Vol. 1: Histórico, fundamentos eprocessos.pComunicação organizacional – Vol. 2: Linguagem, gestão e perspectivas. Elas se destinam a pesquisadores, professores, profissionais eestudantes de comunicação administração e áreas correlatas. Integrandoum projeto único, constituem-se em verdadeiros handbooks brasileiros dasrelações públicas e da comunicação organizacional.
  17. 17. Novas obras
  18. 18. FontesF http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Margarida_Kunsch:_novos_parl http://www.conferp.org.br/?p=1049

×