Evolução das Espécies

25,807 views
25,319 views

Published on

aula sobre darwinismo aula voltada para alunos do 8º ano

Published in: Education
2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
25,807
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
53
Actions
Shares
0
Downloads
465
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Evolução das Espécies

  1. 1. A Evolução das Espécies
  2. 2. A Teoria da Evolução das Espécies foi proposta por Charles Darwin. Darwin nasceu na Inglaterra em 1809 e estudou medicina e teologia. Em 1831 Darwin embarcou no navio Beagle, que tinha como missão dar a volta ao mundo para conhecer e estudar as novas espécies que se descobriam.
  3. 3. A bordo do Beagle Darwin realizou uma volta ao Mundo onde estudou muitas espé-cies diferentes.
  4. 5. Uma das regiões visitadas por Darwin foi o arquipélago das Galápagos. As Galápagos são um conjunto de ilhas vulcânicas localizadas no Oceano Pacífico, a cerca de 1000 Km da América do sul.
  5. 7. Nas Galápagos, Darwin observou a existências de numerosas espécies de tentilhões, que apresentavam características específicas de acordo com as condições de cada uma das ilhas.
  6. 8. Darwin interpretou essas diferenças como resultado da adaptação dos animais às condições ambientais específicas de cada uma das ilhas. Darwin percebeu que as formas dos bicos dos tentilhões estava adaptada ao tipo de alimento disponível em cada uma das ilhas.
  7. 11. Baseado nas pesquisas que realizou Darwin escreveu uma teoria que explicava a evolução das espécies. No entanto, sabendo que essa teoria contrariava o que se considerava correcto na altura e também era contrária à doutrina da Igreja, Darwin só publicou seu trabalho 23 anos depois da sua viagem a bordo do Beagle.
  8. 12. Darwin não foi o primeiro cientista a propor que as espécies podiam evoluir. Antes dele outros cientistas apresentaram hipóteses para explicar a evolução e extinção de espécies. Entretanto, devido ao seu trabalho e a forma como o realizou, Darwin é considerado como o “pai” da Teoria da Evolução das Espécies.
  9. 13. O que Darwin observou? <ul><li>dentro de uma mesma população existem sempre pequenas diferenças entre os organismos </li></ul><ul><li>a maior parte dos organismos produz um grande número de descendentes que morrem antes de atingir a idade adulta </li></ul><ul><li>os sobreviventes deveriam ser aqueles dotados de características mais bem adaptadas às situações existentes, permitindo chegar à idade adulta e reproduzindo-se, transmitindo essas características aos seus descendentes. </li></ul>

×