• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Trabalho reiki
 

Trabalho reiki

on

  • 2,591 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,591
Views on SlideShare
2,427
Embed Views
164

Actions

Likes
3
Downloads
192
Comments
0

4 Embeds 164

http://transpositivas.blogspot.com.br 149
http://transpositivas.blogspot.pt 8
http://transpositivas.blogspot.com 4
http://translate.googleusercontent.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Trabalho reiki Trabalho reiki Presentation Transcript

    • Lurdes Loureiro
    • O QUE É O REIKI EXPLICADO DE FORMA SIMPLES: REIKI tem o poder de curar todos os níveis físico, emocional, mental e espiritual. Aumenta a capacidade de AUTO cura do proprio corpo. REIKI elimina os problemas e traumas de forma gradual. Não é necessario comprometer-se com nenhuma crença ou religiao para canalizar o Reiki, ou receber seus benefícios de cura. O poder característico que o REIKI proporciona pode ser sentido a milhares de quilometros de distância como se o terapeuta que esta aplicando a terapia estivesse do seu lado. Tudo o que é necessário é o desejo de curar e de ser curado.
    • REIKI E AS CRENÇAS: Reiki é Universal assim como a Energia é  A Energia Reiki é inteligente, e agirá nos Universal. É comum que algumas pessoas pontos e na intensidade necessária para a acreditem que o Reiki é uma religião, o que pessoa naquele momento, de forma a não é correto. restaurar o equilíbrio A terapia Reiki, ou o uso da Energia Universal mental, espiritual, emocional e físico. através do Reiki não constitui uma religião  Muitas pessoas após uma sessão de Reiki tampouco crença. Trata-se de um método relatam uma grande uma paz interior. Esta totalmente natural e holístico, que utiliza paz interior é nos dias atuais considerado somente a energia já presente no Universo, e algo abençoado, e cada um a interpretará do em todos nós. seu jeito e de acordo com a sua crença, pois a Ela não discrimina nem vai contra as energia estará atuando de qualquer forma, e religiões, pois a energia não reconhece para o bem. grupos e tratará o ser humano como um ser  Não é necessário acreditar no Reiki para que único. este funcione. A essência do Reiki é o O Reiki também não é vinculado a qualquer Amor, que é Universal, e rompe barreiras de religião específica. Todos podem manter as crenças, línguas, espaço e tempo. suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia reiki.
    •  Quando uma pessoa está com boa saúde, terapia regular irá aumentar os corpos construiundo defesas. Este se manifesta como a confiança e a harmonia externa para lidar Quando estamos relaxados, sem com eventos diários. A pessoa vai ganhar uma stress, somos capazes de restaurar a nossa visão positiva da vida. capacidade natural de curar.  Reiki também vai fornecer energia adicional Prática a longo prazo de todo o corpo reiki necessária para recuperar de doença. irá restaurar a condição geral do corpo. Ele irá abrir os canais de energia e isso vai  Uma sessão de Reiki pode induzir um estado permitir que o corpo a lidar de forma extremamente confortável de ser que pode adequada e naturalmente com o stress e trazer alterações na consciência clientes. acumulação de toxinas e lidar com a ansiedade e depressão.
    •  Se usado com outras terapias naturais (meditação, cristais, aromaterapia, florais de Bach, homeopatia, etc) Reiki vai reforçar o seu efeito. Ele pode ser usado também como terapia complementar, porque Reiki é verdadeiramente um cuidado complementar. Ele complementa e reforça os cuidados de saúde o paciente recebe no hospital ou de outros prestadores de cuidados de saúde. Reiki cura complementa medicina oriental e ocidental e todo mundo pode se beneficiar. É benéfico para a saúde da mulher (mesmo grávida), o homem, as crianças e também é excelente para ser usado em animais (cães, gatos, cavalos), plantas, água, etc Reiki cura energética é uma ferramenta para uso a qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar para libertação do stress, alívio da dor e energia rápida.
    •  É uma técnica de “imposição de mãos”, extremamente simples e eficaz.Serve para activar, restaurar e equilibrar a energia. O Reiki origina processos de desintoxicação físicos, mentais, emocionais e espirituais, harmonizando o corpo e a mente; trabalha o indivíduo como um todo e não somente o seu corpo físico, incidindo na causa e não no sintoma. É complementar à medicina convencional. Não tem contra-indicação e pode ter um importante papel no alívio de todas as doenças: Alergias, cálculos renais, cólicas nos bebés, depressão, ansiedade, dores de cabeça/enxaquecas, insónia, recuperação de cirurgias, stress, dor de dentes entre outras.
    •  Pode, inclusivamente, melhorar os resultados de tratamentos médicos, diminuindo os efeitos secundários e aumentando o poder dos medicamentos, acelerando a cura. No caso de uma doença crónica não é tão rápido pois necessita-se de mais tempo, mas o paciente sentirá melhoras logo a partir do 1º tratamento. Nos casos mais graves como em doentes em estado terminal, não vai curar mas contribui para uma melhor qualidade de vida.
    • Tratamento de Reiki a Crianças O Reiki energia Universal e vital e é uma energia inteligente, poderosa e subtil que se adapta ao receptor, e tem a capacidade de actuar onde é necessário ao nível não só do corpo físico, mas de todos os outros corpos e dimensões e que pode ser transmitida as crianças, trazendo-lhes cura, tranquilidade, bem-estar físico e emocional. O Reiki ajuda as crianças a superar os seus desafios e a crescer de forma saudável, ajudando-as a acalmar, a relaxar, a lidar com a tristeza, com o medo ou fúria.
    • O que o um tratamento de Reiki pode fazer por uma criança? Alinhar os chakras ou seja os seus centros de energia; Aumentar a sua Auto estima, a sua Maturidade; Auxilia a sentir Paz interior; Melhora a Qualidade do sono; Equilíbrio alimentar e Equilíbrio físico; Permite que a criança desenvolva uma boa relação com o corpo físico; Estabilidade na aprendizagem; Melhora a sua Saúde; Auxilia a ser mais Independente; Auxilia-a a ter uma mente mais atenta nos estudos dando-lhe Maior concentração; Auxilia a ter uma maior fluidez nas palavras; Maior capacidade de relacionamento com os outros; Domínio dos terrores nocturnos; Estabilidade nas relações inter-pessoais;
    • REIKI para grávidas: O Reiki é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto. A prática não possui nenhum tipo de contra-indicação. É benéfica quer para a futura mãe, quer para o futuro bebé, que irá nascer, pois ela melhora a circulação da futura mãe dando um auxilio sanguíneo mais favorável para o feto, mais nutriente e oxigénio chegam para o bebê. Diminuem os enjôos, os edemas dos membros inferiores porque melhoram a drenagem linfática, as dores lombares porque relaxa a musculatura, regula o peso e diminuem a ansiedade, insónias e o medo do parto. O Reiki também favorece um parto mais tranquilo e humanizado . Sabe-se hoje que o bem estar do bebé durante a gestação está directamente ligado ao bem estar da mãe pois tudo o que ela sente passa para ele, o stress, a raiva, a tristeza, a ansiedade mas também o bem-estar, o relaxamento e o amor. O Reiki com as suas características de suavidade, relaxamento e amorosidade, contribui significativamente na criação de um ambiente propício para acolher no mundo uma nova criança. O Reiki favorece sua energia luminosa, nutre-os, protege-os e sobre tudo, permite uma comunicação fluída e constante com as mães.
    •  Os benefícios do Reiki para a gestante são: No início da gravidez: ajudar a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir nesta fase e, simultaneamente, aumentar o fluxo de energia que se transmite entre estes dois seres. É um momento único de comunhão de energia entre mãe e filho. No pós-parto: o Reiki auxilia a mãe a sentir-se mais serena e a gerir melhor as emoções que habitualmente surgem nesta fase… O Reiki é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto. A prática não possui nenhum tipo de contra-indicação. É benéfica quer para a futura mãe, quer para o futuro bébé, que irá nascer, pois ela melhora a circulação da futura mãe dando um aporte sanguíneo mais favorável para o feto, mais nutriente e oxigénio chegam para o bébé.
    • O que o REIKI pode oferecer: Alcançar um nível profundo de relaxamento, bem-estar e ajuda o organismo a libertar o stress e tensão; Eliminação de Bloqueios; Auxilia o organismo na limpeza de toxinas; Equilíbrio do Ser; Complemento de tratamentos médicos; Reduz alguns dos efeitos secundários dos medicamentos e ajuda o corpo a recuperar de terapia de droga após a cirurgia e quimioterapia; Reduz a pressão arterial; Aumentar a criatividade. Melhorar alimentos e remédios. Purificação e programacao cristrais, pedras, etc.
    •  Eliminar as energias negativas em pessoas, lugares e objetos. Acelerar a cicatrização de feridas e todos os tipos de operações. incluindo osso. Auxiliar no processo de recuperação depressão, pânico, fobias, medos, inseguranca, insônia, dor contínua. Estimular o sistema imunológico. Aliviar constipações, dores de cabeça, fadiga, queimaduras. Auxiliar no processo de desintoxicação de drogas. Tem efeitos rejuvenescedores. Remove os bloqueios de energia, ajusta o fluxo de energia do sistema endócrino, trazendo o corpo em equilíbrio e harmonia, Aumenta a vitalidade e adia o processo de envelhecimento, Aumenta a frequência vibracional do corpo, Ajuda o crescimento espiritual e limpeza emocional
    • PRINCÍPIOS DO REIKI:1 – SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE: Preocupar-se é esquecer que há um propósito divino universal em tudo o que acontece. A preocupação com o passado é inútil, pois cada pessoa faz o melhor que pode em cada situação da vida, conforme o conhecimento ou sabedoria que tem em determinado momento quando lamentamos um ato passado, devemos perceber que reagimos de acordo com os recursos que possuímos, então, devemos meditar sobre este ato, tirar daí uma lição, e sermos gratos por ela. Quanto ao futuro, também não vale a pena nos preocuparmos com ele, pois o criamos agora. Se cultivarmos a bondade, o amor incondicional, a benevolência, o pensamento positivo, então o nosso futuro será repleto de amor e ainda que aconteça algo que consideramos negativo, trata-se de mais uma lição a ser aprendida.
    • 2 - SÓ POR HOJE, NÃO SE IRRITE: A raiva é uma emoção desnecessária. Quando uma pessoa se irrita, perde seu centro, seu sincronismo com o universo e com seu propósito de vida. Quando damos o melhor de nós e nos irritamos, porque consideramos que alguém não agiu de acordo com nossas expectativas necessidades e desejos. Tendemos a esquecer que essas pessoas foram atraídas para o nosso ambiente e que espelham a nós mesmos. Na verdade, toda a situação é um reflexo de causa e efeito criado pela própria pessoa. Essa atração pode servir para estimular nossos pontos fracos, que são a causa da raiva. Assim, quando uma pessoa incita outra a se irritar, a segunda deve controlar a emoção, dar conta consciente das suas reações e dominar as suas emoções. A raiva é uma energia que desarmoniza e cria doenças no corpo. É de grande sabedoria e altamente benéfico aprender a transformar esta energia lidando construtivamente com ela.
    • 3 - SÓ POR HOJE, SEJA GRATO ÀS BÊNÇÃOS QUE RECEBE: Quando estamos na atitude de gratidão, nos sentimos abençoados pelo que recebemos, e também por aquilo que confiamos que constantemente será provido pela natureza, consequentemente começamos a atrair magneticamente a abundância. Quando nos focamos no que não temos, a falta continuará; por outro lado, se mantivermos conscientes da abundância ao nosso redor e nos sentirmos gratos por ela, a abundância se manifestará.
    •  4 - HOJE E SEMPRE, GANHA TEU PÃO DIÁRIO HONESTAMENTE: De extrema importância para um fluxo de vida harmonioso, é a honestidade da pessoa em lidar com ela própria. Esta postura leva a pessoa a enfrentar a verdade em todas as coisas e consequentemente tenderá a projetar honestidade sobre os que a circundam. Ao invés de viver uma vida carregada de ilusão, rejeitando a realidade se uma pessoa viver na verdade, se for honesta consigo, descobre um bem estar interior tão agradável que será difícil não querer voltar a senti-la. Descobre que através da honestidade a sua qualidade de vida é potencializada. Assim, se a pessoa trabalha honestamente, está sendo verdadeira para com o se Eu Superior. Esta verdade é reforçada por um aumento de amor próprio que vai consequentemente irradiar harmonia em sua vida.
    • 5 - HOJE E SEMPRE, MOSTRE GRATIDÃO PARA COM TODOS OS SERES VIVOS: Graças aos estudos da Física, sabemos agora, que originalmente, somos todos provenientes da mesma Fonte. Estamos também descobrindo que, para sobreviver, teremos de eliminar a nossa tendência egocêntrica de querer controlar a natureza e aprender a mostrar amor e respeito para com todas as formas de vida. A Física nos mostrou também que não há matéria sólida, apenas níveis diferentes de vibração que vibram em diferentes freqüências de energia, e que, contudo são todos interconectados porque não existem barreiras sólidas entre ele. Assim, quando aceitamos todos os aspectos de nós mesmos, afetamos todos os outros. Da mesma forma, quando aceitamos os outros, sentimos o reflexo em nós próprios. Cada pessoa, animal, planta e mineral está incluído no todo. Mostrar amor e respeito por todos os outros seres é amar e respeitar a nós mesmos.
    • REIKI e as cores: As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços. As cores podem ser utilizadas em conjunto com o Reiki ou de outras formas. Conhecer as cores e suas características permite aproveitá-las, não só em uma sessão mas também na vida.
    • Ao conhecer os chacras principais, o reikiano já tem o seu primeiro contato comas cores. Cada chacra tem a sua cor, como indicado a seguir: Chacra Básico: Cor Vermelha Chacra Umbilical: Cor Laranja Chacra do Plexo Solar: Cor Amarela Chacra Cardíaco: Cor Verde Chacra Laríngeo: Cor Azul Claro Chacra Frontal: Cor Azul Índigo Chacra Coronário: Cor Violeta (ou dourada)
    • Cor Vermelha: É a cor relacionada com o Chacra Básico, que representa nossa conexão com nossas bases. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a libertação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Efeitos Espirituais: Estabilidade, segurança, acção, sobrevivência. Sentir que temos bases sólidas. Efeitos Físicos: Atua nos rins, coluna vertebral, costas, quadris, pernas, pés. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Aumenta a fertilidade, tanto em homens como mulheres. Auxilia em problemas menstruais, sanguíneos e auxilia na cicatrização de machucados. Também é conhecido por acelerar o sistema imunológico.
    • Cor Laranja: Está relacionado ao Chacra Umbilical. É a cor da alegria, do entusiasmo e da sexualidade. O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui acção antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias. Efeitos Espirituais: Controla nosso Equilíbrio Emocional. Responsável por aspectos da nossa sexualidade, paixão, liberdade e intuição. Também relacionado como a expressão dos nossos sentimentos e harmonia. A cor laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias. Efeitos Físicos: O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta e proporciona o optimismo. Alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. É uma cor também indicada para tratar distúrbios de alimentação e alergias relacionadas à comida.
    • Cor Amarela: A cor amarela é a cor do Chacra do Plexo Solar, que representa atributos como a confiança e a liderança intelectual. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o optimismo. Efeitos Espirituais: Regula nosso poder pessoal, força, auto estima e valorização próprias, coragem e transformação. Efeitos Físicos: O amarelo estimula os sistemas nervosos central e autônomo, também vitaliza os neurônios cerebrais favorecendo o raciocínio e a memória. Acalma o estômago e o sistema digestivo. Também tem efeito em eczemas e problemas de pele. Favorece a defesa imunológica do organismo.
    • Cor Verde: Verde é a cor do nosso Chacra Cardíaco. Da mesma forma que um coração pulsando é sinônimo de vida, o verde é sinônimo de saúde. O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sanguínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo. Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova. Efeitos Espirituais: O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Privilegia a reflexão interior e o processo de amadurecimento espiritual, pela superação do apego aos aspectos materiais. Desenvolve a segurança e a sabedoria, bem como facilita o contacto e o envolvimento com as outras pessoas, enriquecendo-se interiormente com isso. Aprofunda o conhecimento de si mesmo e o controle sobre as paixões. Ressalta os aspectos morais. Abre a mente para lidar com problemas financeiros em geral, favorecendo a sorte e dando energia para enfrentar e superar dificuldades. Reforça o amor próprio e mantém a mente alerta para as ameaças e oportunidades. Deve ser evitada por pessoas com sintomas hipocondríacos.
    • Cor Verde: Efeitos Físicos: O verde dilata os capilares e produz sensação de calor, agindo no coração e na pressão sanguínea. O verde acalma e descongestiona. Alivia a tensão. Estimula a glândula pituitária e é um reconstrutor dos tecidos e músculos. O verde é um desinfectante; liberta e ao mesmo tempo regula o corpo eléctrico e recupera o corpo astral que tenha sofrido choque, fadiga, moléstia ou emoções negativas. Devolve ou aumenta a fertilidade, principalmente nas mulheres. Depressão e complexo de inferioridade são rapidamente superados com as aplicações do verde, em exposições feitas sob a luz solar. Indicado também para auxiliar no tratamento de asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna. Insônia, problemas de coração, irritabilidade e febres.
    • Cor Azul Claro: Está relacionada ao nosso Chacra Laríngeo, responsável pela clareza e transparência da nossa expressão vocal e da comunicação. O azul é por natureza uma cor refrescante, que transmite paz, e serenidade, considerada a cor da calma e da tranquilidade. É responsável pela clareza e transparência da nossa expressão vocal e da comunicação. É uma cor suavizante e calmante que actua no sistema nervoso central. Efeitos Espirituais: Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude. É a cor da intuição e das faculdades mentais elevadas. Também é uma óptima cor para ser utilizada na meditação e para acalmar a mente. Indicada para insônia e nervosismo. Efeitos Físicos: O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. O azul tem uma ação anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética e analgésica. Também tem função regeneradora, e bactericida. Indicado para problemas de garganta em geral, dores de cabeça, dores de ouvidos e de olhos, além de dores de dente. Atua em febres, inflamações, comichão, cólera, diarréias, insolação, etc. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório. Promove crescimento e supuração. Cura queimaduras muito rapidamente.
 Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco.
    • Cor Azul Índigo: O Azul Índigo é o cor do nosso sexto chacra, o chacra da intuição, conhecido como Chacra Frontal. É uma cor profunda, que transmite ao mesmo tempo reflexão e força, emitindo uma energia muito forte também. É a cor da consciência celestial. Muitas características do azul claro também estão presentes no azul índigo, por tratar-se da mesma cor, porém o índigo tem algumas características próprias do seu tom. Efeitos Espirituais: Azul Índigo é a cor da intuição, por este motivo é uma cor ótima para ser utilizada na meditação. Contemplar o azul índigo nos leva para lugares distantes e profundos, e abre o caminho da nossa visão interior. É a cor do Terceiro Olho. Tem o poder de acalmar a mente e permitir uma conexão com nossas faculdades mentais mais elevadas. Indicada para insônia e nervosismo. É a cor também da coordenação, do equilíbrio e da clarividência. Também pode ser de grande auxílio em casos de obsessões, sempre com muito cuidado e para pessoas com experiência. Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
    • Cor Azul Índigo: Efeitos Físicos: O Azul Índigo tem efeito sobre as glândulas pituitárias e pineal. Revitaliza o sistema nervoso e a visão. Também tem efeito sobre a audição e o paladar. Purifica a corrente sanguínea e prepara os leucócitos no baço. Indicado para hemorragias, pois auxilia na redução ou estancamento. Reduz o ritmo respiratório e tonifica os músculos. Se usado demoradamente tem efeito anestésico. Problemas de visão, pesadelos e dores de cabeça costumam estar relacionados a um chacra frontal (o chacra de cor Azul Índigo) pouco aberto. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
    • Cor Violeta: Está relacionada ao nosso sétimo chacra, conhecido como o Chacra Coronário. Violeta é a cor da Espiritualidade. É a cor do despertar da consciência. Ela representa nosso alinhamento e conexão com o Universo, com o Ser Supremo, com a Vontade Superior. É relacionado ao Chacra Coronário, que está ligado à consciência de nós mesmos e do nosso lugar no universo. É a cor da satisfação espiritual e contém a sabedoria divina. A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza. Efeitos Espirituais: Violeta é uma cor muito associada à clarividência e intuição. Favorece o relaxamento mental e a conexão com estados mais elevados de consciência. Limpa e purifica os pensamentos. Tem o poder de transmutar a energia negativa em positiva. Efeitos Físicos: O Violeta tem acção purificadora. É antinflamatório, desinfectante, e anti- stress. É cicatrizante, ameniza os estados de irritação, e dá vitalidade para o cérebro. Tem acção purificante no sangue e efeito calmante no coração. Auxilia a largar vícios como álcool e fumo e possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
    • O que são chakras: Chakra é a denominação sânscrita dada aos centros de força existentes nos corpos espirituais do homem; também são chamados de lótus ou rodas. Quando eles estão inativos assemelham-se a rodas; quando despertam, eles tomam a aparência de uma flor de lótus aberta, irradiante, colorida pela frequência da energia das pétalas, estes centros de energia são a ligação de nossos quatro corpos inferiores, quando colocados, todos os setes grandes chakras em harmonia total, poderemos dar sequência ao trabalho de segmento ou evolução em direção a Luz. É importante que saibamos, que quando trabalhamos de forma individual o chakra, incorremos em risco de distúrbios em um de nossos quatro corpos inferiores, referente á área em qual se objetivou o trabalho, portanto, é aconselhável ao estudante que utilize o conhecimento e técnicas de forma geral e nunca individual. Estas técnicas também são válidas para chakras que se encontram em distúrbios. Os chakras seguem certas linhas de canais de transmissão, chamados de "meridianos" na medicina chinesa e "nadis" em sânscrito. Quando uma energia negativa é percebida em um dos chakras, é possível, através de técnicas apropriadas, retirar conscientemente esta energia negativa, harmonizando novamente os nossos centros energéticos, até chegar o dia, em que nenhuma energia negativa poderá se introduzir nos centros, devido ao equilíbrio e harmonia de nossos chakras.
    • A Origem da Energia Reiki: É grande a quantidade de energia utilizada durante uma Sessão de Reiki. As mãos do terapeuta reikiano esquentam e a energia flui livremente para a pessoa sendo tratada. Com sessões de duração média de 01 hora, e atendendo mais de uma pessoa por dia, são comuns alguns questionamentos. O terapeuta reikiano não se esgota? É melhor ser a primeira pessoa a ser atendida ao invés da última? Como funciona esta troca energética afinal? A beleza do Reiki está no fato de que o reikiano não doa a sua própria energia mas sim, torna- se um canal por onde passa essa energia. A origem da energia é o próprio Cosmos (ou Universo). Ela passa através do reikiano e então flui pelas mãos para a pessoa sendo atendida. Isto é possível porque todo reikiano, ao ser iniciado, adquire esta capacidade de canalização da energia, que ficará à sua disposição pelo resto da sua vida. Uma vez reikiano, sempre reikiano.
    •  Desta forma, o reikiano sempre tem à sua disposição uma fonte ilimitada de energia, podendo utilizá-la pelo tempo e na quantidade necessárias para a sessão. Toda sessão terá a energia ideal, seja a primeira ou a última do dia. Outra coisa muito interessante da Energia Reiki é que, durante uma sessão, não é somente a pessoa sendo atendida que é beneficiada. O terapeuta Reiki também é. Ao passar pelo reikiano, a energia também irá tratá-lo, sendo comum que o terapeuta Reiki sinta-se energizado e em paz ao término de uma sessão, mesmo que tenha sido longa. Ao contrário de esgotar o terapeuta, a energia Reiki o vitaliza. E todos ganham. Que bom!
    •  Iniciação de Reiki: Muitas pessoas têm medo quando se defrontam com uma situação desconhecida. Nada no Reiki, incluíndo o processo iniciático pode prejudicar alguém. A iniciação no Reiki é um ritual de grande beleza. Um momento único, especial e sagrado. Para muitas pessoas, o importante momento da iniciação marca as suas vidas de uma forma significativa. Ficamos mais amorosos, humildes e tolerantes. Auto Aplicação de Reiki: Todos os Reikianos – do nivel 1 a Mestres de Reiki – contam com uma ferramenta muito importante para seu crescimento e evolução: a auto aplicação de Reiki. É recomendado a todo terapeuta reiki que faça a sua auto aplicação diariamente pois a energia actuará também no terapeuta reiki quando ele se auto aplica. Quem trabalha com energia sabe que existem muitas recomendações importantes para manter- se bem sintonizado e com disposição, incluindo cuidados com alimentação e prática de exercícios físicos, além de uma higiene mental que pode incluir meditações e momentos de interiorização.
    •  Apesar de todas as recomendações serem muito importantes, considero que o mais importante para o reikiano é a prática da sua auto aplicação diária. Este contato diário com a energia reiki irá gerar uma vibração mais elevada, e isso naturalmente levará a novos hábitos. O Reiki é uma energia poderosa, que altera hábitos, altera o exterior e altera o indivíduo, sempre no caminho de uma vida melhor. Se você já foi iniciado reikiano e deixou de lado a prática diária, nunca é tarde para retomá-la. Um reikiano nunca irá perder a sua capacidade de canalizar a energia devido a falta de prática, mas perderá o benefício de ter esta energia atuando em seu campo e em sua vida, organizando e reparando.
    • Reiki e as Camadas em Nosso Processo Evolutivo Quanto mais contacto temos com a energia reiki, e mais sintonizados estamos com o nosso interior, fica mais evidente que, em relação ao nosso processo evolutivo espiritual, estamos sempre no início. Somos seres muito complexos, e cheio de camadas, que podem ser removidas para mostrar nossos potenciais mais puros, se optarmos pelo nosso processo de crescimento espiritual. Minha relação com o Reiki sempre foi muito forte. Desde o meu primeiro contacto com a energia Reiki, fui tocada pela onda de amor e desde aquele momento pratico a minha auto aplicação diária de reiki, não por obrigatoriedade, mas porque é um momento de reequilíbrio e que me proporciona paz e tranquilidade.
    •  Quando uma nova pessoa busca o caminho da compreensão, da luz e da sua reconexão interior, seus objetivos iniciais costumam ser bem definidos: Quero resolver este problema, ou quero ganhar isso, ou ainda se isso não acontecer, não serei feliz. Ao continuar firme no processo, com o tempo aquelas questões iniciais tornam-se pequenas, e transformam-se em outros objetivos, e é possível vislumbrar outras questões a serem trabalhadas, mais gerais e mais profundas e que nos colocam no caminho da nossa realização maior, do nosso propósito de vida mais profundo. Pode parecer uma tarefa árdua, mas é um caminho que vale a pena. E aos poucos, no seu ritmo, chegar ao ponto em que conseguirá ver nos obstáculos um vislumbre de oportunidade, pois seus limites foram ampliados, e sua vida tem um significado muito mais profundo. Todos temos luz interior. Todos somos seres magníficos. Estamos aqui para ser felizes. Estamos aqui para sermos amáveis, e viver em harmonia. Estamos aqui para ser realizados.
    •  Eu, da mesma forma, estou aqui para aprender, e todo dia é uma oportunidade para isso. Permita-se ter uma vida mais leve. Perdoe-se. Aceite seus erros e aprenda com eles. O Reiki não é o único caminho, mas é o que escolhi. Que você encontre o seu, rumo a uma vida plena e cheia de luz.
    •  “Nestes tempos de mudanças na Terra, o Reiki faz parte da cura da Humanidade e do Planeta. Ele pertence a todos. É o maior potencial de bondade que pode ser dado às pessoas deste Planeta. Nas culturas ancestrais, o Reiki era Universal e agora chegou o momento de levar o Reiki a todos, de curar a Terra, as pessoas e os animais. Não temos tempo para desculpas nem atrasos. Reconheçamos a necessidade de cura para todos nestes tempos de mudança planetária. O Reiki ajuda-nos a viver com compaixão, harmonia e união. Reiki é o nascimento de um novo futuro para a Humanidade.” Diane Stein Lurdes Loureiro