Promoção da saúde
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Promoção da saúde

on

  • 1,898 views

Aula sobre Medidas Promotoras da Saúde - 9º Ano

Aula sobre Medidas Promotoras da Saúde - 9º Ano

Statistics

Views

Total Views
1,898
Views on SlideShare
1,898
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
83
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution-ShareAlike LicenseCC Attribution-ShareAlike License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Promoção da saúde Promoção da saúde Presentation Transcript

  • P dr aom so aç úã do e
  • As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenire/ou minorar os efeitos das doençasDe acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo quevisa aumentar a capacidade dos indivíduos e populaçõescontrolarem os fatores que determinam a sua saúde.
  • As principais medidas promotoras da saúde são: hábitos individuais saudáveis melhoria das condições de higiene ordenamento do território e qualidade ambiental campanhas de vacinação rastreios campanhas de sensibilização
  • Hábitos Individuais saudáveis Uma alimentação equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários e em quantidades adequadas é fundamental para a manutenção da saúde.Higiene corporal diária é essencialna prevenção de doenças.
  • A higiene oral é fundamental na prevenção da cárie e infeções da boca.A prática de exercícios físicos de formaregular proporciona bem estar físico emental e previne o aparecimento devários tipos de doença. É também umimportante fator de socialização.
  • Dormir bem, com o número de horasadequadas à idade e às necessidadesde cada um é um fator muitoimportante na manutenção da saúde.
  • Condições de HigieneMuitas doenças são transmitidas por microrganismos queproliferam em locais com poucas condições de higiene.Cabe às autoridades sanitárias eliminar os focos de contágio egarantir sistemas de saneamento, tratamento e distribuição de águapotável.A recolha e o tratamento de lixo e dos esgotos bem como aconstrução das casas de acordo com normas que garantam ascondições de salubridade também devem sempre ser asseguradas.
  • Ordenamento do Território Ordenamento do território é a organização e planificação da ocupação dos espaços de uma região. O ordenamento do território deve prever zonas específicas de habitação, de lazer, de serviços e comércio, atividade industrial, vias de transporte, etc.
  • Campanhas de VacinaçãoAs vacinas são o meio mais eficaz para a proteção contraalgumas doenças infecciosas.Além da proteção individual, a vacinação é benéfica para acomunidade pois impede a transmissão da doença entre aspessoas.
  • Rastreios de saúdeRastreios de saúde são testes médicos efetuados àspessoas, com o objetivo de diagnosticar doenças numa faseprecoce da sua evolução.Normalmente os rastreios são efetuados a indivíduospertencentes a grupos de risco, definidos pelaidade, atividade profissional , hábitos ou a presença deascendentes portadores de determinadas doenças.
  • Campanhas de sensibilizaçãoSão campanhas que alertam a população para determinadasdoenças e/ou comportamentos de disco.Têm como objetivo a adoção de estilos de vida e hábitossaudáveis.